Opera Unite 10.10 Build 1857

26 Comentários

O Opera continua a aperfeiçoar as suas capacidades, mesmo depois do êxito que foi a versão final do Opera 10. Este browser é o “mal-amado” do mundo dos browser, pois a sua qualidade supera qualquer concorrente mas mesmo com tantos atributos a sua propagação é lenta, provavelmente porque existe um marketing mais agressivo por parte do seu concorrente directo. Mas e fica como nota de rodapé, este é o mais avançado browser da actualidade.

Este browser é o mais rápido e o mais completo em termos de ferramentas acessórias à navegação.

Características:

Além da sua capacidade de inovação, o Opera é provavelmente o mais completo em termos de funções e ferramentas para a Internet, das quais destaco:

  • Bloqueio de pop-up e conteúdos
  • Navegação por separadores
  • Pesquisa integrada (Google, Alltheweb, Lycos, eBay, Amazon, etc.)
  • Navegação por gestos (o rato simula as acções dos botões)
  • Navegação/leitura de conteúdos por voz
  • Cliente de correio electrónico
  • Leitor RSS
  • Cliente IRC
  • Gestor de passwords
  • Gestor de contactos
  • Zoom e enquadramento automático
  • Gestor de downloads, incluindo cliente de torrents
  • Preenchimento automático de formulários, etc.

Limpo de botões e barras confusas, tornado o aspecto equilibrado e leve, o Opera mantém uma linha sempre com um ar fresco e clássico.

O Opera e a história

Recuando um pouco, pois alguns utilizadores têm-no como uma recente aparição, podemos ter presente na memória que o Opera começou com um projecto de pesquisa na maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor em 1994, tendo em 1995 derivado numa empresa independente de desenvolvimento chamada Opera Software ASA.

Um browser actual e moderno

A Opera Software desenvolve o Opera browser, um produto de alta qualidade para muitas plataformas, sistemas operativos e produtos integrados de Internet.

Bem vindos ao Standard da navegação com o Opera 10.

Explorando algumas das novas funcionalidades:

  • Procura rápida – não se perca em pesquisas desesperadas sobre aquele site que tanto o interessou, pela ajuda à pesquisa rápida do Opera, em segundos encontrará o que procura, vasculhando no seu histórico de visitas.
  • Opera Link – este serviço permite ter acesso aos nossos favoritos de qualquer computador, podendo sincronizar os favoritos mesmo com o Opera mobile phone.
  • Novo motor do browser – fizeram o mais rápido browser à face da Terra, além disso, fizeram-no a suportar todos os standards web existentes. Rápido a abrir e rápido a carregar os elementos das páginas.
  • Duas vezes mais rápido que o Opera 9.2 a renderizar JavaScript e HTML.
  • Rápido a funcionar com plugins de terceiros.
  • Superior suporte para os tão referidos Web standards.
  • Resultado 100 no Acid3.

Poderá encontrar uma experiência de navegação diferente, não faltando um vasto leque de plugins e add-ons disponíveis.

O que há de novo na versão do Opera 10.0:

  • Novo motor Presto 2.2.15
  • Melhor performance
  • Perfeição 100/100 no Acid3 test
  • Nova função auto-actualização
  • Corrector ortográfico
  • Melhoramentos no Opera Mail, inclui agora compositor rich text e função de apagar mensagens de mail após x dias
  • Implementados Widget em Linux

Faça como eu, dedique algum tempo a explorar este browser, dê algum tempo para se habituar e depois nunca mais quererá nenhum outro, nem mesmo os mais famosos e publicitados.

Para ver todas as novidades veja o Changelog detalhado.

E veja aqui quais as principais novidades desta versão

Miniaturas na barra de Tabs – Temos agora hipótese de ver as Tabs em miniaturas na barra de Tabs, tal como no Speed Dial

opera1_small

Actualizações automáticas – Passa a ser possível actualizar o Opera de forma automática.

opera4_small

Ferramenta de produção e envio de problemas – Em caso de problemas com o Opera, vulgo crash, passa a estar disponível uma ferramenta para envio de relatórios de problemas.

