ScummVM 0.13.1

19 Comentários

São vários os exemplos, de jogos que marcaram a geração de muitos de nós. Muitos destes títulos apenas corriam na plataforma MS-DOS. Não seria interessante poder revivê-los, nos sistemas actuais? E se além disso, os pudesse levar para todo o lado no seu dispositivo móvel?

O ScummVM permite-lhe correr jogos baseados no motor de jogos SCUMM (Script Creation Utility for Maniac Mansion) criado pela LucasArts, em múltiplas plataformas. O método engenhoso por detrás desta aplicação Open Source, consiste em se propor substituir, os executáveis originais destes títulos. Ora este método, permite-lhe correr alguns dos seus títulos favoritos de sempre, em plataformas para os quais estes não foram concebidos, utilizando uma abstracção do sistema similar ao de uma máquina virtual. A lista de plataformas suportadas actualmente é extensa e vai desde Windows, Linux e Mac OS X, até plataformas móveis como Windows Mobile, iPhone e Symbian.

Falando um pouco dos títulos, alguns certamente serão mais familiares para os nossos leitores do que outros. Quem não se lembra da saga de Monkey Island, isso mesmo das aventuras do eterno aspirante a pirata Guybrush Threepwood e do seu arqui-inimigo o Pirata LeChuck. As aventuras de Indiana Jones também lhe será um título familiar, e com certeza já ouviu falar do Day of the Tentacle, ou a saga Broken Sword.

Os títulos que eu referi são apenas uma pequena amostra, de uma lista vasta de jogos suportados pelo o ScummVM (sobretudo no género de aventura e puzzle) . Por isso que espera? Agarre esta oportunidade e tire o pó destes clássicos que aí tem em casa, dê-lhes uma nova vida, e reviva com alguma nostalgia, alguns dos jogos que tantas horas o fizeram perder.

Licença: GNU GPL
Sistema Operativo: Windows/Mac/Linux/Plataformas Móveis
Download [Win]: ScummVM 0.13.1 [2.85MB]
Download [Mac OS X]: ScummVM 0.13.1 [7.90MB]
Download [Linux Fedora x86]: ScummVM 0.13.1 [4.0MB]
Download [Linux Fedora 64 bits]: ScummVM 0.13.1 [4.5MB]
Download [Linux Ubuntu x86]: ScummVM 0.13.1 [3.7MB]
Download [Linux Ubuntu 64 bits]: ScummVM 0.13.1 [4.2MB]
Download [Windows Mobile]: ScummVM 0.13.1 [6.1MB]
Download [iPhone]: ScummVM 0.13.1 [5.8MB]
Download: [Symbian S60]: ScummVM 0.13.1 [4.5MB]
Download: [symbian UIQ]: ScummVM 0.13.1 [4.5MB]
Homepage: ScummVM

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Barros
    Barros

    Tipo primeiro instalar o ScummVM 0.13.1 e depois os jogos? (Quem os tiver? Ou existem – também – no site?

    1. Avatar de Silva pacita
      Silva pacita

      escreve no google “dos games”, e tens umas centenas de jogos gratis pra depois adicionar ao scumm…

    2. Avatar de Cromo
  2. Avatar de m1k3
    m1k3

    Já ouvi falar aqui do scummvm mas pessoalmente prefiro o DosBOX mas não worka em psp’s e cenas do genero (pelo menos que eu saiba…)

    http://www.dosbox.com/

    1. Avatar de m1k3
      m1k3

      PS: talvez seja melhor pra quem não perceba muito do assunto usar um ‘Frontend’ aconcelho o D-Fend (http://dfendreloaded.sourceforge.net/) que por acaso tambem inclui o scumm 😀

      1. Avatar de Nuno Jorge
        Nuno Jorge

        Não conhecia o frontend mas tenho feito uns ficheiros *.bat para cada jogo, assim uso o dosbox sem ter que teclar sempre os comandos do mount e etc…

  3. Avatar de r.santos

    É este e o Prince Of Persia 1 🙂
    Ainda hoje jogo!

  4. Avatar de mmick
    mmick

    O SCUMMVM deve ser dos melhores e mais perfeitos emuladores e é 5 estrelas, é o meu preferido confesso! A seguir só mesmo os da Playstation e SNES!
    É dificil encontrar um emulador compilado para tantas plataformas e que corra tao tao tao bem em todas elas.
    PARABENS!

  5. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Monkey island! Do que vocês me lembraram! 🙂 e Day of the Tentacle, Full Throttle, Beneath a Steel Sky, Prince of Persia, Commander Blood, tenho-os cá todos – já não se fazem jogos como antes, carago!! 😀 😀

  6. Avatar de n3XXuS
    n3XXuS

    Vítor já fiz este reparo da outra vez e vou fazê-lo novamente, e a Wii? Não colocam o ScummVM para a Wii porquê? A Wii corre Homebrews…

    http://wiibrew.org/wiki/Homebrew_apps/ScummVM

    E não, não é ilegal correr Homebrews, ilegal é correr backups aka jogos pirata 🙂

  7. Avatar de MrTEK
    MrTEK

    Sem duvidas isto foi o melhor artigo que já vi vamos la matar saudades.

  8. Avatar de César Faria aka Ecrã Azul

    Instalei no meu nokia 5800 xm (Symbian S60v5) e a orientação fica incorrecta: Se tiver o tlm na vertical a aplicação aparece na horizontal e qdo viro o tlm para horizontal a aplicação fica vertical :\

  9. Avatar de R@lf
    R@lf

    Já anda há muito tempo na minha PSP a rolar o Monkey Island e o DoT.
    Sem dúvida uma lufada de ar fresco no meio de tantas novidades hi-tech que para aí andam, e que obrigam a cada vez que sai um jogo fazer um upgrade à máquina.
    O próprio site tem para download uma “catrefa” de jogos.
    Bora lá fazer um flashback e regressar ao tempo dos nossos 486, de certeza que estes jogos ainda nos conseguem proporcionar umas boas horas de diversão.
    É também uma boa oportunidade para a geração PS ver o que jogavam os “cotas”, e que nem sempre os jogos foram shaders, antialiasing, FPS, e todas essas palavras enigmáticas que ficam sempre bem dizer numa review.

    1. Avatar de Henrik
      Henrik

      Boas,

      Posso perguntar como se consegue por a mexer este tipo de software numa PSP?

  10. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    bas. so uma coisa. gostava da saber o nome do jogo que esta antes do indiana jones. joguei muito aquele jogo em pequeno mas não me lembro do nome. se alguem puder ajudar agradecia

    cumpz

      1. Avatar de Ricardo Silva
        Ricardo Silva

        so mais uma coisa xD.

        como é que faço save dos jogos. ja estou a jogar o “The Secret of Monkey Island” mas não sei gravar o progresso

        1. Avatar de Ricardo Silva
          Ricardo Silva

          peço desculpa o spam mas ja descobri 😉

  11. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Voltei a jogar o Day of the Tentacle todo de novo no meu nokia 🙂