Oracle VirtualBox 3.2.0 disponível

46 Comentários

Novidades no suporte para MacOS

Depois da aquisição no início do ano da Sun Microsystems pela Oracle Corporation, foi ontem lançada a primeira versão do VirtualBox com o carimbo da Oracle.

O VirtualBox passa agora a chamar-se Oracle VM Virtualbox e esta nova versão traz consigo muitas novidades e melhorias.

virtual_Box

VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores tirar partido de todo o potencial da virtualização. Nesse ambiente virtualizado podemos construir um sistema com todas as características técnicas, mas de uma forma virtual – não permanente.

virtualBox_00

Depois de referir em outros artigos que tenho realizado alguns testes exaustivos com o VirtualBox e VMWare e a conclusão que tiro é que o VirtualBox está efectivamente melhor e esta nova versão vem reforçar o meu contentamento e confiança desta aplicação no processo de virtualização de sistemas operativos.

Principais novidades

  • Suporte experimental para MacOS
  • Suporte para os mais recentes processadores da Intel
  • Melhor desempenho para sistemas operativos Windows e Solaris na inicialização de máquinas virtuais
  • Configuração de NAT (Network Address Translation)
  • Novas funcionalidades a nível de Hypervisor
  • Novos recursos CPU Hot-Plugging e Page Fusion(reaproveitamento de memória, aquando do funcionamento de máquinas virtuais com conteúdos semelhantes)
  • Sistema de armazenamento totalmente redefinido para bibliotecas I/O e melhorias na aceleração de vídeo através do VirtualBox Remote Display Protocol (VRDP)
  • Novos ícones

Confira todas as novidades aqui

virtualBox_01

O Oracle VM Virtualbox 3.2 apresenta também algumas melhorias no suporte ao Ubuntu 10.04 e também a possibilidade experimental o sistema operativo da Apple.

Neste momento, o Oracle VM Virtualbox é compatível com Mac Intel que tenha com sistema operativo o OS X 10.4 Tiger ou versões superiores.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS (experimental)
Download: [Win] VirtualBox-3.2.0-61806-Win.exe [69,64 MB]
Download: [MacOS] VirtualBox-3.2.0-61806-OSX.dmg [69,64 MB]
Download: [Linux] Linux (Várias Versões)
Homepage: VirtualBox

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mister Bunny White

    Gostei do facto dos novos icons 😀 j/k sempre gostei do VirtualBox e pelos vistos a oracle só veio para o melhorar. Bom post.

  2. Avatar de Olly

    Sou um fã incondicional da VBox mas desde a versão 3.1.6 que não a posso usar.
    O meu pc teima em dar-me um BSOD (0x0000007f – algo a ver com os drivers de rede) e nem a ajuda da Sun/Oracle me safaram.

    Tive de optar pelo VMWare player 🙁

    1. Avatar de Wolverine
      Wolverine

      Esse erro aparece-me no Windows 7 x64 mas com o VMWare… Instala bem, mas quando o executo, bloqueia logo o pc… O VBox funciona bem.

      Com o OpenSuSE 11.2 amd64, o VMWare funciona bem… Também não consegui ainda resolver esse problema…

      1. Avatar de Olly

        Também estou com Win7 64bits.
        Estranho é ninguém saber o porquê destes crashes que são, no meu caso, aleatórios.

  3. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Lol novas funcionalidades? Isto basicamente é leite velho com nova embalagem, foi nova versão só para espetarem o logo da oracle enfim.

    1. Avatar de jmtdstoc

      Bem, capacidade para se poder instalar o Mac OS X é uma novidade!

      1. Avatar de Kaisersoze
        Kaisersoze

        Só funciona num Mac… noutros pc a virtualização não funciona.

        No mac consegui criar os OSX virtual sem problemas, no portatil já não.. pendura sempre. Tentei copiar a imagem criada no MAc para o portatil e também não funciona.. bloqueia no arranque.

        1. Avatar de Vítor M.

          Olha o Kaisersoze a comentar novamente 😉 sim senhor. Acima de tudo com qualidade os comments. Muito bem!

  4. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Vamos ver se agora com a Oracle isto atinge a maturidade necessária para ambientes de produção …

    1. Avatar de Alexandre Alves
      Alexandre Alves

      Não me parece que seja essa a função do Virtual Box. O Virtual Box está visto com uma ferramenta desktop se o que pretendes é Enterprise Level então tens pelo menos 3 alternativas:

      1. Oracle VM server (x86) – Xen based
      2. Oracle VM server (SPARC) – AKA LDOM
      3. Oracle Solaris Container (x86 & SPARC) – AKA zonas.