Corrector ortográfico para caixas de texto – Corrija o texto que introduz nas caixas de texto. Estão disponíveis vários idiomas, incluindo o Português de Portugal e do Brasil.

opera3_small

Opera Turbo – Torne a sua navegação mais rápida. Através de técnicas de compressão de imagens e dados a sua ligação torna-se mais rápida. Existem 3 modos. Automática (sempre que o Opera detectar uma demora na recepção dos dados), activo (é sempre usada a compressão) e inactiva (sem compressão).

opera2_small

Esta versão traz um novo serviço, o Opera Unite.

Opera Unit é uma fantástica ferramenta ou conjunto de ferramentas que lhe permite ter o controlo de tudo o que partilha online.

Opera Unite permite-lhe partilhar facilmente os seus dados: fotos, músicas, notas e outros ficheiros. Isto coloca o poder de um servidor da Web ao serviço do seu navegador, dando-lhe maior privacidade e flexibilidade do que outros serviços online.

Em grosso modo, este serviço permite-lhe usar o browser como um front office para usar a sua máquina como servidor de vários conteúdos. As ferramentas farão a gestão do que quer ou não partilhar, permitindo o acesso remoto a esses conteúdos de forma segura e fidedigna.

Saiba mais sobre o Opera Unite.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Opera Unite 10.10 Build 1857 [8.81MB]
Download: Opera 10.01 Portable [10.01MB]
Homepage: Opera

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Jorge
    Nuno Jorge

    Utilizei durante muitos anos mas os addons do firefox tornaram-se bastante úteis e deixei de usar o Opera

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Exacto. Os add-ons do Opera são mini aplicações, não interagem directamente com a nossa experiência de navegação. Ou pelo menos era assim quando eu usava o Opera. O meu firefox está muito bem para mim. Todas as minhas inutilidades de que preciso e que não encontro nos outros browsers. O que mais valorizo num browser, nestes dias em que as velocidades e qualidade no carregamento de páginas web é semelhante, ou digamos, satisfatória em todos os major browsers disponíveis, é a sua capacidade de se adaptar às minhas necessidades: Skins, Bookmarks, Toolbars, Butões, entre outros pormenores. Uma pessoa habitua-se a estes luxos.

    2. Avatar de Nelson Santos- http://techmaster.pt.vu
      Nelson Santos- http://techmaster.pt.vu

      Uma coisa é certa o opera pode ter mais funcionalidades e outras coisas que não tem o firefox, mas vou sempre utilizar o firefox visto que já testei o opera e não me abre certos site ou demora muito tempo abrir, coisa que o firefox não faz, agora pergunto será configurações que tenho que fazer no opera para reverter esta situação?
      se é isso que falta no opera, fica a dever muito ao firefox.

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        O botao F12 resolve normalmente todos os teus problemas. Clica em “Editar preferências de sitio” Depois é só encontrar a configuração perfeita, o mascarar como internet explorer normalmente chega para resolver o problema. O problema não esta no motor, esta em quem fez o website por norma.

  2. Avatar de techdani
    techdani

    De facto o Opera é um browser de excelência. Deixo aqui uma sugestão ao pplware: falar do novo Opera Mobile 10 beta para telemóveis symbian. Utilizo: a interface é extremamente intuitiva (ao estilo do iphone), bastante parecido com o opera 10 a nível de simplicidade, mas simultaneamente muito funcional. O melhor de tudo!!!! ABAS!!! Eles tem tabs muito visíveis no topo do ecrã. Navegar com ele na horizontal, no meu n78 e com wireless é um mimo!

