Quer um Office à borla? Chegou o novo LibreOffice 6.4

20 Comentários

Não há dúvida que nas ferramentas de produtividade a Microsoft é a empresa que mais se destaque. No entanto, nos últimos anos, muitas plataformas têm aparecido e uma das que se tem destacado é o LibreOffice.

A Document Foundation lançou recentemente o LibreOffice 6.4! Conheçam já as novidades.

Quer um Office à borla? Chegou o novo LibreOffice 6.4


O Libreoffice é uma suite de produtividade que tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores. Esta suite tem ganho muitas novas funcionalidades e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio e até oferece algumas características avançadas.

Novidades do LibreOffice 6.4

Tal como era esperado, o LibreOffice 6.4 traz novas funcionalidades e melhorias às funções que já disponibiliza. A Document Foundation sublinhou que o principal destaque desta versão é o “desempenho” e também o suporte perfeito para os formatos DOCX, XLSX e PPTX.

Funções também em destaque…

    • Gerador de códigos QR
    • Sistema rápido de suporte/ajuda
    • Comentários à informação podem ser marcados como resolvidos
    • Redação automática
    • Painel da tabela adicionado à barra lateral do Writer
    • Possibilidade de combinar várias caixas de texto numa só (Disponível no Draw e Impress)
    • Outras novidades… ver aqui

Esta nova versão está disponível GRATUITAMENTE para Windows, macOS e Linux – obter aqui.

O LibreOffice oferece ferramentas idênticas ao WordExcel e PowerPoint. O Draw é uma ferramenta de diagramas semelhante ao Visio. Existem também o Math que é usado para criar fórmulas simples e complexas e o Baseque é um estilo de Microsoft Access. Tal como o Office 365, o LibreOffice também está disponível na cloud – veraqui.

Além do LibreOffice existem outras alternativas fantásticas e gratuitas que pode usar em substituição do Office da Microsoft. Vejam no artigo seguinte quais as alternativas que sugerimos.

8 alternativas gratuitas ao poderoso Office da Microsoft em 2018

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Há mais de 15 anos que utilizamos em ambiente empresarial, desde os tempos do OpenOffice. Em cerca de 75 máquinas, só 3 é que têm MS Office para aqueles ficheiros externos mais esquisitos em termos de formatação ou macros.
    Aliás, à conta disso, a maior parte dos colaboradores (eu incluído) quando é preciso usar o MSOffice, aquilo parece tão estranho. O uso repetido de determinado software tem destas coisas.
    Resta ver se esta versão resolveu mesmo todos os problemas de compatibilidade com os docx. Amanhã já verifico com uma simples tabela num documento odt.

    1. Avatar de FilipeB
      FilipeB

      Tenho mais ou menos a mesma história na minha empresa. Não temos é nenhum MS Office.
      Por vezes temos problemas com formatações, é verdade, e as macros tiveram uma curva de aprendizagem, mas o consenso é que as vantagens ultrapassam em muito as desvantagens.
      Não é perfeito, longe disso, mas para edição básica de texto e para elaboração de orçamentos serve perfeitamente. Recomendo vivamente.

    2. Avatar de Artur Peralta
      Artur Peralta

      docx é um formato proprietário. Quem o utiliza é que está “errado” e não o Libreoffice e semelhantes. Os formatos estão bem definidos e só usa proprietários quem quer.

      A adobe é perita nisso… e olha agora a malta toda a mudar…

      1. Avatar de William
        William

        É fato…
        DOCX só vai funcionar com perfeição no MS Office, afinal ela que fez esse formato… O ideal é preferir formatos abertos e quando alguém insistir em usar DOCX, você fala: apenas formatos abertos são aceitos. Acaba logo essa frescura.
        Outra coisa que costuma dar problemas é o uso de fontes proprietárias da MS. Quando aberto num PC sem tais fontes instaladas, ele usa uma alternativa e isso quebra a formatação.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    É o que eu uso,o LibreOffice.Nem sabia que havia uma nova actualização.Vou baixá-la e instalá-la.Para quem não pode(€€€) ter o Microsoft Office esta é uma excelente alternativa,podem crer. 🙂

  3. Avatar de JMonte
    JMonte

    O LibreOffice é já um software maduro e com provas dadas, chega e sobra para todas as necessidades de um escritório moderno. Apenas documentos com macros e formatações estranhas (como diz o Nuno em cima) é que podem divergir um pouco.