      Isto é tudo virtualização Enterprise, é só escolher.

      http://www.oracle.com/us/technologies/virtualization/index.html

  5. Avatar de Sun II
    Sun II

    Ó pplware agora é:

    Oracle VM Virtualbox

    e não

    Oracle Virtualbox

  6. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Realmente parece ser uma novidade, mas é um cado duvidoso pois a apple só deixa instalar o sistema operativo em hardware apple enfim.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    A instalação do Mac OS X como SO Guest não é só quando instalamos o VirtualBOX no MacOS?

    1. Avatar de Kaisersoze
      Kaisersoze

      Correcto. Já tentei e só da no meu Mac

  8. Avatar de mmick
    mmick

    O suporte MacOS X significa que se eu achar na rua um DVD com ele posso instalar no meu pc (pela máquina virtual claro)?

    1. Avatar de Kaisersoze
      Kaisersoze

      Nope, só funciona num Mac… sorry

  9. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Que tal um artigo para explicar se é mesmo possível instalar o Mac OS X como guest no Virtual Box em Windows?

  10. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Esqueçam ja li o manual, era como o Carlos disse só é “possível” instalar numa maquina Apple, o Mac Os X no VirtualBox. Pode haver talvez um hack qualquer na sei.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      ei que pena…e eu a pensar em macos num Quad core… 2 core para o Win7 e 2 para MacOS 🙂 digam lá que não estaria bem! 🙂

  11. Avatar de MoosHD
    MoosHD

    Com o suporte oficial aos OSX lançado, agora é uma questão de tempo até se conseguir correr o OSX num PC via virtualização. agora é esperar pelos hackers… se conseguem alguma coisa.

  12. Avatar de The STK
    The STK

    Muito boa esta versão, com novidades interessantes. Uma que não vi descrita é a possibilidade de remover snapshots com a VM a correr… Imaginem o jeito que isto dá com VM de servidores 😉
    Para mim no virtualbox só falta o suporte para drag and drop e um modo seamless tipo unity do vmware e fica perfeito 🙂

  13. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    A Oracle agora anda a carimbar tudo.. Virtualbox, OpenOffice..

    1. Avatar de The STK
      The STK

      Se for para melhorar não vejo mal algum… Sei que o virtualbox tem melhorado bastante desde que a sun entrou em cena e agora depois da compra por parte da oracle 😉

  14. Avatar de Redin
    Redin

    Eu vim sempre a pensar que este tipo de virtualização iria funcionar independentemente do host.
    Mas afinal enganei-me. Com a ultima versão do virtual-box, Tentei virtualizar o Windows Server 2008 64bits no meu pc com P4 64bits, SO windows 7 64bits e não funciona porque o meu processador não tem a capacidade de criar a virtualizacao para os 64bits. Isto é normal?
    Obrigado.

    1. Avatar de Alex (Brasil)
      Alex (Brasil)

      Olá Redin…

      É perfeitamente normal. Vc esta tentando rodar um sistema que usa funções que seu processador não possui. Não há como fazer um processador 32bits (se for esse o caso) rodar um sistema 64Bits. O oposto é perfeitamente possível.

      Aproveitando a oportunidade, gostaria de parabenizar o site. Minha visita diária a ele é sagrada e religiosa por pelo menos 2 a 3 vezes ao dia (manhã, tarde e noite) e posso dizer sem sombra de dúvidas que por muitas vezes, peguei programas e referências aqui que além de não achar em nenhum outro lugar, me salvaram várias vezes a vida nos meus transtornos com informática.

      Obrigado a todos do PplWare!

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Olá Alex.
        Quero corrigir uma coisa e que o deixou confuso. O meu processador é de 64bits e estou a correr o windows 7 64bits. Daí eu não estar a entender essa dificuldade.
        Obrigado

        1. Avatar de JGomes

          o virtual box aparentemente não suporta sistemas de 64 bits. Terás que instalar sistemas de 32bits.

          1. Avatar de Redin
            Redin

            JGomes. APARENTEMENTE estás enganado. Vai ler o manual.
            Obrigado

          2. Avatar de mmick
            mmick

            O P4 suporta virtualização?

          3. Avatar de Redin
            Redin

            Alguns suportam. Terá de ser verificado com ferramentas que informam das opções que o processador em causa terá para suporte.

      2. Avatar de mmick
        mmick

        Oi Alex, de que parte do Brasil?

  15. Avatar de Antonio Silva
    Antonio Silva

    À dias enquanto passeava na Rua Pirata das Torrentes tropecei numa imagem do osx para vmware. Mas como é óbvio não a apanhei porque é ilegal instalar este SO em máquinas não apple… cof cof.. (estou com uma tosse…)

    1. Avatar de rss
      rss

      Eu por acaso apanhei essa imagem o ano passado, lá para os lados da baía dos piratas. Ou seja consegui correr MacOS no meu desktop (não mac) com Pentium D @ 2.666 GHz. No entanto o hackintosh virtualizado em VMWare não era suficiente rápido para ser utilizado no dia-a-dia.

