Opera 10.00 Build 1606 Beta

18 Comentários

O mundo não gira em torno do Firefox e do Internet Explorer; há mais qualidade para lá dos muito publicitados browsers.

Para quem o acompanha , o Opera mostra e oferece tecnologias inovadoras na navegação web. Está claro que é uma questão de marketing que atira para uma escolha secundária o que provavelmente será o melhor browser da actualidade. Finalmente chegou à versão Beta.

Este browser é o mais rápido e o mais completo em termos de ferramentas acessórias à navegação.

Características:

Além da sua capacidade de inovação, o Opera é provavelmente o mais completo em termos de funções e ferramentas para a Internet, das quais destaco:

  • Bloqueio de pop-up e conteúdos
  • Navegação por separadores
  • Pesquisa integrada (Google, Alltheweb, Lycos, eBay, Amazon, etc.)
  • Navegação por gestos (o rato simula as acções dos botões)
  • Navegação/leitura de conteúdos por voz
  • Cliente de correio electrónico
  • Leitor RSS
  • Cliente IRC
  • Gestor de passwords
  • Gestor de contactos
  • Zoom e enquadramento automático
  • Gestor de downloads, incluindo cliente de torrents
  • Preenchimento automático de formulários, etc.

Limpo de botões e barras confusas, tornado o aspecto equilibrado e leve, o Opera mantém uma linha sempre com um ar fresco e clássico.

O Opera e a história

Recuando um pouco, pois alguns utilizadores têm-no como uma recente aparição, podemos ter presente na memória que o Opera começou com um projecto de pesquisa na maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor em 1994, tendo em 1995 derivado numa empresa independente de desenvolvimento chamada Opera Software ASA.

Um browser actual e moderno

A Opera Software desenvolve o Opera browser, um produto de alta qualidade para muitas plataformas, sistemas operativos e produtos integrados de Internet.

Bem vindos ao Standard da navegação com o Opera 10.
Explorando algumas das novas funcionalidades:

  • Procura rápida – não se perca em pesquisas desesperadas sobre aquele site que tanto o interessou, pela ajuda à pesquisa rápida do Opera, em segundos encontrará o que procura, vasculhando no seu histórico de visitas.
  • Opera Link – este serviço permite ter acesso aos nossos favoritos de qualquer computador, podendo sincronizar os favoritos mesmo com o Opera mobile phone.
  • Novo motor do browser – fizeram o mais rápido browser à face da Terra, além disso, fizeram-no a suportar todos os standards web existentes. Rápido a abrir e rápido a carregar os elementos das páginas.
  • Duas vezes mais rápido que o Opera 9.2 a renderizar JavaScript e HTML.
  • Rápido a funcionar com plugins de terceiros.
  • Superior suporte para os tão referidos Web standards.
  • Resultado 100 no Acid3.

Poderá encontrar uma experiência de navegação diferente, não faltando um vasto leque de plugins e add-ons disponíveis.

O que há de novo na versão do Opera 10.0:

  • Novo motor Presto 2.2
  • Melhor performance
  • Perfeição 100/100 no Acid3 test
  • Nova função auto-actualização
  • Corrector ortográfico
  • Melhoramentos no Opera Mail, inclui agora compositor rich text e função de apagar mensagens de mail após x dias
  • Implementados Widget em Linux

Faça como eu, dedique algum tempo a explorar este browser, dê algum tempo para se habituar e depois nunca mais quererá nenhum outro, nem mesmo os mais famosos e publicitados.

Para ver todas as novidades veja o Changelog detalhado.

E veja aqui quais as principais novidades desta versão

Miniaturas na barra de Tabs – Temos agora hipótese de ver as Tabs em miniaturas na barra de Tabs, tal como no Speed Dial

opera1_small

Actualizações automáticas – Passa a ser possível actualizar o Opera de forma automática.

opera4_small

Ferramenta de produção e envio de problemas – Em caso de problemas com o Opera, vulgo crash, passa a estar disponível uma ferramenta para envio de relatórios de problemas.

Corrector ortográfico para caixas de texto – Corrija o texto que introduz nas caixas de texto. Estão disponíveis vários idiomas, incluindo o Português de Portugal e do Brasil.

opera3_small

Opera Turbo – Torne a sua navegação mais rápida. Através de técnicas de compressão de imagens e dados a sua ligação torna-se mais rápida. Existem 3 modos. Automática (sempre que o Opera detectar uma demora na recepção dos dados), activo (é sempre usada a compressão) e inactiva (sem compressão).

opera2_small

Esta versão traz um novo serviço, o Opera Unite.

