Questão semanal: Utiliza algum software pirata?

90 Comentários

Semanalmente colocamos uma questão sobre um tema pertinente, onde esperamos que os leitores colaborem, para que consigamos ter uma noção mais fiel do público que nos acompanha, mas também a opinião e tendências mais evidentes no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

A questão desta semana é: Utiliza algum software pirata?


Utiliza algum software pirata?

  • Sim. (63%)
  • Não. (37%)

Total Votos: 6.023

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!

Comentários

90

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grabiel Allon
    Grabiel Allon

    Tanto mentiroso

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Ia dizer o mesmo

      1. Avatar de cadaleo
    2. Avatar de Luisa
      Luisa

      Mentiroso nada, é tu que vives preso ao passado.

      Quer música > Spotify
      Quer filmes, séries > Netflix
      Quer SO > Linux
      Quer suite office > LibreOffice (tem pra ruindows, pasmem!)

      Só os tolos pirateiam software hoje em dia.

      1. Avatar de André Freitas
        André Freitas

        No meu ponto de vista acho que o que leva à maioria das pessoas a utilizarem software/serviços piratas é o facto de não os terem que pagar, posto isso, não percebo porque mencionas o Spotify e o Netflix , visto serem serviços pagos.

  2. Avatar de manito
    manito

    Onde andam os piratas cá do sítio?! Hehehe eu já usei, mas já prescreveu hehehe.

    1. Avatar de André
      André

      Se já prescreveu é porque não encontraste o crack correto

  3. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    No passado era um pirata, mas desde que descobri Linux há uns 10 anos atrás que deixei de ser um fora da lei 😀

    1. Avatar de GR
      GR

      + 1
      Desta vez respondi com prazer.
      Não uso nada pirata desde que descobri um SO decente!

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Isso mesmo! Costumo dizer às pessoas que quando se usa o pirate você está ajudando a promover a hegemonia das grandes empresas de software. Se quer realmente fazer um protesto, ose software livre!

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        Q protesto?

    3. Avatar de John
      John

      E quais são as coisas no linux que não havia noutros SOs alternativas gratuitas?

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        A começar pelo próprio sistema operativo? 😀
        Agora falando a sério, tenho um PC com Linux e outro com Windows (veio pré-instalado) e não tenho nenhum programa nem conteúdo pirata. Tenho arranjado alternativas gratuitas ou muito baratas para tudo o que preciso.

        1. Avatar de Luisa
          Luisa

          Gosto de pessoas assim, inteligente e HONESTAS acima de tudo. Usas o bom senso e a ética.
          +1

    4. Avatar de fak
      fak

      eu continuo no windows e não uso software pirata, o meu é sempre gratuito e opensource preferencialmente.

  4. Avatar de Charles
    Charles

    Para já, vai em cerca de 40% de mentirosos!

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Queres fazer uma auditoria ao meu PC?

      Não, não tenho software pirata.

      1. Avatar de charles
        charles

        Calma! Era apenas uma piada! Curte a vida…
        Na realidade, “Who cares about your PC!”

  5. Avatar de Camane
    Camane

    Já utilizei mas agora não

  6. Avatar de goolo
    goolo

    posso mesmo dizer original mesmo só o windows, tudo o resto dos softwares que uso é tudo com perna de pau, ehehe

  7. Avatar de Sxac
    Sxac

    Usei, já não uso há uns 15 anos ou mais.
    Hoje existem muito mais aplicações freeware ou até a correrem num browser qualquer, que chegam para as encomendas de um utilizador particular. Nem todos precisam de um Microsoft Office Professional. Isso é mais mania do que necessidades reais, e há versões de outras Suítes a custo zero.

  8. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Falta uma opção na votação que é “talvez”… :mrgreen:

  9. Avatar de paulo
    paulo

    Quem não usou que atire a primeira pedra.

    Uso só um, porque ainda não existe alternativa free

  10. Avatar de Alvega
    Alvega

    2ª feira, dia de ida ao cinema, vou poupar o “guito”, já tenho a dose de riso de hoje.

    Perguntar ao alcoólico se quer “pinga”….

