Opera Turbo

33 Comentários

Foi lançada uma nova build do Opera 10, com um preview do Opera Turbo . O Opera Turbo é um recurso inovador que comprime as páginas em até 80% no nosso servidor para acelerar a navegação em ligações mais lentas como Dial-Up, redes superlotadas, entre outras.

Funciona em qualquer ligação, mas a diferença nota-se mais em ligações debilitadas. Existe uma melhoria na velocidade de acesso (devido à redução da qualidade de imagens, para assim carregar mais rápido) e melhora os custos nas ligações (no tráfego limitado, por exemplo, nas redes 3G).

A velocidade está no canto inferior esquerdo

Quando ligado o Opera Turbo, este irá mostrar a taxa média de compressão. Se passarmos com o ícone do rato por cima do ícone do Opera Turbo irá surgir uma informação com a quantidade de largura de banda poupada desde que foi activado o Turbo.

Limite a largura de banda para ver a diferença

O Opera Turbo funciona com qualquer tipo de ligação, mas tira-se melhor proveito em situações com a largura de banda limitada. No caso de não haver a possibilidade de aceder a um local com muitos computadores ligados a uma rede, ou estar a aceder através do telemóvel no autocarro, por exemplo, é possível simular uma ligação lenta como o NetLimiter para o Windows e o pipe command para Mac. É sugerido que se limite a ligação a 100Kbps.

O Opera Turbo não altera o site

É usada uma tecnologia chamada “Opera Web Optimization Proxy” que é diferente do Opera Binary Markup Language, usado no Opera Mini. A aparência dos sites e o texto é mantido da mesma forma, mas a resolução das imagens vai ser consideravelmente mais baixa, como resultado de uma compressão das mesmas. Tecnologias dinâmicas tais como Ajax (XmlHttpRequests) e Flash são suportadas, mas alguns conteúdos dos plugins só vão funcionar quando for clicado no espaço vazio do elemento.

A privacidade é importante

Quando o turbo está ligado, o tráfego encriptado não passa pelos servidores de compressão. Isto significa que quando estamos num site com protecção SSL é feito um “bypass” deste tráfego onde é possível comunicar com o site através de SSL. O Opera gera estatísticas quando usado o Opera Turbo, mas estes números não são ligados ao utilizador, o Opera não guarda qualquer tipo de informação privada dos utilizadores.

O Opera Turbo vai ser parte integrante de futuras versões para desktops

É de aproveitar esta versão, visto que está em download por tempo limitado, mas o mais importante é o feedback dos utilizadores, relativamente a esta versão, isso ajudará a determinar o rumo que o mais promissor browser da actualidade irá tomar.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: Opera Turbo [6.11MB]
Homepage: Opera Turbo

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Nunca entendi muito bem como é que a Opera tem infraestrutura para suportar tecnologia deste género. Acontece o mesmo com o Opera Mini. É impressionante!

    E as imagens estão MESMO comprimidas 😛

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

    1. Avatar de Rodrigo Zimmermann

      O navegador Opera também pode ser utilizado no sistema operacional Linux.

      O Biglinux já vem com uma versão do Opera, atualize-a para o mais recente com o gerenciador de pacotes: http://www.biglinux.com.br

  2. Avatar de aospapéis

    Na 1ª página do Blitz, o Opera diz que se poupou 1MB !!! Mas as imagens ficam tão feitas…

    http://aospapeis.blogspot.com

  3. Avatar de Josue
    Josue

    é isso e no printscreen aparece a dizer download completo :p
    Queeny collection :p

  4. Avatar de Rascunho

    Não consigo abdicar do Firefox e isto de ver qual o mais rápido, se tivessem uma grande diferença, mas não…

    http://www.jogosecharadas.com

  5. Avatar de aospapéis

    A ideia aqui não é tanto a velocidade mas a razão pela qual ela se alcança e que é a perda controlada de qualidade dos conteúdos. No caso da página do Blitz, a 1MB por carregamento, facilmente chegaríamos a uma poupança muito agradável no fim do mês.

    http://aospapeis.blogspot.com

  6. Avatar de luis
    luis

    Para mim… para já é firefox.. e assim que sair o google chrome para linux mudo. Não há nenhum tão rápido como o google chrome a iniciar. Quanto ao opera.. é bom, muito bom… mas não satisfaz as minhas necessidades!

  7. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    Luis,

    Assino por baixo menos na parte do Chrome. Gosto do Firefox e da panoplia de extensoes que me dá.
    Acho o Opera espetacular.. instalei no Linux e corre 100% porém… não o troco pelo firefox porque ha extensoes sem as quais me recuso a navegar na net!

  8. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Continuo a preferir o Firefox!!!

    Abraço,

    ——–

    http://www.best-cine.com/

  9. Avatar de luis
    luis

    @KaiseSoze

    Eu gostava bastante do firefox, quando era rápido a iniciar. Agora, mesmo numa maquina potente… chega a demorar 3,.. 4 segundos a iniciar. Para uma aplicação que uso intensivamente.. é inadmissível. Por isso é que gosto do chrome, clico e já está. Espero que a versão para linux não desiluda nesse aspecto.

  10. Avatar de Francisco
    Francisco

    O mais promissor browser????? Lol?