    1. Avatar de João Ramiro
      João Ramiro

      o que uso é o Opera Mini 4.2 e existe o 5 beta que tambem ja testei

      1. Avatar de techdani
        techdani

        Se tiveres um telemóvel com symbian, instala este. Para já ainda tem alguns bugs, mas navega-se muito bem. Experimenta.

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Opera em telemóveis simplesmente abafa, o rei dos navegadores mobile.

    3. Avatar de STK
      STK

      Concordo com o Opera Mobile 10!Muito bom mesmo!
      Instalei no meu Nokia 5800 e não quero outra coisa: simples, rápido, útil, fácil e bonito! Recomendo 😉

  3. Avatar de delaorden

    Amigo Silvio, gostaria de entender melhor, ou se alguem soubesse me dizer, como é que funciona o Opera Unite webserver. Exemplo, eu posso hospedar um video e depois posso gerar um código html ou outro, para inserir (embedd) no meu blog para que os visitantes o vejam ? Ou seja eu posso dispensar o serviço do dailymotion ou youtube na hora de querer upar um video para que a galera possa ver depois ? Eu poderia colocar um link no blog de um programa para download ? não esta muito claro para mim não. Valeu !

    1. Avatar de Bruno Santos

      Olá delaorden

      Na verdade, o “webserver” no Opera já funciona enquanto esteja com o opera aberto, e com os recursos que queira partilhar, musica, ficheiros, imagens, etc, com ou sem protecção.
      O Opera gera um link (endereço personalizado) directo para o seu computador, “online” e que você dentro da sua rede, ou na internet pode partilhar, mas quando desligar o computador, ou fechar o Opera, o serviço é desligado.
      Eu particularmente uso, e acho fabuloso, já descobri músicos atraves da partilha com outros utilizadores que não conheço, mas que o Opera Unite mostra-os dentro de cada serviço activado.
      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Bruno Santos
      Cordelima.com

      1. Avatar de delaorden

        Valeu Bruno Santos ! Conseguí colocar para funcionar o webserver. Até video funcionou e, como você disse, ele gera um link, no meu caso foi este http://admin.maggie.delaorden.operaunite.com/stream_2/ beleza, mas eu pedí informação la pra eles sobre se é possivel gerar um “embed code” para colocar o player para rodar em meu blog, entendeu ?
        Obrigado pela sua explicação amigo 😉

  4. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Eu não consigo perceber o porque da lenta propagação pois consegui sem “obrigar” (aquilo que costumam fazer com o Linux) dois leigos em informática usarem o Opera como navegador padrão. Todos me dizem que é muito mais rápido e fácil de usar. Só denotam dificuldade no Hotmail, coisa que já lhes resolvi (F12 – Editar preferências do sitio). Gostam também muito do sistema integrado de dicionários (google chrome, safari também têm isso). Agora uma questão, será que se tivesse sugerido outro navegador a reacção teria sido a mesma?

    Dêem a vossa opinião, gostava de saber o que pensam em relação a isso.

    1. Avatar de JohnTH

      Sugeri o Opera ao meu avô, e ele diz que é mais fácil e rápido usar o Speed Dial do que estar sempre a procurar nos Favoritos.

      Opera > All 😀

    2. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      Bem a lenta propagação no meu entender tem que ver com o facto de não suportar extensões.

      Eu pessoalmente tenho um conjunto que utilizo e não irei mudar de browser ser ter tudo o que tenho neste momento no FF.
      Simplesmente não me posso dar a esse luxo.

      Tenho um conjunto de Favoritos que estão sincronizados em Windows no IE e no FF, e em Linux no FF.
      Tenho avisos de actualizações de páginas, tempo, epá eu sei lá.

      Apesar do FF poder ter as suas questões com a gestão (ou falta dela) de memória. A mais valia de extensões é inequivocamente o que me faz usar o dito cujo.

      Agora numa coisa estou contigo, quem usa o IE, pode perfeitamente mudar para o Opera ou o Cromo

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Estas como eu, tenho de usar dois navegadores o firefox e o Opera. Quando vier aquela versão “renovada” do firefox então ai pode ser que deixe o Opera até lá continuo com ele.

