RT – Precisa de um sistema de tickets gratuitos? (parte II)

14 Comentários

Por: Nuno Machado da Silva e Gonçalo Raposo Carriço para o PPLWARE

Depois do desafio lançado pelo Pedro Pinto na página de fãs do pplware no Facebook e no seguimento da análise de um sistema de tickets gratuito (OTRS), segue a nossa visão sobre um sistema que, derivado da mesma necessidade primordial de priorizar pedidos de utilizadores, implementamos no nosso local de trabalho com o objectivo essencial de os organizar, centralizar e gerir.

O cenário de utilização compreende técnicos espalhados de norte a sul do Pais, com a chefia, embora sediada em Lisboa, em constante mobilidade pelas diversas delegações e com necessidades de acesso constante. No que diz respeito ao impacto criado nos utilizadores, apenas foi necessário criar um procedimento em que estes têm de enviar os pedidos para uma nova mailbox (ligada a uma queue de pedidos na aplicação) em vez da mailbox do(s) técnico(s) que normalmente atenderia o pedido (uma queue por cada delegação).

rt_00

Inicialmente foram testadas várias soluções, entre as quais o OTRS, mas por uma questão de simplicidade de configuração, design atraente e, partindo do grande principio KISS (Keep it Simple, Stupid), decidimos não precisar de investir num Ferrari para fazer o trabalho de um Porsche 😉

Já tinha trabalhado há cerca de 4 anos com o RT e apesar de o achar funcional, não era uma aplicação amigável para trabalhar:

rt_01

(Ainda não dispunha de suporte para multi-idioma nem temas de visualização.)

Para grande espanto, quando voltamos a pesquisar pela aplicação agora em 2010 e procuramos por screenshots (para confirmar que era a mesma aplicação que tinha usado) nos deparamos com isto:

rt_03

Principais características do RT
  • Criação de Painéis [dashboards] baseados em pesquisas à base de dados (com diversos âmbitos de visibilidade, tanto os painéis como as pesquisas: limitadas ao utilizador criador, limitadas a todos os utilizadores da queue ou visível para todos)

rt_04

  • Gestão de acessos e privilégios ás várias funcionalidades do RT por utilizador ou grupo de utilizadores organizadas por âmbitos (Queue, Grupo e Global)
  • Criação de campos personalizáveis
  • Suporte para PGP (para encriptação, decriptação, assinaturas e verificação de emails, tanto em inbound como outbound )
  • Edição em RichText Format (WYSIWYG) para melhores conteúdos nos emails gerados pela aplicação.
  • Gestão de tempos de resolução e respectivos relatórios com suporte para SLA’s incluído.
  • Integração com Active Directory.
  • Historial

rt_06

  • Uma interface de self-service para utilizadores não registados (optamos por não disponibilizar no nosso caso)
  • Integração com uma base de dados de conhecimento RTFM [RT Faq Manager] (é possível extrair directamente do histórico do ticket, desde emails trocados a comentários, para um artigo que irá ser armazenado nesta base de dados de conhecimento)
  • Sistema de respostas/notificações automáticas por eventos relacionados com os tickets (criação, alteração de estado, dono ou queue, tempo de resolução ultrapassado…), com a particularidade de poderem ser criados ou alterados na aplicação consoante as necessidades
  • Gráficos gerados a partir de pesquisas à base de dados.
  • Suporte para temas (para os mais saudosistas, é possível retornar ao tema da versão anterior do RT)
  • Suporte a pesquisas a todos os campos do ticket.

