Partilha a password da Netflix? Cuidado, pode estar na mira deste novo software!

50 Comentários

A popularidade do serviço de streaming da Netflix continua a aumentar não só no nosso país, mas também em todo o mundo. Entretanto, já pode partilhar a sua conta com até 5 pessoas, consoante o plano de preços selecionado, mas a partilha casual da password e dados de conta continua a ser uma prática demasiado comum e a sangrar em receitas e recursos para a empresa.

Por conseguinte, não tardará até que a Netflix possa lançar a mão a um novo e promissor software de inteligência artificial (IA). Será o fim do “Netflix&chill” para quem obteve uma password e dados de conta que não lhe pertencem?

Partilha a password da Netflix? Cuidado, pode estar na mira deste novo software!

Partilha a password da Netflix?

Com o intuito de expor quem pratica a partilha ilegal de credenciais da Netflix (e não só), uma nova empresa britânica acaba de apresentar a potencial solução. Trata-se de um novo software, apresentado agora em Las Vegas, Nevada, durante a CES 2019.

A empresa chama-se Synamedia e o seu novo software é deveras engenhoso. O mesmo pretende analisar o comportamento de várias contas e, através de algoritmos de inteligência artificial ou machine learning, rastrear padrões anómalos.

Assim sendo, com recurso à análise estatística e comportamental, empresas como a Netflix podem socorrer-se dos serviços da Synamedia. Tudo isto com o intuito de detetar as contas que estejam a infringir os Termos de Utilização da Netflix.

Quão exato pode ser este novo software?

Em conformidade com a nota à imprensa da Synamedia, o novo software será extremamente detalhado na sua análise.

Por exemplo, esta solução será capaz de determinar se está a utilizar o serviço na sua residência habitual. Ou se, porventura, está numa estância de férias. Do mesmo modo poderá saber se houve partilha de credenciais com amigos que residam na proximidade do dono da conta. Poderá também detetar se a conta foi partilhada com crianças. Mais ainda, poderá saber se vivem ou não nas proximidades do legítimo dono.

Com acesso a estas informações da Synamedia, as empresas como a Netflix decidirão o rumo a seguir. Em suma, para já é uma nova ferramenta de que poderão aproveitar para mitigar esta prática.

A Synamedia refere ainda que a geração Millenial / Geração Y é a principal responsável por este tipo de práticas. Mais concretamente, a empresa britânica refere que 26% dos integrantes desta geração admitiu ter partilhado a password e outras credenciais.

Como resultado da partilha da password e demais credenciais, a agência Parks Associates estima que em 2021 os prejuízos ascendam aos 9,9 mil milhões de dólares para empresas e serviços de streaming e TV paga.

Em suma, não deverá tardar até que a Netflix comece a utilizar este software ou algo muito similar. O melhor mesmo será optar pela assinatura de uma das suas soluções legítimas.

| Fonte


Conheça ainda:

5 Novas séries para assistir na Netflix

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lcanver
    Lcanver

    Fiquei sem perceber o básico do vosso artigo. É proibido partilhar fora de casa entre famílias? Só se pode partilhar dentro do mesmo teto? Mas qual é a definição de partilha?

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      https://help.netflix.com/legal/termsofuse

      “the Account Owner’s control is exercised through use of the Account Owner’s password and therefore to maintain exclusive control, the Account Owner should not reveal the password to anyone.”

      Por isso a resposta é sim. É proibido.

      1. Avatar de Just Saying
        Just Saying

        Onde é que leu que é proibido? é que em nenhuma dessas palavras diz que é ilegal ou proibido. Apenas aconselham a não partilhar as credenciais para não correr o risco de não ficar sem a conta ou ter actividade não controlada na mesma!

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Cada um interpreta como quer.

          Se eu vir escrito “Aqui não pode evacuar no chão” vou entender que é proibido, você como é rebelde se calhar vai fazê-lo no chão e diz que nenhuma palavra diz que é proibido, apenas o aconselham para não sujar o chão e não vá alguém querer roubar o dito cujo.

