Opera 11 final – Um browser rápido, seguro e interactivo

66 Comentários

Muitas novidades: suporte a extensões, Tab stacking, Visual Mouse Gestures e muito mais

A concorrência, no segmento dos browsers, tem-se feito notar nos últimos tempos. Actualmente, os browsers estão mais eficientes, seguros e têm funcionalidades para todos os gostos a que muito se deve o trabalho realizado ao nível das extensões.

Para poder “atacar o pódio”, a empresa norueguesa lançou na quinta-feira a versão final do browser Opera, mais concretamente o Opera 11.

O que dizer do Opera? Um browser limpo, bem organizado, funcional, rápido  e cada vez melhor.

opera11_00

O Opera iniciou-se em 1994 como um projecto de pesquisa dentro da maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor. Um ano depois, conseguiu a sua “independência” como a empresa Opera Software ASA. Isto é importante para mostrar o crescimento até aos dias de hoje. Outros, com menos tempo de mercado mas com muito mais marketing, têm mais utilizadores mas não conseguem atingir este elevado nível tecnológico.

Segundo o  site w3schools.com, o browser Opera é apenas usado por 2,2% de utilizadores (em Setembro de 2010), sendo que este teve um crescimento quase inexistente no ano de 2003 quando chegou aos 1,9%.

Mas quais as grandes novidades desta versão?

A opera 11 traz um conjunto de novidades das quais destacamos o suporte a extensões, Tab stacking, Visual Mouse Gestures. Vamos conhecer ao pormenor cada uma destas novidades.

Suporte para extensões

Uma das grandes novidades do Opera 11 é o suporte para extensões. As extensões são uma mais valia para os browsers, já que permitem incluir funcionalidades de acordo com as necessidades de cada utilizador.

opera11_01

Veja um pequeno vídeo sobre extensões para Opera:


Tab stacking

Uma das funcionalidades que veio revolucionar a forma dos browsers disporem a múltipla informação foram as tabs (separadores). É que quando começamos a ter muitos separadores, dificilmente conseguimos identificar o que está dentro de cada um deles. O Tab stacking é sem dívida uma excelente evolução no “mundo dos separadores”, permitindo ao utilizador ter um preview da site mantido nesse separador, mas também a possibilidade de agrupar vários separados num único. Ainda relativamente aos separadores, é possível protegê-los de forma a que um determinado separador não seja fechado  por distracção. É também possível tornar esse mesmo separador privado. opera11_02 Aproveitando o tab stacking, é ainda possível fazer o preview do conteúdo de cada separador ou conjunto de separadores: opera11_03 Veja a funcionalidade tab stacking em acção:


Visual Mouse Gestures

A funcionalidade Visual Mouse Gestures permite-nos uma interacção diferente com o nosso browser. Ao carregarmos no botão do lado direito do rato, é-nos apresentado um novo “menu” para navegação. Como podem ver pela imagem abaixo, o utilizador poderá dispor agora de um conjunto de opções para navegar, usando para isso apenas o rato e de uma forma muito intuitiva.

Considere, por exemplo, que o utilizador pretende voltar a página anterior. Para tal, apenas necessitará de arrastar o rato para o lado esquerdo.

opera11_04

Veja o mouse gestures em acção:


Outras novidades

  • Ocultação automática na barra de endereços do http e https (podem ver aqui um pequeno vídeo sobre esta funcionalidade)
  • Muitas alterações gráficas e aproveitamento dos efeitos de transparência do Windows 7
  • Melhorias a nível de suporte para HTML5
  • Mais rápido na execução de código em javascript

Em Resumo…

Estamos perante um excelente, rápido e completo browser que possui características bastante interessantes e úteis e que ainda não fazem parte de outros grandes browsers. De acordo com os testes que realizei, penso que a forma “interactiva” como o browser funciona torna a navegação mais agradável para qualquer utilizador. Mais do que as palavras, nada melhor que experimentarem e dizerem de vossa justiça o que acham do grande Opera 11.

Artigos relacionados

altLicença: Freeware
altSistemas Operativos:  Windows/ Linux/ MacOS
altDownload: [Windows] Opera 11 final [8,89MB] | Versão Portable aqui [13,17MB]
altDownload: [MacOS] Opera 11 final [13,17MB]
altDownload: outros Sistemas Operativos
altHomepage: Opera

Partilhar:
Tags:

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Já uso o opera a alguns anos e não o troco por nenhum. O tab stacking é inovador sem dúvida.

