Quais os 5 melhores editores de texto em 2016?

63 Comentários

Um editor de texto é uma das ferramentas mais usadas em qualquer sistema operativo. Além das funcionalidades básicas, este tipo de ferramentas integram hoje muitas funções direccionadas para a programação, registo de notas e outras funcionalidades mais avançadas.

Hoje apresentados o nosso TOP 5 dos melhores editores de texto em 2016. Veja se concorda.

Coding_thumb


1) Notepad ++

O Notepad++ é um poderosíssimo editor de texto que combina uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de qualquer pessoa que trabalhe com texto digital. É bastante leve, reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação (C, C++, HTML, XML, ASP, JAVA, SQL, Perl, Python, HTML5, CSS entre outras com sistema syntax highlight, excelente para programadores).

notepad.jpg

2) Atom

O Atom, o popular editor de código do Github, é um dos preferidos dos programadores devido às funcionalidades que oferece. O Atom permite que os programadores acedam à semântica de várias linguagens de programação, à integração com o Git e (claro) com o próprio Github, a temas completamente personalizáveis e o acesso a uma comunidade que está a desenvolver e a criar módulos e extensões para o Atom.

atom.jpg

3) Sublime Text

Sublime Text é um editor de texto e código-fonte multiplataforma, escrito em linguagem C++, que foi inicialmente pensado para ser uma extensão do vim. Este editor oferece recursos extraordinários e um desempenho simplesmente surpreendente.

Sublime-720x405

4) Brackets

Considerado como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), o Brackets é um editor de texto código, muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis .

brackets

5) Bluefish

Bluefish é um poderoso editor de texto, recomendado para programadores e webdesigners.
Como muitas opções disponíveis, permite desenvolvimento em HTML, XHTML, CSS, XML, XML, PHP, C, Javascript, Java, SQL, Perl,  JSP, Python, entre outros.

O Bluefish foi criado por Chris Mazuc e Olivier Sessink em 1997, com o objectivo de facilitar o desenvolvimento web a profissionais tivessem como sistema operativo o Linux.
bluefish

Além destes cinco editores de texto, existem muitos outros. Estes são provavelmente os mais populares mas também dos mais completos em termos de funcionalidades. Pessoalmente uso o Notepad ++ para tudo e mais alguma coisa.

Concorda com este TOP 5? Se não, qual seria o vosso TOP de editores de texto?

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marcio Rodrigues (BR)
    Marcio Rodrigues (BR)

    O Notepad++ é o melhor, já testei o Atom, Sublime Text e Brackets e também são excelentes, mas são muito pesados se comparado ao Notepad++, e esses editores precisam ser ultra rápidos.

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Sublime Text pesado?

      Arranja um computador a sério!

      1. Avatar de Marcio Rodrigues (BR)
        Marcio Rodrigues (BR)

        Comparado ao Notepad++ é mais pesado sim. Esses editores de texto são leves, mas comparado um com o outro, o mais leve e rápido é o Notepad++, e é nesse contexto que estou me referindo que o Sublime Text é mais pesado, não tem nada a ver com o computador.

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          Só se for no Windows…

          No Mac, o Sublime Text é muito rápido.

        2. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          Uso o Brackets e o Atom e nao sao nada pesados, sao ate bem rapidos, e ajudam bastante a poupar tempo.
          Ja os usei num velhinho dual core e sempre foram bem rapidos e leves.
          Deves ter um PC muito lento ou mal configurado para te estares a queixar.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Disclaimer: Tenho um computador a sério.

        Posso confirmar, Sublime Text é muito pesado COMPARADO ao Notepad++.

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        É pois. Este é a princial razão por não usar o sublime (para além de ser pago e vem com um tema muito negro).

        1. Avatar de Tiago Ribeiro
          Tiago Ribeiro

          Acho que não usaste o sublime text o tempo suficiente. Se para ti o tema é muito negro, tens mais umas dezenas para escolheres.

      4. Avatar de Marco
        Marco

        Gosto muito do Sublime, mas o Notepad++ é bem mais rápido que o sublime a abrir, no sublime não consigo fazer uma coisa que consigo no notepad++ fechar/abrir o code folding com a teclas direccionais.

      5. Avatar de Carlos Ferreira
        Carlos Ferreira

        Para quem sabe português sim! Ele referiu que era mais pesado comparado ao notepad++. 10g é leve? É. Mas é mais pesado que 1g.

