Proxmox 6.2 – Transforme PCs em máquinas virtuais! É fácil e grátis

29 Comentários

Com a digitalização, uma das tecnologias de maior destaque é a virtualização. Tal como o nome sugere, conseguimos “virtualizar” máquinas podendo ter várias numa única máquina física. A virtualização é usada especialmente nos DataCenters mas também podemos ter no nosso PC um sistema nativo e várias máquinas virtuais.

No mercado são várias as plataformas de virtualização que existem (e gratuitas), mas uma das soluções mais fantásticas é o Proxmox.

Proxmox 6.2 - Transforme PCs em máquinas virtuais! É fácil e grátis


O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers lxc.

Permite realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering. A empresa tem ainda uma versão comercial, mas a versão gratuita funciona muito bem.

Proxmox 6.2 - Transforme PCs em máquinas virtuais! É fácil e grátis

Novidades do novo Proxmox 6.2

  • Distribuição já baseada no Debian Buster (10.4)
  • Ceph Nautilus (14.2.9)
  • Kernel 5.4 LTS
  • LXC 4.0
  • Qemu 5.0
  • ZFS 0.8.3
  • Várias melhorias ao nível da interface Web
  • Melhorias no HA stack
  • Melhorias ao nível do QEMU
  • Outras novidades – ver aqui.

Vejam as novidades em vídeo

Apesar do Proxmox VE ser uma solução mais virada para o segmento empresarial, podem facilmente experimentá-la em qualquer Desktop. O Pplware já disponibilizou aqui um tutorial que pode ajudar a virtualizar qualquer máquina.

A par do Proxmox VE, podem sempre experimentar soluções como o VirtualBox ou o VMWare.

Proxmox-ve_6.2-1

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Faria
    Carlos Faria

    nunca entendi bem o posicionamento deste produto
    nem como se compara ao open nebula

    1. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      É um gestor de maquinas virtuais gerido por pagina web.

      Instala-se directo na máquina via cd ou pen
      E no fim temos um https:// onde podemos criar e gerir maquinas virtuais, redes virtuais e containers.
      Permite ver o ecrã da maquina virtual tambem por esse interface web.

      Proxmox é um Debian com mais uns packages.
      Tambem permite clusters com várias máquinas e migrações de vms sem parar.

      Na prática é o concorrente open-source do vmware esxi.

      Eu uso num ryzen 5 3500 para brincar com distros novas ou por servicos de rede em containers.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Esta explicação até está melhor que a do artigo! 🙂
        Abr.

      2. Avatar de Carlos Gonsalves
        Carlos Gonsalves

        João Cordeiro
        Com esta resposta, se vê quem sabe e transmite conhecimento em quem é leigo nesta área.
        Cps

        1. Avatar de Joao Cordeiro
          Joao Cordeiro

          Sempre vim aqui dizer mal dos artigos do Pinto.
          Desta vez apeteceu-me dar algo de volta.

          Independente da qualidade do artigo, a solução sugeria é optima e grátis.

          1. Avatar de Vivas
            Vivas

            Mas o pinto e um gaje isforsado e meresse algon queredito da moça parte.
            Sao.

    2. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Em relação à comparação com o open nebula:

      O open nebula uma vm/distro/ container que nao tem qualquer motor de virtualização. Ou seja nao é capaz, por ele mesmo, de criar qualquer vm ou container.
      Liga-se, por api, a sistemas de virtualização e serve de gestor dos mesmos.
      Por exemplo, liga-se a um vmware e manda ele correr a vm do seu router virtual numa rede.

      O proxmox é um sistema mais simples, mas já com tudo integrado.
      No fim da instalação do proxmox num pc, ficamos abilitados a correr containers e vms nesse pc.

      Proxmox é como um carro que se liga e anda.
      Open nebula é como o sistema de controlo de frotas de uma empres.

      1. Avatar de Carlos Faria
        Carlos Faria

        obrigado!!!!!

    3. Avatar de int3
      int3

      proxmox é para se instalar baremetal. é uma alternativa ao xen ou vmware vsphere por exemplo.

  2. Avatar de int3
    int3

    Ainda tenho o 5.3 😀

  3. Avatar de Daniel Braga
    Daniel Braga

    Bom artigo, o Proxmox parece realmente ser uma ferramenta muito interessante. Por acaso já tinha visto alguns vídeos sobre esta ferramenta.