rt_07

  • Painéis de consulta rápida onde são visíveis todas as queues e os 3 estados mais comuns nos tickets: novos, abertos e pendentes.
  • Relacionamento de  tickets [links] (no caso de vários tickets decorrentes do mesmo problema, podemos interliga-los de modo a finaliza-los todos com a mesma resposta e/ou tempo gasto, criando dependências com outros tickets [ascendente ou descendente] ou simplesmente referenciando-os)

rt_05

  • Actualização em bloco [Bulk Update] (actualização/finalização de vários tickets em simultâneo mesmo sem qualquer tipo de relacionamento a partir de uma pesquisa)
  • Extensões com características e funcionalidades adicionais (por exemplo, o GS Gant para a criação dinâmica de um gráfico GANT por ticket)
  • Interface Multi-idioma para as seguintes línguas: (apesar da tradução para Português não estar completa [98%], foi com alguma facilidade que descobrimos o ficheiro de tradução e o alteramos, podendo também fazê-lo online de forma a que toda a comunidade usufrua da alteração)

Vamos ver o RT em acção

Para quem pretender testar de imediato, pode aceder às Demos online aqui. Encontra-se também disponível, uma máquina virtual com Request-Tracker 3.6  a correr no Debian Etch 4.0r4  aqui.

altLicença: OpenSource
clip_image001[4]Sistemas Operativos: Linux, Mac OS X server, FreeBSD, Solaris
altDownload:  rt-3.8.8.tar.gz [2,75 MB]
altHomepage: RT: Request Tracker

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Esta aplicação é um mimo 🙂

    Recomendo

  2. Avatar de Sávio Rodrigues
    Sávio Rodrigues

    Como cadastrar um catalogo de serviços no RT?
    Tipo assim:
    Hardware
    Desktops
    Notebooks
    Impressoras
    Scanner

    Software
    Sistema Operacional
    Navegador Web
    Suite Office

    Agradeço a todos que puderem me ajudar.
    Sávio Rodrigues

    1. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Catalogo de Serviços na óptica do ITIL?

  3. Avatar de António LOPES
    António LOPES

    Não existe nenhuma para Windows ?

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      Isto é web, só o server é que tem aquelas limitações …

  4. Avatar de Carlos Figueiredo
    Carlos Figueiredo

    Por aqui já se usa esta apliação à 10 anos.!
    Recomendo vivamente.

    1. Avatar de visitante
      visitante

      Dizes que recomendas. Podes dar exemplos?

    2. Avatar de Mario Jorge
      Mario Jorge

      Tens a aplicação totalmente traduzida para PT?

  5. Avatar de visitante
    visitante

    Quero agradecer ao Nuno Silva e Gonçalo Carriço por este trabalho. Não conhecia o RT mas depois de ler até fiquei que o gov.pt faz refereência ao RT [http://softwarelivre.citiap.gov.pt/]. Fiquei com uma forte impressão positiva à primeira vista.

    Também vi no site que grandes empresas e organizações o utilizam.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas…Será que alguém me pode dar umas dicas sobre isto?
    Alguém disposto a ajudar?
    😛

    Cumprimentos

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas,
    alguém já configurou o RT com integração ao Active Directory?
    Estou com dificuldades a fazer isso 😐

    Cumprimentos

  8. Avatar de Mario Jorge
    Mario Jorge

    Cada vez que tento fazer alguma operação, recebo a seguinte mensagem de erro:
    Possible cross-site request forgery

    RT has detected a possible cross-site request forgery for this request, because the Referrer header supplied by your browser (192.168.2.151:80) is not allowed by RT’s configured hostname (ubuntu:80). This is possibly caused by a malicious attacker trying to perform actions against RT on your behalf. If you did not initiate this request, then you should alert your security team.

    If you really intended to visit /rt/Admin/Users/Modify.html, then click here to resume your request.

    Alguem me pode ajudar?
    Obrigado

  9. Avatar de Samara
    Samara

    Olá, estou com muitas dúvidas em relação ao RT e seria muito bom se você pudesse me responder!
    Bem, o objetivo principal de um problema que me foi proposto, é a automatização de todos os formulários que atualmente trabalhamos. Foi me dito que é possível criar formulários específicos com o RT, o que atenderia muito minha demanda. Apesar disso, quase todos tutoriais que vejam só ensinam submeter um novo ticket, e eu realmente não faço ideia como devo criar esses formulário.
    Poderia me dar alguma dica ou ajudar-me a sair da estaca zero?