    1. Avatar de djx
      djx

      Eu também já uso o Opera há muitos anos mesmo, julgo que comecei com a versão 5/6, não me recordo.

      @Zé conta aí o tempo até os outros browsers copiarem o “tab stacking”…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ta lindo !!!
        Este menino convenceu me ja algum tempo,
        simplicidade rapidez speed dial por defeito feeds etc… realmente fantastico

      2. Avatar de Pedro R.
        Pedro R.

        o firefox 4 beta, já tem! por isso não sei qual é que foi o primeiro! o do firefox, não dá para arrastar como no opera, mas depois tem o panorama que permite uma melhor visualização!

        1. Avatar de orlando
          orlando

          Para o Firefox 3.x.x existe a extensão “TabGroups Manager”.

          Permite criar grupos de tabs na mesma janela.

          Descrição:
          TabGroups Manager helps to classify and organize tabs by dividing them into Groups. Because tabs become easier to manage, you can never have too many! TabGroups Manager is ideal for tab power users.

          Link: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/10254/

        2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
          Rui “ALL” Sousa

          “panorama” esse mt fraco diga-se de passagem.

  2. Avatar de KKicks
    KKicks

    Ei malta fiz duas extensões para o Opera:

    Google Reader for Snow Leopard
    https://addons.opera.com/addons/extensions/details/google-reader-for-snow-leopard/

    Google Ajax Loader
    https://addons.opera.com/addons/extensions/details/google-ajax-loader/

    Utilizem só uma delas. As duas causam problemas no Google Reader.

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      A “Google Reader for Snow Leopard” é tua? LoL

      1. Avatar de KKicks
        KKicks

        Não é minha… lol

        Foi baseada numa extensão existente e melhorada.

        Mas sim.. Fui eu que a fiz

  3. Avatar de KKicks
    KKicks

    Se alguem quiser fazer uma extensão para o Opera pode utilizar o código fonte disponível nesta página: “Helveticreader extension” @ http://goo.gl/AYhuE

  4. Avatar de jorge désirat
    jorge désirat

    Cada vez melhor, ja uso o 11 final a um/dois dias e realmente está a notar-se uma competição mais acentuada com os outros browsers.

    Uso varios e este está bem porreiro

  5. Avatar de Blackberry Bold 9000

    Acho que está muito bom!!!
    Para o tlm é o browser de eleição…para o pc…Chrome! 🙂

  6. Avatar de João

    Nunca percebi porque é que é tão pouco utilizado.

    1. Avatar de Prodígio
      Prodígio

      Além de existirem diversas páginas web que não carregam com o Opera, às vezes o conteúdo flash “empanca”…

      Se tiveres o hábito de veres desportos por p2p, e outros programas televisivos, verás que o Opera não é grande espeta.

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Não me parece que isso vá continuar com esses bugs.

      2. Avatar de Fabio
        Fabio

        Os sites estarem mal desenvolvidos ou mal optimizados, não é culpa do browser.

  7. Avatar de Vitor
    Vitor

    O melhor browser já criado. Uso o Opera há 1 ano e nunca deixou a desejar.

  8. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Sinceramente já uso o Opera à uns anos, embora goste de usar o chrome pela rapidez e o ff, mas o predileto é mesmo o Opera…sinceramente é o melhor…Tem todas as extensões que preciso…é bonito, rápido. Tem tudo, só o trocarei se o FF for melhor, mas dúvido.

  9. Avatar de Freitas
    Freitas

    Para o pessoal que sabe criar extensões, podiam criar uma BRUTAL, que é transformar endereços em links clicáveis, isso serial brutal, e com certeza bem apoiado.

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      De certeza que ja existe, chrome e ff tem duvido que nao haja para Opera…à seculos

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        se há, agradecia link ou whatever, porque não encontro em lado nenhum.

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Nao uso esse browser, uso dev 10 da chrome que está brutal !!!

    2. Avatar de Nuno Soares
      Nuno Soares

      O ppl nunca lei qualquer documentação sobre o browser e depois não sabe utilizar funcionalidade de há anos.

      Seleccionas o texto (endereço não clicável) botão direito do rato, “Go to Web Address”…

    3. Avatar de Nuno Soares
      Nuno Soares

      Se as pessoas lessem os manuais do browser, verificavam que isto já está implementado a séculos… selecciona o link, botão direito do rato, “Go to Web Address”

  10. Avatar de Quark
    Quark

    Já o uso à 4 anos como padrão. hehe 😀

    Bem este está bastante melhor, espero que os problemas que há com algumas páginas diminua com esta versão, já que com a novidade das extensões já existe até uma aplicação que permite melhorias nesse aspectos.