          1. Avatar de Jota
            Jota

            Mas em nenhuma daquelas palavras diz sequer que ‘nao pode’ fazer algo. Diz exactamente: Para manter controlo exclusivo, a password não deve ser partilhada. Parece-me bastante óbvio.

          2. Avatar de Abel
            Abel

            “Should not” é diferente de “Can not” ou “Must not”…

          3. Avatar de Louro
            Louro

            Alguém andou a faltar ás aulas de Ingles…

            Dizer “the Account Owner should not reveal the password” quer dizer que o dono da conta nao deve de partilhar a password da conta indo contra os termos e condicoes do servico.

            se a frase fosse “the Account Owner is forbidden to reveal the password” significaria que poderiam existir consequencias legais.

            se a frase fosse “we do not recomend thee Account Owner to reveal the password”
            É uma recomendacao.

      2. Avatar de pedro pereira
        pedro pereira

        Por isso, a resposta é não: não é proibido. Apenas NÃO DEVE revelar a password para manter o controle exclusivo da conta.

  2. Avatar de Jota
    Jota

    Cheira-me a invasão de privacidade!

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Boa!
      Sempre que nao esteja a cumprir os termos e condicoes de um servico, quando confrontado com isso, acuso de invasao de privacidade!!
      Boa…

  3. Avatar de Nuno Cardoso
    Nuno Cardoso

    Este tipo de empresas, assim como outras de partilha de conteudos foca-se unicamente no “suposto” prejuizo! (” Como resultado da partilha da password “…”prejuízos ascendam aos 9,9 mil milhões”). A empresa nunca iria facturar isto pois quem recorreu a este método , Fe-lo por não estar disposto a pagar a subscrição.
    Este tipo de controle vai promever apenas a mais pirataria e menos subscriçoes familiares. Bom método par perder mais negocio….

    1. Avatar de JJ_
      JJ_

      E esquecem-se que com esta partilha, permita terem 3x mais pessoas a ver os seus conteúdos, que lhes permite continuar a ter grande projecção no mercado, aumentando assim as receitas de publicidade e de prémios.

      Se isso deixar de existir, se calhar nem 1 terço dos que hoje usam a plataforma, irão continuar a fazer.

      Alem disso, muitos tem o serviço sempre activo, devido a essa partilha, sem ela, se calhar só activa durante 1 ou 2 meses, para ver o conteúdo que pretende.
      Resumindo, em vez de ganharem 4 visualizadores, e 1 conta activa durante 12 meses, que dará uns 150€/ano. Irão passar a ter apenas 2 visualizadores… 2 contas activas durante 2 meses cada, o que dará 4 mensalidade, uns 50€. Perdem 2 terços de receita e metade dos visualizadores.

      Ou seja, no fundo a Netflix, já fez estas contas e não vai tomar qualquer medida contra isso.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        A Netflix agora apresenta publicidade?

        1. Avatar de JJ_
          JJ_

          Existe muita forma de publicidade.
          Por exemplo, um filme ou uma serie, pode apresentar marcas de produtos, e será ai que estarão a ganhar com a publicidade.
          Por exemplo, se num filme ou serie, aparecerem de forma descarada a marca de um carro o mais certo é essa marca ter pago para aparecer no filme.

          Assim como os filmes de Hollywood não tem publicidade directamente, mas fonte de receita, não se limitam as bilheteiras dos cinemas, licenças de exibição ou venda de DVDs. As marcas que aparecem no filme, como carros, relógios, etc., normalmente estão a pagar algo a produtora do filme.

          1. Avatar de GM
            GM

            Na 1ª temporada da série SALVATION, o veículo que o protagonista principal utiliza é precisamente um Tesla Model X (conheces, Louro?) mas não está identificado como tal. Aliás, o símbolo da Tesla foi removido.

