Simple HDD Cloner – A forma fácil de clonar um disco

23 Comentários

Não é algo que tenha de ser feito todos os dias, mas por vezes somos obrigados a fazer cópias integrais dos nossos discos. E a forma fácil de o fazer é recorrer ao explorador de ficheiros do Windows. Mas isso obriga-nos a ter várias janelas abertas e a usar recursos do PC que podemos necessitar para outras coisas.

Mas e que tal usar uma aplicação específica para o efeito? Usemos então o Simple HDD Cloner.

Com esta pequena aplicação podemos então fazer cópias (clones) dos nossos discos rígidos. Basta definirmos qual o dispositivo de origem e o de destino. E no destino podemos inclusive indicar qual a pasta que queremos que albergue a nossa cópia.

Desta forma podemos trocar o disco do nosso computador e, sem termos de reinstalar o nosso PC na íntegra, voltar a ter tudo como estava antes. Basta fazer um clone do nosso disco e posteriormente reverter essa cópia.

É claro que o Simple HDD Cloner não se limita a fazer cópias entre discos dos PC’s, ele pode ser usado para fazer cópias de segurança das nossas Pen USB.

A sua utilização é extremamente simples. No passo 1 definimos a origem dos dados, ou partir da lista apresentada ou através da indicação manual da drive. Escolham aqui o disco que querem copiar. No passo 2 indicam o local onde pretendem guardar os dados. Mais uma vez têm várias hipóteses. Indicam directamente a letra da drive, escolhem da lista detectada pelo programa ou definem a drive e a pasta para colocar os dados.

No final apenas têm de carregar no botão Clone. Será apresentada uma nova caixa a indicar que o processo de cópia vai ser iniciado, bastando para isso carregarem no botão OK.

Após este passo será aberta uma janela de DOS onde  podem acompanhar todo o processo de cópia. Aí podem ver quais os ficheiro que estão a ser transferidos entre os dispositivos.

Como é natural, e numa aplicação tão simples, não existem quaisquer opções de configuração. Até porque as funções são básicas. Copiar dados do disco A para o disco B.

Pena é que não exista uma mensagem no fim da cópia dos dados. Apenas termina sem indicar nada ao utilizador. Algo a rever para futuras versões.

De referir ainda 2 pontos importantes. Em primeiro lugar esta é mais uma aplicação portátil e que deve acompanhar a vossa Pen de busca e salvamento. E em segundo devem ter instalado o Microsoft .NET Framework 2.0.

Testem e coloquem-na na vossa pen do dia a dia. Nunca se sabe quando não vão precisar.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2K / XP / Vista / 7
Download: Simple HDD Cloner 2.0 [78KB]
Homepage: Simple Freeware

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ace
    Ace

    Fixe! Tenho a certeza que, mais tarde ou mais cedo, isto vai-me dar um jeitão…

  2. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    Tinha evitado perder 400GBs de dados se ganhasse o hábito de fazer cópias dos meus discos com alguma regularidade. Obrigado pela sugestão. Cumprimentos, e parabéns pelo excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. 🙂

  3. Avatar de MAC-nista
    MAC-nista

    Fixola, continuem no bom caminho !!!

  4. Avatar de Dusac
    Dusac

    Vamos testar. Obrigado!

  5. Avatar de chili
    chili

    Olá!
    Gostava de agradecer todo o trabalho que têm desenvolvido, sempre com a nítida sensação de que são uma preciosa ajuda para todos (uns mais outros menos, lol).
    Queria colocar uma questão que é como fazer para poder clonar de um portátil para outro?
    É necessário um cabo?Usb?
    Como se faz?
    Obrigado desde já!

    1. Avatar de qwerty
      qwerty

      Depois de criares a imagem(cópia) do disco que queres guardar podes passar para outro PC usando um cabo de rede cruzado(se ligares 2 pc’s directamente) ou através da LAN da tua casa(no caso de teres uma infraestrutura de rede já montada com router).
      Também podes zipar com Winrar/7zip/etc a imagem que foi criada e parti-la em bocadinhos mais pequenos para transferir para outro local aos poucos através de uma pen usb, ou em dvd’s…
      Tens portanto, uma série de possibilidades. Tens é que ver o que será melhor para ti. Só não deixes a imagem que criaste na mesma partição da qual fizeste o backup(se fizeste o backup do disco C: não o guardes lá, mas sim noutra partição E também noutro local físico, caso o disco avarie).

      1. Avatar de chili
        chili

        qwerty, o meu Grande obrigado pela tua excelente explicação. Vou utilizar uma delas e salvaguardar eventuais “azares”.
        Abraço

  6. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Para tal serviço estou utilizando o MACRIUM REFLECT

  7. Avatar de ALL
    ALL

    Esta clonagem tem alguma taxa de compressão?