Opera Unit é uma fantástica ferramenta ou conjunto de ferramentas que lhe permite ter o controlo de tudo o que partilha online.

Opera Unite permite-lhe partilhar facilmente os seus dados: fotos, músicas, notas e outros ficheiros. Isto coloca o poder de um servidor da Web ao serviço do seu navegador, dando-lhe maior privacidade e flexibilidade do que outros serviços online.

Em grosso modo, este serviço permite-lhe usar o browser como um front office para usar a sua máquina como servidor de vários conteúdos. As ferramentas farão a gestão do que quer ou não partilhar, permitindo o acesso remoto a esses conteúdos de forma segura e fidedigna.

Saiba mais sobre o Opera Unite.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Opera 10.00 Build 1606 Beta [7.13MB]
Homepage: Opera

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FatGiant

    Esplêndido artigo.

    Já conheço, embora não use assiduamente o Opera há vários anos.

    Não sei explicar porquê. Tenho-o instalado em cada nova formatação, mas, por qualquer motivo acaba por ser usado raramente.

    Vou instalar este, 🙂 e ver que tal se porta.

    Obrigado.

    1. Avatar de Olly
      Olly

      Já somos dois. está ali mesmo ao lado do Firefox mas é raramente aberto.
      No meu caso é por não abrir correctamente (ou com erros de página) alguns sites que uso diariamente. (inclusivé o gmail)
      Não fosse isso e eu usava como browser predefinido.
      🙁

      1. Avatar de Regis
        Regis

        Isso do Gmail é fácil de resolver.
        Entra na página e faz: F12\Editar preferências do Síto\Ligações\Identificar como Internet Explorer, em seguida recarregas a página e já está.
        Este processo resolve muitos problemas idênticos noutras páginas.

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Essa desconhecia e vai-me dar muito jeito.

  2. Avatar de Ferdi66
    Ferdi66

    Este beta já ficou disponível há algum tempo no próprio site e em filehippo.com já nem é dado como «novo». Tenho duas semanas de «passeio». É fabuloso. Mas a instalação deste Beta correu paralela à do 9.6. Ficam dois Óperas. A desinstalação posterior do 9.6 incapacita o 10. Por isso o mais limpo e seguro é desinstalar o 9.6 primeiro, e começar tudo de novo, a nível de perfis etc. Vale mesmo a pena. Não haja medo. O 10 é seguríssimo.
    Vítor M. és um criativo. Então «renderizar» Java e HTML… que é feito do velhinho «correr»? Abraço, não leves a mal.
    Este browser com um filtro de publicidade instantâneo ia bem longe. O bloqueador de conteúdo, página a página, ou bloqueios totais de Java e IFrames não são solução. Adblock, please.

    1. Avatar de Ferdi66
      Ferdi66

      Já agora, este blogue amigo do Ópera oferece um «filtro optimizado», para os que gostam de «mexer no motor ao fim-de-semana»: http://my.opera.com/Tamil/blog/ad-block (Listas para adicionar à área de exclusões; uma espécie de adblock manual). Vale a pena ver a discussão, na mesma página.

  3. Avatar de RAphaeli
    RAphaeli

    Esta versão beta dá em PT-PT ou não ? Já experimentei esse browser e acho bastante rápido, dá para ir ao irc através do opera ?

    1. Avatar de eduardo dias
      eduardo dias

      sim o opera tem irc integrado

      1. Avatar de RAphaeli
        RAphaeli

        Alguém podia ajudar para ir ao IRC através do Opera, só esta versão beta é que dá ?

        1. Avatar de eduardo dias
          eduardo dias

          deve ser como a 9.6 ,
          vais ao painel ( que esta no lado esquerdo e fazes personalizar .
          selecionas o painel de conversaçao .
          depois e so ires ao painel de novo , abrir e configurar se precisares de mais ajuda dis

          1. Avatar de RAphaeli
            RAphaeli

            Obrigado, esta versão beta ainda não existe em PT-PT ?

          2. Avatar de eduardo dias
            eduardo dias

            esta em pt pt

  4. Avatar de Ramiro
    Ramiro

    Só uma chamada de atenção:

    Os browsers não “renderizam” javascript.

    Apenas o html e os css’s são “renderizados”.

    O javascript é interpretado pela máquina virtual do browser como um conjunto de instruções, instruções essas que serão depois utilizadas pelo motor de rendering para apresentar html e css da forma pretendida.

