Saiu Thunderbird 3 – Super cliente de mail

61 Comentários

O Thunderbird 3 tem agora separadores, uma melhor pesquisa e arquivo de correio.
Com um novo look bastante parecido com o Firefox, o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 3 traz uma série de novos recursos que permitem facilitar a vida de cada utilizador. Dos novos recursos implementados destacamos a nova interface com separadores, o sistema de pesquisa mais eficiente, o acesso ao e-mail via IMAP, o arquivo de mensagens, etc.  O Thunderbird 3 está disponível para Windows, Mac OS X e Linux. Experimentem!

500x_thunderbird-3.0

Separadores e Pesquisa

O Thunderbird 3 recorre agora ao uso de separadores O correio por separadores deixa-o abrir as mensagens de correio em separadores independentes para que possa saltar rapidamente entre eles.

Ao sair do Thunderbird, os separadores visíveis serão guardados e restaurados quando voltar a abrir o Thunderbird. Existe também um novo menu Separadores no separador da barra de ferramentas que permite fazer a gestão dos mesmos.

Pesquisa

A nova interface de pesquisa do Thunderbird 3 contém filtros e histório de tempo para indicar o correio exacto que procura. O Thunderbird 3 também indexa todo o seu correio para o ajudar a pesquisar ainda mais rápido. Os resultados da sua pesquisa são apresentados num separador para que possa , de uma maneira fácil trocar entre a sua pesquisa e o resto do correio.

feature-bg-tabs

Arquivo de mensagens

Se acha que vai necessitar de uma mensagem de correio no futuro mas não a quer na sua caixa de entrada, então não a elimine mas sim arquive-a! Ao arquivar ajuda-o a gerir a sua caixa de entrada e coloca o seu correio numa nova pasta de arquivo do sistema.

Seleccionar o botão Arquivar ou carregar na tecla ‘A’ arquiva o seu correio.

screenshot-message-archive

Thunderbird Look & Feel

Com o Personas, “skins” leves permitem-lhe mudar a aparência do Thunderbird num instante. Estão disponíveis centenas de skins que vão desde os últimos filmes, marcas famosas, e tatuagens Japonesas. Pode também escolher diversos temas que alteram totalmente todos os ícones do Thunderbird.

Pastas inteligentes

As pastas inteligentes ajudam-o a gerir múltiplas contas de correio combinando pastas especiais como a sua Caixa de entrada, Enviado ou Pasta de arquivo. Em vez de ir para a caixa de entrada de cada conta de correio, pode ver todo o seu correio recebido em apenas uma Caixa de entrada.

Gestor de extras

Encontre e instale extras directamente no Thunderbird. Já não precisa de visitar o sítio web dos extras — em vez disso basta iniciar o gestor de extras. Não sabe que extra é indicado para si? Avaliações, recomendações, descrições e imagens dos extras em acção ajudam-no a fazer a escolha

screenshot-addonsmanager

Saiba mais aqui

Artigos relacionados

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Thunderbird 3.0 (Todas as versões)
Homepage: Thunderbird

Partilhar:
Tags:

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Drone
    Drone

    Já uso, e aconselho.

    1. Avatar de Tiago Sá

      Eu devo dizer, para que todos os que estão a ter problemas leiam, que o Thunderbird 3 é um programa completamente diferente do Thunderbird 2. Convém que criem um perfil novo, em vez de importar o antigo. Podem copiar as pastas dos emails se quiserem, mas façam-no para um novo perfil. Thunderbird agora é um programa de email, em vez de um gestor de email. Eu gosto muito porque não me ocupa espaço como uma bazooka, e é bom para o meu netbook. Dá para sincronizar com o email e tal, altamente. É mesmo um espetáculo de programa. Não conheço a concorrência, mas sempre usei Thunderbird, e se Thunderbird 2 era bom então o 3 dá porrada a toda a gente! Incrível!

