Pidgin 2.7.3 – O “Messenger” multi-plataforma

32 Comentários

Pidgin é um cliente gráfico de mensagens instantâneas que permite usar redes IM do tipo AIM, Jabber, MSN, Yahoo!, entre outras. Corre sobre o Microsoft Windows e plataformas Unix. Esta ferramenta de conversação é escrita em C e recorre a bibliotecas GLib e GTK+.

Finch é a consola onde o IM se baseia, esta fusão  traz aos utilizadores uma ferramenta sob a licença GPL permitindo experiências lúdicas, ricas em pormenor e ricas em usabilidade. Foi lançada uma nova versão deste, anteriormente conhecido como Gaim.

pidgin


Alargando um pouco a informação sobre o IM, podemos dizer que o Pidgin é um programa de conversação multi-protocolo, que permite ao utilizador conversar com outros utilizadores mesmo que estes usem outras redes, mais de 15 no total!

São elas:

  • AIM
  • Bonjour
  • Gadu-Gadu
  • Google Talk
  • Groupwise
  • ICQ
  • IRC
  • MSN
  • MySpaceIM
  • QQ
  • SILC
  • SIMPLE
  • Sametime
  • XMPP
  • Yahoo!
  • Zephyr

Desde o seu renascer, como Pidgin, esta aplicação ganhou um novo fôlego, maior aceitação por parte da comunidade, mais plugins, mais funções, que o tornam numa séria alternativa aos mensageiros instantâneos mais utilizados.

pidgin_00

Novas funcionalidades

  • Re-focus para a área de escrita depois de carregarem no botão de atenção
  • Re-ordenação da janela de media para que seja mais utilizável nos notebooks
  • Suporte para icones de amigos alojados na Internet

Veja aqui as restantes novidades desta versão.

pidgin_04

Envio de ficheiros, com barra de progresso

pidgin_05

Como instalar no Ubuntu

sudo add-apt-repository ppa:frasten/ppa
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

Os responsável do Pidgin aconselham a efectuar a  actualização o mais rápido possível (ASAP)

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Pidgin 2.7.3 [26.05MB] [win]
Download: Pidgin 2.7.3 [Linux Fedora Core/CentOS/RHEL]
Download: Pidgin 2.7.2-1 [Mac]
Homepage: Pidgin

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Angolano
    Angolano

    Para mim é do melhor que ha.
    Estou agora a padroniza-lo na minha empresa como subestituto do messenger live e outros.
    Principalmente o Protocolo Bonjour, toda gente na mesma rede encontra-se e fala-se a vontade.

  2. Avatar de dajosova
    dajosova

    abandonei o W.L. Messenger cheio de merdices que até chateia e agora só uso o Pidgin que tb me traz o GTalk. Para mim bastava-me o GTalk / Skype se não fosse o facto de as pessoas estarem agarradas à Micro$hit.

  3. Avatar de dingas
    dingas

    só para confirmar: não dá para o facebook chat ainda, pois n?

    1. Avatar de devilfire
      devilfire

      dá sim senhor instalas através do gestor de pacotes o Facebook Chat plugin for Pidgin

      1. Avatar de dingas
        dingas

        tanx! foi o que pensei: que por plugin desse!
        uso o digsby mas tou a ficar um pouco farto de algumas limitações ainda que seja um programa muito bom tb!

        1. Avatar de Cako
          Cako

          Boas,

          Desde Fevereiro que não é necessário nenhum plugin para ligar o chat do Facebook.

          É só verem aqui as instruções!
          https://pplware.sitedev.pt/informacao/facebook-lanca-chat-em-xmpp-o-facebook-no-teu-im/

          Cumprimentos,

          Ricardo

          1. Avatar de wolfytuga

            Olá!

            Tens toda a razão, já não é preciso usar plugins, e eu já o tinha referido ontem, mas o comentário ainda não apareceu (deve ter sido por colocar os links dos sítios onde têm alguma info sobre esse assunto). Resumindo, basta passar pelo meu blog que tem lá um tuto para Pidgin+Facebook.

            Cumps!

  4. Avatar de phixie
    phixie

    Usava o Pidgin não há muito tempo quando usava openSuse, neste momento uso o Empathy (que vem por pré-instalado com o Ubuntu) e não estou insatisfeito – excepto alguns problemas na troca de ficheiros.

    De tudo o que experimentei em linux, o Pidgin parece-me ser o melhor programa de IM, Só não troco o Empathy (para já, pelo menos…) pelo Pidgin porque me agrada a integração do Empathy com o Ubunto.

    1. Avatar de phixie
      phixie

      (Nunca me hei-de habituar a escrever Ubuntu, mas juro que tento…)

  5. Avatar de Rui
    Rui

    A troca de ficheiros sempre foi problemática, mesmo no Pidgin (que usei pela última vez há muito tempo, por isso não sei como está agora).
    No entanto se acham que o msn messenger tem muito lixo associado, procurem por “A-Patch” para remover as publicidades entre outras coisas 🙂

  6. Avatar de diogo
    diogo

    Só para confirmar: isto dá para falar com contactos offline?
    Das vezes que experimentei nunca consegui e foi por isso que deixei de usar.

