DICA: QMMP, o leitor áudio estilo Winamp

34 Comentários

Muitos dos nossos leitores ainda se lembram do antigo e descontinuado Winamp. Paz à sua alma e tantas saudades depois, não podíamos deixar de apresentar uma espécie de homenagem com a maior qualidade: QMMP, o leitor áudio estilo Winamp e de interface agradável.

Apesar dos rumores do regresso em grande do Winamp, até ao momento isso não aconteceu, pelo que não se pode descartar um leitor desta qualidade e simplicidade.

qmmp-01-pplware


Desengane-se quem procura complexidade nesta dica, nada disso. Mais simples não podia ser este QMMP. Com um aspecto compacto mínimo de um leitor muito singelo, traz consigo um gestor de playlists e um equalizador.

Para fazer o QMMP arrancar sonoridade basta arrastar e soltar alguns ficheiros para a sua janela e já está. É possível também criar playlists ou carregar pastas ou ficheiros de forma individual.

qmmp-03-pplware
 

Formatos

O QMMP suporta os seguintes formatos:

  • MPEG1 layer 2/3, também conhecidos por MP2 e MP3
  • Ogg Vorbis
  • Ogg Opus
  • Native FLAC/Ogg FLAC
  • Musepack
  • WavePack
  • Tracker modules (mod, s3m, it, xm, etc)
  • ADTS AAC
  • CD Audio
  • WMA, Monkey’s Audio (and other formats provided by FFmpeg library)
  • PCM WAVE (and other formats provided by libsndfile library)
  • Midi
  • SID
  • Chiptune formats (AY, GBS, GYM, HES, KSS, NSF, NSFE, SAP, SPC, VGM, VGZ, VTX)

 

Skins

Para quem não gostar, da interface base do QMMP é sempre possível alterar a sua skin, tal e qual se podia proceder no Winamp.

qmmp-04-pplware

De base, o QMMP apresenta várias Skins, bastando ir a DEFINIÇÕES -> APARÊNCIA -> TEMAS. Podem ser usadas as apresentas ou podemos mesmo acrescentar peles de apoio para XMMS e Winamp 2.x.
 

Plugins (Suplementos)

Como boa imitação que se preze, a capacidade de poder encaixar plugins não foi esquecida. No próprio site do programador é possível encontrar alguns, como por exemplo:

  • Qmmp Plugin Pack – um conjunto extra de plugins para o Qmmp
  • Qmmp plugin for YouTube – com este podemos procurar e tocar musicas directamente do YouTube

qmmp-05-pplware

Entre outros que possam considerar úteis.
 

Menus e funções

Para explorar os menus basta ir clicando com o botão direito do rato e vai ser possível descobrir outras características, incluindo efeitos DSP, o cover arte (capas da música) e suporte a letras, ver as tags e respectiva, navegação corrente, conversão de formato de áudio, suporte ao ReplayGain e muito mais.

qmmp-06-pplware

Existe um funcional e útil equalizador de 10 bandas que nos permite equalizar a música mediante as nossas necessidades. Existe a possibilidade de criarmos as nossas próprias configurações de som para ir usando conforme a necessidade.

Por outro lado, a maioria das funções são facilmente controladas por teclas de atalho. Estes também são totalmente configuráveis, podendo cada utilizador ajustar mediante as suas necessidades.

qmmp-02-pplware

Até os famosos screensavers foram incluídos à imagem do Winamp, com o screen ProjectM e o Spectrum Analyzer e serem incluídos para nosso deleite.

É ainda possível usar streaming, ler vídeo, usar playlists externas e muito mais!
 

Conclusão

No fundo, podemos dizer que o QMMP é um leitor áudio compacto e configurável, muito acessível até ao mais leigo dos utilizadores. Claro que hoje em dia existe muita concorrência, mas os fãs do antigo Winamp vão, provavelmente, adorar este regresso ao passado. Noutra franja de utilizadores, quem procura algo simples e directo, melhor vai ser quase impossível!