      1. Avatar de Rui Pedro™
        Rui Pedro™

        Tiago, não vi problema nenhum.
        Aqui tá a funcionar 5* sem nenhum tipo de problema com o perfil do 2 e em portable como sempre usei.

  2. Avatar de Luís Carvalho

    Usei a Beta e fiquei impressionado. Entretanto voltei ao 2, mas estou a actualizar neste exacto momento.

    Obrigado PPLWARE. 🙂

    1. Avatar de Luís Carvalho

      Lamentavelmente o Lightning ainda não é suportado. Espero que não demore muito, faz-me falta.

      1. Avatar de Frigo
        Frigo

        dá:

        fazes download
        abres com o 7-zip
        extrais o ficheiro install.rdf
        abres no notepad
        procuras por: maxVersion

        e alteras de 2.0.0.* para 3.*

        metes o ficheiro dentro do 7-zip a substituir o outro e está feito, já podes instalar.

        muitos dos add-ons para thunderbird ou firefox conseguem funcionar em versões recentes com este método

        1. Avatar de Frigo
          Frigo

          acho que falei antes do tempo.

          ia jurar que tinha feito isto na 3.0 RC2 mas afinal o layout fica todo roto nesta versão. weird. vou investigar

      2. Avatar de Eu
        Eu

        A nightly build funciona no Thunderbird 3. Se quiser experimentar aqui fica o link: http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/calendar/lightning/nightly/latest-comm-1.9.1/win32-xpi/

        1. Avatar de Frigo
          Frigo

          vinha agora mesmo corrigir a minha info com isto 😉

          1. Avatar de Drone
            Drone

            Uso, e não tenho problemas. 😉

          2. Avatar de Strozi
            Strozi

            Estava a sentir falta do lightning, e quando já estava a me desesperar encontro aqui um modo de tê-lo de volta. 🙂

  3. Avatar de Jorge Salvador

    este é também o meu cliente de e-mail configurado para receber os e-mails do GMAIL.
    1 abraço.

    Jorge Salvador.

    1. Avatar de Jorge Salvador

      *Este é também o meu cliente de e-mail configurado para receber os e-mails do GMAIL.
      1 abraço.

      Jorge Salvador.

  4. Avatar de José

    Uso desde já há um ano e pouco a esta parte o Thunderbird, já há muito esperava esta actualização, um must-have contra o velhinho e obsoleto Outlook que ainda se usa nos escritórios de muito boa empresa por aí…

    1. Avatar de PA
      PA

      Uso a versão 2 e já instalei esta de todas as maneiras e feitios e dá-me um erro que tenta descarregar o correio do Gmail. Que não consegue identificar a senha, bla bla bla. Desisti e regresso ao 2.0

    2. Avatar de Renato Peixe
      Renato Peixe

      Se estás a referir-te ao Outlook Express, concordo. Se é ao Office Outlook que te referes, estás a dizer uma grande parvoíce. O MS Office Outlook não é apenas um cliente de e-mail, é uma ferramenta de gestão da vida profissional e pessoal.

      1. Avatar de José

        Referia-me ao Outlook Express como é óbvio 😉

  5. Avatar de PA
    PA

    Uso a versão 2 e já instalei esta de todas as maneiras e feitios e dá-me um erro sempre que tenta descarregar o correio do Gmail: “Erro ao obter a Senha do Correio”. Desisti e regresso ao 2.0

  6. Avatar de Diego Castro
    Diego Castro

    Os tabs e a melhor pesquisa já faziam falta.
    Esta aqui um actualização das antigas (das que valem a pena) não das do genero k vemos hj em dia (small bug fixes every week).

  7. Avatar de jorjão
    jorjão

    Ontem instalei mas como não consegui configurar a conta que tenho no sapo. Só pela do Gmail não vale a pena quando tenho o Gmail Notifier.
    Alguém conseguiu configurar nesta nova versão do Thunderbird uma conta do sapo mail??

