RefreshPC – Faça um reset ao Windows…

45 Comentários

O Windows quando instalado de fresco tem um comportamento dito normal. Assim o mantenhamos dessa forma e ele comportar-se-á como esperado. Naturalmente que temos de o apetrechar com aplicações específicas para realizar as tarefas que necessitamos.

Por vezes com o acumular dessas aplicações o comportamento do Windows torna-se menos estável e com tendência para apresentar erros. O ideal era podermos fazer um reset ao Windwos para que ele recuperasse o comportamento que tinha no início. É essa a tarefa do RefreshPC.


Esta pequena aplicação permite que façam uma limpeza ao vosso Windows, sem que no entanto esteja a alterar configurações que sejam importantes.

Com a aplicação das regras que o RefreshPC tem vão conseguir diminuir os erros que aparecem no visualizador de eventos, por o sistema estar mais estável.

O RefreshPC realiza reconfigurações nas definições que o Windows possa ter alteradas e que o estejam a prejudicar de ter um comportamento esperado.

Realiza ainda uma limpeza completa às pastas temporárias para que assim consigam ganhar algum espaço útil no vosso disco. A parte mais importante que o RefreshPC realiza é uma alteração no registo para que os valores deste passem a ser o de origem.

A sua utilização é simples, basta que instalem o RefreshPC e que depois o chamem. Na sua interface basta que cliquem no botão de refresh aos settings e o processo decorre de forma automática.

O RefreshPC apresenta-vos no final um pequeno relatório sobre as acções realizadas e a pedir que realizem um reboot. Será ainda apresentado na interface principal o estado das alterações.

Mesmo que se sintam intimidados com as alterações que o RefreshPC irá fazer no vosso PC, ele irá indicar-vos da necessidade de realizar um ponto de restauro e realizá-lo se assim o desejarem. É importante que o façam.

Usem o RefreshPC para limpar e “recalibrar” o vosso Windows. Não é a ferramenta perfeita, mas permite que de uma forma rápida e simples realizem uma pequena limpeza ao vosso Windows.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: RefreshPC 1.0 [2.04MB]
Homepage: RefreshPC

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Porque é que o meu NOD32 detecta esta aplicação como contendo uma potencial ameaça?
    Win32/Toolbar.Zugo pottentially unwanted application

    1. Avatar de Vítor M.

      Está apanhado o teu NOD32. É legal ou foi cracado?

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        Acho é que o nod32 dele, assim como o meu, têm a opção “potentionally unsafe applications” activada. A mesma encontra-se nas opções avançadas, algures na configuração de tempo real (no local onde se activa a heurística avançada, por exemplo). Normalmente com essa opção, detecta-se mais “bicharada”, mas assim como o nome o diz, apenas é uma potencial ameaça, pode muito bem não ser nada.

        Eu como prefiro protecção em primeiro lugar, nada me custa tê-la activada e, dependendo da fonte confiança, deixo passar ou não. 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois, como o Fábio contou, são alguns elementos que podes ou não instalar que fazes o Eset disparar um aviso.

          Mas está limpo o software.

          Mas sim a tua explicação é importante, muita gente não sabe dessa opção.

        2. Avatar de Jorge Silva
          Jorge Silva

          Essa é uma das razões porque escolhi o nod32

      2. Avatar de Jorge Silva
        Jorge Silva

        Legal

    2. Avatar de Fabio Palma

      what is pottentially unwanted application?

      http://kb.eset.com/esetkb/index?page=content&id=SOLN2629&actp=search&viewlocale=en_US&searchid=1306181981774

      @Vitor M

      O programa tenta instalar uma toolbar ou de certa forma tenta algum tipo de conexão mal intencionada, mas nada que nao se possa recusar.

    3. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      http://www.virustotal.com/file-scan/report.html?id=684c804142e9fd01122dc6bd902c04a94c2adfd5998898374ae0955ec7e39c62-1306187410

      Em 41 motores de análise por malware, só 2 (o do NOD32 e do Kaspersky) é que detectaram algo. E ainda assim apenas alertaram para a suspeição do elemento alarmante 😉

  2. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    De facto, tenho algum receio em usar o programa, pois quando se mexe no registo para que os valores deste passem a ser o de origem, algo me diz que poderá ocorrer um ou outro problema com algum tipo de aplicação.

