Quer manter o Edge longe do Windows 10? Há uma app para isso

28 Comentários

Com a chegada do Edge, a Microsoft conseguiu cumprir os objectivos a que se propôs. Criar um novo browser, leve e que fizesse esquecer o Internet Explorer.

Mas nem todos o querem usar no novo Windows 10, voltando ao IE ou a outras propostas. A Microsoft não deixa isso acontecer de forma simples e para isso surgiu agora uma ferramenta, o Edge Blocker.

Edge Blocker

A integração do Edge no Windows 10 é profunda e dificilmente o vão conseguir remover do sistema operativo da Microsoft. Esta foi uma decisão que não agradou a muitos utilizadores, que assim se vêem obrigados a ter de usar o Edge em determinadas situações.

Não é apenas uma obrigatoriedade de utilização no que toca ao acesso à Internet, mas vai mais longe e este browser é o leitor de PDF’s que é usado por omissão, mesmo havendo uma app dedicada dentro do sistema operativo.

Mas como é impossível remover o Edge, surge uma alternativa, desactivá-lo. Para isso existe a app Edge Blocker, que trata do processo de forma directa. Com uma interface simples e com apenas 1 botão, basta carregar para que o Edge fique bloqueado de imediato, nem se conseguindo lançar. Se virem a interface do Edge Blocker azul, então o Edge está acessível. Se por outro lado estiver vermelha, então este browser não vos chateia mais.

Edge Blocker

Se correrem o Edge Blocker e esta é uma aplicação portátil e sem necessidade de instalação, vão agir directamente na vossa conta. Se o executarem com permissões de admininstração vão estar a criar este bloqueio para todos os utilizadores do Windows 10.

Há alguns problemas reportados com algumas funções do Windows 10, nomeadamente com o OneDrive, mas nada que impeça a utilização normal do Windows.

Se querem ver o Edge bem longe do Windows 10, mesmo não o podendo remover, então o Edge Blocker é a solução. Bloqueia-o e impede que este browser esteja a ser lançado sem que o queiram usar!

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Porque é que haveria de querer desativar o edge quando posso simplesmente não usá-lo?

    1. Avatar de Giovane Rossi Rojas
      Giovane Rossi Rojas

      No meu caso utilizo aquele Launcher da Microsoft no meu Android. Quando compartilho a página para o pc, ele sempre abre no edge. Quero desativar por isso.

  2. Avatar de Malicx
    Malicx

    Mas que parvoíce. Uso o Edge ou chrome sem qualquer dificuldade. É como o freguês entender. Entupir o W10 com mais uma inutilidade para quê?

    Só para ser anti Microsoft .

    1. Avatar de Tierguino Pinto
      Tierguino Pinto

      deixa eu desenhar… mesmo se seu navegador default for qq outro q não o Edge, qq coisa q pesquise na barra de tarefas, se for link web será aberto no Edge!

  3. Avatar de Serato
    Serato

    Mas porque haveria alguém de querer bloquear o Edge?
    Se não fosse a falta de extensões, era o melhor browser que se podia ter, aliás, mesmo sem as extensões, gosto muito de o usar.

    1. Avatar de 123456789
      123456789

      Porq so usas pra ir ao face so pode

      1. Avatar de Toderici
        Toderici

        Eu utilizo muito mais do que face, se tu utilizas so pars o face então o problema é teu… Mania dos outros hoje em dias acharem-se mais espertos que os outros, so porque utilizam coisas diferentes

      2. Avatar de Serato
        Serato

        @123456789… Há quem trabalhe ainda….

        1. Avatar de helder do amaral Oliveira
          helder do amaral Oliveira

          Eu não uso o Edge por conta de certicação digital e sites de bancos e sites de órgãos públicos que o Internet Explorer e o Moozila Firefox são os navegadores recomendados , porém se houver um problema aí uso o Edge. instalei só para testar este aplicativo mas quero agora desintalar e não consigo remover

    2. Avatar de flavio
      flavio

      Concordo. Passei a usar praticamente só o edge. Chrome so quando preciso das extensões

    3. Avatar de User
      User

      Concordo plenamente por mim bate o chrome (atual) de longe.

  4. Avatar de Ruivix
    Ruivix

    Não me faz grande diferença porque preciso sempre de ter mais que um Browser num PC…

  5. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Isso instalem todas as porcarias, depois digam que Windows 10 é uma M…. Não querem o Edge tudo bem não usem! Vão as definições alertem o browser pré-definido

  6. Avatar de paula lemos
    paula lemos

    O edge tera adblock quando sair o w10M. Nunca! Macbook pro retina cria delicidade

    1. Avatar de flavio
      flavio

      O windows 10 já saiu o ano passado com os lumias 550,950 e 950 XL. Está sim a faltar a atualização para os modelos mais antigos. E já agora, já existe adblock para o edge. A única razão de um utilizador normal não poder instalar é porque as extensões ainda estão em fase de testes, e virão com a versão Redstone

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Quero é ver extensoes no Edge e não apaga lo.

  8. Avatar de tavares
    tavares

    Desativar o browser para quê? Ninguém é obrigado a utilizar e não ocupa espaço…só por “embirração”!!

  9. Avatar de censo
    censo

    Qualquer dia inventam uma aplicação para ligar o pc …! Enfim, parvoíce de aplicação para utilizadores preguiçosos ou ignorantes.

  10. Avatar de Batman
    Batman

    Usei muito o Edge mas devido a algumas inconsistências que o mesmo esta apresentando no meu computador resolvi adotar o Opera por padrão, que tem me atendido muito bem. Saudações brasileiras!

  11. Avatar de sakura
    sakura

    é o unico browser que “le” 4K na prefeição no meu pc, F12, e,
    “”State of Mobile App Developers 2016 report””
    eu queria o Edge no linux.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      O EDGE é de longe o browser mais rápido e fluído para PC, mas também o mais incompleto, daí eu usar o Firefox. Já usei todos os maiores browser e nada para mim sai desta lista: 1. Firefox, 2. Edge, 3. Chrome.

      Quando o Edge tiver um organizador de Bookmarks como o Firefox e permitir exportar/importar bookmarks com pastas, etc e tiver plugin como o Firefox/Chrome, então mudo de vez. Até lá fica na gaveta.

  12. Avatar de li70
    li70

    Podem remove-lo acedendo a pasta C:\Windows\SystemApps e mudar o nome da app que querem remover, nao conselho apagar a app mas mudar simplesmente o nome.

    mas a questao é: porque apagar edge? se nao querem usem outro nao faz mal nenhum estar installado.

  13. Avatar de li70
    li70

    correcçao: Podem esconder a app acedendo a pasta C:\Windows\SystemApps e mudar o nome da app que querem desactivar, nao conselho apagar a app mas mudar simplesmente o nome.

    mas a questao é: porque apagar edge? se nao querem usem outro nao faz mal nenhum estar installado.

  14. Avatar de Jota
    Jota

    O Edge precisa de ser mais personalizável!

  15. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    Não entendi nem o objetivo da app nem do artigo em si! Quem não quer não usa, não tem que bloquear!