Speccy – Informe-se sobre o seu computador

27 Comentários

Há claramente uma tendência para as empresas que desenvolvem software, apresentarem no seu “cardápio”  uma ferramenta de avaliação de recursos e componentes num computador. Desta vez foi a Piriform, a mesma que desenvolve os nossos conhecidos CCleaner e Recuva, a apresentar o Speccy.

speccy_1_small

Esta ferramenta ainda se encontra num estado de encubação, uma versão beta ainda de fraldas mas já com toques de classe e rigor. A apresentação está sóbria, onde existe um alinhamento para os principais dispositivos do nosso computador. Tudo começa num sumário, onde de forma generalizada temos contacto com o motor do nosso computador.

speccy_2_small

Item após item vamos conhecendo ou recordando os componentes, as temperaturas e os níveis de exaustão. Ajuda sempre a olhar e a compreender certos factores que podem estar na origem de desempenhos frustrantes do nosso computador.

speccy_3_small

Pode, como é tradição nesta empresa, descarregar a versão com instalador ou simplesmente usar a versão portátil. Não terá uma pérola, não, mas poderemos vir a ter, seguindo como exemplo o CCleaner. Esperemos e aguardemos por mais desenvolvimentos, até use as muitas outras ferramentas deste tipo que já apresentamos.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Speccy 1.00.057 Beta [1.1MB]
Download: Speccy 1.00.057 Beta [Portable] [1.29MB]
Homepage: Speccy

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fran
    fran

    o Recuva faz o mesmo que o COFEE não é?

    1. Avatar de Tiago Araújo
      Tiago Araújo

      Não, o recuva é um software para recuperar ficheiros eliminados.

    2. Avatar de Vítor M.

      Não homem 🙂 o Recuva, como refere o Tiago, tenta recuperar ficheiros apagados da reciclagem e apontados no sistema de escrita do disco como prontos a serem sobrepostos. o COFEE tem uma acção mais…invasora 🙂

      1. Avatar de ajbadboy
        ajbadboy

        Então afinal explica-me lá o que faz o cofee em concreto e de diferente do recuva ou do getdataback é que ainda não percebi muito bem e se há alguém que me pode explicar isso és tu Vitor.

        1. Avatar de Tiago Araújo
          Tiago Araújo

          Pelo que percebi, o COFEE recolhe informação dos sistema de forma a verificar se o SW instalado é legal. Provavelmente deverá “vasculhar” também o registo, cookies, etc e apresentar o software que foi instalado recentemente, os sites acedidos, etc etc… Penso que seja isso, embora não tenha experimentado

  2. Avatar de Era uma vez
    Era uma vez

    “…ainda se encontra num estado de encubação..”

    Encubação é meter em cubas…neste caso será incubação.

    Vamos lá ver como a ferramenta evolui. Gosto muito do CCleaner.

  3. Avatar de Feli®
    Feli®

    Parece nice o programa,mas não aparece a minha Gráfica,normal ainda é beta,loooool

    1. Avatar de bruno martins
      bruno martins

      confirmo.. 😀 tambem não reconhece a minha grafica (ati XFX hd4870 512 mb ddr5)

      1. Avatar de Feli®
        Feli®

        boa bruno será pelo nosso chipset ser da ATI, eu estou com uma Asus 3870X2,é o mais certo!

        1. Avatar de bruno martins
          bruno martins

          pois a minha é uma 4870 x2, apesar de so estar a usar 1.. 😀
          não é pelo chipset, o driver dela pelo menos no windows 7 x64 (k é o meu) dá-me muitos problemas, chegou mesmo a crashar o pc quando lia certos videos em 1080p, fora outros promenores..

          1. Avatar de Feli®
            Feli®

            hehehe Pois eu tive o mesmo Problema com drives no Windows 7 64X Ultimate,tudo por causa de um jogo vida Virtual 3D online,entrava em conflito com as drive, bastava só trocar as drive para actualizar tipo 8.1 para 8.2 ainda acontecia mais crash em vez de ser 2 por semana eram 4, porque tirando isso por acaso não tive problemas mais nenhuns,mas isso aconteceu-me durante muito tempo No windows Vista 64X Ultimate e tudo por causado do Mesmo jogo online,e então como jogo constantemente esse jogo online,a minha sorte foi ter o Vista no outro disco e finalmente ter saído o serv pack 2,porque foi ate dizer chega,definitivamente a minha próxima gráfica é uma Nvidia de preferência já com DirX11,nunca tinha problemas nesse jogo com as minhas Nvidia,até que chegou altura de trocar pela ATI,bem é melhor nem dizer mais nada, enfim coisas da ATI,Comp.

  4. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    Boas,

    Ainda na linha deste, e o que penso ser o melhor:
    EVEREST Ultimate Edition.

    A empresa é a LavaLys.

    Abraço

    1. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Sim o everest é muito bem mesmo dá tudo muito detalhado.

  5. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Ops! Nada do Portable! “Sorry, the page you’re looking for can’t be found”

    1. Avatar de Pedro Simões
  6. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Pelo que deu para ver esta aplicação parece ter pernas para andar e evoluir para uma versão final bem mais satisfatória.
    Depois serão corrigidos alguns bugs e outros afins que irão aparecendo.

    Mas a Piriform é uma empresa mininamente competente para fazer disto uma excelente ferramenta para fazer a tal radiografia ao PC.

    Claro que não se compara nada com o Everest ou o SIW. Mas com calma e tempo pode lá chegar.

  7. Avatar de Castrus78
    Castrus78

    off topic :

    Onde será possivel fazer o download do microsoft COFEE.
    Obrigado

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      ( Aqui um bom site onde podes tirar essas e outras duvidas… 😉 )

  8. Avatar de sergio
    sergio

    este nao diz qual o ddr da grafica mas todos os outros que usei e que dizem referem a minha grafica como ddr2 e outros ddr2 com 512mb

    no entanto a placa e uma 8400gt ddr2 256mb

    1. Avatar de sergio
      sergio

      soryy.. referem ddr3 quando ela e uma ddr2

  9. Avatar de Merlin
    Merlin

    “Speccy?!?! Hoi… querem ver que isto tem alguma coisa a ver com o velhinho ZX Spectrum???”

    Isto foi mesmo a primeira coisa que me passou pela cabeça quando li o titulo do Post

    Lolololol

    Afinal não tinha nada a ver LOLOLOLOL

  10. Avatar de Dusac
    Dusac

    O SIW que uso frequentemente é excelente. Recomendo.

  11. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Ainda não encontrei foi um programa que identifique os componentes que não são reconhecidos pelo sistema; aqueles que ficam em amarelo no gestor de dispositivos. Atenção ao SIW que a versão portátil escreve valores no registo do sistema de modo oculto. (KIS).

    1. Avatar de sergio
      sergio

      usa o driver max e free

  12. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Está mesmo em beta, nem direitos da empresa (copyright) tem no ficheiro.. 🙂

    Mas que está a ficar útil está..
    O CCleaner é o software dessa empresa mais conhecido, e na minha opinião, o mais útil.

  13. Avatar de dajosova
    dajosova

    Se fizeram o Recuva então este tb deve ser bom…

  14. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    “…encontra num estado de encubação…” -> incubação