    Já agora, quanto aos plugins alguém já teve algum problema??? (falando na versão anterior uma vez que ainda não usufrui a fundo com esta nova versão)

    1. Avatar de Bruno Mão de Ferro

      O HI5 não dá a minha vida acabou!! lol quem me dera que não funcionasse o facebook só vou tendo pk possui alguma capacidade comercial…

      1. Avatar de Yuy
        Yuy

        A minha vida acabou sem hi5… até tenho chorado e tudo… mas mais cedo ou mais tarde vou ter de ir beber mais um copo a ver se reabasteço para continuar a chorar.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Porque é que isso faz do browser não seguro? ou menos seguro que o FF ou IE?

      Testas-te isso ou sabes o problema de segurança que causa????

      Alem do que o ultimo build do Opera é o 1190 e nao o mencionado nesse suposto exploit…

      Anyway o hi5 funciona perfeitamente no Opera, apesar do hi5 estar mais que morto lol!

  11. Avatar de alberto
    alberto

    O Opera pode ser bom, mas o Chrome tem a máquina de propaganda do Google.

    O Google coloca anúncio do Chrome até antes do filme Tron (pelo menos nos USA).

  12. Avatar de Alex
    Alex

    Com a adição de extensões este browser tornou-se numa verdadeira obra prima!

  13. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Tive a usar o Opera desde do ultimo post aqui no pplware e irei cont a usa-lo mas das suas varias vantagens tenho varias coisas negativas a apontar:

    – Menu para alterar os atalhos do rato (pouco pratico)
    – Qt as extensões:
    1) Falta da existência da extensão Xmarks (pode ser q c a agora associação lastpass a coisa se resolva)
    2) A extensão adblock n funciona cmg nem c mt gente…
    3) As extensões ainda tem mt q crescer…

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      btw tinha a extensão do KKicks instalada, no qual ele comentou q já tinha saido a 1.7 e pensei cá p mim, “Então as extensoes não tem auto-update?”

      1. Avatar de Rv
        Rv

        nisso ganha o chrome…. sempre com updates e o user nao tem que fazer nada 😀

      2. Avatar de KKicks
        KKicks

        Não têm auto-update… tb reparei nisso

      3. Avatar de Hell_Shoot
        Hell_Shoot

        Claro que tem auto-update, até na versão alpha do Opera 11 tinha.
        Ora repara bem no canto inferior direito, ainda hoje quando abri o browser dizia qualquer coisa como isto: “4 extensões foram actualizadas.” Infelizmente não dá para ver quais, mas tem auto-actualização.

    2. Avatar de João
      João

      Relativamente à Xmarks, tens o opera link que te permite sincronizar bookmarks, speed dial, notas, etc… Que eu saiba só funciona no opera, mas se só utilizares este browser, podes ter esses items sincronizados onde quer que estejas.

    3. Avatar de Russo
      Russo

      Em relação a este problema tens um programazinho já antes do 11 que funciona muito bem http://my.opera.com/urlfilterdownloader/blog/ aconselho até as extensões ficarem utilizáveis

  14. Avatar de TigTex
    TigTex

    A ver se é desta que o opera começa a ser mais utilizado. Tem o melhor motor de rendering que há, 3x superior ao chrome em performance.
    So lhe falta aceleraçao por hardware e builds x64 para windows.

  15. Avatar de Fernando
    Fernando

    Apesar de ser o mais lento, não deixa de ser muito interessante.
    Utilizo-o mais para downloads, e para eventuais páginas – sendo minha terceira opção após o Firefox e Chrome (já ameaçado o 2º lugar pelo Opera).

    Amei a extensão macosx font rendering
    https://addons.opera.com/addons/extensions/details/mac-osx-font-rendering/1.5/

    Será que não tem para o Fx ou Chrome???

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      O mais lento? Nunca, o Opera 11 é rapidissimo.

  16. Avatar de Chinike
    Chinike

    Eu não troco o Opera por nenhum outro.