    Quando isso acontece (a mim não acontece e já vou para mais de 2 anos com o Win7 64bits sem ser formatado nem nada e trato sempre de o manter com a performance de origem, sempre que possível) normalmente dá bronca mesmo após restauro do sistema. Mas talvez tente esta aplicação, vou esperar por mais opiniões. 🙂

  3. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    hum… parece-me interessante… toca a experimentar

    thanks pplware 🙂

  4. Avatar de SatoMew
    SatoMew

    Curiosamente, a Microsoft irá incluir no Windows 8 uma função nativa para este efeito. Mas é sempre bom ter alternativas, especialmente para as versões do Windows mais antigas 😛

  5. Avatar de Emannxx

    Giro Giro vai ser o Windows 8… formatar o PC sem ter que, de facto, formata-lo… Vai facilitar imenso quem faz estes trabalhos, assim como vai permitir a quem não tem muitos conhecimentos colocar o seu computador como o recebeu.

    1. Avatar de Luis Coutinho
      Luis Coutinho

      Como é que é essa parte de formatar e não formatar?? explica lá isso :p

    2. Avatar de Edward Davis
      Edward Davis

      Basicamente o windows 8 vai ter uma opção como em alguns telemóveis do género “hard reset” ou seja vai apagar todos os programas e fazer reset das opções, assim vais ter o windows como se fosse reinstalado.
      Pelo que li os ficheiros pessoais não são tocados. So os do sistema, ou seja carregas no botão e passado por exemplo 15 min tens o sistema limpinho e com os teus ficheiros 🙂
      Enfim vai facilitar imenso a vida.

    3. Avatar de Luis Coutinho
      Luis Coutinho

      E ate que ponto é que isso será fiável ao nivel de remoção virus e assim? o mais certo é ter de se formatar na mesma…mas ainda assim é uma boa opção..ja poupa algum trabalho.

      1. Avatar de Emannxx

        Os vírus, supostamente, não deverão ser removidos… mas acredito que haverá uma opção para apagar tudo mesmo (caso contrário não terá assim tanta utilidade… pois normalmente formata-se um PC por causa dos vírus…)

  6. Avatar de Trollando Geral
    Trollando Geral

    Problema resolvido!!!

  7. Avatar de Daniel

    Vale a pena? Ou o ccleaner continua na frente?
    É que confio pouco nestes programas demasiado simples.

  8. Avatar de Daniel

    Parece que já tive a resposta. Quando acabei de o sacar, o antivirus acusou logo: Win32/Toolbar.Zugo potentially unwanted application

    Ccleaner ainda na frente.

    1. Avatar de EmanuelP
      EmanuelP

      Provavelmente isso tem a ver com alguma toolbar embutida na instalação do software.

  9. Avatar de FranciscoH
    FranciscoH

    Acho piada ao facto de que este programa, após ter terminado o scan e a limpeza, indicar sempre os mesmos valores.
    169 Windows 7 registry entries
    144 Windows 7 services

    Curioso, ou não?

    1. Avatar de Augusto
      Augusto

      Se calhar não, se calhar tem um número fixo de serviços aos quais faz reset… digo eu.. eu continuo a usar o ccleaner e não tenho problemas..

      1. Avatar de FranciscoH
        FranciscoH

        Duvido que seja esse o caso visto que um programa deve ser concebido de forma a que resolva o maior número de problemas numa única utilização.

  10. Avatar de renato
    renato

    Pessoal nao instalem este programa, pos o meu portatil extremamente lento, Como e possivel um site como a pplware nao testar os programs antes de os divulgar..impressionante.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Impressionante é tu dizeres coisas sem saberes…

      Se reparares as imagens do artigo provam que eu testei o software.

      E garanto-te que não teve esse comportamento que descreves.

      …impresionante

    2. Avatar de Vítor M.

      renato, ao ver as tuas palavras fui testar, visto não ter ainda feito qualquer teste com esta aplicação. Pois bem, ou tu estás a mentir ou então tens algum problema no teu computador.

      Não obtive qualquer comportamento que falas.

      Estás com problemas.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        O Renato estava a testar em Linux :). Atenção Renato, não tem suporte 🙂

  11. Avatar de Andre F
    Andre F

    Acabei de experimentar….notei ligeiro aumento de rapidez, nao estava á espera de grande alteração pois formatei o pc recentemente,mas nao notei qualquer lentidão
    Bom post, podera a vir ser muito util

  12. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    No meu caso arrebetou com o MySQL server que tinha instalado no meu PC. :\ De resto n notei grande diferença, o booting time e os loading times parecem-me os mesmos de sempre e já tenho o windows 7 sem ser formatado prai a 1 ano.

