PerformanceTweet – Controle a sua máquina

9 Comentários

Cada vez mais se encontram aplicações que fazem uso do Twitter para interagir com o mundo. Desde alertar para eventos até a permitir que controlemos os nossos PC’s remotamente.

Desta vez vou apresentar-vos uma aplicação que permite dar informação sobre os vossos PC’s através do Twitter. Apresento-vos o PerformanceTweet.


Esta aplicação, mediante o que configuraram, coloca numa conta de Twitter informação relativa ao PC onde está a correr. É possível ter dois modos de acção. Ou periodicamente é colocada informação ou apenas mediante um evento, tipicamente quando um valor é atingido, é colocado no Twitter um alerta.

Desta forma podemos ter sob controle o que se passa nos nossos servidores ou ter algum tipo de alarmistica nas nossas máquinas Windows.

A interface de configuração do PerformanceTweet é um pouco grande por isso resolvi parti-la em 3 zonas distintas.

A primeira zona é onde configuram a conta de Twitter que querem associada. O botão Type permite que associem a vossa conta de Twitter a outra. Tipicamente permite entregar uma mensagem a outra conta Twitter, através da vossa.

O botão link Account verifica se os dados colocados na caixa Username e Password estão correctos.

A segunda zona é onde definem se querem informação periódica ou se pretendem alarmes.

Caso optem pela informação periódica devem escolher o intervalo com que esta é colocada no vosso Twitter. De seguida escolham qual a informação a ser enviada. As hipóteses possíveis são:

  • Carga do CPU
  • RAM utilizada
  • Espaço livre na partição de sistem
  • Numero de processos
  • Uptime do sistema
  • Nome da máquina

Se optarem pela alarmistica devem definir os valores que fazem despoletar o alarme. E existem vários alarmes possíveis de serem activados.

  • Quando a carga de CPU atinge um valor
  • Quando a RAM utilizada atinge um valor
  • Quando o espaço ocupado em disco atinge um valor

Finalmente têm os botões para iniciar ou parar o PerformanceTweet.

Definam então o que pretendem, se monitorizar se alarmistica, e depois coloquem este pequeno software portátil a trabalhar por vocês. E vão ver que se têm máquinas espalhadas e as pretendem monitorizar esta é uma excelente ferramenta. Pode ainda ser utilizada em conjunto com o TweetMyPC para controlarem o PC através do Twitter.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos:
Download: PerformanceTweet 2.1 [512KB]
Homepage: PerformanceTweet

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    dps falam mal de linux:X

    ssh+htop e faz isso e mt mais sem ter nada extra.

    cumps!

    1. Avatar de João Costa
      João Costa

      Mesmo, mas ao menos fazem alguns programas porreiros =)

    2. Avatar de razor
      razor

      Muito limitado o programa PerformanceTweet 2.1

    3. Avatar de Jose
      Jose

      Não comecem com porcaria, aqui ninguém falou em Linux.

    4. Avatar de Pedro Simões

      Só um comentário de um utilizador de ssh + htop e depois de ter feito a analise à ferramenta em causa…

      Não me parece que consigas ter o mesmo resultado quando estás em mobilidade (telemóvel ou outro aparelho pequeno).

      Sim, o ssh + (h)top é muito bom, mas este programa tem outra abrangência.

      E sim, o linux é muito bom! Não comecem a guerra dos SO’s

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        num telemovel caso tenha android podes utilizar a consola directamente q ate ja vem com ssh.

        no windows mobile o putty.

        foi so uma opiniao, n queria começar nenhum flame.

        cumps

  2. Avatar de Sato
    Sato

    Será que irá sair uma versao com monitorizacao de temperatura

  3. Avatar de Francisco
    Francisco

    Como funciona ssh + htop ? Queria ter uma maneira de saber se o dedicado está ON, está a correr debian

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      htop é um system monitor/manager q corre em text mode..
      ssh ja tens um artigo sobre ele aqui no pplware.

      é so arrancares a aplicaçao remotamente.

      cumps