  11. Avatar de aospapéis

    Eu nunca me interessei muito pelo Opera. A verdade é que, embora seja um profissional, dou uma utilização básica aos browsers. A mim, interessam-me que sejam rápidos e pouco mais. O Firefox tem a vantagem de se poder usar o Firebug, uma extensão magnífica para quem constrói sites. Mas este pormenor da diminuição da qualidade das imagens (e não só) é, realmente, muito interessante para quem tem de contar os bits e os bytes para não ter surpresas no fim do mês.

    http://aospapeis.blogspot.com

  12. Avatar de Claudio
    Claudio

    Uauuuuuuuuuuuuuuu………… 3 a 4 segundos pa carregar!!!!!!!!!! fuuuuuu…. perdes ca um tempo que eu digo te!!! Cura te..

    Mas tbm eh semp firefox firefox firefox firefox firefox firefox firefox firefox google chrome firefox firefox firefox firefox google chrome firefox firefox firefox firefox firefox google chrome firefox
    porque nao variar e experimentar outro?!
    lol
    Eu antes so usava o IE e tava feliz da vida. Agora com este e com o IE ta perfeito xD

  13. Avatar de Tiago
    Tiago

    Já agora, falta acrescentar que também está disponível para sistemas Linux 🙂

  14. Avatar de tiagoh
    tiagoh

    so para avisar que o opera turbo está tambem disponível para Mac e Linux 🙂

  15. Avatar de Paulo Ribeiro

    Compressão de imagens não e novidade, ate a Clix a uns anos lançou uma cena deste género para acelerar as ligações de 56kbps

  16. Avatar de KOISO
    KOISO

    Muito bom com este turbo..agora é aparecer tb um p Firefox.

    Comigo ou firefox ou opera…nada de cromos! nao gosto da politica de instalação invasora do google!…Axo k sabem do k tou a falar 👿

  17. Avatar de Nome
    Nome

    o screenshot podia ser um pco melhor tirado, nao?

  18. Avatar de sLUGo

    Tão isto para quem tem aquelas nets da TMN e afins compensa, é isso?

  19. Avatar de Brunomz
    Brunomz

    Ta rapidinho por acaso! Mas nada que me faça trocar o firefox!

  20. Avatar de Cláudio Miguel
    Cláudio Miguel

    “–>Ahh! este opera ta mais rapido k o ff… mas vou continuar no firefoxxxx… ta mais na moda sabes??”
    xDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

  21. Avatar de Spulva
    Spulva

    olha este vou ja sacar, tipo, ja nao uso o opera a 1 ano, mas agora que tenho placa 3G as imagens ficam foleiras mas muitas das vezes nao necessito de imanges de alta qualidade, e quando percisar e so desligar et voila…

    nice post

  22. Avatar de Vítor I

    Se lerem os comentários dos funcionários do Opera nos fóruns poderão constatar que o “turbo” se destina a países e regiões onde a velocidade das ligações é muito baixa.
    Pena é que esta versão não permita a escrita com caracteres acentuados, mas nós os Opera Fanboys estamos mal habituados: esquecemos sempre que o Opera 10 ainda é um “alfa”…

  23. Avatar de Cláudio Miguel
    Cláudio Miguel

    Pois.. Em alguns sitios quem tem banda larga tem velocidades mto baixas.. isso é bom para essas pessoas e para mim que estou sempre a andar pa terriolas onde ha pouka rede e nao posso ter mais que o gprs.

  24. Avatar de Anderson
    Anderson

    Nossa, o Opera sempre inovando!!!

  25. Avatar de andre
    andre

    Copia mais essa Firefox 🙂

  26. Avatar de Rui
    Rui

    Alguns sites institucionais (finanas, segurança social e outros) não suportam ou não foram optimizados para o Opera, o que é uma pena!!!
    Está mal, parece (é mesmo) dar o voto de castidade para o IE da Microsoft.

    Cptos.

  27. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Firefox e o meu favorito mas estou a adorar este opera ,ate agora so nao consegui aceder ao bpinet tudo resto 5 estrelas

  28. Avatar de Bruno
    Bruno

    Agora posso parar de emular o Opera Mini no PC quando tiver que fazer conexão discada. 🙂

  29. Avatar de Eduardo Maio

    Basicamente faz o que muitos webmasters deviam fazer, mas de uma forma mais agressiva.

    Activar compressão gzip, optimizar código e optimizar imagens para um acesso mais rápido deviam ser boas práticas a seguir.

    Vai ser óptimo para as ligações móveis, embora o Opera já permitisse navegar sem imagens ou apenas com as imagens que já se encontravam em cache.

  30. Avatar de Josias
    Josias

    Essa versão do Opera é muito boa, mas vale lembrar que não é oficial, por isso nada de reclamações por bugs encontrados.

    Estou usando o Opera 10 aqui e o único bug que encontrei é o erro ao acentuar palavras (n~~ao ´´e voc^^e)

    Download Opera (Versão estável): http://www.opera.com/browser/

  31. Avatar de rafael
    rafael

    Eu qro baixar o Opera 9,6 denovo naum gostei de 10 turbo ficou mto ruim alguem pode me ajudar falando onde acho o antigo?