Q10 – Um editor de texto dedicado

26 Comentários

Uma das maiores dificuldades que tenho quanto me é pedido que escreva um texto é a capacidade de me manter verdadeiramente concentrado.

Ou é o MSN, ou o email que avisa nova mensagem ou ter de ir ver se no Pplware está tudo bem. Mas desde que descobri esta ferramenta as coisas melhoraram.

q10_1

O Q10 é um editor de texto que vos ocupa o ecrã todo e que impede que se distraiam com as restantes janelas do sistema operativo.

Ao termos toda a área do ecrã ocupada e sem menus acessórios e desnecessários conseguimos ter a nossa atenção totalmente focada na tarefa que temos em mãos.

q10_2_small

Munido de um grande conjunto de atalhos de teclados que substituem os menus gráficos e que são facilmente acessíveis através da tecla F1 conseguimos por ai gerir o editor de texto.

Outra grande valia deste editor é a facilidade de incorporarmos um dicionário de Português e com o qual podemos rever os nossos textos. Para isso basta adicionar um dos dicionários do OpenOffice. O dicionário Português de Portugal pode ser descarregado aqui e o do Brasil pode ser descarregado aqui. Basta descomprimir e colocar os ficheiros na pasta Dict.

q10_5_small

Para além do que já foi apresentado esta ferramenta tem ainda algumas pérolas que a torna única. A cada tecla batida ouvimos um ruído que nos lembra as antigas máquinas de escrever.

q10_3_small

Salientamos ainda algumas características:

  • Contador de caracteres, palavras, linhas e páginas
  • Alarme
  • Definição de objectivos (N palavras escritas)
  • Notas no texto
  • Introdução de texto rápido
  • Estatísticas do documento

e todas as outras características normais de um editor de texto.

q10_4_small

Refiro ainda que este software é portátil e que usa apenas e só um executável o que o torna apetecível para colocação na vossa pen de aplicações portáteis.

Com uma grande possibilidade de configurações esta ferramenta adapta-se de certeza às vossas necessidades quando o assunto é escrever texto sem interrupções e com a máxima concentração.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos:
Download: Q10 1.2.21 [1.04MB] – Versão de Instalação
Download: Q10 1.2.21 [896KB] – Versão Portátil
Homepage: Q10

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Computed Life

    Uma boa ideia para os dias de hoje que estamos sempre a perder a concentração com outras coisas 😉

    Cumps

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    No último NaNoWriMo usei o Q10, e devo dizer que é realmente o melhor editor para este tipo de trabalho…a pessoa consegue realmente abstrair-se de tudo o resto! E quanto ao barulho de máquina de escrever, toda a gente ao princípio pensa q é irritante, mas acaba por se tornar extremamente musical e motivante 🙂

    A única coisa má deste software é que é raramente actualizado…seja como for não há muito mais a fazer, ele já é bastante perfeito 🙂

  3. Avatar de Nuno-mc
    Nuno-mc

    Sim senhor muito bom o programa acho que assim vou conseguir fazer os meus trabalhos da escola mais rapidamente xD

    A coisa que mais gosto é de se por o dicionario, eu ate usava antes o Bloco de notas para escrever as cenas mas saiam todas com erros e tal xD mas com isso deve ser melhor ;P

    Obrigado Pedro Simoes, irem usar e pensar em ti (ou nao :D)

    1. Avatar de huh?
      huh?

      wtf? pensar em ti???

  4. Avatar de Mee
    Mee

    \\Off topic\\

    Que vergonha: http://www.youtube.com/watch?v=MwuTf8eBFaY

    Petição Declarar Maite Proença Persona Non Grata a Portugal – http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=Fred

    Sem palavras

    1. Avatar de Vítor M.

      Não ligues a isso, ela andava a divertir-se e pronto lá caiu na desgraça de ser levada mais a sério.

      http://www.maite.com.br/loader_blog.php

      Ela retrata.se (pudera que voltar) e quem se sentiu ofendido que a possa perdoar, pede ela(!!!)

      Mas eu acho que nem era motivo de importância… uma banalidade que nem sei como preenche páginas da web, sinceramente há tanta cena importante e o povo prende-se com a Maitê e com o anúncio do Pingo Doce…

      (se bem que isto trás água no bico, mas nenhuma das agências referiu o que está de facto por trás)

      E o desemprego? E as autarquias que esbanjam dinheiro dos contribuintes? E o presidente da nossa selecção que ganha fortunas e é um idiota chapado?

      Os marroquinos e afins que vieram para cá, exigiram casa e recebem o rendimento mínimo?

      Os submarinos, TGV’s, OTAS e afins que querem e conseguem defraudar o povo português bem no que lhes diz respeito?