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cthulhu
    Cthulhu

    Hoje é dia 6 de Outubro de 2016 e eu ainda uso o Winamp. Antigo e descontinuado? Sim, mas não está morto.

    1. Avatar de Nuno Soares
      Nuno Soares

      + um na luta! nunca consegui habituar-me a outro music player…

      1. Avatar de Mario Sousa
        Mario Sousa

        Nuno, então sinceramente e sem qualquer pretensão, tenta experimentar o QMMP. Vai surpreender.

        1. Avatar de li70
          li70

          Ou o aimp v4, depois de winamp foi o aimp2 na altura que installei, depois disso nao o consequi deixar.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mesmo. E o equalizador é bem porreiro.

    3. Avatar de marlon denis
      marlon denis

      Eu ainda utilizo no widows no Linux uso audacious com a skin do winamp

    4. Avatar de Victor F.
      Victor F.

      Que tem o Winamp de tão bom? Lembro-me de usar à uns bons anos mas não achei ada de especial tendo-me ficado pélo WMP lol

  2. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    Deve ser um fork do Audacious

  3. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    Programa interessante, vou analisar. Entretanto deixo uma sugestão: MusicBee. A interface é muito agradável.

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    Vai valer pelo regresso ao passado 😀

  5. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Continuo a preferir o AIMP, gosto do som e da simplicidade.

  6. Avatar de okapi
    okapi

    Já usei durante muitos anos Winamp , mas agora estou virado para o Dopamine que por sinal gosto mais apesar de não ser tão completo, mas para o uso que dou e pretendo, chega e sobra.

  7. Avatar de T
    T

    Por aqui ainda se usa foobar2000

    1. Avatar de Sérgio Pimenta
      Sérgio Pimenta

      Eu uso! A qualidade de som é superior! O foobar2000 é uma fork do Winamp

  8. Avatar de João
    João

    QMMP – Muito muito porreiro!!!

    Acho que é o player por defeito no LXQt…

  9. Avatar de Francisco C.
    Francisco C.

    Uso o AIMP4 e gosto bastante

  10. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Uso á anos é simples e completo e no archlinux posso instalar youtube plugin.

  11. Avatar de rui
    rui

    Winamp aqui. Ainda hoje. Desde que usei a primeira vez, há muito tempo, que não larguei mais.

  12. Avatar de Kn0xx
    Kn0xx

    depois do Winamp … o AIMP foi o unico que me “convenceu”.

  13. Avatar de osvander
    osvander

    Gosto muito do VLC e não pretendo trocar

  14. Avatar de Simão
  15. Avatar de censo
    censo

    Não gostei da interface. Será por estar a usar num monitor grande ? talvez. Por enquanto estou a experimentar o Groove, que juntamente com as definições de som do driver da placa, serve, sem mais intrusos.

  16. Avatar de altamente
    altamente

    It really wipes the lamas’ ass

    1. Avatar de EC
      EC

      acho que não é “wipes”, mas sim “whips”
      It Really Whips the Llama’s Ass

  17. Avatar de XJarreta
    XJarreta

    No Linux uso o Cantata.
    Em Windows, o AIMP3, muito fixe!

    1. Avatar de João
      João

      Linux: Amarok (e não troco por nada)
      Windows: … não uso nada… LOL… podero agora o qmmp 😀

  18. Avatar de Edisson
    Edisson

    Gosto bastante do Clementine , uso no Linux, mas tem versão pra Windows também.

    1. Avatar de João
      João

      Sure: http://www.winamp.com/

      ah… mas espera… já cá está: http://qmmp.ylsoftware.com/ :p

  19. Avatar de carlos suarez
    carlos suarez

    Gostava muito do Winamp, usei por um tempo o Aimp que é bom também, mas a alguns anos tenho usado o MusicBee pelos recursos muito bons, mas se o Winamp for relançado eu vou baixar e testar!

  20. Avatar de Hugo
  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    Este é melhor que o AIMP?

    Até agora só este me fez “esquecer” o saudoso Winamp!