    1. Avatar de Rui Pedro™
      Rui Pedro™

      Eu uso o perfil antigo com a conta de Sapo e Gmail sem problemas.
      Apenas actualizei do 2 para o 3.

  8. Avatar de Fernando Fernandes
    Fernando Fernandes

    O que representa a senha mestra para Disp. de segurança em software?!

    1. Avatar de Leandro
      Leandro

      É quando você utiliza uma senha mestra para não ter que utilizar várias senhas no thunderbird. Provavelmente você tinha isso configurado na versão anterior a esta.

      Ferramentas->Opções->Segurança->Senhas

  9. Avatar de Diogo Almeida
    Diogo Almeida

    Só tenho pena de não ser (ou pelo menos não conheço) uma suite tipo Outlook porque se há coisa que não dispenso é a sincronização com o PDA.

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      http://lifehacker.com/240032/how-to-sync-your-pocket-pc-with-thunderbird

      Possivel mas ou pagas (ha versão shareware) ou usas o FREEWARE (trabalhoso)

  10. Avatar de Weasel
    Weasel

    E para quem já usa a 2.0.x como migrar para a 3.0 mantendo as definições e MAILS intactos?

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      Parceiro eu acreditei nos Programadores da Mozzila (que crente k sou 🙂 ) e saquei o exe e executei.
      Seguinte -> Seguinte -> Seguinte …..
      E pronto, mantive tudo, a unica coisa que eu tive de inserir denovo foram as passwords.

    2. Avatar de Luís Carvalho

      Meu caro, eu tinha a 2, apenas fiz a actualização no menu ferramentas. Não precisei de mais nada. A única coisa que não manteve foi o Lightning, temas, addons, passwords, pastas, contas, filtros, ficou tudo a funcar.

      Já uso o Thunderbird desde a versão 1.03, acho, seja como for há muitos anos, não troco. Há um addon que pura e simplesmente não dispenso, Attachements Extractor.

      Para além de simples, é intuitivo e totalmente configurável, fazer backup é o mais simples que pode haver, basta copiar a pasta do perfil e guardá-la. E atenção que a minha pasta de perfil já tem mais de 16 gb.

      Nada mais simples nem mais eficaz.

  11. Avatar de Jay Jay
    Jay Jay

    Dentro das novidades desta nova versão, parece-me que a maior/mais interessante é a questão das abas.
    A forma como se liga com o Gmail por IMAP é outra característica que me parece muito interessante, até porque o Outlook 2007 gere bastante mal a ligação ao Gmail por IMAP (dizem que no 2010 já será um pouco diferente, mas só falo depois de experimentar).
    Mas o meu cliente de email de eleição, onde faço a gestão da minha conta Hotmail, conta Gmail e conta Sapo, é o Windows Live Mail (programa que faz parte do pacote Windows Live Essentials). Para uso pessoal é excelente: integra-se com o Hotmail como nenhum (mau seria se não fosse assim), a ligação com o Gmail por IMAP é excelente (não sei se não será mesmo o que melhor se integra nesta matéria), tem calendário já incorporado (ao contrário do Thunderbird), entre muitas outras excelentes funcionalidade. Ah! E também é gratuito!

  12. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    acabei de ler que tambem da para ter o google wave no thunderbird 3

    http://lifehacker.com/5423317/run-google-wave-inside-thunderbird-3?skyline=true&s=i

  13. Avatar de Coelho
    Coelho

    Boas!
    instalei agora o Thunderbird 3, mas deparei-me com uma situação um bocado chata. Configurei a minha conta do hotmail, mas ele não foi buscar uma pasta que eu tinha criado. Ou seja, sincronizou tudo, excepto a tal pasta onde tenho coisas pessoais. Ha maneira de dar a volta á questão?