      Há tanta coisa que merece uma petição…

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        Não posso concordar mais!
        Se um idiota me insultar, eu não me ofendo, pois se ele é idiota, é inimputável. Por que razão iria ofender-me com a Maité?

        1. Avatar de Catia  Sampaio
          Catia Sampaio

          Não concordo, pois o que ela fez passou de um simples insulto.Cuspiu num monumento portugues foi como cuspir na nossa historia.
          Devo dizer que estou um pouco desiludida com este site, parece-me com receio de abordar o assunto… estranho.

          1. Avatar de Kaixas
            Kaixas

            Ela não cuspiu no monumento em sentido ofensivo… estava a tentar ser engraçada e a imitar a fonte a deitar água…

            Não queiram ver uma brincadeira parva como uma ofensa propositada…

            Quem nunca chamou “gordo” a alguém que não seja magro, ou careca, ou “caixa d’óculos”, etc, que atire a primeira pedra…

            É parvo, é estúpido, mas a humanidade é assim…

          2. Avatar de José Moreira
            José Moreira

            Proponho que os administradores do Pplware abram, urgentemente, um local apropriado para se discutir a estupidez da Maité. Eoutro para se discutir o sexo dos anjos, já agora. Porque juldo que este local é para se discutir informática. E a única coisa de informática que a Maité disse foi que o “rapaiz” não sabia nem mexer no rato. Ou será que ela queria dizer… “rata”?

  5. Avatar de Ariel Pereira Pinto
    Ariel Pereira Pinto

    Olá pessoal da Pplware, sempre visito o site, pois acho o máximo as noticias.
    Nunca tinha deixado um comentário e hoje resolvi agradecer pelo trabalho feito aqui.

    O site é realmente espetacular e estão de parabéns.

    Carinhanha – Bahia – Brasil

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado meu caro. Abraço para o povo do Brasil.

      1. Avatar de Ana Narciso

        Minha cara, Vítor. Não reconheces o nome da “Pequena Sereia”? 😛

        Obrigada Ariel em nome de toda a equipa, cumprimentos de Portugal!

        1. Avatar de Ariel Pinto
          Ariel Pinto

          Oi Ana, o Vitor esta certo, eu sou do sexo masculino. risos… abraço!

  6. Avatar de cwally
    cwally

    Também dá para usar o Office/Open Office em modo de ecrã inteiro…

  7. Avatar de cdq74cn
    cdq74cn

    Pequena solução quando querem que o msn não vos distraia, instalem o msn plus (basta pesquisar) e terão a função importantíssima (para mim a imprescindível) que é o “oculta patrao” é uma opção que ao premir ctrl+space este minimiza o msn e deixa de incomodar o utilizador e esconder do patrao, muito bom mesmo !
    Quanto à ferramenta proposta parece-me ser brutal ! cumprimentos

  8. Avatar de Ricardo S.
    Ricardo S.

    O único problema é que depois de guardar um ficheiro ele não preserva o Enter. Fica um quadrado entre as frases.

  9. Avatar de Conimbrigae
    Conimbrigae

    Eu tenho um outro método para, quando preciso mesmo trabalhar, não ser incomodado pelo msn, e-mail, etc… Eu apenas desligo esses programas. Juro que depois de desligados eles deixam de incomodar.

  10. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    epa…eu uso um metodo muito mais simples, e de longe o mais eficaz de todos! Desligo o msn!!

  11. Avatar de filipe
    filipe

    Mesmo depois de extrair os 3 ficheiros para a pasta dic, a linguagem não aparece no Q10 ainda.
    Algo me diz que é preciso o ficheiro .lang e depois escolher no programa a linguagem que se quer, ou nao?

  12. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    Costumo usar website: http://writer.bighugelabs.com/

    Tem a vantagem de estar acessivel em qualquer local onde tenha internet. Mas vou experimentar este programa 🙂

  13. Avatar de Ana Narciso

    Gostei da sugestão!

    Tem um certo look & feel do emacs/nano no terminal em Linux, eheh, costumo usar no terminal porque ao colocar em ecrã inteiro, faz-me abstrair de tudo.

    Em Windows posso sempre usar o Putty para ligar remotamente e trabalhar no terminal, mas este programazinho simples também tem a sua utilidade!

  14. Avatar de Hugo Esteves

    AAh finalmente!! Já não me vou distrair tanto a ir constantemente ao PPLWARE 😀 😀

  15. Avatar de A. Gomes
    A. Gomes

    Perdoem-me, mas isso parece ser uma versão “rasca” do OmmWriter 🙂

    http://www.ommwriter.com/

    Cumprimentos

  16. Avatar de Patrice
    Patrice

    Como faço para excluir o Q10?