    2. Avatar de Khidreal
      Khidreal

      já viste a diferença da interface também? é normal que o N++ seja muito mais leve que o Atom por exemplo… eu cá a nivel de interface prefiro o Atom, apesar de ser mais pesado, a interface do N++ é muito anos 00, precisa de uma atualização a meu ver, mas claro, melhorando a interface consome mais recursos, logico. Duvido que o Atom ou algum dos outros consuma assim muito por aí além…

    3. Avatar de jpoa
      jpoa

      Adicionando mais um ponto forte do Notepad++: melhor suporte a UTF-8 e Shift-JIS. Para quem, como eu, trabalha com textos com caracteres asiáticos, Notepad++ é o único dos citados que não “destrói” o texto. O Sublime é tão mal programado que até identifica erroneamente a codificação dos arquivos, de graça ele é caro.

  2. Avatar de João P
    João P

    O vi, sem qualquer dúvida 🙂

  3. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    EmEditor

    1. Avatar de Alf
      Alf

      Pouco conhecido mas muito bom e leve!!!

  4. Avatar de eleck
    eleck

    só não sei porque é que o atom vem em 2 e o brakets em 4, quando em tudo desde extensoes, mods, licenca opensource, o brakets é melhor, deve ser mesmo o hype dos utilizadores

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      O Brakets é pesado comparativamente ao Sublime, tenho os instalados e num Core I3 com 4GB posso dizer que por vezes notava lentidão no Brakets e por isso substituí pelo Sublime, o Atom não conhecia, vou testar…

    1. Avatar de Jorge Frazão
      Jorge Frazão

      Também gosto bastante

    2. Avatar de Andre
      Andre

      Concordo plenamente. E deveria integrar a lista no top 3 ate porque o titulo indica editores de texto em 2016 por isso seria interessante ver editores existentes em 2016 que claramente ja sao superiores a sublime e com potencial de crescimento enorme.

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O top nem está mau… Mas não deixa de faltar aí o Visual Studio Code. Pode ser novo mas acho que certamente merece estar aí em vez desse top 5.

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      O VSC, tal como o brackets, não passam de forks do Atom!

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        e por serem forks quer dizer que sejam piores ?

      2. Avatar de Marco
        Marco

        o VSC não é um fork do Atom é um “fork” do motor do Atom.

        1. Avatar de Luis Rodeigues
          Luis Rodeigues

          Nao sao forks.
          Sao ambos baseados no Electron.

  6. Avatar de Eskiso
    Eskiso

    Sublime Text sem duvida, depois de saber meia dúzia de atalhos de teclado, a produtividade dispara.

  7. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Cyberduck+Sublime ftw

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Devias experimentar visual studio code com plugin ftp e o pato deixava de ser util. Muito bom. Deixei o sublime logo mais o chato do pato.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Se fosse programadores a sério, usavam o git…

        1. Avatar de Marco
          Marco

          o que é que uma coisa tem a ver com a outra?

        2. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          O git? E que tal o Media Player? LOL
          Explica quais as potencialidades uqe o git tem como IDE.

        3. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          LoL? uma coisa não tem nada a haver com a outra…

  8. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    @Sugestão para o Pplware: Acho que seria interessante como um portal de tecnologia ter uma rubrica sobre “deals” na Amazon, Ebay, etc… Deste género : http://www.androidpolice.com/topics/deals/

  9. Avatar de NT
    NT

    Notepad++, Sublime text….
    Mas acho que também podem ter um espaço para o gedit( ou builder https://wiki.gnome.org/Apps/Builder ) e o vi/vim…

  10. Avatar de Paibinha
    Paibinha

    Ainda prefiro o notepad++. Apesar do VW code ser a minha segunda escolha. Tudo depende das linguagens e dos helpers em runtime. Mas ainda não substitui um IDE. Abraço a todos os coders. 🙂

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Alguém sabe onde encontro a tradução do Atom?

  12. Avatar de Tolo
    Tolo

    Sublime pesado?? Nem na china quanto mais aqui… Neovim o poderoso vim com esteroides.

  13. Avatar de paulo
    paulo

    Notepad++ sem sombras de duvida.

  14. Avatar de David
    David

    O NotePad ++ é um editor para windows apesar de poder rolar no linux com wine ou talvez exista uma versão não oficial. Mas mesmo que fosse para os sistemas operativos mais usados não é editor que recomende. Por várias razões. Uma delas é que a função de um editor é aumentar a produtividade. Ele não cumpre essa função se não usarmos os plugins e mesmo com plugins não sei…

    Uso e recomendo o BlueFish. É um editor multiplataforma open source. Dá sugestões de tags e elementos, etc… Muito bom e leve.