    Qual a definição de Pirata? para quem questiona.
    Somente utilizo o que me foi instalado previamente, por alguém que desconheço, como vou saber se é legal?

    As keys que o PPware passa a vida a PUBLICITAR, para o windows, office, jogos etc. sao LEGAIS ?

      1. Avatar de Nuno Monteiro
        Nuno Monteiro

        São keys revendidas a entidades publicas como escolas etc onde vêm em número e as que sobram são vendidas a bulk e outra vez revendidas em websites… Legalmente nenhuma KEY pode ser revendida a não ser que seja pela microsoft e os parceiros oficiais, coisa que nenhum dos sites publicados são.

        1. Avatar de Flavius
          Flavius

          @Nuno Monteiro
          Legalmente na Comunidade Europeia qualquer KEY de, ou com Software incluído, pode ser vendida (o) a terceiros.
          Se não acreditas, pesquisa, se mesmo assim contínuas com a mesma opinião, temos pena…

        2. Avatar de fak
          fak

          podes vender, compras-te a key, não a alugaste… é tua e fazes o que quiseres com ela.

  11. Avatar de Z/OS
    Z/OS

    Já utilizei software pirata, principalmente quando o dinheiro era escasso. Depois quando as coisas melhoraram comecei a utilizar somente software legalizado. Claro que tento sempre conseguir esse software em promoções, em baixas de preço. Não há sentido em utilizar software pirata que compromete a segurança do Sistema Operativo.

    1. Avatar de Olly
      Olly

      +1
      Até há pouco tempo usava o Photoshop mas também encontrei alternativa para esse (browser based).
      Não sei se posso fazer publicidade mas fica na mesma, pode ajudar alguém: Photopea

  12. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Que remédio……ou paga-se o belo por certos software ou vamos à maneira do pirata….he he

  13. Avatar de Valter Pinho
    Valter Pinho

    Quando a ADOBE lançar a sua suite de aplicações para vídeo (Premiere Pro, After Effects, Audition, Media Encoder e Photoshop) em versão “pay at once” em vez dessa treta da subscrição mensal que fica ao preço dos olhos da cara passados uns 2 anitos…então eu compro a suite…Sim, já experimentei Davinci Resolve…e a minha máquina é instável…e o Premiere Pro é mais rápido!De resto…uso Windows 10 Pro ORIGINAL (é barato), Office 365 ORIGINAL (uma subscrição para um ano nos dias que correm é barato…basta ir aos sites certos), Spotify Premium (a subscrição é barata),TMPEnc Video Mastering ORIGINAL (é barato e fica pra sempre), só o Nero…uso pirata…também pras vezes que gravo dvds ou blurays…serve!

    1. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Com o Spotify eu também deixei que baixar música pirata, principalmente porque deixo as músicas off line no celular para ouvir no carro.

      A assinatura do Office é outro exemplo bem vantajoso sobre o uso de pirataria: sempre temos o software mais recente, além de ter 1 TB disponível no OneDrive e alguns minutos no Skype (não uso).

      Já os aplicativos da Adobe acho bem caro também. Eram muito caros e quando anunciaram que fariam um plano de assinatura eu até me animei, mas quando lançaram o valor mensal foi um balde de água fria… não vale a pena.

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        Digo o mesmo, gasto o meu dinheiro com Netflix, Spotify e Steam, o resto consigo fazer tudo com software gratuito.

  14. Avatar de bill
    bill

    ha muitos anos ja que so uso software livre nos meus pc’s.

  15. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    Já usei muitos softwares piratas. Atualmente só uso um. Acho que os planos de assinatura como o do Office ajudaram e muito a diminuir o uso de cópias ilegais.

    Mas ainda caio em tentação quando se refere a filmes, kkk. Se ao menos disponibilizassem os filmes mais rapidamente na Netflix ou na Amazon Prime…

    Ainda existe uma mentalidade muito limitada quanto à sua inclusão nos serviços de streaming. Na minha percepção, a pirataria aumenta e muito quando lançam os filmes em Bluray; logo, deveriam incluí-los no streaming na mesma data de lançamento da mídia física… melhor ganhar pouco do que não ganhar nada.

