Projecto Colibri RCP 6.0 – Certificado pelas Finanças

35 Comentários

CRISE, CRISE, CRISE… A crise financeira nos nossos mercados, agudiza-se, e o mundo empresarial acautela-se fechando portas para salvaguardar bens adquiridos em tempos ricos. No poupar é que está o ganho e é com boas soluções de gestão que se poupa. É no equilíbrio preço vs qualidade que se obtém a sustentação das contas e combate ao deficit das nossas empresas. O Projecto Colibri, pela sua qualidade, pelo seu preço e agora pela certificação fiscal, é uma solução à medida das empresas que querem controlar os seus custos e obter o máximo de proveito.

Na verdade, assistimos a tempos estranhos, atitudes anárquicas e discursos controversos, pelos responsáveis politicos e respectivos arautos da politica económica. Pessoalmente encaro esta crise, com um tom bem mais sério, bem mais acutilante. Esta crise é fruto de um passado de ostentação e consumo desenfreado, desequilibrado, até mesmo nos preços pedidos por software necessário para as empresas. Isto sem entrar no plano politico. Quanto custa hoje uma solução empresarial à conta da empresa monopolista nesse sector? Custa muito caro. Responsáveis pelas aquisições de software de gestão, abram os olhos.

O Projecto Colibri, como muitas outras soluções, foi recentemente certificado pelas finanças como Solução fidedigna e apta, por cumprir o normativo imposto, as regras financeitas e fiscais. A nova versão foi preparada para responder aos mais imediatos desafios, foram aprimoradas as funções já existentes e introduzidas outras. Acima de tudo, o preço foi ajustado à realidade das nossas empresas, isto na versão profissional.

Algumas novidades: Projecto Colibri RCP6 obteve a certificação exigida pelas finanças sob o número 38.

Segundo a portaria 363/2010 de 23/06 é obrigatória a certificação dos programas de facturação a partir de Janeiro de 2011. O Projecto Colibri é o primeiro programa de gestão gratuito certificado pelas finanças!!! Como já é do conhecimento dos mais atentos, o Projecto Colibri é desenvolvido em Java e utiliza as últimas tecnologias de desenvolvimento, três delas Eclipse que é usado pela (IBM), datanucleus que é usado pela (Google) e um potente editor de reports BIRT (Business Intelligence and Reporting Tools).

A prova da qualidade é o crescente número de utilizadores da versão gratuita e da versão profissional, isto prova que o Projecto Colibri tem a confiança dos utilizadores e elevou este projecto a um patamar onde só lá estão as poderosas empresas deste sector, empresas que praticam preços desajustados mas que, perante a hábitos e a inércia dos gestores, que obrigam ao pagamento por qualquer actualização ou adaptação fiscal… e está a chegar uma época de muitas alterações fiscais.

Algumas características:
  • Multi-plataforma
  • Multi-base de dados
  • Multi-língua
  • Multi-empresa
  • Multi-utilizador
  • Multi-entidades
  • Multi-documentos
  • Multi-moeda

  • Ambiente gráfico baseado em RCP – Rich Client Platform
  • Motor de reports baseado em BIRT – Business Intelligence and Reporting Tools
  • Motor de persistência baseado em DN – Data Nucleus Access Platform
  • Utilização de layouts dinâmicos em tabelas e documentos
  • Optimização de utilização pelo teclado
  • Motor de filtros e pesquisas avançado
  • Outputs directos para PDF

Homepage: Projecto Colibri

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Parabéns. Uso há ano e meio a versão free (agora a 5.0) e não posso dizer senão bem da actual versão (em particular).

    É pena que não indiquem o preço da versão paga no site. Se bem que há uns meses (largos) pedi informações e achei um pouco caro para a diferença que oferecem as versões.

    É uma solução ideal para pequenos negócios.

    Continuem, que vão no bom caminho. Espero.

  2. Avatar de José Adriano
    José Adriano

    Boa tarde,

    sou utilizador deste software desde a versão 4 (2009), ambiente Linux e digo que esta é uma solução bastante acessível e fiável, até à data não tive qualquer problema. Fico bastante satisfeito em saber que poderei continuar utilizar um software gratuito e certificado, mais uma mais valia acrescentar a esta aplicação.

    Obrigado.

  3. Avatar de José Luis
    José Luis

    Uso o PRIMAVERA EXPRESS a resposta deles no site:

    “A PRIMAVERA informa que não vai disponibilizar, este ano, a versão para o produto PRIMAVERA EXPRESS com a garantia de Certificação decorrente da Portaria 363 /2010 por considerar que este produto é destinado a empresas de pequena dimensão que não estarão, à partida, abrangidas por esta obrigatoriedade.”

