Opera 11 beta – Tab Stacking e extensões

28 Comentários

Os browsers são nos dias de hoje, uma ferramenta essencial para qualquer utilizador em qualquer sistema. Um dos pontos fundamentais para qualquer utilizador na avaliação de um browser é sem dúvida o  desempenho do mesmo. Mas será apenas e só o desempenho importante?

Certamente que não! Todas as funcionalidades e características que envolvem actualmente os browsers são também factores importantes na escolha do que mais se adequa ao nosso estilo.

Uma das funcionalidades que veio revolucionar a forma dos browsers disporem a múltipla informação foram as tabs (separadores). É quando começamos a ter muitos separados torna-se dificilmente conseguimos identificar o que esta dentro de cada uma delas?

opera_00

O Opera 11 beta apresenta um conjunto de novas funcionalidades e também um algumas melhorias comparativamente com a versão anterior. Das novidades apresentadas nesta versão destacamos o Stacking tabs and mouse gestures.

O Stacking tabs é sem dívida uma excelente evolução no “mundo dos separadores”, permitindo ao utilizador ter um preview da site mantido nesse separador mas também a possibilidade de agrupar vários separados num único.

Melhor que uma boa explicação é sem dúvida um bom vídeo demonstrativo:

Extensões Opera

Outra das novidades bastante esperada pelos utilizadores, é a chegada das extensões que irão permitir personalizar o Opera. Através das extensões, podemos adicionar novas  funcionalidades ao nosso browser de acordo com as nossas necessidades. Actualmente o Opera disponibiliza já algumas extensões que estão disponíveis  na galeria de extensões.

opera_02

Visual Mouse Gestures

A funcionalidade Visual Mouse Gestures permite-nos uma interação diferente com o nosso browser. Ao carregarmos no botão do lado direito do rato, é-nos apresentado um novo “menu” para navegação. Como podem ver pela imagem abaixo, o utilizador poderá dispões agora de um conjunto de opções para navegar, usando para isso apenas o rato e de uma forma muito intuitiva.

Considere por exemplo que o utilizador pretende voltar a página anterior. Para tal, apenas necessitará de arrastar o rato para o lado esquerdo.

opera_03

Considerações finais

O que dizer do Opera? Um browser limpo, bem organizado, funcional, rápido  e cada vez melhor. A concorrência, no segmento dos browsers, tem-se feito notar nos últimos tempos e o Opera tem-se destacado devido a evolução positiva e características inovadoras que tem apresentado.

altLicença: Freeware
altSistemas Operativos:  Windows
altDownload: Opera 11 beta [6,82MB]
altHomepage: Opera

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Di
    Di

    reparo: “O Stacking tabs é sem dívida uma excelente evolução” (dúvida)

    O “mouse gestores” já existia nas versões anteriores (pelo menos eu lembro me de passar para o chrome e tentar retroceder com o rato e não conseguia)

    já agora, se querem utilizar o “mouse gestores” no chrome, a extensão é: Chrome Gestures

    cumps

  2. Avatar de carlos
    carlos

    por muito que o opera se esforce, ninguém bate o firefox. offtópic. http://www.livego.com messenger online muito bom

    1. Avatar de Marco Silva
      Marco Silva

      Comentário recheado de argumentos, muito bom mesmo… enfim continua a amar o teu firefox, não venhas é dizer que é o melhor sem dar razões, pois de certeza que nunca usaste mais nenhum.

    2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Claro q nenhum bate, já esta batido faz algum tempo xD

      Nota: Esta a falar um utilizador q usa como browser diário o FF já faz uns anos e esta actualmente c o FF4b7.

      Mas temos que ser francos, tive 1 semana a usar o chrome e é mt mais rapido, infelizmente o fraco nível de extensões e a falta de uma instant search bar obrigam-me a voltar para o FF. Mas a verdade seja dita este FF4 vai sair mt fraco face à concorrência :\

  3. Avatar de wyldkat

    Colocar o Opera 11 BETA em Português:

    > Copiar este (http://files.myopera.com/wyldkat/Opera/pt.lng) ficheiro para a pasta da linguagem PT (por uma questão de coerência, assim quando a Opera lançar a linguagem em PT completa ele substitui automaticamente) que fica em C:\Program Files\Opera\locale\pt (criar se necessário);
    > Ir a Menu > Settins > Preferences (Ctrl + F12);
    > Em baixo onde diz Language clicar em Details…;
    > Em User Interface Language fazer Choose…;
    > Apontar para o ficheiro que fizeram download no passo nº 1;
    > Em Preferred languages for webpages verificar se está em [pt] e clicar em Ok;
    > Profit.