  5. Avatar de Santos
    Santos

    Assim que saiu instalei e adorei.
    Tem uma série de aplicações úteis, para além de fazer sincronização dos favoritos, está simplesmente espectacular. No entanto, ainda tenho que usar mais o Firefox devido a alguns extras.

  6. Avatar de sjk
    sjk

    Após ter experimentado o Firefox não queria outra coisa, mas agora com este Opera, pelo que já vi, tenho que admitir que pondero em mudar de browser.
    Parece leve (utilização CPU assemelha-se ao ff, é muito mais suave e rápido, tem um ambiente limpo e simples, é muito diferente do que pensei ser.

    Recomendo a testarem 😉

  7. Avatar de a23637

    Bem já uso há tanto tempo mesmo!
    E cada vez está melhor!
    Adoro ter tudo sincronizado em todos os computadores e telemóvel!
    Não há melhor que o Opera mesmo para isso 😉

  8. Avatar de Pedro T.
    Pedro T.

    Experiência pessoal com este novo Opera: Mauzinho!

    Nas páginas relacionadas com o portal Opera, até se mostra bastante rápido, é de fácil utilização, sincroniza na perfeição com o Opera Link, e tem uma configuração bastante simples, mas… apartir da altura em que tentei abrir o iGoogle, bem, digamos que fiquei com uma extrema vontade de o desinstalar.
    De seguida, acedi ao site da Globaldata… parou. (numa tentativa posterior, lá abriu o dito site, apesar de bem mais lento que o FF e o IE8). Para completar, tentei aceder a um site que provavelmente conhecem (pplware.sapo.pt) e demorou mais de 2 minutos para mostrar o conteúdo da página.

    Resumindo, foi bom enquanto durou mas teve de passar à categoria dos “softwares que já desinstalei”.
    Vou aguardar que o 10.10 passe a versão estável, e nessa altura, tento outra vez.

    1. Avatar de tijó
      tijó

      Não estarias em “hora de ponta”?
      Aqui abriram bem,apesar da barra Sapo aqui no pplware demorar um pouquinho mais.

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Para completar, tentei aceder a um site que provavelmente conhecem (pplware.sapo.pt) e demorou mais de 2 minutos para mostrar o conteúdo da página.

      Nem o IE conseguia demorar tanto tempo a abrir.. LOL

      Uma coisa é a qualidade da internet outra é do browser e garanto que o opera é dos mais rapidos a abrir o pplware

  9. Avatar de João Matias
    João Matias

    experimentei, e estou a gostar, está muito melhor que as outras versões. Está bastante rápido! e corre melhor videos no youtube que o ff que normalmente usava. Por agora vou continuar com o Opera, penso que foi um bom salto no browser. E isto em plataforma linux.

    cumprimentos.

  10. Avatar de Narc
    Narc

    Já uso o Opera desde da versão 7. Para mim contiua a ser de facto o melhor browser da actualidade.

  11. Avatar de kinato
    kinato

    Utilizo o opera há anos e realmente não tenciono trocar.
    Já testei o chrome por uns dias, mas não me convenceu. Como utilizo Ubuntu, este vem por defeito com o firefox, mas pela experiencia de utilização sinto-me bem melhor com o opera.

  12. Avatar de Li70
    Li70

    Eu sempre usei opera mas a pouco tempo fiquei desiludido com a quantidade de sites nao suportados pelo opera.
    Testei Google Chrome e posso vos dizer que vale a pena.
    Ja começaram a emitar um pouco o opera como todos os outros browsers famosos fizeram utilizando tabs e shortcuts de links. O proximo passo penso que é uma imitaçao da wand de passwords….
    Experimentem GC e deixem o firefox de lado que de leveza nao tem nada.
    Mas confesso que se nao fossem as incompatibilidades de certos sites continuava com Opera.