Computador lento? Retire o Spotify do arranque e irá melhorar

11 Comentários

Os sistemas operativos são desenhados e criados para serem rápidos a arrancar e fluidos, garantindo aos utilizadores boas experiências de utilização. No entanto, e graças a todas as aplicações que temos no arranque, isto cai muitas vezes por terra.

Uma das apps que normalmente temos no arranque, e que nem sempre precisamos, é o Spotify. Aprenda a retirá-la do arranque e a garantir que a sua máquina inicia muito mais depressa.

Spotify em imagem


Por norma, nem todos precisamos de todas as aplicações que temos no arranque do nosso computador. Apenas as temos lá para serem mais rápidas quando precisamos delas. Para evitar isto basta que estas sejam removidas do arranque e de imediato o comportamento será melhor.

O Spotify é das aplicações que podemos retirar do arranque e que terá um impacto positivo na rapidez de resposta da máquina. Mais tarde, bastará chamar a app ou até aceder pelo browser.

Como remover o Spotify do arranque do computador

A maioria das aplicações que se regista no arranque do computador não tem uma opção para alterar este estado. O Spotify garante isso nas suas configurações, facilitando a vida aos utilizadores.

Comecem por abrir o menu do utilizador, no canto superior direito, junto ao vosso avatar. Ai escolham a opção Preferências.

Spotify arranque

O Spotify escondeu esta opção numa zona mais restrita, para garantir que apenas o faz quem quer realmente alterar o arranque.

Dentro das preferências devem percorrer todas as opções até ao final. Ai vão encontrar a opção Mostrar configurações avançadas e devem escolhê-la.

Spotify arranque

Na nova zona que foi aberta, devem procurar as opções referentes à Inicialização e comportamento da janela. A opção que querem é Abrir o Spotify quando entrar no computador.

Existem três opções disponíveis: minimizado, sim e não. Devem selecionar a que indica o Não. Dai em diante o Spotify não se irá manifestar até que o chamem.

Spotify arranque

Se o vosso problema não for de performance, mas sim do espaço que essa aplicação ocupa no ecrã depois do arranque, basta que escolham a opção Minimizado. O Spotify irá correr, mas sem que a sua janela seja visível.

Esta dica pode ser usada tanto no Windows como no macOS, estando as opções nos mesmos locais. Também pode sempre optar por usar o Spotify no browser, que consumirá ainda menos recursos, sendo a experiência de utilização totalmente semelhante.

 

Conheça 7 excelentes dicas para usar no Spotify

Spotify: 7 dicas para usar melhor este excelente serviço de música

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Piçarra
    David Piçarra

    O Spotify no meu inicia sempre mesmo desativado nas opções
    Mas o meu está iniciado em 4 Segundos

    1. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Queres dizer regressa da hibernação em 4 segundos… ou tens 10gb de ram e um disco de 32gb SSD mais uma bios de 2gb a 1666 (ou 2400 com overclock)? 6000 euros por um computador, vai lá vai milionário. Ganhaste o euromilhões.
      As crianças não sabem a diferença entre inicio e regresso de hibernação. Ínicio é o boot da bios e toda a arquitectura do computador. Hibernação, só para parte do sistema operativo na RAM, deixando o resto em modo de repouso.

      1. Avatar de David Piçarra
        David Piçarra

        Não meu amigo ele está desligado é está iniciado em 3 ou 4 Segundos
        Tenho disco NVME de 256GB que da leituras de 2GBS por segundo

      2. Avatar de celso
        celso

        Ou isso ou muito me me parece que pouco entendes de computadores.

      3. Avatar de Pjayk
        Pjayk

        Infelizmente “os adultos” (se é que te consideremos um) não sabem que a tecnologia de hoje em dia permite isso…
        Processador médio (i5/Ryzen 5)
        16gb de RAM (para um arranque desses, uma velocidade minima de 2133mhz)
        240gb de SSD (seja sata ou m.2)
        Motherboard de +-100€ (ou menos)
        Vamos montar um set à volta disto, não te fica a 1000€ (e tou a ser generoso) e inicias o computador nesses 4 segundos…

        Não percebo a necessidade de denegrir a imagem de pessoas, sejam crianças ou adultos ou mesmo idosos, uma vez que não é a idade que identifica a inteligência em certos assuntos, e neste caso para falares em computadores de 6000€… Vai lá vai.

        Se ainda não acreditas pede um video à malta que de certo que tens muita boa gente que o te disponibilize.

  2. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Num computador devem-se desligar TODAS as coisas que se infiltram no ínicio programado. Office, Dropbox, Spotify, Java e qualquer outra porcaria que instalem. Na maioria das vezes, basta selecionar (infelizmente muita juventude não sabe o que é a Tray e o que lá está escondido) o programa e tirar o certo do Iniciar com o Sistema. ATENÇÃO AOS DRS DOS TELEMÓVEIS!!! Iniciar o sistema não é regressar de hibernação!!! É mesmo reiniciar o computador ou nunca vão tirar isso pois, até ser feito o reínicio, ele vai aparecer SEMPRE.
    Quando instalam algo, procurem as opções de instalação e tudo o que seja iniciar com o sistema, desmarquem. O computador agradece e podem fazer porcaria à vontade com os telemóveis… esses são descartáveis.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Andas um pouco confuso não?

    2. Avatar de David Piçarra
      David Piçarra

      Já disse que o meu iniciado de DESLIGADO está no Windows em 4 Segundos
      A Suspensão ou Hibernação são instantâneos

  3. Avatar de asdasd
    asdasd

    Tenho o spotify a arrancar minimizado desde de sempre nao notei diferenca nenhuma ate agora do boot ter sido mais lento. SSD vs HDD faz muita diferenca no boot pode ser por aí.

  4. Avatar de dino
    dino

    Já foste.
    E para quem tiver o pc lento e não usar spotify?

    1. Avatar de Pjayk
      Pjayk

      Para esses há uma solução… SSD! XD