Pinta – O clone perfeito do Paint.Net para Linux

15 Comentários

Jonathan Pobst, um programador open source da Novell, desenvolveu o Pinta, uma simples aplicação de edição de imagem com traços Paint.NET. A ideias surgiu num momento de inspiração onde Pobst decidiu que precisava de preencher o segmento de aplicações de imagem com algo do tipo Paint.NET para Gtk. Pinta foi desenvolvido então para ser simples e para ser uma alternativa ao GIMP.

img-a2f2f760

O Pinta, é então uma ferramenta gratuita para desenho e edição, concebida para plataformas Linux, sendo considerada por muito utilizadores do Linux como um clone da versão Paint.net.

Utiliza bibliotecas baseadas no Cairo e GTK+, e possui muitas funcionalidades existentes na maioria das aplicação profissionais deste tipo.

Características do Pinta

  • Inclui as ferramentas de desenho tradicionais como Paintbrush, Pencil, Shapes, Eraser e selecctions
  • Inclui alguns efeitos como por exemplo: Invert, Sepia, Black and White e Auto Level
  • Suporta para multi layer

Licença: GNU
Download: [openSuse] – Pinta 0.1
Download: [Ubuntu] – Pinta 0.1
Download: [MacOS X] – Pinta 0.1
Download: [Windows] – Pinta 0.1
Homepage: Pinta

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    o pinta segundo andei a ler n é suposto ser uma alternativa do GIMP literalmente, mas sim para utilizadores menos experientes q apenas precisam de pequenas funçoes..

    ja havia o paint mono, mas devia ser demasiado baseado no paint.net.

    cumps

  2. Avatar de pmsm1100
    pmsm1100

    Há muito que procurava por uma aplicação como esta, até agora usava (ou tentava) o Krita mas esta parece-me uma solução muito melhor, espero que tenha continuidade.

  3. Avatar de AntonioPT
    AntonioPT

    Não esquecer que é baseado em Mono. Eu não tenho nada contra o Mono, mas alguns FOSS fanboys podem achar ultrajante e etc…

  4. Avatar de MobileAppS - Tudo Sobre Telemóveis

    Para pessoas menos experientes acho bom a aplicação.. mas para mim o melhor é o GIMP, só é uma questão de treinar, até prefiro usar o gimp do que photoshop… experimentem o gimp…:D..

  5. Avatar de Ana Narciso

    Para coisas rápidas o Gimp é simplesmente lento. Realmente sinto falta de um “Paint” em Linux, literalmente um Paint. Tenho de experimentar este!

    1. Avatar de Florestal
      Florestal

      É como a Ana diz! Tenho de experimental este, pois uma das coisas que também sinto mais falta em Linux é mesmo de um Paint prático e funcional! Obrigado pela dica, bom trabalho!

      Abraço

    2. Avatar de Paulo Cesar
      Paulo Cesar

      Temos o KolourPaint, que é muito parecido com o Paint.

      1. Avatar de Florestal
        Florestal

        Pois temos, mas o kolourpaint é KDE e eu utilizo gnome. Agora ando numa de tentar ter tudo com aplicações do gnome (há malucos para tudo…). Mas já utilizei o kolourpaint durante 1 ano e gostei muito.

        Até acho o KDE graficamente muito interessante, e com algumas aplicações superiores às nativas do gnome (amarok, kmess…) , mas o meu pc é um “chaço” e arrasta-se um pouco com KDE (Ubuntu e Linux Mint). Além disso o gnome é mais estável (no meu pc).

        Abraço

      2. Avatar de wolfytuga

        Olá!

        Se quiserem um programa bastante parecido com o tradicional Paint do Windows, e não me refiro das novas versões encontradas no Vista e no 7 mas, das versões anteriores, então aconselho o GNU Paint, que pode ser encontrado no Centro de Software Ubuntu, ou então por consola:

        $ sudo aptitude install gpaint

        Cumps

        1. Avatar de Florestal
          Florestal

          Sim, mas o gpaint tem um defeito básico e (muito) irritante: não possui a capacidade de fazer “undo”!

          Já experimentei o pinta, mas acho-o muito “verde”. Tanto quanto consegui perceber parte das funcionalidades estão previstas mas ainda não funcionam (por exemplo, a inserção de texto). É aguardar pelas próximas versões.

          Um abraço

  6. Avatar de Opteron

    Interessante, vou experimenta-lo!

  7. Avatar de claw
    claw

    “Helo”??? lol

  8. Avatar de Vitor B.
    Vitor B.

    Estou solidário com quem sente falta de um paint em Linux. Por vezes é necessário redimensionar ou aparar ligeiramente uma imagem sem despertar “o gigante GIMP”.

    Pessoalmente o KolourPaint tem-me sido útil e apresenta algumas melhorias face ao paint tradicional.

    Mas vou experimentar este..