  13. Avatar de MrHide
    MrHide

    Experimentei!
    Felizmente, e para variar, o ponto de restauro funcionou!!!

  14. Avatar de Gilmar Coimbra
    Gilmar Coimbra

    Desculpem-me a “gonorânça”, ao executarmos este programa não corremos o risco de perdemos as atualizações do Windows?

    Meu Windows (7-64_bits) está todo remendado e “estava” cada vez mais lento. Passei a usar o TuneUp 2011, mas de pouco adiantou.

    Penso seriamente em formatá-lo, mas talvez o RefreshPC possa ajudar o sistema a “respirar” mais livremente, outra vez – mas estou meio inseguro!!!

    Só de pensar em baixar “todas” as atualizações de novo, estremeço!

    O que tens a dizer-me sobre tal coisa Pedro, Vitor e os demais colaboradores deste super espaço?

    1. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      E’ muito improvavel que esta aplicacao chegue a mexer nos updates instalados no Windows e se o fizesse seria uma grande falha por parte do programa.

      Esta aplicacao, pelo que e’ dito neste post e no respectivo site, faz alteracoes, que de certeza forma, nao teem nenhum interesse no normal funcionamento do Sistema Operativo. Alterar uns miseres 169+ registos aos valores iniciais, nao vao acabar com erros nem tornar o Windows mais rapido. Apagar todos os ficheiros nas directorias temporarias, podem ajudar inicialmente, porque significa menos pesquisas para encontrar ficheiros criados pelas aplicacoes. Mas a nao ser que tenham uma aplicacao que precise de criar varios ficheiros temporarios, os ganhos sao poucos.

      Mexer nos Servicos so’ tem valor se a aplicacao verifica-se desactiva-se os servicos que nao sao precisos porque o utilizador nao tem hardware/software que necessite-os, e mesmo assim, e’ um processo complicado.

      Uma inutilidade e’ limpar o “prefetch” do Windows. Nao existe nenhuma necessidade de fazer isso:

      1) o Windows vai perder tempo a recriar os prefetch;
      2) o windows automaticamente elimina os prefetch que deixam de ser necessarios;

      Antes de formatar o que precisas fazer e’ saber que aplicacoes estao abertas e quais estao a consumir processamento. Porque o problema pode ser as aplicacoes e respectiva complexidades. Saber se a lentidao nao e’ devido ‘a falta de memoria, que obriga o windows a passar informacao entre a memoria e o disco para permitir que as aplicacoes funcionem, que pode tornar o “Windows” lento a responder. Podes tentar criar uma nova conta (limitada) e usares apenas o minimo de aplicacoes e ver como se comporta. Retirar efeitos do Windows. etc.

      Podes usar o Gerenciador de Tarefas ou, o meu favorito e mais detalhado, o “Process Explorer” da Sysinternals/MS, para perceber se o problema e’ memoria/CPU, aplicacoes, ou mesmo o Windows (ou algo dentro do SO).

      PS: Quem quizer, pode instalar o “Process Monitor” para saber que registos sao alterados por esta aplicacao (ou outras do genero) e percebermos se realmente essas chaves fazem alguma coisa de interessante!

      Fiquem Bem!

      1. Avatar de Gilmar Coimbra
        Gilmar Coimbra

        Muito obrigado Ricardo!
        Teus esclarecimentos deu-me subsídio para tomar a decisão de permanecer usando apenas com o TuneUp Utilities, até quando for possível.

        Vou reler com calma tuas observações e instruções, e ver qual a melhor atitude tomar.

        Como foi comentando aqui acima pelo “Emannxx”, no no próximo Windows (8), talvez as coisas fiquem um pouco melhor em relação a isso.

        Quem não se cansa e se stressa ao ter que re-instalar o Windows, e esperar dias até que fique do jeito que estava antes da formatação?

        No conjunto das muitas explicações que você cita aqui, todas muito boas para mim, uma que uso de vez em quando é o “AutoRun”, da “Suíte Sysinternals”, se não me engano.

        Mas, igual a muitas pessoas como eu, que não tem o conhecimento técnico que todos vocês daqui da pplware tem, pois sou mais um “fuçador” que “entendido”, conseguir manter o Sistema Operativo equilibrado e ágil, mesmo este sendo “novo”, não é tarefa nada fácil.

        O que mais me dá desespero é, se tiver que formatar-reinstalar tudo, baixar todas as “centenas” de atualizações do Windows 7 Premium (64).
        – Isso é coisa pra técnicos e “Monges”!
        Haja paciência!