    1. Avatar de Ghost Rider
      Ghost Rider

      Pelo menos aqui dá 😉

    2. Avatar de Manuel José
      Manuel José

      Antes não dava, mas começou a dar há muito tempo.

  7. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    uso e abuso dele no meu N900. É praticamente a mesma coisa comparado a essa versão do Windows! Só muda o aspecto claro.

    1. Avatar de Angolano
      Angolano

      com algumas pequenas falhas no n900, tirando isso ele é espectacular

      1. Avatar de Ghost_Ridert
        Ghost_Ridert

        sim claro, mas não vais querer o aMSN no N900, pois não? :p aqui nunca consegui logar no aMSN, portanto ja nao o tenho desinstalado ha tempos.

  8. Avatar de Courela

    Um coisa que gostava que o Pidgin tivesse era um acesso mais fácil ao nome e descrição visível para os outros utilizadores (e já agora que estivesse sempre visível como no MSN Messenger e GTalk).
    Se alguém conhecer um plugin para isto agradeço.

  9. Avatar de Bababui
    Bababui

    Bom dia a todos,

    Este programa não tem video chamadas, ou tem?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Exacto, esta era para mim a maior falha da última vez que utilizei (não se ise já tem), mas não tem as opções de video chat do live messenger o que me faz ficar pela microsoft ainda…

  10. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Suporta webcam e micro?

    1. Avatar de Pedro Simões

      http://developer.pidgin.im/wiki/Using%20Pidgin#VoiceandVideoMicrophoneandWebcamSupport

      Voice and Video (Microphone and Webcam) Support

      Does Pidgin support VV on Windows?
      No, Libpurple depends on farsight and gstreamer to provide VV support. These libraries need to be ported to Windows and the Pidgin build process needs to be updated appropriately to enable the functionality. Patches to make this happen are welcome.

      Does Pidgin support webcams (video)?
      Yes, but only for XMPP/GMail.

      Does Pidgin support MSN video chat?
      Not currently. It is planned. See below.

      Does Pidgin support microphones (voice)?
      Yes, but only for XMPP/GMail/GTalk.

  11. Avatar de Rui Gomes
    Rui Gomes

    Tenho a mesma pergunta que o Navyseal! Alguém aí para dar um feedback relativa/ a isto?

    Obrigado!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Ver resposta no comentário acima.

  12. Avatar de Anderson Cunha
    Anderson Cunha

    Gostaria de sugerir também o Digsby, que uso atualmente. Este disponibiliza também acesso à vários IMs, além de podermos configurar o acesso/gerenciamento de diversas contas de email como Gmail, Hotmail, Yahoo Mail e AOL/AIM Mail diretamente pela barra de tarefas. Possui também integração com o Facebook, MySpace, Twitter, e LinkedIn.

    1. Avatar de Anderson Cunha
      Anderson Cunha

      Infelizmente existe apenas a versão para Windows, mas estão preparando as versões para Mac e Linux.

  13. Avatar de Kkicks
    Kkicks

    Fica aqui outras sugestões

    Windows:
    * digsby – IM + Email + Social Networks – http://www.digsby.com (Gmail, Hotmail, Facebook, etc..)

    Mac OS X:
    * Adium – AIM, MSN, Jabber, Yahoo – http://adium.im/

    As online Service
    * http://www.meebo.com/

    1. Avatar de Kkicks
      Kkicks

      O Adium tb se liga ao facebook

    2. Avatar de Kkicks
      Kkicks

      Na página do meebo podem-se ligar ao Gmail, Hotmail, Facebook e Yahoo sem necessidade de instalar nenhum software.

      É uma solução tipica da computação em nuvem

  14. Avatar de Kkicks
    Kkicks

    Recomendo o Psi.

    O Psi é um software de mensagens instantâneas gratuito construído para a rede IM Jabber (incluindo Google Talk, Facebook, etc…). Rápido e leve, o Psi é totalmente open-
    source e compatível com Windows, Linux e Mac OS X.

    http://psi-im.org/

    (acho que não dá para ligar à rede do messenger da microsoft)

  15. Avatar de Bruno azevedo
    Bruno azevedo

    Boas

    Confesso que baixei a uns dias e nao gostei nada, nem aparencia nem funcionamento, estive com o trillian mas ainda apresentava muitos bugs, estou neste momento com o digsby e aconselho =)

  16. Avatar de vA
    vA

    Em windows também prefiro o Digsby. Levava uns pequenos ajustes nos menus mas é um programa muito completo e funcional. Só desagrada um pouco o instalador que está cheio de publicidade, mas dá para efectuar uma instalação limpa fazendo um decline e desmarcando umas opções.
    Cumps

  17. Avatar de Ajisma

    Olá! Venho por este meio sugerir a republicação deste post visto que já existe uma nova versão e que esta já disponibiliza a integração do Facebook tal como é mostrada no site oficial do Facebook Chat em http://www.facebook.com/sitetour/chat.php