ReactOS 0.3.10

31 Comentários

O ReactOS é um sistema operativo, gratuito e de código aberto, que reflecte um esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao Microsoft Windows, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.

ReactOS

Para isso, os programadores do ReactOS pretendem atingir uma total compatibilidade de binários, seja para aplicações ou para controladores de dispositivos feitos para os sistemas operativos NT ou XP, utilizando uma arquitectura similar e oferecendo uma interface completa e equivalente.

O ReactOS é o modelo mais completo e funcional disponível de um sistema operativo idêntico ao Windows. Consequentemente, vários programadores poderão aprender muito estudando o código fonte do ReactOS ou até mesmo participando no seu desenvolvimento.

Licença: GNU
Download: ReactOS 0.3.10 (CD de Instalação) [35.37MB]
Download: ReactOS 0.3.10 (Live CD) [33.34MB]
Homepage: ReactOS

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Castro
    António Castro

    É só para dizer que hoje fui o primeiro eheh…
    É claro que este sistema operativo ajuda em muito todos aqueles que estão á procura de outras soluções ao Windows.

    Continuem Pllware nem sempre comento mas leio frequentemente todos os vossos posts

  2. Avatar de Kekes

    Esse e um So que eu tenho acompanhado o seu desenvolvimento e aguardo ansiosamente que consigam uma grande compatibilidade, a ver vamos o que o futuro nos reserva…

  3. Avatar de WiseMax
    WiseMax

    Isto é que era a BOMBA!…

  4. Avatar de Jose
    Jose

    Diz-me que estou a sonhar. o:

    Se isto é verdade, desejo boa sorte a eles, gostava mesmo de ver este projecto a 100%.

    Vamos ver no que isto dá, se der resultado, vou ser dos primeiros a usar. o:

    1. Avatar de _Planax_
      _Planax_

      Podes começar já, é só descarregar e gravar no CD.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Ainda não, porque é BETA.

        Não se deve usar SO’s BETA’s no PC principal, e o Portátil está bem com o Windows 7.

        Quando sair a versão final, podes ter a certeza, que o vou usar e com muito gosto xP

        1. Avatar de jr
          jr

          Por acaso é Alpha.

        2. Avatar de _Planax_
          _Planax_

          Usar não implica usar para produtividade. Podes simplesmente instalar para testar, ou correr numa VM. Se durante a utilização detectares bugs e os reportares, estarás a fazer um contributo muito importante para o projecto.

  5. Avatar de Darth Vader

    Futura cópia do Linux XP ?

    1. Avatar de Jose
      Jose

      O Linux XP é pago, daí que é uma porcaria, senão até tinha futuro.

      A ver vamos se este não tem o mesmo destino, era fixe haver um tipo Linux XP grátis.

  6. Avatar de Vasco

    Linux é Linux, Windows é Windows. Muito sinceramente não acho jeito nenhum a este ReactOS, é reiventar a roda, mas está certo, boa sorte com isso!

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      sim de certo modo é mas pensa numa roda mais leve, mais bonita e funcional… isse é o objectivo do ReactOS

  7. Avatar de irlm
    irlm

    MUITO FRACO!!!

    1. Avatar de Fernando Moreira
      Fernando Moreira

      Pode Ser fraco, mas ao menos as pessoas esforçam-se para que todos nós possamos usar sistemas operativos faceis, compativeis e grátis, eu por estes senhores, que se esforçam para nos dar algo que empresas como a microsoft nao consegue(Bom e Grátis),tenho o maior respeito!!
      Por isso tu, devias era de apoiar estas iniciativas e não criticar, e se fizesses uma critica q fosse construtiva porque se soubesses(talvez saibas não sei) o trabalho que dá e tempo que isto ocupa talvez tivesses mais respeito.

      Cumprimentos,
      Fernando Moreira

      1. Avatar de kaian
        kaian

        É isso ai Fernando Moreira!!
        Falo tudo!!

      2. Avatar de Gota
        Gota

        É isso aí Fernando!

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Tu que és fraco, nem sabes o que dizes.

      Um Sistema destes se funciona-se a 100%, acredita que a Microsoft iria perder grande parte dos seus clientes.

      O que impede as pessoas de mudarem para o Linux é compatibilidade.

      Eu só não uso o Linux, porque prefiro o Microsoft Office 1000x do que o OpenOffice, e depois o Steam, quando me quiser divertir e isso a jogar Counter-Strike por exemplo, e o Wine não presta para emular jogos.