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Por vezes ficam estranhas porque o utilizador que usou o M$Office inventa na forma como as fez. Alguns desenhos ainda ficavam com coisas mal “traduzidas”, vejamos se é desta.

  4. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    O Draw é uma ferramenta de diagramas (??) semelhante ao Visio. São ambos programas de Desenho vectorial tal como o InkScape. O Draw também abre ficheiros Visio, publisher, corel draw e o melhor de todos edita pdf.
    O Base é uma Base de Dados, que pode ser ligada ao mysql e que tem como novidade poder ser ligada ao python….

    1. Avatar de Íngreme
      Íngreme

      Para mim a “cereja no topo do bolo” é mesmo a possibilidade de poder editar PDF no Draw. Um pouco lento, é certo, mas suficiente para as minhas necessidades, evitando ter de gastar dinheiro com software específico.

      1. Avatar de William
        William

        Aqui não é lento, quais suas configurações?

  5. Avatar de Íngreme
    Íngreme

    Uso o LibreOffice desde que ele existe, já lá vão quase dez anos (antes disso usei o StarOffice e o OpenOffice), e para o trabalho que eu faço quase que chega. E digo “quase” porque há uma coisa que faz todas, mas mesmo todas as suites de produtividade em qualquer sistema operativo cair, que é o código proprietário da Microsoft e que é utilizado principalmente no Excel. Recebo ficheiros de trabalho com esta programação em Excel e, embora o LibreOffice consiga abrir e visualizar esses ficheiros, as macros (ou lá o que é) não são executadas e aparecem por vezes mensagens de erro relacionadas. É claro que para este problema e poir questões relacionadas com dinheiro (falando bem e depressa) nunca irá haver solução, e em certos cenários as pessoas lá terão que engolir com uma licença do Microsoft Office, nem que seja “daquelas” que aparecem por aqui naqueles artigos onde não é possível comentar.
    Fora isso o LO é grátis para qualquer utilização. intuitivo e funcional.

  6. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Só mais uma coisinha… Os documentos podem ser guardados directamente na cloud (existem várias possíveis), procurem essa opção no Ficheiro –> Guardar Ficheiro Remoto.

  7. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Parabéns aos desenvolvedores. Excelente software que uso e abuso. Cada vez melhor!

  8. Avatar de Teixas
    Teixas

    Bom dia, estou a usar o Libreoffice pois tinha comprado uma Key do OFFICE2019 que entretanto deixou de funcionar. Não consigo activar a mesma depois de ter mudado de motherboard e reinstalado o sistema. Será que me podem ajudar? A chave foi comprada no RELOOK e eles dizem que só dão garantia de 1 mes…
    Obrigado

    1. Avatar de Íngreme
      Íngreme

      Essas chaves são OEM e ficam definitivamente associadas ao sistema onde forem activadas inicialmente. Uma vez que mudou de motherboard não poderá voltar a activar essa licença.

      1. Avatar de Teixas
        Teixas

        Pois… deduzi que seria algo do género…

      2. Avatar de William
        William

        Até tem como, mas é muita dor de cabeça e terá que ligar pra M$

  9. Avatar de pobox
    pobox

    Tentei instalar a atualização há poucos dias atrás, mas deu-me sempre erros de permissão no windows.
    Em alternativa, tenho vindo a testar o NEAT OFFICE (free na loja MS Store) e também gosto e serve muito bem para as minhas necessidades.
    Vou terminar a relação com o MS Office, apesar do beneficio que este oferece com 1 TB na Cloud.
    Criei um servidor com XPEnology onde tenho também Cloud e Apps Android, Windows e Linux e colmato assim a relação (para melhor) que a MS me oferecia por 100 euros ano.
    Próximo passo será a virtualização de Windows no servidor para acessos com ThinClient, também DIY.
    Tenho vindo a testar os ThinClient com Raspberry PI Scretch e estou a gostar.

  10. Avatar de N'uno
    N’uno

    O único problema é, como aqui foi dito, a necessidade de trabalhar com os formatos proprietários da M$. De resto, o LO chega e sobra para qualquer escritório moderno, tendo a concordar.

  11. Avatar de Danilo
    Danilo

    Este é tão bom que uso até no Windows.

    Valeu!