        Bom Ricardo, uma vez mais agradeço-te pela atenção e explicações. Vou anotar e pensar no que disse aqui, antes que eu precise “passar o sistema a limpo”!

        Obrigado – Paz Sempre!

  15. Avatar de ?
    ?

    e os programas que instalei no pc?vao ser apagadas? tenho que instalar tudo de novo?

  16. Avatar de Tripax
    Tripax

    Eu nao testei este programa,mas parece interessante,fico com o ficheiro para testar um dia destes,eu uso 3 de limpeza muito porreiros deixo aqui a sugestão os managers do Pplware para testar,se e que ja nao testaram lool,um e o Ccleaner este ja conhecem,o outro e o Ashampoo HDD Control 2 , muito porreiro para fazer limpeza do lixo do disco rigido e limpa o cookies da internet e faz esfragmentação ao disco HDD e benchmark ao HDD mede temperaturas dos discos e a vida do HDD(estado), o outro programa faz um apanhado do Ccleaner e do Ashampoo, e o (360 AMIGO) muito bom tambem, fica aqui uma sugestao para testarem.

    os meus Cumprimentos.

  17. Avatar de Almeida
    Almeida

    Por aqui em xp @work que já tem mais de 1 ano sem format, o karpersky não detectou erro nenhum no programa.
    Corri o programa e a performance do pc aumentou, esta melhor 🙂

  18. Avatar de hnogueira
    hnogueira

    Acho muita fartura. Como é que o programa sabe as configurações antigas da máquina?

  19. Avatar de Paraoh
    Paraoh

    Testei e funciona. Notei melhorias de performance.

  20. Avatar de Tiago

    Confesso que estou um pouco apreensivo em testar esta aplicação. Será possível uma aplicação destas gratuita ser melhor que o TuneUp Utilities 2011? Tenho as minhas dúvidas.
    Era bom fazerem um teste de “desempenho” efectivo da aplicação e tirar as dúvidas a todos estes comentários.
    Mas é sempre bom saber que podem existir alternativas gratuitas e fiáveis…

    1. Avatar de delaorden

      Amigão, nem pensar. Tuneup Utlities é ótimo e recomendo o uso continuo.

  21. Avatar de delaorden

    Ola galera ! Bom dia a todos.
    Acho extremanente temerario você pegar um program na sua versão 1.0 e coloca-lo a rodar, ou correr, no seu sistema operacional, operativo, do dia a dia. O certo é testa-lo numa virtual machine e ver no que é que da.
    Por outro lado, é muita presunção por parte dos criadores do software achar que o program vai dar um “refresh” no sistema pelo fato de excluir arquivos temps ou linhas inuteis do registro.
    Mas claro que o artigo ja serve como o anuncio do que pode vir a ser um bom programa no futuro, com versões mais avançadas e tal. Acho que esse é o objetivo do post, claro.
    Eu sempre recomendaria,porem, testa-lo numa virtual machine. Isso daria ao usuario a opção do risco.
    A única forma de ter um sistema operativo fresco e livre de virus ou vermes é formatando, tendo o cuidado de varrer o HD completamente antes de instalar o SO novamente. Formatar e instalar “por cima” as vezes não resolve. Confiem !
    Continuo com o bom e velho CCleaner. Usei por anos o MVregclean, mas limpava de mais da conta. Depois vou dar uma olhda e ver se melhorou.
    Valeu amigos !

  22. Avatar de delaorden

    Se o pessoal do Pplware quiser dar uma olhada no MVRegclean e demais softs é aqui http://velasco.com.br/velasco/html/produtos.php São de graça, e portanto sem interesse nenhum em promove-los. O único que usei foi o MVRegclean em suas edições antigas, e como disse, limpava mais do que necessario e abandonei. Mas parece que agora tem uma opção de restaurar o registro e tal. Quem quiser testar …

  23. Avatar de Claude
    Claude

    Já utilizei no meu windows xp e deu bronca da grossa!! Limpou tudo e mais alguma coisa… nem restore do sistema consegui fazer!
    Efectivamente no fim de tudo vai ficar como novo (pois efectivamente tive que forçosamente instalar de novo).

  24. Avatar de Tiago Ramalho

    Definitivamente um programa a experimentar… numa máquina virtual 😉

  25. Avatar de NeMewSys
    NeMewSys

    Resolveu-me erros (problemas de energia) que estava a ter ao hibernar e suspender. Brutal.