  15. Avatar de Julio Damasceno
    Julio Damasceno

    RJ TextEd – A Unicode source and text editor (http://www.rj-texted.se/)
    RJ TextEd is a full featured text and source editor with Unicode support. It is also a very powerful web (PHP, ASP, JavaScript, HTML and CSS) development editor. The functionality extends beyond text files and includes support for CSS/HTML editing with integrated CSS/HTML preview, spell checking, auto completion, HTML validation, templates and more. The program also has a dual pane file commander, as well as a (S)FTP client to upload your files. Below is a small list of features available. For a full list check out the features section.

  16. Avatar de phex
    phex

    Neste momento prefiro o Notepad++ . Destaco também o Vim, Context , ProgrammersNotepad e VsCode.

  17. Avatar de jedi
    jedi

    deviam ter substituido o blue Fish pelo VSCODE. Mas claro depois deste 5 (ja com VSCode e sem blue fish), para mim vem o Netbeans e posteriormente Visual Studio. Dos pagos, sem margem para duvida o conjunto da JET BRAINS.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      isso não são editores de texto são IDE’s

  18. Avatar de João Simões
    João Simões

    O Notepad++ é o que prefiro se tiver de abrir ficheiros e fazer uma alteração muito rápida, devido à leveza, rapidez de arranque e highlight good enough de várias linguagens.
    Agora para edição a sério de código? Sem qualquer dúvida o VS Code, porque esse sim já é um IDE, com grande potencial, leveza e capacidades.
    Também recomendo o Brackets.

  19. Avatar de Fábio Santos
    Fábio Santos

    Nada melhor que o bloco de notas do windows xD

    1. Avatar de M.P.
      M.P.

      e nao é que esse já me resolveu problemas onde o Notepad++ empancava ;P

  20. Avatar de PsySc0rpi0n
    PsySc0rpi0n

    O meu top seria:
    Vim
    Atom
    Sublime Text
    Gedit

    São os que uso. Sim, o Atom e o Sublime podem demorar mais a abrir que outros, mas se isso faz tanta diferença, não o fechem. Assim não o terão que abrir (isto para quem escolhe colocar o PC em hibernação em vez de o desligar, que é o meu caso!)

  21. Avatar de pmf
    pmf

    Ainda utilizo o Notepad2… e na versão 2.X
    Tal como o Notepad++, também o Notepad2 é baseado no código Scintilla.
    Não necessita de instalação e está sempre à mão, numa pen! 🙂
    http://www.flos-freeware.ch/notepad2.html

  22. Avatar de Paulo Sérgio
    Paulo Sérgio

    Sempre gostei muito do Ediplus, pena ser uma solução paga.
    https://www.editplus.com/index.html

    1. Avatar de Everaldo Lopes
      Everaldo Lopes

      + 1

    2. Avatar de Marcel Gomes
      Marcel Gomes

      Realmente o Editplus é o melhor do que estes citados. O único problema é que não é free.

  23. Avatar de António
    António

    CODA 2 for MAC 🙂

  24. Avatar de john
    john

    O Notepad++ é um bom editor de texto mas não posso deixar de acrescentar aqui uma referência ao JEdit ( http://www.jedit.org/ ). Embora seja um editor feito em java, é extremamente leve, funcional e conta com uma comunidade que cria imensos plugins, adicionando assim mais funcionalidade ao editor. Em 2007, quando programava em Linux, usava o Kate (e o gedit) mas tudo mudou quando experimentei o Jedit. De acrescentar que é uma solução não paga.

  25. Avatar de Francisco
    Francisco

    Editplus, CrimsonEditor

  26. Avatar de joão
    joão

    Falta o melhor de todos, EditPad Pro.

  27. Avatar de Nelson
    Nelson

    Para quem gosta do sublime aqui fica uma dica: Light Table (http://lighttable.com/)

  28. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já utilizei todos esses editores, mas não pode se deixar de fora o UltraEdit, na minha opinião o melhor.

  29. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Visual Studio Code mais leve que o Atom mas tão bom como ele =)

  30. Avatar de Vítor Rodrigues
    Vítor Rodrigues

    PSPad – a freeware text editor
    http://www.pspad.com/