Precisa de melhorar as suas fotografias? Use o GIMP

16 Comentários

Se precisa de um editor de imagem capaz, completo e gratuito, então tem de conhecer o GIMP.

Este software recebeu agora uma atualização que o deixou ainda melhor. Se quer um “Photoshop” de borla e muito competente… então não esteja com meias medidas, instale já!

Novo GIMP... o bom que ficou melhor


O GIMP 2.8.20 acabou de sair depois de 6 meses a ser preparado. A última versão estável tem meio ano de idade e alguns bugs e erros foram agora corrigidos.

 

GIMP dá mostras de querer continuar jovem

Estamos a falar de um software já com muitos anos de mercado, mas que continua a ter uma oferta jovem e moderna. Esta versão, para além de uma cara lavada, contém também uma melhoria nos seus formatos de gravação .xcf.gz e xcf.bz que receberam uma otimização para não gerar ficheiros demasiadamente grandes. Também houve uma melhoria no aspeto e perceção dos elementos da interface gráfica devido à introdução de tons mais escuros.

Novo GIMP... o bom que ficou melhor

Outro ponto importante é o facto desta versão ter melhorado o suporte para podermos usar o GIMP nos tablets. A versão GIMP 2.8.20 está também mais rápida a instalar quer no Windows, quer no macOS.

No que toca ao Linux, este desde há uns anos que se tornou quase um “nativo” e, por isso, tem recebido muita atenção por parte da equipa por trás do GIMP.

We are releasing GIMP 2.8.20 with various bug fixes—the most noticeable one being changes to the weird initial user interface language selection on macOS to make it use the user’s preferred language.

Also, for users on the Microsoft Windows platforms, an annoying oscillating switching between different input devices has been fixed, this should make using a tablet more reliable.

Novo GIMP... o bom que ficou melhor

O GIMP 2.8.20 está agora disponível para ser instalado nas principais plataformas com vários problemas corrigidos e, essencialmente, com um melhor desempenho no que toca ao consumo de recursos.

Enquanto isso, a equipa de desenvolvimento desta ferramenta de imagem também já se encontra a trabalhar afincadamente no lançamento da nova versão GIMP 3.0, fechando assim um ciclo.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de leal360
    leal360

    No syte só aparece para descarga a versão 2.8.18??

    1. Avatar de Fido
      Fido

      ” já se encontra a trabalhar afincadamente no lançamento da nova versão GIMP 3.0″

      Penso que ainda não saiu.

      1. Avatar de António Matos
        António Matos

        A versão 2.9 esta disponível como unstable. A registar uma interface remodelada, mais escura, que pode agradar aos photoshop user, ícones mais intuitivos, mas que obrigam os que o usam há anos a readaptar-se. Um projeto ambicioso e plenamente capaz de substituir o afamado não gratuito…

  2. Avatar de Carlos Gaspar
    Carlos Gaspar

    Bom dia
    Fiz o download e não consigo saber onde ficou alojado.
    Podem por favor ensinar-me como devo fazer?
    Obrigado

    1. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Depende do SO que usas: Se for Windows é nas “Transferências”; em Mac penso que se chama “Downloads”; em Linux não sei, mas deve ser uma dessas também.

  3. Avatar de Marcos
    Marcos

    Muito bom. Aconselho que adicionem também o plugin G’Mic para mais filtros
    http://gmic.eu/gimp.shtml

  4. Avatar de jedi
    jedi

    Para windows não existe melhor (Free) como Paint.NET. 😉

    1. Avatar de Mr.T
      Mr.T

      Apesar de parecidos são diferentes… Conceitos diferentes.

  5. Avatar de jorge couto
    jorge couto

    Ja lancavam era um tutorial para photoshop..agr programas que ninguem usa n tem interesse

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Não se deve criticar se não for uma crítica construtiva, é feio.
      Se não tens interesse em utilizar o software, não falta quem tenha interesse. Nem toda a gente pode pagar o photoshop ou tem interesse em ter programas piratas instalados.
      E para que conste, têm vindo a ser aqui partilhados tutoriais de photoshop, por isso, antes de criticares, informa-te devidamente.

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eu uso.

  6. Avatar de votatrincabolotas
    votatrincabolotas

    Online uso o Pixlr.
    https://pixlr.com/editor/
    Em casa Photoshop… Experimentei o Gimp uma vez e não gostei.
    Mas parece ser um software interessante…
    Agradecia que não fizessem censura aos posts….

    1. Avatar de quase
      quase

      odeio esse pixlr, ainda hoje não consigo aplicar bem as camadas das fotos, tipo quero fazer uma montagem de qualquer coisa isso esta sempre a perder a camada anterior é muito chato

  7. Avatar de Gustavo Woltmann
    Gustavo Woltmann

    Muito bom e tem-me ajudado por não poder ter a licença paga do Photoshop!

  8. Avatar de acr
    acr

    Quem acha o Gimp muito complicado ou não pode ter um Photoshop tem aqui uma fantástica alternativa:
    https://krita.org

  9. Avatar de XYZ
    XYZ

    Tenho usado gimpshop… Custou a me desabituar do photoshop CC, mas agora nao quero outra coisa!