Portinho 4.0.2 – O Windows mais limpo e rápido!

29 Comentários

Ontem recebi do nosso caríssimo parceiro, Bernardo Poro, mais uma ferramenta para auxiliar o utilizador nas tarefas de optimização do Windows. Portinho já é um software conhecido, desde 2007 que o Pplware acompanha as incursões da QuickSys nas tarefas de manutenção e segurança do sistema operativo.

Mãos à obra. Fizemos os testes necessários para perceber o valor desta nova ferramenta.

A instalação é rápida mas, como referi ao Bernardo, é uma ferramenta óptima para “andar” na penUSB.

O interface foi totalmente renovado para linhas gráficas actuais, simples e funcionais.

Mas para que serve o  Portinho?

[ 01 ] [ 02 ] [ 03 ] [ 04 ]

Serve para ajudar o utilizador a optimizar e continuar a ter prazer quando está a usar o computador. É uma óptima ajuda para uma manutenção necessária, tendo em conta que o Windows apresenta (dependendo do tipo de utilizador) uma degradação de performance directamente relacionada ao excesso de “poluição” resultante dos hábitos dos utilizadores.

O Interface apresenta-se com 3 pontos chave de acção:

  • Libertar espaço em disco
  • Aumentar a privacidade
  • Melhorar o desempenho

Depois de iniciar as tarefas simultaneamente, respeitando a prioridade e os espaços que se interligam, a aplicação não tem um grande consumo de recursos nem tem um tempo exageradamente longo para concluir as tarefas. Depois de analisados os itens a limpar, o utilizador poderá ver detalhadamente o que será removido e o ganho em termos de espaço em disco.

Veremos que no novo interface e em pouco mais de dois cliques, estaremos a executar uma limpeza dos ficheiros temporários, os vestígios de navegação depositados no browser (cache, cookies e histórico) onde o leque vai desde o Internet Explorer, passando pelo Firefox, Chrome, Safari e Opera.

Além desta limpeza ligada à navegação, o software tem a procupação de limpar e optimizar o registo do Windows. Onde a frequência de entradas inválidas detorpa a realidade dando origem a perda de performance muitas vezes associadas ao próprio sistema operativo.

[ 01 ] [ 02 ]

Questionei directamente o Bernardo Porto:

Pplware: Quais foram os objectivos desta aplicação, porque a desenvolveste?

Bernardo Porto: Quando eu desenvolvi o Portinho o meu objectivo era fazer com que o “computador” da pessoa melhorasse. Se uma tarefa demorasse 5 segundos e agora demora 4,9 óptimo. Já é alguma coisa. O objetivo é melhorar o desempenho da maquina com simplicidade e segurança.

E claro, um software que fala a lingua do utilizador, ou seja, não é complexo e cheio de opções que o deixa “louco”. Com apenas dois cliques é possivel optimizar a máquina.

PW: Mas porque razão o disponibilizaste gratuitamente?

BP: O Portinho é um projecto pessoal criado em 2004. Foi graças ao tamanho sucesso dele no Brasil que lançamos a Quicksys. Desde 2007 ele está parado por falta de tempo. Eu senti-me na obrigação de novamente fornecer o produto aos meus “antigos utilizadores” depois de 3 anos sem suporte e actualizações. Ele agora veio para ficar. Vou desenvolve-lo no meu tempo livre e com o apoio de doações dos utilizadores.

Fica à consideração do utilizador avaliar a qualidade e deixar o feedback que será acompanhado pelo Bernardo. Eu a titulo sugestivo apontava para a inclusão de uma agenda para automatizar este processo.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Portinho 4.0.2 [1.22MB]
Download: Portinho 4.0.2 Portable [1.01MB]
Homepage: Portinho

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rammy
    Rammy

    Nada que o CCleaner não faça. E o CCleaner é em inglês, o que é bem melhor que portuguêseiro.