    Talvez queiram rever esta parte…

  5. Avatar de NastyTribe
    NastyTribe

    A mim não me convence. O Firefox – na minha opinião pessoal – é melhor. Ok que este é mais completo e rápido, mas quanto a isso só tenho 2 coisas a dizer: quanto ao ser mais completo, isso depois também se vê nos recursos que “come” (ainda há pouco tempo fiz o teste de visitar os mesmos sites com FF 3.0.11 e Opera 10 beta e ao fim de 1/2 hora os consumos eram FF=75Mb Opera=110Mb); quanto à questão de ser mais rápido, estamos a falar de diferenças que muitas vezes só se conseguem ver em câmara lenta!!
    É que se querem um browser rápido e não se importam com os recursos que ele exige, então usem o Safari que está fantástico (não fosse ele consumir tantos recursos e era esse que utilizava… Ah, no mesmo teste que fiz com o FF e Opera, no final da tal 1/2 hora, o Safari consumia 140Mb).
    Não estou a dizer que o Opera não presta, até porque lhe reconheço bastante qualidade, FF é na minha opinião melhor.
    Ainda não há no mercado quem – para mim – bata a raposa flamejante!

    1. Avatar de Cosme Benito
      Cosme Benito

      Não acho que 110MB de memória seja muito, hoje em dia, para um browser. Para mim a única vantagem do Firefox é a grande comunidade que já tem a trabalhar em addons e ferramentas para os utilizadores. Mas arrisco-me a dizer que com 75MB de memória não aproveitas essas vantagens.

      O Opera sempre foi um browser extremamente rápido e é sem dúvida dos melhor que por aí anda. A diferença de velocidade não é como diz a Microsoft, não é só em câmara lenta que se nota a diferença. Mas como sempre a incompatibilidade com algumas páginas continua a ser, na minha opinião, o principal entrave ao seu sucesso. Não sei a razão, deduzo que seja HTML mal escrito mas não sei.

      1. Avatar de NastyTribe
        NastyTribe

        Olha que 110Mb ainda é alguma coisa para quem – como eu – usa um netbook. Realmente no meu desktop não faz grande diferença, mas o caso muda quando se fala em netbooks.
        E não concordo quando dizes que o FF tem como única vantagem os addons… Para mim essa é apenas mais uma vantagem. Mesmo sem addons – que uso, mas não muitos – o FF garante uma navegação excelente e rápida. E como não traz grandes tralhas – desnecessárias para a grande maioria das pessoas – é mais leve, o que para mim é mais uma vantagem e faz dele – na minha opinião – a melhor alternativa ao IE e o melhor browser.

        Quanto à questão da velocidade, é exactamente o que a Microsoft diz. Mas não digo isto porque a Microsoft o disse… Falo pela minha experiencia: Já experimentei os principais browser (IE 8, FF 3, Chrome 2, Safari 4 e Opera 10) e notei que a diferença de velocidades era mínima (mas se queres que atribua um vencedor, pareceu-me que o Safari foi o mais rápido, mas também é verdade que o Opera ainda é beta e pode melhorar ainda mais).
        Mas volto a dizer que considero o Opera um browser com muita qualidade.

        1. Avatar de Cosme Benito
          Cosme Benito

          Quando disse que os addons eram a única vantagem do Firefox não quis de modo nenhuma dizer que não presta, atenção. Uso bem mais vezes o Firefox do que o Opera (devido às ditas incompatibilidades). Sem dúvida que o Firefox é um excelente browser com uma navegação muito boa e tudo mais.

          Não acho o Opera um browser pesado mas realmente não estou a usar um netbook em que aí os 40 megas de ram podem fazer a diferença mas acho-o sim um browser bastante completo. E felizmente não são apenas tralhas inúteis.

          Em relação à velocidade volto a dizer que o Opera é na minha opinião o melhor. Talvez não se note em sites leves. Mas em sites pesados com muitas imagens e tudo o mais o Opera faz a diferença. A nova função turbo está muito boa e a diferença já é alguns segundos.

          1. Avatar de NastyTribe
            NastyTribe

            O que mais me chamou a atenção nos consumos de RAM do Opera é porque ele habitualmente é recomendado para máquinas mais antigas, consequentemente com menos recursos (RAM inclusive). Isso fez com que eu ficasse com a de consumia menos que qualquer outro.

            Quando digo tralha desnecessária do Opera, refiro ao cliente de email, irc e mais um ou outro detalhe, que para quem usa o browser para consultas e pesquisas, ou seja, a grande maioria dos utilizadores domésticos, são totalmente desnecessários.

            Quanto à velocidade, nos testes que fiz usei o site mais “pesadote” que conheço (haverá bastante mais pesados de certeza), e o todos eles o carregaram bastante rápido, não diferenciando mais de 2 segundos (em último ficou o IE8, mas com pouco diferença, visto que esta nova versão do IE deu muitos passos em frente).