        2. Avatar de Louro
          Louro

          Sim mas isso é para a produção do filme e estamos a falar de patrocínios.

          Quando estamos a falar de apresentarem publicidade é como acontece no YouTube e Facebook por exemplo…

          @Gm
          Conheco o que!? Model X ou a série?

          Model X conheço tão bem que tenho um estacionado na minha driveway neste momento.
          A série por acaso não conheço.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ora nem mais…

    3. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Exatamente, seriam poucos os casos que não podendo ter conteúdo grátis iriam comprar, por exemplo vejo um ou outro jogo de futebol via p2p, se não puder simplesmente não vejo o jogo

  4. Avatar de HB
    HB

    Se eles têm produtos de 2 e 4 ecrãs em simultâneo é suposto uma pessoa fazer o quê com isso? Colocar 2 ou 4 ecrãs só para ele?

    1. Avatar de PedroC
      PedroC

      Isto tudo tem a ver apenas com quesstões legais. E o que o contrato diz é que o utilizador que se regista é o único responsável pela sua conta. Se contratares o serviço com 2 ou 4 ecrãs, claro que alguém da tua família poderá ver um ou mais dos streams mas legalmente, estás proibido de lhe dizeres a password. Terás sempre de ser tu o único conhecedor da mesma. Como disse, são tudo questões legais que as empresas usam para se protegerem e não há muita volta a dar. O que eu entendo desta alteração é que esta nova empresa irá perceber se, de alguma forma, alguém do outro lado do mundo tem a tua password e por exemplo tu nunca a foste lá colocar no pc ou tv que essa pessoa usa. Conclusão: acho que toda a gente pode ficar descansada porque isto não vai dar em nada.

      1. Avatar de HB
        HB

        Mas há formas de partilhar a conta sem partilhar a palavra-passe.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Pois…não tem sentido. Se os pacotes da netflix dão essa hipotese, duvido que estejam interessados em bloquear a partilha de password porque tal como dizes, não tem sentido ter a possibilidade de ver em simultaneo em varios ecras se a conta não pode ser “partilhada”.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Mais uma vez, acho que não é esse o caso. O problema não é comprares o pacote de 4 e partilhares a conta com outras 3 pessoas, o problema é teres o pacote de 1 e partilhares com 3.

        Partilhar contas que o permitem (vários ecrãs) parece-me aceitável e dentro das normas apesar de teoricamente não poderes partilhar a password.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      É diferente ter 2/3 dispositivos ligados ao mesmo tempo na mesma casa/localizacao (algo perfeitamente normal), e ter 2/3 dispositivos ligados ao mesmo tempo em localizacoes distintas de forma recorrente.

      1. Avatar de HB
        HB

        Não é normal porquê? O proprietário não pode usar o Netflix em vários dispositivos em simultâneo? Ele não pode ter vários dispositivos em vários locais? Ele não pode usar o serviço no telemóvel e viajar muito? Nem toda a gente tem uma “rotina” previsível.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Portanto é perfeitamente normal ter 2 dispositivos, digamos 1 em Lisboa e outro no Porto ligados simultamente 365 dias por ano?
          Isso é diferente de andar a viajar e utilizar ao fds ou umas semanas na casa de ferias.
          Servicos moveis penso que seja facil de dectetar, penso que aqui é mais para ligacoes “fixas”

          1. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            Eu tenho uma conta para 4 utilizações simultâneas que uso em São Paulo (Brasil), uma filha minha usa na cidade de Cotia (próxima a São Paulo), minha outra filha usa na cidade do Rio de Janeiro e meu pai usa em sua cidade (Sorocaba) no interior do estado de São Paulo. Todos usamos principalmente na TV (smartTV ou com set top box) mas também em dispositivos móveis (celular, tablet) fora de casa, inclusive em viajem.
            Ao contratar a assinatura a empresa me garantiu que é uma utilização perfeitamente legal. Então não pode? Será que eles me enganaram?