      E ainda não me habituei a ideia de usar o aMSN, ou outro, gosto do Windows Live Messenger, mas isso não é problema, o aMSN serve muito bem.

    3. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      FAZ MELHOR se fores capaz….

      tenho dúvidas que consigas sequer uma linha de código sem erros quanto mais o sistema inteiro.

  8. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Como uso o Firefox, prefiro o Mozilla Backup. E desta me vou, antes que apanhe algum “esquentamento”… 🙂

    1. Avatar de FNP.PT
      FNP.PT

      Isto não é para aqui chamado! Desculpem.

  9. Avatar de Bushy
    Bushy

    Acho que esta iniciativas tem muitos lados positivos, quer do lado dos programadores que apreendem quer pela pequenas empresas que podem usar estas alternativas para usar os seus programas de facturação e o open office, sem gastar um tusto, se e digo se isso realmente funcionar sem problemas nesses 2 segmentos.

  10. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Só um reparozinho sem querer ser chato:
    “feitos para os sistemas operativos NT ou XP,”

    O XP é NT, concratamente NT 5.1

  11. Avatar de J. P. Fernandes
    J. P. Fernandes

    A Microsoft não andava à procura de um CO para liderar uma equipa de desenvolvimento de um OS livre? Se fosse eles, ou apoiava este projecto ou tornava o XP livre.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      O XP livre? Para matar o Windows 7 nao? Ja que este sistema se parece com um windows 98 (ou com o 2000) a MS podia por o W98 livre, para matar este projecto, isso é que era bem pensado. XD

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Para acrecentar, andam ai rumores que esta equipa esteja a aproveitar-se do leak do codigo fonte do Windows NT4 para fazer parte deste sistema.

        1. Avatar de Hugo Cunha
          Hugo Cunha

          E puseram isso em 30 e poucos megas???

        2. Avatar de darkblonde
          darkblonde

          Eles fizeram uma auditoria completa ao seu código fonte e nao encontraram qualquer vestígio de código proprietário, ou seja, código proveniente dessa leak. Até porque a malta do open source que desenvolve este tipo de brincadeiras sabe bem que a microsoft lhes caia logo em cima se fosse esse o caso.

          Se de facto tivessem a despender tantas horas a desenvolver uma base de código “manchada” seria uma monumental perda de tempo que, obviamente, não interessaria a ng, especialmente aos indivíduos que contribuem para este projecto.

          Grande parte do código é o resultado do trabalho de clean room reverese engeneering efectuado pela equipa do WINE desde 1993. O kernel encontra se em desenvolvimento há pelo menos 10 anos. Eu sei pq eu já conhecia o projecto nessa altura :p.

  12. Avatar de dethos

    Nunca utilizei, mas parece que no futuro poderá ser mais uma opção, ao Windows e ao Linux.

    Sim porque pelo que li no site, devido a sua compatibilidade e por ser baseado na mesma “arquitectura do Windows”, poderá conquistar utilizadores mais facilmente que o Linux.

    Mais um para seguir com especial atenção.

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Os links apontam para a versão 0.3.9

  14. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    há malta que não sabe dar valor a nada. até irritam alguns comentários.

    é claro que este projecto é bom.
    Se está maduro, se está pronto para ser usado em produtivdade? a resposta está na própria versão, claro que não.

    Sobre estes rapazes terem copiado algo do windows … santa pachorra, alguém explicou de forma educada que isso nunca iria acontecer, eu tenho outra abordagem: “não passaria pela cabeça de ninguém, só o idiota que levantou o boato”

    Se eles conseguirem/Quiserem criar um engine gráfico flexivel como o X, de forma a poder “comer” com projectos a sério como o GNOME ou KDE o projecto rapidamente sai do estágio de aspecto “antiquado”.

    Quanto ao objectivo deles, espero que consigam, e espero ver uma versão madura. Espero mesmo que este SO me incomode para possivel escolha para SO do meu PC principal.
    Para já, é apenas algo para brincar na VM

  15. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    De facto grande projecto.. Ou boa iniciativa pelo menos, gostava de experimentar talvez ate detecte algum bug.. Mas o meu vaio berrou tenho estado a consultar o pplw por tlm.. Alguém pode fornecer os requesitos mínimos?tenho 1 P3 700 mhz e assim testava.. Abc a todos