  14. Avatar de pedro
    pedro

    qual é a maneira de sincronizar gratuitamente pda’s com o thunderbird à semelhança do que acontece com o MS office outlook

  15. Avatar de Manuel
    Manuel

    Eu gostava muito de o usar

    Infelizmente não encontro forma de o colocar a ler os mails do servidor exchange da minha empresa. Por acaso instalei a versão beta no inicio desta semana, na expectativa que esta versão tivesse resolvido isso e nada.

    Alguém tem alguma dica neste aspecto? (que não seja as de simples configuração do imap, que isso já tentei)

  16. Avatar de Nobo
    Nobo

    Super cliente de email? Conheço apenas um… o web interface do Gmail! 🙂

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Pois… acho que só vou instalar para experimentar pq há muito que não uso Outlook nem outros do género… apenas o Gmail !!

      Será que vale mesmo a pena mudar? Qual a vossa opinião?

  17. Avatar de kendimen

    Actualizado e a testar!! Parece (ainda mais) interessante 😉

  18. Avatar de Ricardo Felizardo
    Ricardo Felizardo

    Sempre utilizei thunderbird mas este está algo confuso (é por ser diferente) vai ser uma questão de hábito.

  19. Avatar de dethos

    sou utilizador deste cliente à muito tempo, sempre gostei apesar de achar que devido ao atraso em lançar uma nova versão estava a ficar para trás em relação a outros clientes.

    Ainda estou a testar, mas até agora o que mais me surpreendeu foi sem duvida a nova pesquisa, que está fantástica.

    De um modo geral, apesar de achar a nova versão boa, fica um pouco aquém das minhas expectativas, pois compartilho a opinião de outras pessoas que aqui comentaram, de que lhe faltam algumas funcionalidades, que já deveriam vir de raiz.

    cumprimentos,

  20. Avatar de softclean
    softclean

    Instalei hoje de manhã actualização e gostei, no entanto a barra prefiro no “antigo” look.

    Quanto à pesquisa, melhorou mas apenas a nível funcional, na minha opinião: apesar de devolver instantaneamente os resultados certos, é preciso clicar em muito lado antes de conseguir abrir o mail.

    As tabs, quando experimentei a beta, a primeira coisa que fiz foi desactivá-las, mas agora parece que fazem sentido em termos de organização.

    A funcionalidade de prevenir o esquecimento de anexos também já há muito devia estar implementada.

    Por fim, extensões: do que vi no website, muitos dos (poucos) exras que o Thunderbird tem disponíveis ficaram obsoletos, com a mudança de versão. Por exemplo, o Minimize to tray ficou obsoleto entretanto, mas instalei um MinimizeToTray revived.

    Em suma, vale a pena actualizar, mas não é um must, na minha opinião. Muitas das coisas novas podem ser feitas através de diversos plugins.

  21. Avatar de Bogdan Kulyk
    Bogdan Kulyk

    Bom, eu já experimentei o cliente 2 vezes. Sempre houve algum problema que agora nem vale a pena descrever (até por que já não me lembro quis eram). De qualquer forma, se para alguém as coisas funcionarem bem, é uma óptima escolha. Quanto a mim, pode ser que um dia volte a experimentar.
    Alguém já teve problemas com o Thunderbird 2 e teve que desistir dele?

  22. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Eu à muito que migrei para o gmail. Para quem anda sempre a saltar de computador em computador, não há nada como ter a informação na nuvem…

    E o gmail é uma super gestor de mail, uso todas as minhas contas lá…

  23. Avatar de Helder Coelho

    “o sistema de pesquisa mais eficiente”

    – Aleluia! 😀

  24. Avatar de Nuno José

    Continuo a preferir o evolution por causa da lista de emails com duas linhas.

  25. Avatar de jorge
    jorge

    Actualizado e a funcionar, a nova pesquisa é óptima.

    O Único problema que detectei até agora é que não consigo abrir os anexos em pdf

    1. Avatar de jorge
      jorge

      resolvido … funciona perfeitamente 🙂

      1. Avatar de Aluisio
        Aluisio

        Jorge,

        Como você resolveu o problema de abrir os anexos em pdf ?