    Agora preciso da certificação e tenho de pagar….
    Vou ver este software de facturação e depois dou feddback

    1. Avatar de FerreiraJoao

      Caro José Luis,

      Não uso, nem um nem outro, uso o Evaristo, mas o Artigo 2º da portaria 363/2010 isenta de usar programas certificados as empresas que, entre outros, tenha tido no ano anterior um volume de facturação inferior a 150.000 € ou emitam menos de 1000 facturas ou documentos equivalentes por ano.


      Artigo 2.º
      Certificação de programas de facturação

      1 – Os programas informáticos, utilizados por sujeitos passivos de imposto sobre o rendimento das
      pessoas singulares (IRS) ou de imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas (IRC), para emissão
      de facturas ou documentos equivalentes e talões de venda, nos termos dos artigos 36.º e 40.º do Código
      do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), devem ser objecto de prévia certificação pela Direcção-
      Geral dos Impostos (DGCI).

      2 – Excluem-se do disposto no número anterior os programas de facturação utilizados por sujeitos
      passivos que reúnam algum dos seguintes requisitos:

      a) Utilizem software produzido internamente ou por empresa integrada no mesmo grupo económico, do
      qual sejam detentores dos respectivos direitos de autor;

      b) Tenham operações exclusivamente com clientes que exerçam actividades de produção, comércio ou
      prestação de serviços, incluindo os de natureza profissional;

      c) Tenham tido, no período de tributação anterior, um volume de negócios inferior a (euro) 150 000;

      d) Tenham emitido, no período de tributação anterior, um número de facturas, documentos equivalentes
      ou talões de venda inferior a 1000 unidades. ”

      Por isso, nem todas as empresas vão ter que usar software certificado. Veja lá se não é o seu caso.

      É que há por ai muito vendedor de software a dizer que é obrigatório, mesmo em clientes que não é necessário. Enfim…vale tudo.

      Cumprimentos.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Quem me dera a mim emitir mil facturas por ano…
        Vão umas 200 e já é bom…
        Resumindo, eu uso o Primavera Express e não vou necessitar de remover este software? Crio só mais uma serie?
        Outro assunto,
        Tenho estado a fazer um trial ao Time factura. Alguém conhece alguma coisa desagradável?
        Cumprimentos

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Boas,

      não te esqueças que só precisas de estar certificado se tiveres um volume de negócio no ano anterior superior ou igual a 250 mil euros. Se tiveres menos que isso OU emitiste um número de facturas inferior a 1000, então não necessitas de certificação.

      Grande Abraço,
      Nuno

      1. Avatar de Pedro Henrique
        Pedro Henrique

        150.000 euros
        posso tirar 20 facturas num ano e passar desse valor.
        abraço

        1. Avatar de FerreiraJoao
          FerreiraJoao

          Caro Pedro,

          E nesse caso NÃO precisa de software certificado.

          Se tiver mais do que 150.000 € e mais de 1000 facturas então sim.

          Leia com atenção o artigo. No nº 2 diz que não necessita de certificação, SE preencher ALGUM dos requisitos.

          É que pelo valor uma grande parte das empresas estão incluídas, mas o nº de facturas exclui muita gente.

          Conheço pessoas que já fizeram compras/contratos e que não necessitavam. Apenas foram levados pelo marketing e pela conversa.

          Leiam e interpretem!! Abram os olhos!!!

          Cumprimentos.

          1. Avatar de Pedro Henrique
            Pedro Henrique

            Ferreirajoão,
            dizes: Leiam e interpretem!!!…” olha o que eu escrevi:”posso tirar 20 facturas num ano e passar desse valor” 🙂
            Uma grande parte das empresas passam os 150.000 euros, é facil passar esse valor e ser uma empresa pequena.
            abraço

  4. Avatar de l1m0n3s
    l1m0n3s

    Eu acho que vou começar a usar.

    Mas também gostava de saber quanto custa a versão profissional.
    Pois para uma pequenissima empresa seria optimo.

    Estamos a falar de pequenas empresas nacionais que nem 50 facturas fazem ao ano.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de FerreiraJoao
      FerreiraJoao

      Então não precisa de software certificado. Está muito bem como está.

      Cumprimentos.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Boas

      Não precisa para o ano de 2011. De acordo com a portaria, a partir de 1 de janeiro de 2012 é obrigatório, independentemente do valor facturado ou das facturas passadas.

      http://www.softwarecertificado.com

  5. Avatar de Manuel Martins
    Manuel Martins

    Boa Tarde,

    Venho congratular toda a equipa do Projecto Colibri pela certificação fiscal, pois neste momento conseguem preencher um nicho de mercado muito raro nos dias de hoje em termos de aplicações gratuitas, que é conseguir fornecer aos seus utilizadores toda uma segurança num software que só uma aplicação certificada o consegue.

    É caso para dizer que já não há concorrência!