  16. Avatar de Samuel
    Samuel

    Eu não uso software pirata. Não saco musica e todos os meus jogos são para Linux portanto eu não minto quando digo que não uso software pirata.

  17. Avatar de czarito
    czarito

    Photoshop. O método de assinatura assusta para quem utiliza o programa por diversão (e não profissionalmente).
    O resto é tudo legal.

  18. Avatar de MarioM
    MarioM

    O que é um Software Pirata ?

  19. Avatar de jsvenancio
    jsvenancio

    Desde que descobri Linux ando sempre em busca de software “Open-Source” e por esse motivo não vejo a utilidade em usar “crak’s”.

  20. Avatar de F Silva
    F Silva

    Era interessante era saber,anonimamente é claro, quais os softwares pirateados que o ppl usa. Presumo que o windows já não seja o caso de topo já que se pode instalar sem fazer activação, mas seria interessante saber quais os programas estão no topo

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    Linux…. xD

    1. Avatar de cmatomic
      cmatomic

      ahahahha

  22. Avatar de nop90
    nop90

    apt install *nome aqui* ou git clone *inserir url aqui*

    0% pirataria, é outro luxo.

    1. Avatar de John
      John

      ainda bem que só se pode fazer git clone no linux… /facepalm

      1. Avatar de nop90
        nop90

        aponta lá onde é que disse isso. Se entendes dessa forma é sinal que vou perder tempo contigo.

  23. Avatar de Pensamento Positivo
    Pensamento Positivo

    Como quase todos… Já usei… Mas, faz anos que já não uso!… Hoje com qualquer distro de linux tem-se um browser decente como o Firefox e a partir daí tem-se quase tudo. Office em casa uso o da Google no browser que é gratuito e suficientemente bom. Media Player uso o VLC para o pouco que preciso e fotografia e PDF é o que a distro trouxer.

    Já agora uma boa notícia fresquinha e boa para utilizadores do Pinguim que hoje descobri: Finalmente a MEO viu-se livre da … do Silverlight no site do MEO GO!… Menos uma desculpa!… É abrir o Chrome ou FF e usufruir!…

    1. Avatar de Bruno Jesus
      Bruno Jesus

      Ainda ontem estava a pensar em instalar algum emulador Android para ter MEO go no PC. Assim fica mais fácil, obrigado

  24. Avatar de Lemos
    Lemos

    Fumei mas não inalei

  25. Avatar de kodiakshadows
    kodiakshadows

    Eu tinha por hábito comprar sempre o Windows, mas desde á uns 13 anos para cá os poucos que uso compro e depois tenho os outros free. É tudo uma questão de cultura, até os filmes compro, depois dou assim como livros

  26. Avatar de PC
    PC

    Já usei e bastante, mas hoje em dia, fazendo as contas será que compensa? Em primeiro lugar, com a quantidade de ransomware, vírus e malwares que há por aí, vale a pena arriscar? Depois, com o valor das assinaturas anuais tipo Office (família 6 licenças 99€) ou Adobe plano fotógrafo (120€ e desde que esteja logado com a tua conta, instalas nos PCs que quiseres) fazendo as contas estás a gastar 20 euros por mês e não tens que andar sempre à procura da versão mais atual e o respectivo crack. No desenvolvimento de software, e se não for para uso comercial, tens inúmeras escolhas gratuitas, mesmo o Visual Studio. Mas isto é no meu caso que não tenho necessidade de outro software.

    1. Avatar de fak
      fak

      @PC

      se o pessoal souber no que confiar, não apanha virus… eu já não recorro à pirataria atualmente, mas acredita que passei 10 anos com uma perna de pau e sei os sites em que devo confiar de cor e salteado…

      mas voltando ao teu comentário, à muita gente que é agarrada ao dinheiro, são opções… eu cá prefiro usar gratuito, mesmo tendo menos comodidade e ter mais algum dinheiro de sobra para outras coisas, como comprar comida com mais qualidade, tratar do meu corpo, comprar umas roupas decentes (e por decentes digo com qualidade, não de marca), etc…

      eu por exemplo à 3 meses paguei 85€ para fazer uma limpeza aos dentes numa clinica privada… se tivesse de pagar netflix, spotify, photoshop, visual studio ou outras cenas andava mais preocupado com o dinheiro e certamente não esbanjava tanto… lá está são opções… eu escolhi o gratuito porque a pirataria começou-me a pesar na consciencia, outros continuam greedy e usam pirata.

