Pidgin 2.6.1

14 Comentários

Nova versão do programa de mensagens instantâneas Pidgin, anteriormente conhecido como Gaim, com muitas novidades e já com suporte às mensagens pessoais e conversação offline do Windows Live Messenger. Quer melhor? Então prepare-se para esta grande novidade, a partir da versão 2.6.0 a infraestrutura libpurple responsável pela comunicação e gestão dos protocolos do Pidgin suporta conferência de voz e vídeo.


O Pidgin é um programa de conversação multi-protocolo. Esta característica permite ao utilizador conversar com outros utilizadores mesmo que estes usem outras redes, mais de 15 no total!

São elas:

  • AIM
  • Bonjour
  • Gadu-Gadu
  • Google Talk
  • Groupwise
  • ICQ
  • IRC
  • MSN
  • MySpaceIM
  • QQ
  • SILC
  • SIMPLE
  • Sametime
  • XMPP
  • Yahoo!
  • Zephyr

Desde o seu renascer, como Pidgin, esta aplicação ganhou um novo fôlego, maior aceitação por parte da comunidade, mais plugins, mais funções, que o tornam numa séria alternativa aos mensageiros instantâneos mais utilizados.

Os pacotes .deb para o Ubuntu que aqui disponibilizamos, foram compilados pela equipa do GetDeb, equipa esta que também disponibiliza para download alguns plugins para o Pidgin, como é o exemplo do famoso Guifications.

Esta versão traz várias alterações, poderá ter contacto com todas elas neste link.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Pidgin 2.6.1 [13.65MB] [Win]
Download: Pidgin 2.6.1 [7.86MB] [Linux]
Homepage: Pidgin

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DonkeyKid
    DonkeyKid

    O Pidgin vai evoluindo, e agora a Canonical vai deixar de o ter pré-instalado no Ubuntu…
    Mas realmente onde está esse suporte de audio e video?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Já existe suporte vídeo para o protocolo XMPP, por exemplo para o GTalk. É um grande avanço!

      No protocolo MSN já se recebe audio clips, ink messages e agora até se guardam emoticons animados para mais tarde usar, coisa que não acontecia até agora.

    2. Avatar de Rui Oliveira

      A funcionalidade de vídeo e áudio para já está suportada no protocolo XMPP (Google Talk e Afins).

      Contudo ainda não encontrei nada na aplicação a indicar que isso está implementado (pelo menos para a conta de gmail que utilizo).

      Por isso o que retiro do anuncio da equipa de pidgin é que o suporte do protocolo XMPP já existe, mas ainda não está implementado na interface da aplicação.

      Teremos que esperar pelas restantes point releases da versão 2.6.0 para eventualmente termos acesso a conferência de voz e áudio quer no XMPP quer noutros protocolos como o MSN através da interface da aplicacão.

      1. Avatar de psychok7
        psychok7

        o problema do voice e video em XMPP e que a maior parte das distribuições como o ubuntu jaunty ainda nao tem as livrarias actualizadas ou seja nao tem suporte. mas o pidgin em si ja o tem e acredito k se essas livrarias tivessem instaladas e actualizadas ele automaticamente mostraria as opções

      2. Avatar de Rui Brás

        Não encontraste porque o pessoal do Getdeb desactivou essas funções porque os repositórios do Jaunty não têm as dependências necessárias.

        Quando o PPA do Pidgin for actualizado, pode ser que eles incluam lá as dependências que faltam.

  2. Avatar de Marco Sousa

    “2.6.1 adds XMPP Voice and Video support (but not on Windows yet)”

  3. Avatar de João Pinto

    O suporte para video/audio é apenas para o protocolo XMPP/GTalk .
    O pacote getdeb não incluí este suporte uma vez que na versão actual do Ubuntu não existem as versões das bibliotecas necessárias para esta funcionadlidade.

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Obrigado pelos esclarecimentos João Pinto! 😉

    2. Avatar de Rui Brás

      Nem tinha reparado que já estava aqui a resposta oficial. 🙂

  4. Avatar de rsl
    rsl

    Muito bom. No início estranha-se mas depois entranha-se! :)Interface muito simples, mas muito prática. Para quem quer simplicidade é do melhor. O peso no sistema também é insignificante.

  5. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Gostava que fizesses mais posts sobre o MirandaIM, também. O MIM tem updates também frequentes e não se vêem quase posts nenhuns por aqui. E também há muito pano para mangas na página dos add-ons. É que quer dizer, ter muitos protocolos disponíveis é bom, mas poder escolher, de facto, os que se vai utilizar é ainda melhor. Teho é pena do meu favorito não funcionar bem no Linux, porque tem de ser através do Wine e as minhas preferências parece que não ficam guardadas. Mas mesmo assim, quando usei o Ubuntu, o Pidgin era um terror, sempre a bloquear/crashar.

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Sim o Miranda é um bom cliente IM, iremos tentar estar de olho sobre ele mais regularmente.

      Acredita que o Pidgin está bem melhor, então os debs criados pelo nosso compatriota João pinto do GetDeb, funcionam que nem uma maravilha no Ubuntu 😉

    1. Avatar de cativaweb

      Tem muita gente que ainda gosta do ICQ