PSPad 4.5.7 (2441) Beta – Um poderoso editor de texto

18 Comentários

Os editores de texto que estão disponíveis na Internet trazem ao Windows capacidades que este não tem de forma nativa. Optimizam a função a que se destinam, editar texto, e adicionam a capacidade de detectar código ou substituir texto, por exemplo. Estas são as funcionalidades adicionais que se procuram sempre que instalam e passam a usar estes editores.

Custa acreditar que uma ferramenta tão poderosa como o PSPad seja disponibilizada gratuitamente. De facto, e embora esta aplicação seja usada por muitos, a maioria ainda não conseguiu explorar todo o seu potencial.


O PSPad é um editor ideal para programadores. Calma, se não tem conhecimentos de programação, também pode utilizá-la! Neste editor, o enorme rol de funções encaixa perfeitamente na facilidade de utilização.

  • Organização de ficheiros em diferentes projectos
  • Trabalhe com vários documentos simultaneamente com os separadores
  • Gestor de sessões para reabrir os seus ficheiros a cada utilização
  • Cliente FTP – edite ficheiros directamente do servidor
  • Gestor de macros para gravar e executar macros
  • Sistema de pesquisa avançado
  • Syntax highlighting com 27 esquemas pré-definifidos: HTML, PHP, Pascal, JScript, VBScript, MySQL, MS-Dos, Perl,…
  • Templates
  • Correcção automática
  • Pré-visualização de HTML com suporte ao IE e Firefox
  • Editor HEX
  • Versão gratuita do TopStyle Lite integrada para editar CSS
  • column block select, bookmarks, line numbers, …
  • Reformatar e comprimir, num clique, código HTML
  • Tabela ASCII
  • Verificação ortográfica
  • Browser interno com suporte APACHE
  • e muito mais…

Tudo isto completamente traduzido para Português de Portugal e Português do Brasil, e completamente portátil para que traga a aplicação sempre consigo. Para utilizar esta versão é necessário descarregar primeiramente o 4.5.6 (2427) e depois então substituir os ficheiros pelos incluídos nesta build.

Novidades desta versão

  • Adicionado explorador de código (parser) para Makefile
  • Adicionada a possibilidade de definir cores para a sintaxe do V+
  • Scripting – adicionada a função reloadClips
  • Alterada a gestão de memória
  • Corrigidas as definições quando o IE é o visualizador e na compatibilidade deste
  • Melhora a pesquisa de ficheiros
  • FTP – Melhorada a remoção de ficheiros

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 95/ NT/ 2K/ XP/ Vista/ 7
Download: PSPad PSPad 4.5.6 [4.4MB]
Download: PSPad 4.5.6 – Portable [5.5MB]
Download: 4.5.7 (2441) Beta [2.7MB]
Download: PSPad 4.2.5 – Windows 95 [2.08MB]
Homepage: PSPad

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Letz
    Letz

    vale a pena trocar pelo notepad++?

    1. Avatar de Hélder Pinheiro
      Hélder Pinheiro

      Uso os 2 com alguma frequência. Penso que o notepad++ é melhor, principalmente nas sintaxes de programação e a comparar ficheiros.

      1. Avatar de Mikhail Miguel

        Não diria melhor, mas diferente. O PSPad possui alguns recursos que o Notepad++ não tem. Um bom exemplo é a possibilidade de selecionar o texto na vertical, em colunas. Isto só vi no PSPad e no Ultraedit.

        1. Avatar de Pedro Peixoto
          Pedro Peixoto

          Miguel, no notepad++ se pressionares a tecla ALT enquanto seleccionas também faz a selecção na vertical. Acho que é isso que estás a referir…
          Cumps

          1. Avatar de Sergio

            hmmm… isso funciona em todos os editores de texto, IDEs, etc… é uma opção do SO e não da aplicação em si (testado em notepad, MSWord, notepad++, VS2008/2010/2011, etc…..)

    2. Avatar de Costa
      Costa

      Ia fazer exactamente a mesma pergunta. Costumo usar o notepad++ e infelizmente o tempo para testar outras aplicações é pouco.
      Existindo alguém com tempo poderia dar um excelente artigo, uma comparação entre ambos.

    3. Avatar de Alex17
      Alex17

      tentei muito pouco, mas pelo que testei, não troco o meu Notepad++ pelo PSPad

  2. Avatar de JG
    JG

    Uso e abuso há bastante tempo

  3. Avatar de José Maçã
    José Maçã

    Tem uns icons feios, até o notepad do mac é melhor.

  4. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Olá,
    tem auto complete? se tem não consigo activar…

  5. Avatar de Blizard

    É o que uso.
    Não sei que mais possa querer de um editor deste género 🙂

  6. Avatar de JoseM
    JoseM

    Muito bom, já uso a vários anos com as mais variadas linguagens, desde COBOL, PHP, C e C++

  7. Avatar de exemplo
    exemplo

    É pena que o notepad natido do windows não venha com mais funcionalidades e temos de instalar outro software, como PSPad.

  8. Avatar de joao
    joao

    uso e abuso dele ha anos…

  9. Avatar de Nuno

    Nada como o emacs e ponto final.

  10. Avatar de GreenTuxer

    Para mim não há nada melhor do que Sublime Text 2.

    1. Avatar de Sérgio Santos
      Sérgio Santos

      Concordo… para mim o Sublime Text 2 também é dos melhores que ja experimentei…

  11. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Boas pessoal, alguem me consegue arranjar o Portable, pois não consigo fazer o download.

    Obrigado