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Só se for o teu. O meu CCleaner está em português.

    2. Avatar de Vítor M.

      Tantas asneiras num só comment 😀

      Vá não sejas prepotente sem saberes a qualidade do software e não entres em tristes trocadilhos.

      1. Avatar de Rammy
        Rammy

        É preciso ser-se mesmo inseguro para se fazer ataques logo assim, sem uma pessoa dizer mais que a nossa opinião! E lembro que um programa só serve para fazer aquilo que nós realmente fazemos com ele. Se eu disser que, sei lá, o Foobar não faz nada que o Windows Media Player 7 não faça, é porque eu não faço nada com ele que o Windows Media Player 7 não faça.

        Capice?

        Esses ataquezinhos podres é que não fica nada bem a ninguém, digo já.

      2. Avatar de FDAD
        FDAD

        Faço as palavras do Vítor M. as minhas.
        Quanta baboseira e trocadilhos, que falta de nível…

      3. Avatar de JS
        JS

        Bom dia obrigado pela partilha,ja agora uso o CCleaner e o Revo unistaller,sera que este faz o mesmo que os dois descritos ou sera melhor?
        Obrigado e continuem sempre ajudar-nos

  2. Avatar de Algum Nome Qualquer
    Algum Nome Qualquer

    Legal heim..!

  3. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Parece porreira esta aplicação. Boa ideia!

  4. Avatar de lol
    lol

    “O Portinho adverte: use por sua própria conta e risco.”

    pois… :medo:

  5. Avatar de Kodiak
    Kodiak

    Offtopic.
    E que tal um guia para o IRS como fizeram o ano passado?
    Com os descontos possíveis e outras coisas de interesse…

    Kodiak

    1. Avatar de Vítor M.

      Usa o do ano passado que é “muito parecido” com o deste ano e tens lá suporte técnico de vários TOC’s. 😉

  6. Avatar de jose carlos
    jose carlos

    Boas a todos
    Eu usava este software até ao momento em que parou. Nada tenho a apontar. para mais tratando-se de um projecto a “solo”, que como todos os projectos iniciados assim, necessitam á posteriori de investimentos e sobretudo tempo. Ai reside as diferenças se são grandes empresas e projectos individuais.
    Bom é, e saudo que o pplware apoie e divulgue estes projectos
    O mais que posso desejar, é…CONTINUE.
    Bom final semana a todos.

  7. Avatar de luis
    luis

    é bom,melhor q o Ccleaner,mas o limpador de registro ñ é muito bom se comparado com o Quicksys Regcleaner q é pago e é do msm desenvolvedor.
    Mas o portinho tá de bom tamanho

  8. Avatar de softclean

    Pelas screens mostradas, acho que é idêntico ao CCleaner, tirando o facto de ser super simples de usar, e muito intuitivo, sem andar a mexer muito em configurações.

    Mas, pelo menos na parte dos browser, acho que com o CCleaner temos mais escolha, porque podemos querer apagar os cookies do Firefox, mas não do Chrome, ou apagar o histórico do IE, mas não do Opera, etc. E o CCleaner também vem em português.

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Creio que possas encontrar essa opções, no menu Opções… 😛

      1. Avatar de softclean

        Não me fiz explicar, as opções estão lá, pelo que vi das screens deste programa. Mas não me parece que tenha opção de remover os cookies por cada browser individualmente, por exemplo.

        Já no CCleaner, podes definir que apenas queres apagar os cookies do Firefox, mas não apagar os do Chrome.

        1. Avatar de Bernardo Porto

          Graças a sua sugestão, estou implementando isto.

          Um abraço.