  26. Avatar de Filipe Carneiro
    Filipe Carneiro

    Instalei hoje pela manhã.. e então ainda nao parou de receber as mensagens do gmail. e ainda fica indexando umas mensagem que nao sei o que são!.
    se tem alguma configuração pra fazer, nao sei ainda!.

    Aceito sugestão!
    Grato.

  27. Avatar de henrique
    henrique

    Boas,

    Tb instalei e continua a indexar. Sempre que cancelo torna afazer o mesmo. Se desactivar a indexação depois a pesquisa não funciona?

    Será por ter uns 3 gb de mails e usar IMAP?

  28. Avatar de Brito
    Brito

    Atenção a quem tem Kaspersky Internet Security: depois da instalação a interface pode ficar marada, sem nada apresentado e os comandos não funcionam: solução: instalar com Kaspersky desligado. Comigo resultou. É uma situação identificada nos foruns Mozilla.

    Outra coisa: instalei uma versão beta do Lighting, ou lá como se chama, mas agora não reconhece o meu calendário do Gmail, e antes reconhecia… Vou ter que andar ás voltas com isto… 🙂

  29. Avatar de Filipe Carneiro
    Filipe Carneiro

    Continua indexando as mensagens, e nao podemos ver os detalhes!.
    muito lento para abrir as mensagens.
    Se a velocidade de ler mensagens pela web é maior que o Thuderbird, tenho que desisntala-lo.

  30. Avatar de Frigo
    Frigo

    test post

    bold?

  31. Avatar de Gonçalo Teixeira
    Gonçalo Teixeira

    Como se põe o thunderbird no arranque?

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      Windows????

      Se sim acrescenta um atalho no menu inicar — arranque

      (arrasta o icon do ambiente de trabalho para o menu iniciar…. programa …. arranque e deixaq la)

      Should work (não tenho windows mas pelo k me lembro era assim)

  32. Avatar de Leandro

    Tenho a dizer que não o consigo usar. Tenho o windows 7 ultimate e até hoje sempre utilizei o thunderbird. Porém, quando actualizei a versão 3 do prgorma deixei de poder ver o meu correio, abre uma aba no início que não diz nada, ou seja não apresenta as minhas contas.
    Eu preciso imenso do programa pois tenho mais de 5 contas de e-mail todas geridas por lá!!!!
    E o eindows live mil da microsoft desliga automaticamente a minha net da TMN.
    Não sei se será do Kaspersky, tenho a versão mais recente.
    Se alguém me poder ajudar fico agradecido :D.

  33. Avatar de claudia
    claudia

    Não consigo configurar o Thunderbird 3 para a conta de mail do sapo. Alguém pode ajudar?

  34. Avatar de Cláudia
    Cláudia

    Instalei e gostei, no início… Em relação às pastas novas que foram criadas está melhor, a nível de aspecto está melhor (pelo menos para mim), em relação à configuração das contas de email foi muito mais rápido, mas bloqueou ao fim de 5 dias, pois cada vez que se liga o Thunderbird, indexa sempre de novo todas as mensagens que tenhamos nas nossas caixas de correio.
    A mensagem que me apareceu foi a seguinte: “Account bandwidth limit exceeded”.

    Será algum bug?

  35. Avatar de skipjack
    skipjack

    boas noites, eu estava habituado à versão 2, e agora nesta versao tenho, para a conta do gmail, uma caixa de entrada e uma pasta a dizer gmail, ao que tenho k ler os emails na caixa de entrada e na pasta do gmail, no separador todo o correio, não haverá maneira de por parecido à versão 2???

  36. Avatar de Carlosa
    Carlosa

    Olá boa noite pessoal, eu tenho várias contas de email e não estou a conseguir configurar tudo por pastas os rascunhos e isso consigo mas a entrada de email n alguem me pode ajudar??

    Cumprimentos,
    carlos