  27. Avatar de Bruno Pinto
    Bruno Pinto

    Já vão 1300 mentirosos… E ainda faltam mais!

    1. Avatar de Tiago Morais
      Tiago Morais

      Mentiroso? Com que direito me acusa de votar no que realmente pratico? Consegue provar que estou a ser mentiroso? Eu uso efetivamente 0 softwares piratas. Graças ás subscrições, os softwares não são mais um pesadelo. Pago por tudo o que uso, até porque seria falta de ética criar software para vender e depois ir “crackar” software para usar. Fale antes de pensar e dê crédito a algumas pessoas que são sinceras.

      1. Avatar de Nuno Monteiro
        Nuno Monteiro

        Deixa de ser aldrabão, pagas tudo ? um visual studio tem para enterprise um preço de 500€/ano, também pagavas isso ? Cuida-te que ainda vais a tempo.

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Se ele representar uma empresa, que remédio não tinha ele. Se não, porque raio ia pagar a versão “Enterprise”, principalmente quando existe uma gratuita?

        2. Avatar de Tiago Morais
          Tiago Morais

          Do Visual Studio, tenho a licença Profissional, que vem no pack “action pack” da Microsoft, que de momento me chega. Mais alguma dúvida?

        3. Avatar de Luisa
          Luisa

          Quem precisa de Visual Studio com alternativas grátis que batem de frente com ele?

    2. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Por isso mesmo é que devia haver a opção “talvez”… :mrgreen:

  28. Avatar de cmatomic
    cmatomic

    Não utilizo o windows não utilizo software pirata .

  29. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    Só compro hardware…

  30. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Já usei e abusei, mas hoje em dia não tenho a “necessidade” de o fazer.

  31. Avatar de Cesario Evora
    Cesario Evora

    Só há dois tipos os que utilizam e os mentirosos…

    1. Avatar de Tiago Morais
      Tiago Morais

      Que comentário ridiculo.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Falta de senso de humor?

        1. Avatar de Tiago Morais
          Tiago Morais

          Até tenho bastante.

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Eu tenho levado a coisa para a paródia mesmo quando o pessoal refere os ditos mentirosos…

  32. Avatar de Carlos
    Carlos

    Sim… E alguns freeware… A minha perna de pau foi envernizar ehehe

  33. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Apenas o mIRC.

  34. Avatar de Nuno Monteiro
    Nuno Monteiro

    É que nem o windows é original 😉 isto vai desde o photoshop ao IDA até Visual Studio tem crack xD
    Eu acho que no meu caso a pergunta deveria ser, o que usas que é original ? Se tudo fosse a 5€ e licença permanente eu comprava agora dar 1000€ por um software ? caga nelito, continuarei a dar reverse até ao fim dos meus dias.

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Se fosse tudo a 5€ e licença permanente ainda vivíamos no tempo do DOS. As coisas não evoluem de graça.

      1. Avatar de Nuno Monteiro
        Nuno Monteiro

        Não é bem assim, empresas como “winrar” por exemplo, tem licença permanente que expira em 30 dias, mas na realidade o software funciona sempre, eles não limitam porque sabem que se fosse mesmo pago, eles não eram nem de perto nem de longe o que são hoje. Tudo é uma questão de markting mais vale teres 1 milhão de pessoas a pagar 5€ por mês que 10 mil a pagar 500€ por ano, apesar do resultado monetário ser o mesmo o impacto é muito maior e mais atrativo para publicidade no caso de 1 milhão de pessoas. Basta ser inteligente, coisa que 80% das marcas não são e por isso é que são engolidas pelas gigantes.

        1. Avatar de Nuno Monteiro
          Nuno Monteiro

          o resultado monetário não é o mesmo, foi uma grelha minha, mas acho que me fiz entender.