        2. Avatar de Bernardo Porto

          Feature adicionada. Você pode baixar a nova versão 4.1.1 no site http://www.portinho.com.br

  9. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Bem, está um espectáculo…
    Arrisco em dizer que é tão bom como o CCleaner!
    Só pela simplicidade e pela interface muito intuitiva, já me cativou… 🙂
    Parabéns à bomba de gasolina (BP) 😀 , e por ser um projecto Português! 😉

  10. Avatar de carlos alberto
    carlos alberto

    Fiz uma varedura com este programa no meu PC com SO Win7 e não foi muito satisfatório porque para fazer a Liberação de Espaço e aumentar minha Privacidade tive que rodar 3 vezes o programa e a Otimização ficou com 49 problemas e não foi resolvido.

    1. Avatar de Bernardo Porto

      Olá Carlos Alberto,

      Já estou corrigindo este problema da otimização que ocorre em alguns computadores.

      Na próxima versão o problema já estará resolvido.

      Um abraço!

  11. Avatar de carlos alberto
    carlos alberto

    Continuando a informação anterior os 49 problemas que não oram resolvidos são :Componentes do programa-49 e extenções de arquivo 7 totalizando os 49 problemas que não forão resolvidos.
    Só para seu conhecimento.

    1. Avatar de Bernardo Porto

      Ótimo! Vou olhar isto ainda hoje 😉

      Um grande abraço.

  12. Avatar de Jorge Salvador

    Vou já experimentar esta aplicação. Por falar em CCleaner está disponível uma nova versão em:

    http://jorgesalvador.wordpress.com/2010/04/26/ccleaner-2-31-1153/

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

  13. Avatar de xkhiug
    xkhiug

    Muito bom! ^^

    Cara, pode não ter muito a ver com o programa (ou sim), mas se você colocasse um gerenciador de inicialização que detectasse todos os programas que iniciam com o PC, seria muito rox.

    Eu não entendo uma coisa, eu já o usei o “StartUp Manager”, ele detecta vários programas que iniciam junto com o meu PC, até aí ok.
    Eu usei uma vez, o “TuneUp Utilities”, que tem uma ferramenta igual, gerencia os programas iniciados com o computador, mas comparando o “StartUp Manager” com o “TuneUp Utilities”, ambos detectam programas diferentes e, programas que um encontra, o outro não encontra!

    Por exemplo:

    Eu habilitei para iniciar o “Steam” e o “MSN” junto com o meu PC, no “TuneUp Utilities”, foi detectado somente o “MSN”, a Steam não.
    Já no StartUp Manager, foi detectado somente o “Steam”, mas o “MSN”, não!

    Se tivesse uma ferramente que detectasse TODOS os programas que iniciam com o PC, seria muito bom. Ainda não entendeu? xD

    Olhe:

    http://img90.imageshack.us/img90/4535/20100427005926.jpg

    Na imagem acima, vemos que no programa “CCleaner”, é detectado o “Microsoft Office”, mas no “TuneUp Utilities”, não.
    Agora no programa “TuneUp Utilities”, é detectado o “Windows Problem Reporter”, já no “CCleaner”, não foi detectado.

    Abraços.

    1. Avatar de xkhiug
      xkhiug

      Ah, quando eu fecho completamente o Firefox, eu abro novamente o Portinho, faço a análise ele não detecta o cache para remover…

      []’s

  14. Avatar de António Almeida
    António Almeida

    Muito bom, testei correspondeu perfeitamente às expectativas, se o autor
    puder e quiser prestar um pouco mais de atenção ao registo, é formidável
    Obrigado pela pechincha

    1. Avatar de Gg
      Gg

      Olá caros amigos, gostaria de salientar que me utilizei do TuneUp por um longo período e que versões como 2006 e 7 após fazer o segundo scanning não acabavam com certos problemas e simplesmente zeravam o contador de erros… bom o CCleaner já me deu dor de cabeça, fez demais sem avisar… e quanto ao software do senhor Porto, no qual já mantive contato, era de performance segura e sem grandes malabarismos… espero que após 2 anos sem usa-lo, esteja melhor afinal prometia bastante! A todos um abraço.