  4. Avatar de Alex
    Alex

    Fantastico o Stacking tabs, opera sempre a inovar

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sem dúvida…Dá um jeitaço!!!

  5. Avatar de Jaime
    Jaime

    Espero pelo mobile com ansiedade!

  6. Avatar de Ricardo Pereira

    Nada mau, mas continuo a achar estes browsers muito fraquinhos em compração ao Chrome…
    É muito mau um browser tão “novinho” como o Chrome estar a dar tanto que falar…hehe

    Exemplo: Estou em Espanha numa empresa relacionada com a Web e eles usavam em todos os computadores o Firefox com extensões como Firebug, etc. Quando lhes passei o Chrome “para as mãos” disseram-me algo como: “Andámos este tempo todo a pensar que o Firefox era lento devido aos computadores, mas afinal é mesmo do browser ‘-.-”

    O Opera apenas consegue ser bastante mais rápido em termos de abertura de páginas e no design, em relação ao Chrome.

    Ainda estou à espera que consigam deitar o Chrome abaixo…uhuh

    Btw: Pplware sempre em cima do acontecimento 😉

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Então tenta lá abrir 50 tabs no chrome, onde algumas tem páginas em flash, documentos pdf abertos e diz-me como se comporta o chrome… Arrasta-se por todos os lados, ao mudar de umas tabs para outras é uma lentidão.

      E depois faz a mesma experiencia com o opera…

      Se há coisa que eu gosto no opera é a capacidade de lidar com montes e montes de sites abertos ao mesmo tempo.

      A grande vantagem que o chrome tem em relação a todos os outros browser é que basta dizer que pertence á google que todos sabem de que empresa se trata, o mesmo já não se pode dizer o opera que nunca apostou em publicidade.

      Outra coisa, começas por dizer “Nada mau, mas continuo a achar estes browsers muito fraquinhos em compração ao Chrome…”

      E acabas a dizer… “O Opera apenas consegue ser bastante mais rápido em termos de abertura de páginas e no design, em relação ao Chrome.”

      Ora diz-me lá então em que aspetos é que o chrome é bom, é que fiquei sem perceber…

    2. Avatar de Pedro M.

      O ideal era uma fusão! xD

    3. Avatar de Regis
      Regis

      mas quem é que precisa do Firebug quando o Opera já traz de raiz o Dragonfly no m. de contexto em “inspeccionar elemento”?
      Já vi que gostas de novidades então o melhor é seguires mais de perto o Opera, que avança sempre m passos de gigante em quanto os outros vão andando aos “empurrões” de versão em versão sempre cheio de remendos.

  7. Avatar de mezulig

    Boas, já se encontra disponível também para Linux.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Realmente espectacular !!!
    Agora so falta o projecto Opera Os ir pa frente 🙂

    Opera Power !!!

  9. Avatar de Diman
    Diman

    Carlos, ninguem bate o firefox? loooool deves estar muido desactualizado rapaz então! Não se sabes mas a maioria dos usuarios que gostava do firefox mudou para o chrome, Os outros permaneceram com o seu opera IE ou Safari.!

  10. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    experimentem o firefox 4 e não reclamem logo, porque sim ainda é beta e tem umas falhas, ao inicio é um pouco lento mas depois fica estável.

    Eu uso e recomendo e tem uma cena parecida com o Stacking tabs. apenas não dá para arrastar e ficar logo com um grupo de tabs, mas tem o mover para grupo!

    é uma ferramenta muito util sim!

    quanto ao opera, tenho também de experimentar, o anterior consome muita memoria só com o speed dial a fazer reload de 10 em 10 segundos!