    É possível em Proxmox ter o NIC da VM desligado? Isto é cortar a ligação da VM à internet e manter o acesso à VM? Eu não tenho experiência com servidores de virtualização, apenas uso VMWare na minha própria máquina.
    Como a ideia do servidor de virtualização é dar acesso a VMs dentro da rede, estava curioso se as próprias VMs têm de ter a placa de rede ligada ou se basta o servidor estar connectado.

    1. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Sim, é possivel criar a vm com o numero de NICs que se quiser. Incluindo 0.
      Podem estar ligados a redes reais ou a redes virtuais que só exiatem dentro do proxmox.
      É possível editar uma máquina já criada e adicionar ou remover recursos como NICs.

    2. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      O acesso à maquina pode ser feito via placa VGA virtual ou terminal por porta de série que apresentam a imagem no site do gestor.

      Tambem é possivel “dar” hardware à maquina virtual.

      Por exemplo, é possível dar uma placa pcie com um controlador USB3 para dentro da VM. Assim qualquer coisa que se ligue a essa placa é reconhecida dentro da vm.

      Ou seja, para interagir com a VM nao precisa de lhe dar um NIC.

      1. Avatar de Daniel Braga
        Daniel Braga

        Obrigado pelas explicações. Tenho que explorar um dia (primeiro arranjar a máquina para servir de servidor :D).
        Se eu bem entendi, com 0 NICs na máquina virtual é possivel aceder à mesma dentro da rede LAN, mas requer mais algumas configurações.

        1. Avatar de Joao Cordeiro
          Joao Cordeiro

          Pode instalar o proxmox numa vm do vmware para esperimentar.
          Mesmo wue nao consiga corrar VMs, pode correr containers lxc e criar redes virtais.

          Nota, para uma cm intragir com uma rede precisa de um NIC. Virtual ou hardware real partilhado com a VM.

          O que eu disse é que você pode interagir com a VM mesmo sem NIC porwue tem acesso ao teclado e monitor virtuais dela.
          Da mesma maneira que teria acesso a um pc normal, sem nic, mas com monitor e teclado ligado.

          1. Avatar de Daniel Braga
            Daniel Braga

            Obrigado pela esclarecimento. Agora sim compreendi, a questão da placa VGA virtual e da interação com a VM sem NIC.

  4. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Pelo título, estava á espera de aprender como se converte uma máquina física para VM com Próximos. Já agora, era um bom artigo…

  5. Avatar de Manuel Gamelas
    Manuel Gamelas

    É possível criar as máquinas virtuais numa NAS Synology.
    Criar e Gerir a partir do server do Proxmox?

    1. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Tenho 99.9% de certeza que nao. E a ideia do proxmox nao é gerir hypervisors de outras “marcas”
      Para isso, algo como o tal open nebulae pode ser mais indicado.

  6. Avatar de JCFB
    JCFB

    Há uns tempos andei a brincar com gpu passtrough com o proxmox, até funciona bem, mas como só estava a usar uma vm do win 10 acabei por instalar o windows nativamente.

  7. Avatar de Conceição Pereira
    Conceição Pereira

    Também permite virtualizar uma máquina física?
    Ou seja, transformar uma máquina física em VM?
    O VMware ESXI permite, a VirtualBox não permite e o Proxmox?

    1. Avatar de int3
      int3

      Proxmox gere máquinas virtualizadas em KVM.
      À partida sim http://libguestfs.org/virt-p2v.1.html

    2. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Todos permitem.
      dd if=/dev/sda of=vm.img

      A questão é se tem ferramenta interactiva para isso. Nao, nao tem.
      Mas é possivel utilizar ferramentas de outros provedores como a do vmware para realizar esta função.

      1. Avatar de Conceição Pereira
        Conceição Pereira

        Obrigada

  8. Avatar de Jorge Arada
    Jorge Arada

    Com o proxmox é possivel ter varias maquinas fisicas e gerir as maquinas virtuais nessas varias maquinas fisicas a partir da interface web ?

    1. Avatar de int3
      int3

      Sim, é o modo clustering.

  9. Avatar de Mike
    Mike

    E como é a nível de backups das máquinas virtuais, há alguma solução recomendável que suporte Tape Libraries? Na empresa onde estou usamos o VMware ESXi com Veeam e funciona na perfeição, mas o custo de licenciamento é relativamente alto…