    Para mim continua a ser o meu salva vidas o Acronis 😀 (mas n é freeware como esta)

  8. Avatar de noosphere
    noosphere

    E como fazemos para restaurar pessoal?

  9. Avatar de sérgio
    sérgio

    Eu pretendo trocar o disco do meu computador. A minha questão é a seguinte:
    se eu ligar o novo disco numa caixa externa e clonar o disco actual com esta aplicação, depois é só trocar os discos no computador e já está?

  10. Avatar de malteseres
    malteseres

    Olá!

    Tenho um disco rígido que apresenta uma “protecção”, quando faço copia do disco, tudo corre bem mas quando ponho o disco como master e arranco por lá dá um erro num ficheiro (aparentemente protegido) e não deixa arrancar o windows!

    alguém conhece um programa que faça copia “integral” ultrapassando esses bloqueios!?!?

    Obrigado!!!

    1. Avatar de irlm

      boas, ve se nao tens o disco bloqueado pela bios, se tiveres desbloqueia com password, as x é por causa disso.

      1. Avatar de Malteseres
        Malteseres

        Pois!

        O grande stress é que o disco é de uma máquina industrial que corre em WinNT (1997) e cada vez que o disco dá o “treco” lá vai o dito disco a Inglaterra e os “Camones” só cobram 800€ por uma “merd*” dum disco em 2sd mão!!!

        A protecção da Bios não dá para ultrapassar? Tipo descobrir password?

        Cumps

    2. Avatar de DreamWave
      DreamWave

      Não deve ser proteção. Deve ser antes um erro !?

      Se fizeste a copia com este software não me parece que consiga funcionar.
      Ao clonares um disco com o fim de substituir o original, neste caso precisas de copiar algo mais que os dados.
      Precisas tambem dos registos de arranque do disco.

      Eu costumo utilizar uma versão velhinha do Norton Ghost
      ou entao este http://clonezilla.org/

      cumpz

      1. Avatar de Malteseres
        Malteseres

        Olá @ DreamWave

        O Norton Ghost ou o http://clonezilla.org/ consegue copiar os ditos registos de arranque???

        Cumps

        1. Avatar de Bravellir

          E experimenta outras ferramentas. Por vezes quando os dois anteriores falham, o Acronis por exemplo consegue fazer a cópia.

          1. Avatar de Malteseres
            Malteseres

            O engraçado é que a cópia é feita sem stress!
            Mas quando arranca dá um erro num ficheiro e não segue daí para a frente!

        2. Avatar de DreamWave
          DreamWave

          Sim com o clonezill consegues.

          Mas como disse o Bravellir, esperimenta com outras ferramentas.
          Não ha sempre uma ferramenta ideal. É mais aquelas que funcionam na maioria das vezes
          cumpz

  11. Avatar de noosphere
    noosphere

    Mas depois pata meter a imagem temos sempre que instalar o windows… Certo? Ou isto faz tipo bootCD?

    1. Avatar de noosphere
      noosphere

      Boas pessoal… Ninguem me consegue tirar a minha duvida anterior? se eu meter isto num disco externo e fizer boot a partir do disco externo ele instalada o SO?

    2. Avatar de Pedro Simões

      A resposta é não.

      Este software apenas te copia os dados do disco A para o B.

      Não trata de MBR’s nem de nada associado ao processo de boot. Existem ferramentas que fazem o que pretendes. Pesquisa no Google e vais encontrar.

  12. Avatar de Miguel

    Já agora, e a respeito da segurança dos nossos dados e da necessidade de fazer backup, recentemente passei por uma situação muito aborrecida: o meu disco com 500GB de informação preciosa para mim (e não tinha backup), deixou simplesmente de funcionar, nem sequer era reconhecido na BIOS.

    Depois de vários despiste básicos (troca de cabos SATA, power, utilização noutro PC), pensei que o disco tinha morrido.

    Através de umas pesquisas na net, descobri que este era um problema de firmware muito vulgar em alguns discos da Seagate/Maxtor e que para o resolver teria de aceder à placa de controle do disco via ligação RS232 – TTL.
    Comprei por 9€ um adaptador RS232/TTL num site da Bulgária, e assim que chegou a minha casa tratei logo de aceder ao disco com o hyperterminal.

    Depois de algum tempo a batalhar com o disco, consegui recuperá-lo… está neste momento 100% operacional e já com um novo firmware da seagate que corrige o problema original.

    Quem passar pelo mesmo problema, procure no google por “BSY seagate”.