          2. Avatar de Tx2
            Tx2

            Então eu nao posso trabalhar no Porto e ter a minha familia em Lisboa?

          3. Avatar de toshi
            toshi

            tenho uma conta pra 4 telas do Japão e meus pais usam no Brasil

    4. Avatar de Woot!
      Woot!

      O que referem aqui não é no caso desses serviços pois esses são teoricamente aceitáveis. Penso que se referem a pagar apenas a subscrição de 1 ecrã e partilhar a password do mesmo para outra pessoa sem comprar o pacote que permite ter 2.

  5. Avatar de JJ_
    JJ_

    Resolve-se o problema de uma forma muito simples…
    O titular da conta, abre todos os perfis regularmente na sua residência. O sistema vai encarar uma utilização fora da residência, como normal.

  6. Avatar de Tiago Sousa
    Tiago Sousa

    E se o pessoal utilizar a conta em dispositivos móveis (telemóvel, tablet)… como é que raio vão relacionar com a residência…?

  7. Avatar de André Cardoso
    André Cardoso

    “Em suma, não deverá tardar até que a Netflix comece a utilizar este software ou algo muito similar. O melhor mesmo será optar pela assinatura de uma das suas soluções legítimas.” onde é que foram buscar esta conclusão?
    Só pergunto porque tive uma discussão sobre esta mesma notícia e cheguei à conclusão que a Netflix deseja o contrário que essa empresa pretende: deseja a partilha gratuita com familiares e amigos com o intuito de criar potenciais clientes. Aliás, a Netflix é muito categórica em relação ao share de passwords
    “As long as they aren’t selling them, members can use their passwords however they please”
    (https://www.denverpost.com/2016/07/14/netflix-sharing-passwords-is-ok-just-dont-sell-them/?fbclid=IwAR1KERm8GLOWtXek3jY5Dlq2a7cyc2K-8AyoGSwG1aW2HJ1PrEvp5lULZpE)

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      isto lembra-me um outro caso de credênciais pessoais e intransmissíveis mas que podem ser partilhadas 😉 😀

  8. Avatar de eu
    eu

    Nunca partilhei a minha password mas fora de casa já usei em TV com a App netflix, do qual fiz login e logout.
    Como é que vão detetar isto ?
    Vai haver m* da grossa se bloquearem o acesso.
    Este tipo de automatismos não podem existir se houver 1% de falha (que há).

    1. Avatar de Louro
      Louro

      A menos que consideres “haver m* da grossa” teres de ligar para lá e explicar que estavas a usar a tua conta num outro local qualquer para te desloquearem… nao estou a ver o que é que vais fazer mais…

      Cancelar a subscricao?

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Caso acontece-se seria uma jogada de marketing extremamente não inteligente, falando por mim : Antes de subscrever aos serviços netflix ,pacote de 14€ o máximo que oferecem, pedi a uma amigo que me empresta-se a conta para ver se “curtia” do software e tal como gostei acabei por comprar porque há sempre a necessidade de ter uma conta própria, com isto quero dizer que caso ele não me tive-se emprestado a conta eu provavelmente não ia pagar 14 euros para experimentar. Sem falar nos 30 dias grátis que oferecem, podem ser úteis mas é muito pouco tempo.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Eu também customo experimentar as coisas por tempo indeterminado…

      No mes passado fui ao stand da Ferrari e pedi um trial de um La Ferrari… Eles diziam que só me podiam emprestar o carro por umas horas, mas também lhes disse que era demasiado pouco tempo e que assim nao dava para decidir se queria ou nao comprar.

      Raio de argumento, 30 dias nao é suficiente para decidir se compro ou nao uma subscricao de um servico.

  10. Avatar de David Neto
    David Neto

    Então explica lá se por acaso eu me ligo pelo 4g do telemóvel e a televisão se ligar pelo wifi da casa, passa a ser tudo ilegal?