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Sim, fizeste-te entender. E embora não concorde (acho que há software que vale 5€ e acho que há software que vale 500€) percebo o teu ponto de vista.

      2. Avatar de fak
        fak

        por acaso evoluem… olha o software gratis por exemplo, o UBuntu, Bleachbit, CloneCD, 7-ZIP, CPU-Z, o winamp… todos têm mais de 10 anos, alguns já existem desde o tempo do DOS…

        ainda estão no DOS?

        a diferença é que tu falas em empresas que trabalham para o lucro, eu falo em empresas que verdadeira e genuinamente focam em ajudar a comunidade tecnológica…
        é a diferença…

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Calma que eu não estou a criticar o open source. Muito pelo contrário, o trabalho que a comunidade consegue fazer é magnífico e há software tão bom que a maior parte das minhas ferramentas são Open Source:
          FreeCad, Kicad, Blender, VSCode (não é bem open source, mas é quase :D), Godot… O que digo é, mesmo as pessoas que contribuem com o seu tempo para esses projetos têm de ganhar dinheiro de alguma forma (muitas vezes trabalhando em empresas de desenvolvimento de software pago). E o software open source & gratuito muitas vezes precisa do software pago e proprietário, mais que não seja para se inspirar.

  35. Avatar de Bruh
    Bruh

    Já cheguei a usar. Depois pensei: vale mesmo a pena correr o risco de andar a meter software modificado, sabe-se lá como e com que intenções, no meu pc? Hoje em dia também não tenho tanta necessidade de usar os programas que usava há uns aninhos, e mesmo que tivesse, há tantas alternativas grátis que provavelmente não teria necessidade de recorrer a software pirateado.

    Para os meninos que andam por aqui a dizer “tantos mentirosos!”, o melhor é mesmo olharem para o espelho e perceberem que os outros podem ser diferente deles.

  36. Avatar de Zacarias
    Zacarias

    Todo o software que eu tenho é pirata

  37. Avatar de luis
    luis

    A pirataria não existe , existe sim o uso ilegal de software patenteado para uma x pessoa ou empresa para uma só maquina , e esse mesmo software ser partilhado por milhões

  38. Avatar de censo
    censo

    Apenas um jogo que está de momento instalado no pc. Pago assinatura Office e Adobe. Em tempos usei pirata, mas saía caro.

  39. Avatar de Daniel
    Daniel

    Eu sou perfeito e não uso nada pirata, sempre fui contra esse tipo de coisa.
    Até imagens que uso no meu blog que pago para usar e dou créditos.
    É triste que as pessoas invejam os perfeitos e honestos!

  40. Avatar de Joseppe
    Joseppe

    Hehehehe… pela estatística parece-me a mim que o winrar já não é assim tão popular… ou então começaram a pagar aos developers.

    1. Avatar de Flavius
      Flavius

      Hehehe…bem visto 😉
      Mas temos muita malta honesta :p

  41. Avatar de Carlos Oliveira
    Carlos Oliveira

    uTorrent é considerado pirata? Ou é apenas considerado plataforma com acesso a conteúdos pirata?

    1. Avatar de fak
      fak

      Utorrent é uma ferramenta de acesso a uma plataforma de Sharing, não há nenhuma ilegalidade aqui… a ilegalidade está nos conteúdos da plataforma e isso já não é gerido nem pela ferramenta nem pela plataforma.

  42. Avatar de Discovery
    Discovery

    W10PRO, Sony Vegas, séries, jogos, MP3, tudo sacado via torrents..
    No tlm saco apk já alterada ou altero eu.
    Fácil. Não tenho guito.
    A gravar cassetes desde os anos 70…

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      E quando o pessoal trocava as fitas das cassetes dos jogos do ZX Spectrum???

    2. Avatar de fak
      fak

      fonix ainda gravas cassetes? não há pens USB e conversores de youtube nesses lados? LOLOLOL

  43. Avatar de fak
    fak

    quem precisar de alternativas ao software pago, é só dizer, posso não conseguir indicar algo de igual qualidade, mas se o indico é porque já o usei pessoalmente durante muito tempo e sei que é uma alternativa viavel.