    Adblock para Opera:
    http://www.fanboy.co.nz/adblock/opera/

  17. Avatar de Ryan
    Ryan

    Lembro-me de usar o opera pela primeira vez em 2001 ou 2002 não me lembro bem. Gostei desde logo do browser o problema e que muitas vezes como os sites estão feitos por definição para o IE há coisas que não me saem muito bem. Alguns JavaScripts ficam algo para o estranho. Alguns sites com muitas animações flash parecem ficar sei la como. Enfim só não e o meu browser por defeito no pc por causa destes e outros detalhes. Não desgosto mas tem os seus senaos que o FF vai levando vantagens. Como uso varias plataformas em casa e no trabalho então vou vendo o comportamento. Em todos eles tem sempre alguma coisa a assinalar. Pode ser rapido mas isso so para mim nao e o suficiente.
    Mas nas smartphones… Opera sempre a fundo. E realmente o melhor browser para smartphones ai sim nao o troco por nada.

  18. Avatar de Ruben Ferreira

    a nível consumo de memória ainda continua como antigamente?
    Eu pergunto isto porque foi uma das razões que me levaram a deixar o opera :S

    Bom Post 🙂

    1. Avatar de Russo
      Russo

      Na minha opinião baixou um bocado.
      Eu também andava a pensar mudar por causa disso

  19. Avatar de kendimen

    Já estava a utilizar a versão 11 beta há uns dias antes de sair a versão final 🙂
    Continua a ter a minha preferência!!

  20. Avatar de Tiago Azevedo
    Tiago Azevedo

    Gosto muito do Opera, pena é ser incompatível com muitos sites!

    Por exemplo, google docs népia! O que é pena, porque o firefox e chrome funcionam muito bem…

    Além disso o opera não consegue importar a minha assinatura electrónica, dá sempre erro!

    1. Avatar de Freitas
      Freitas

      aqui o google docs funciona na perfeição.

  21. Avatar de Fernando
    Fernando

    Até gosto do Opera mas a extensão NoAds, não bloqueia nada… a extensão até tem um menu de preferências, mas cada vez que carrego lá não aparece nada.. não sei…

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa tarde a todos.
    Sou um utilizador recente dos Sistemas Mac e tenho-me deparado com uma duvida/problema. Alguém me sabe dizer, se existe alguma maneira de colocar as janelas do opera acima da dock???
    É que rouba um pouco de espaço que por vezes dava jeito! Ja tentei colocar a dock para se esconder automaticamente mas por vezes isso é pouco prático pois ao passar la perto com o rato ela salta sem eu querer. Alguém sabe de outra maneira?!?!
    Desde já agradeço qualquer ajuda!

  23. Avatar de jmartins
    jmartins

    Já uso desde a versão 9. Rápido e simples. Com a extensões ainda melhor, ams ainda está verde. É o meu numero 1.
    Off Topic: Estou com problemas com script!!

  24. Avatar de jmartins
    jmartins

    Já uso desde a versão 9. Rápido e simples. Com a extensões ainda melhor, ams ainda está verde. É o meu numero 1.
    Off Topic: Estou com problemas com o script!!

  25. Avatar de joão costa
    joão costa

    é pena não ter um gestor de downloads tal como o mozilla e o chrome

    1. Avatar de albarquel

      O opera não tem gestor de downloads? LOL até torrents saco pelo opera. Menu Ferramentas / Transferências.

      1. Avatar de joão costa
        joão costa

        pois.. lool agora sim já reparei q tem..

        era muito mau se n tive-se…

        ta perfeito..

  26. Avatar de João Dias
    João Dias

    O Opera Mobile é o meu browser no telemóvel. E acho que vou abandonar por uns dias o Google Chrome.
    O tempo de abertura é igual, a velocidade de acesso às páginas é igual, o ACID3 tem 100/100. Pena que continue a ter “apenas” 177 pontos no html5test.com. O Chrome tem 231.

  27. Avatar de hitman
    hitman

    Boas ainda nao esprementei mas vou testar já agora qual o browser mais rapido?

  28. Avatar de Alberto
    Alberto

    Um browser bom mas que na prática é só para gente que gosta de ser diferente e para falar que tem no PC. Culpa dos desenvolvedores dos sites? Sim pode ser, mas eu opto pela escolha de navegar bem na maioria dos sites. Fico ainda com FF e Chrome.

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      Isso é treta lol. A não ser nas versões de teste, desde a versão 9 que todos os sites funcionam perfeitamente, excepto raras excepções (que também acontecem de resto com Chromes e afins).

  29. Avatar de Sincero
    Sincero

    Porque será que o Google Reader não funciona direito no Opera?
    Isso vem desde versões antigas.

    Será que alguém saberia como resolver?
    Aqui pra mim não aparece a quantidade de feeds que tenho pra ler e isso muito me incomoda!

  30. Avatar de Regis
    Regis

    O melhor navegador, o mais bonito, personalisável, pratico….

    The best
    Opera Forever