      Pode ser que daqui a uns tempos o seja possível em VB.

  16. Avatar de Luis Rosa
    Luis Rosa

    boas.. nunca consegui pôr isto em ecrã completo a trabalhar com linux como tá na imagem, é uma nova funcionalidade ou sempre deu e não sei com se faz?

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Tens que instalar a VirtualBox Guest Aditions. No directório de instalação do virtualbox tens lá um ficheiro iso (VBoxGuestAdditions.iso)

      Tens que nas defeinições da tua máquina virtual criada, apontar para uma iso. Depois quando lançares o linux, por exemplo no caso do ubuntu, apenas tens que ir a /media/ no meu caso foi /media/VBOXADDITIONS_3.2.0_61806

      depois apenas tens de fazer sudo ./VBoxLinuxAdditions-.run . Em que arquitectura pode ser amd64 ou x86. Depois é só esperar que instale reinicias.

      Só um pormenor, se instalares um novo kernel nas actualizações (pacote linux-image-versao), deves ter de reinstalar as aditions. Pelo menos a mim, obriga-me a tal.

      1. Avatar de Luis Rosa
        Luis Rosa

        … e quem nao sabe é como quem nao vê.. 🙂
        obrigado, depois desta dica e de umas pesquisas no google ja tudo funciona
        Obrigado

  17. Avatar de arrebenta
    arrebenta

    pelo menos o iDeneb funcionou como guest no virtualbox 3.1.4 mas o facto de nao haver as additions nao gostei muito da experiencia. o host era um winxpsp2

  18. Avatar de lesilva

    UAL – mais um detalhe a USB vem ativa 🙂 – agora sim estou com o melhor dos dois mundos – Minha maquina com cara de Windws 7 e cabeça de Ubuntu 😀

  19. Avatar de Vasco Fernandes
    Vasco Fernandes

    Olá a todos

    Estou com um problema. Ao instalar o Ubuntu 10.04, no Oracle VirtualBox 3.2, somente ficam disponíveis 2 tipos de resolução do monitor: 800×600 e 640×480. Fiz exactamente a mesma instalação mas através de VMWare e as opções de resolução do monitor disponíveis são muitas mais.

    Alguém consegue ajudar?

    Cmpts,
    Vasco Fernandes

    1. Avatar de Vasco Fernandes
      Vasco Fernandes

      Já tenho resposta à minha questão. Estava 2 comentários acima….. preguiça de ler todas as respostas.. lol

  20. Avatar de Pedro Pardal
    Pedro Pardal

    Tenho o meu SO guest (Win XP) a funcionar tanto em Win 7 como em Ubuntu, mas tenho duas limitações:

    1. A webcam nao da para instalar no SO guest mesmo estando a funcionar nos 2 SO nativos.
    2. A memoria de video parece-me pouca pois 128MB c/ algumas paginas do YouTube abertas tornam a maquina virtual algo lenta (4GB Nativos)

    Alguem partilha das mmas limitações?

    Cumprimentos,
    Pedro

    1. Avatar de Caio
      Caio

      estou com um problema semelhante, tenho o windows 7 e no oracle VB o windows xp, a webcam ja esta toda instalada, porem quando vou em dispositivos usb aparece “dispositivo desconhecido 041E:401E [0100]” dai clico para ativar e aparece uma mensagem de erro “Falha ao conectar o dipositivo usb Dispositivo desconhecido à maquina virtual User. Usb Device ” with UUID {80c0590a-1ab6-471e-b4ef-356225e574ed} is bust with a previous request. Codigo de resultado 0x80070057.” E tbm nem sei se ela esta sendo de fato reconhecida pelo VB ou se é algum outro dispositivo. Se alguem souber ai vlw!

      1. Avatar de Pedro Pardal
        Pedro Pardal

        Caio,
        eu acabei por resolver o meu problema instalando a versao que descarreguei directamente do site do virtualbox. A versao que tinha instalado através do repositorio nao era a ultima versao. Qdo instalei a nova tudo funcou as 1000 maravilhas.
        Agora mudei para o Kubuntu, (nao usava KDE desde os tempos do red hat) e tenho de novo o problema, mesmo instalando a ultima versao… tenho q partir ainda um bocado de pedra mas confesso que para ja nao é prioridade.

  21. Avatar de João
    João

    gostaria de saber se mesmo que instale o windows 7 dentro do linux via virtualbox tb aparece a msg de poderá ser vitima de falsficaç~
    ao do windows?

  22. Avatar de Renato
    Renato

    Não consigo fazer com que o token de certificado digital da pronova seja reconhecido no ambiente do virtual box.
    Alguem teria uma dica ????

    Obrigado

  23. Avatar de Mario Rosario
    Mario Rosario

    Não consigo aceder dispositivo USB a partir da minha maquina virtual Windows. o Meu sistema operativo de base é Ubuntu 10.10
    Alguma dica?