    Os meus cumprimentos e continuação de um muito bom trabalho,

    Manuel Martins

  6. Avatar de Francisco
    Francisco

    Olá

    Uso este software e recomendo. É de facto muito interessante, apesar de existir um ou outro pormenor que podia ser melhorado, e/ou corrigido. Mas pelo preço da versão gratuita, até é de ficar muito contente. Quanto à certificação parabéns! Espero pela versão final e download para fazer o respectivo upgrade.

    Cumprimentos

  7. Avatar de Eduardo Silva

    E um tutorial de como instalar em Ubuntu?

    1. Avatar de guru
      guru

      pois, venha ele

    2. Avatar de DCA
      DCA

      Não se instala, configura-se! Está sob JAVA, é só executar o ficheiro RCPcolibri, depois precisas de configurar a ligação à base de dados, no meu caso MySQL, a partir daí é só usar…

      1. Avatar de DCA
        DCA

        E completando, tutorial Linux, por acaso foi realizado em Ubuntu: http://www.projectocolibri.com/pt/site/download.php?list.22

  8. Avatar de JMCS
    JMCS

    Atenção: É necessário que os utilizadores sejam identificados o que não acontece na versão free.

    Artigo 3.º Requisitos

    c) Possuir um controlo do acesso ao sistema informático, obrigando a uma autenticação de cada utilizador;

    Portaria 363/2010.

    1. Avatar de Marco Lopes

      Caro JMCS,

      O facto de não permitir multi-utilizador, não significa que não tenha controle de acessos.

      A versão FREE usa o mesmo processo de autenticação e de “cadastro” de utilizadores.

      Cumprimentos,

      Marco Lopes

      1. Avatar de JMCS
        JMCS

        Não conheço o programa, só vi o site que em termos de funcionalidades:

        Utilizadores
        Versão gratuita: Não
        Versão Profissional: Sim

        Cumprimentos
        João Silva

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Boas

    Existe varias versões gratuitas de software de facturação.

    Vejam por exemplo o orangegest 9.0

    http://www.magnisoft.pt

    Uso e gosto, é facil de trabalhar, configurar, e usa firebird.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      opps

      O programa é OranGest v9 Express

    2. Avatar de Pedro Teles
      Pedro Teles

      certificado? não vejo no site das finanças esse programa.

    3. Avatar de Vítor M.

      Pois Rui mas vais ter de deixar de o utilizar, se quem o desenvolve não o certificar…. vai ser o mal de muitas empresas e o bem para muitos utilizadores que vão poder saber com o que contam.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Boas

        Se forem ao site vão ver que a certificação esta a ser tratada.
        Relembro que a certificação é obrigatório a partir de Janeiro, ou seja ainda têm muito tempo para a certificação.

    4. Avatar de quim do tractor
      quim do tractor

      Usa o Gescom Enteprise da Inforlider
      http://www.inforlider.com

  10. Avatar de Zé

    Só tem de ser certificada se esta transcrição é a que está na portaria:

    “sujeitos passivos que reúnam algum dos seguintes requisitos:”

    “Algum”, isto quer dizer que basta um dos requisitos.

    Estou certo?

  11. Avatar de jose
    jose

    para ubuntu, testei e funcionou

    sudo apt-get install postgresql postgresql-client postgresql-contrib
    sudo apt-get install pgadmin3

    sudo su postgres -c psql template1
    ALTER USER postgres WITH PASSWORD ‘postgres’;
    \q

    sudo passwd -d postgres
    sudo su postgres -c passwd

    sudo -u postgres createdb rcp5

    Extrair o arquivo ProjectoColibriRCP5.tar.gz executar o ficheiro RCPcolibri

    Utilizador = admin
    Password = admin

  12. Avatar de João Nascimento

    Pessoal, alguém me da uma ajuda…

    Estou a tentar usar o Colibri, o meu problema é que quero passar uma factura para um serviço, mas queria fazer descontos a essa factura e que fossem descriminado, ou seja aparecer na factura o valor de um determinado desconto!

    É possível?

    1. Avatar de Marco Lopes
  13. Avatar de informatico
    informatico

    Olá a todos!
    Pelo que li parece ser interessante, mas fico com algumas dúvidas.
    É fácil adaptar o programa para as necessidades de uma empresa de assistência técnica informática?

  14. Avatar de Francisco Silva
    Francisco Silva

    Boa tarde.

    Alguém me pode informar se este programa ainda esta activo e continua gratuito?

    Tenho um negocio de venda porta a porta, com contabilidade organizada.

    Mas tenho que passar facturas apesar do tipo de negocio não o solicitar facturas em papel folhas triplicadas .

    Posso usar este programa? uma vez que a venda se trata a consumidor final?

    Obrigado

      1. Avatar de Francisco Silva
        Francisco Silva

        Obrigado

        Vou instalar .