PeaZip 4.8 – Compacte e descompacte com facilidade

15 Comentários

A tecnologia não pára de evoluir, com isso novas aplicações saem do anonimato. Podem destacar-se pelas funcionalidades ou pela simplicidade, o denominador comum terá de ser obrigatoriamente a qualidade.

PeaZip é uma ferramenta com esse requisito essencial, a qualidade, mas podemos adicionar outros tais como o factor de ser gratuito, multi-plataforma, simples, objectivo e um poderoso compactador.


É um compactador que suporta os formatos 7Z, 7Z-sfx, ARC/WRC, BZ2/TBZ2, GZ/TGZ, PAQ/LPAQ, PEA, QUAD, split, TAR, UPX, ZIP.

Pode abrir, navegar ou extrair os formatos: ACE, ARJ, CAB, CHM, COMPOUND (MSI, DOC, XLS, PPT), CPIO, ISO, Java (JAR, EAR, WAR), Linux (DEB, PET/PUP, RPM, SLP), LHA/LZH, NSIS, OOo, PAK/PK3/PK4, RAR, WIM, XPI, Z/TZ.

 

Além destas vantagens o utilizador pode contar com uma ferramenta de encriptação, uma de divisão/união de ficheiros, remoção sem recuperação, comparador byte a byte para uma compactação/descompactação exacta e segura e outras características já mais afastadas do plano principal. Além disso tem ainda à sua disposição uma versão portátil da ferramenta.

Sim, é verdade o que esta aplicação promete… mais uma num meio já por si muito povoado mas, também muito experimentado e desgastado. Vamos ver se será esta uma ferramenta que fará encostar para canto meia dúzia de pequenas aplicações que utiliza no dia-a-dia.

Esta versão 4.8 trouxe apenas melhorias na aplicação em si. Não existem novidades na interface ou nas funcionalidades do PeaZip. Destacam-se nesta versão a disponibilização de um editor de imagens no gestor de ficheiros, com suporte para vários tipos de imagens.

Na função de extracção e compactação de ficheiros foram melhoradas algumas novidades.  A funcionalidade de envio de email foi revista e agora passa a estar disponível em outras zonas do PeaZip. Deixa também de ser mantida uma cópia dos ficheiros enviados no sistema.

O instalador do Windows foi também alterado e passa a poder não integrar o PeaZip no sistema (menus e associação de ficheiros).

Podem conferir todas as novidades desta versão aqui.

NOTA: A instalação do PeaZip possui a instalação de um extra, que não são obrigados a instalar, mas que são essenciais para a sobrevivência do projecto.

altLicença: GNU
altSistemas Operativos: Windows/Linux
altDownload [Win]: PeaZip 4.8 32bits [7.8MB] | PeaZip 4.8 64bits [7.9MB]
altDownload [Win Portable]: PeaZip 4.8 32bits [7.3MB] | PeaZip 4.8 64bits [7.5MB]
altDownload [Linux]: PeaZip 4.8
altHomepage: PeaZip

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Neto Carlos
    Neto Carlos

    Eu acho este programa extremamente promissor. No entanto, já tive sérios problemas com o mesmo. Certa vez compactei um arquivo de 110 MB e, ao descomprimir, o mesmo estava corrompido. Já tinha acontecido isto algumas vezes com arquivos menores. Voltei ao 7-Zip, o qual nunca me deu problemas. Não sei se agora o PeaZip está a ser mais estável e confiável.

    Cumps.

    1. Avatar de internauta
      internauta

      Para já tive muitas dificuldades em baixar o programa, pois está em volta em publicidade… De repente aparece um Peazip portátil, que usei para descomprimir um ficheiro, mas deu-me como resultado estar o ficheiro corrompido! Claro que não estava, pois voltei rapidamente ao 7-zip que descomprimiu o ficheiro sem problemas!

  2. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    É melhor este ou o 7-zip?

    1. Avatar de Neto Carlos
      Neto Carlos

      Como a preferência é de cada um, eu acho o 7-Zip melhor. Seria pertinente sugerir que a equipa PPLWARE realizasse um comparativo entre alguns dos principais compactadores atuais para Windows, Linux e Mac?

    2. Avatar de Henrique Dias
      Henrique Dias

      Também gostava de saber isso…

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Ao nivel de interface e gestor de ficheiros, o PeaZip é melhor e mais apelativo.
      Ao nível de performance, prefiro o 7-zip. Sempre achei o PeaZip mais lento a extrair / compactar do que o 7-zip.
      Juntas o util ao agradavel e usas o PeaZip como interface para sistema de ficheiros compactados mas extrais com o 7-Zip

  3. Avatar de Alucard
    Alucard

    Julgo que não é multiplataforma, mas recomendo o Xarchiver. Muito leve e simples e consegui abrir com ele ficheiros zip que estavam a dar problemas tanto no GNOME File Roller, no ArK, como até no próprio WinZip.

  4. Avatar de alien3065
    alien3065

    Obrigado pela dica. Vou experimentar embora tenha o WinZip 15.5 Pro (oficial)…

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Com tantos grátis e bons para quê pagar?

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu utilizo o jzip gratuito,leve e muito bom.

  6. Avatar de JL Martins

    Eu uso Haozip. Nunca me deixou ficar mal e tem uma interface super-amigável. Aconselho vivamente.

    1. Avatar de Artur Mendes
      Artur Mendes

      Não conhecia esse, gosto da UI, talvez venha a substituir o 7zip =) Obrigado

  7. Avatar de embb
    embb

    Eu suo o FreeArc (http://www.freearc.org/). Uso e abuso com melhor ratio compressão (na maior parte dos casos) comparativamente ao 7zip.
    Mas o melhor é mesmo a velocidade de compressão /descompressão.
    Única falha na minha opinião é mesmo a falta do drag/drop no interface.

    1. Avatar de asddsd
      asddsd

      suas? isso e complicado!

  8. Avatar de um simples internauta
    um simples internauta

    Não vi ninguém falar do bandizip, que oferece a previsualização dos arquivos compactados e abarca larga gama de formatos.
    Experimentem.