    São IPs diferentes e é algo que fiz quando estava em sítios que só tinham ADSL (no interior, ainda há muito local assim), ou nenhum de nós conseguia ver netflix.

    Seja como for, não há uma única menção de localização em lado nenhum nos ToS da netflix. Só que não podes partilhar password, o que não tem que ser feito.

    Eu pago netflix no plano mais caro exclusivamente para poder partilhar com os meus pais. No dia em que não der para partilhar, mudo para o mais barato ou cancelo totalmente, visto quase não ver televisão e apenas precisar de netflix uma série de volta e meia.

    E finalmente, que raio de artigo. O que eles fazem o netflix já pode fazer. Eles têm o registo de toda a gente e todos os acessos e o que cada um vê a cada hora. Não é preciso um génio da IA para perceber que se dois sítios distintos acedem ao mesmo tempo ou se dois locais a 200kms de distância acederem num espago de tempo reduzido, então é partilha. O netflix se quisesse já estava a bloquear isto. Esta empresa limitou-se a resolver um problema que simplesmente não existe…

  11. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    A empresa desde algoritmo quer vender e publica muito, no entanto como já muitos disseram pode trazer efeitos nefastos para a Netflix. Eu por exemplo tenho a minha conta na TV do meu cunhado porque vou lá com muita frequência, ele quase nunca a usa. E acontece muitas vezes que viajo pelo trabalho, então ora vejo no PC como telemóvel em vários sítios diferentes ou às vezes países. Se a Netflix por ganância com estes algoritmos começa a interferir com a minha comodidade então aí sim penso na concorrência, dividir com vizinhos etc.

    Ou seja, se a Netflix passa a ser gananciosa, pode perder mais do que ganha…

  12. Avatar de Somebody
    Somebody

    Aconselho a pesquisarem no urban dictionary o quê que netflix & chill significa xD

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      também acho melhor! 😉 😀 😀
      desta o pplware e o @rui bacelar passaram-se 🙂

  13. Avatar de Ze Maria
    Ze Maria

    Desde que todos os meses criar uma conta nova para ter o mês grátis continue a ser uma possibilidade, isto não me afecta.

  14. Avatar de eu
    eu

    A Netflix já veio dizer que eles se estão a borrifar para isso, que não se importam que várias pessoas partilhem uma subscrição, pois sabem que no futuro vão querer uma conta só para si (quando tiverem filhos, por exemplo).

  15. Avatar de Luis
    Luis

    Não vou entrar em discussões legais, apenas digo que no dia que dificultarem o “Netflix&chill” deixo de ser cliente. E presumo que muita gente vai seguir o mesmo caminho….aqui fica uma sugestão para o site, façam uma sondagem e vão ver o resultado.

    1. Avatar de Teresa Martins
      Teresa Martins

      Eu tb desisto

  16. Avatar de Louro
    Louro

    Venho ler os comentários e a unica coisa que consigo ver sao pessoas pobres com ares de rico.

    Se nao querem pagar pelo servico, porque acham que é caro ou que nao vale a pena, porque é que inventam?

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      +1

      Muitos dos que comentam e até falam mal são dos criam contas grátis todos os meses ou baixam os conteúdos pirateados. Mas depois gastam fortunas em jogos, café, tabaco, hardware…

      Mentalidades de 3o mundo.

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    “Entretanto, já pode partilhar a sua conta com até 5 pessoas” Na minha conta vejo 4 perfis, podendo partilhar 3 deles… Vai sair alguma atualização, ou foi gralha no artigo?

    Pena nunca mais lançarem o pacote com som de melhor qualidade…

  18. Avatar de João Miguel Santos
    João Miguel Santos

    A mim mais que tudo cheira-me que isso já são informações pessoais a mais… Entao agora o Netflix vai querer saber quantos membros de família eu tenho, que viagens faço, quantos dias passo fora de casa… Enfim… Talvez seja o fim da subscrição…. Veremos