  11. Avatar de Carlos M.
    Carlos M.

    Para mim é o melhor, rápido e completo!

  12. Avatar de Jorge Gil
    Jorge Gil

    só ainda não me rendi completamente ao opera devido a ter extensões no firefox e que no opera, infelizmente, ainda não existem.

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Ainda mais rápido!
    O melhor!

  14. Avatar de Eduardo

    É uma boa ideia. Mas para quem tem ecrãs enormes. 😛

    O espaço vertical ocupado pela janela de visualização fica muito reduzido. Imagino como será navegar com um notebook. -.-

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Agora é esperar que os outros browsers venham copiar, como sempre… Quanto Às extensões: FINALMENTE! Fogo, já andava a desejar por extensões à Firefox à tanto tempo 😀 A espera valeu a pena o/

  16. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Gd coisa Opera, o FF já tem isso no 4 e da-lhe o nome de “Firefox panorama”
    A única diferença é o facto de no FF ser mais lento e mais arcaico lol

    Agora falando serio, alguém sabe como adicionar os motores de pesquisa do firefox http://mycroft.mozdev.org/dlstats.html no Opera?

    Era isso e umas extensões decentes e esta pronto p a mudança…

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Este Opera 11 não nos deixa redimencionar as caixas de texto tal como deixa o FF4 e o Chrome…

    2. Avatar de Regis
      Regis

      O Opera permite-te pesquisar qualquer caixa de pesquisa de qualquer motor de pesquisa ou site directamente na janela da barra de endereços. Para tal basta que acedas ao Motor/Site, cliques com o botão direito na caixa de pesquisa e escolhas a opção “criar pesquisa”. Na caixa “palavra chave” deves introduzir um caractere, ou um conjunto de caracteres, para identificar o Motor/Site em questão.
      Depois para pesquisares nesse Motor/Site basta na janela da barra de endereços escreveres a “palavra chave” seguida de um espaço e os termos a pesquisar.
      Por exemplo, eu, para pesquisar no pplware sobre Linux só tenho de escrever na barra de endereços do Opera “p linux”.
      Será isto?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Nah… Ele está a falar, por exemplo, da caixa onde escreves este texto que é possivel redimensionar no Chrome ou no FF. No Opera não… Mas a verdade é que não me faz muita diferença 😛

      2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        Qt a situação de pesquisa, deparei-me c isso ontem, i.e., nem preciso de encontrar sites q tenham esses motores de pesquisa, basta mm o botã do rato do lado direito e “Create Search” ate agora funcionou c todos que adicionei e fica o icon tudo em ordem mm (fiquei realmente impressionado c a facilidade)

        – Pontos negativos ate agora é o facto de as extensões ainda estarem mt fraquinhas (mas estou c esperança com o tempo vai lá)
        – A situação de não poder dimensionar as caixas de texto qd estamos a criar tópicos em posts e os mesmos tenham dimensões consideráveis.

        – Uma mais valia é ter a barra de instant search (like FF) e ao mesmo tempo ter a oportunidade de fazer pesquisa por a barra de endereço por teclas de atalho (like Chrome). Assim agrada a todos ^^
        – Ter o Pin tab como o FF (da-me mt jeito)
        – P quem trabalha c mts tabs como eu, o stacking tabs, esta realmente mt bom, a anos luz do que o FF fez c o panorama.
        – Tal como o FF, o Opera ao mudar de dicionários ele verifica logo o texto (ao contrario do Chrome q n o faz).

        Isto são tudo pormenores que para mim fazer toda a diferença. As caixas de texto questiono-me se n tem haver c o HTML5, e as extensões vou ter esperança que cresçam agora seja a nivel de qualidade e quantidade.

        O Opera sera o novo browser por agora…

  17. Avatar de Cibele
    Cibele

    (DÚVIDA): Alguem sabe COMO EU FAÇO PARA MUDAR O IDIOMA DO OPERA 11 BETA PARA PORTUGUÊS??? Eu tava usando o GOOGLE CHROME e agora baixei o OPERA 11 BETA e eu quero personaliza-lo mas ta em inglês e eu não sei como mudar.. bjs ^_^