Opera 10.0 Build 1456 Alpha

27 Comentários

O mundo não gira em torno do Firefox e do Internet Explorer; há mais qualidade para lá dos muito publicitados browsers.

Para quem o acompanha , o Opera mostra e oferece tecnologias inovadoras na navegação web. Está claro que é uma questão de marketing que atira para uma escolha secundária o que provavelmente será o melhor browser da actualidade.

Este browser é o mais rápido e o mais completo em termos de ferramentas acessórias à navegação.

Características:

Além da sua capacidade de inovação, o Opera é provavelmente o mais completo em termos de funções e ferramentas para a Internet, das quais destaco:

  • Bloqueio de pop-up e conteúdos
  • Navegação por separadores
  • Pesquisa integrada (Google, Alltheweb, Lycos, eBay, Amazon, etc.)
  • Navegação por gestos (o rato simula as acções dos botões)
  • Navegação/leitura de conteúdos por voz
  • Cliente de correio electrónico
  • Leitor RSS
  • Cliente IRC
  • Gestor de passwords
  • Gestor de contactos
  • Zoom e enquadramento automático
  • Gestor de downloads, incluindo cliente de torrents
  • Preenchimento automático de formulários, etc.

Limpo de botões e barras confusas, tornado o aspecto equilibrado e leve, o Opera mantém uma linha sempre com um ar fresco e clássico.

O Opera e a história

Recuando um pouco, pois alguns utilizadores têm-no como uma recente aparição, podemos ter presente na memória que o Opera começou com um projecto de pesquisa na maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor em 1994, tendo em 1995 derivado numa empresa independente de desenvolvimento chamada Opera Software ASA.

Um browser actual e moderno

A Opera Software desenvolve o Opera browser, um produto de alta qualidade para muitas plataformas, sistemas operativos e produtos integrados de Internet.

Bem vindos ao Standard da navegação com o Opera 10.
Explorando algumas das novas funcionalidades:

  • Procura rápida – não se perca em pesquisas desesperadas sobre aquele site que tanto o interessou, pela ajuda à pesquisa rápida do Opera, em segundos encontrará o que procura, vasculhando no seu histórico de visitas.
  • Opera Link – este serviço permite ter acesso aos nossos favoritos de qualquer computador, podendo sincronizar os favoritos mesmo com o Opera mobile phone.
  • Novo motor do browser – fizeram o mais rápido browser à face da Terra, além disso, fizeram-no a suportar todos os standards web existentes. Rápido a abrir e rápido a carregar os elementos das páginas.
  • Duas vezes mais rápido que o Opera 9.2 a renderizar JavaScript e HTML.
  • Rápido a funcionar com plugins de terceiros.
  • Superior suporte para os tão referidos Web standards.
  • Resultado 100 no Acid3.

Opera 10 - Acid3

Poderá encontrar uma experiência de navegação diferente, não faltando um vasto leque de plugins e add-ons disponíveis.

O que há de novo na versão do Opera 10.0:

  • Novo motor Presto 2.2
  • Melhor performance
  • Perfeição 100/100 no Acid3 test
  • Nova função auto-actualização
  • Corrector ortográfico
  • Melhoramentos no Opera Mail, inclui agora compositor rich text e função de apagar mensagens de mail após x dias
  • Implementados Widget em Linux

Faça como eu, dedique algum tempo a explorar este browser, dê algum tempo para se habituar e depois nunca mais quererá nenhum outro, nem mesmo os mais famosos e publicitados.

Para ver todas as novidades veja o Changelog detalhado.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Opera 10.0 Build 1456 Alpha [8.41MB]
Homepage: Opera

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Acho que já foi dito aqui, mas sim, o mundo gira à volta do Firefox e do Internet Explorer.

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

    1. Avatar de Tijó
      Tijó

      Sempre o primeiro,Morbus.Não há nada como uma “dose de pplware” para nos manter sempre informados 🙂

      E o Opera…. é simplesmente [SHIFT]opera.

      Bom fds,caros pplwarianos,

      Tijó

  2. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    um dos melhores browsers que existe!

  3. Avatar de kekes

    Excelente browser, so tem um problema, muitas da vezes as gentes que fazem os sites esquecem-se dele, e tem bastantes incompatiblidades, uma das razoes por eu agora nao o estar a usar e por nao ser compativel com os menus do site da minha faculdades :S

    http://www.kunamiquefala.com

    1. Avatar de Hell_Shoot
      Hell_Shoot

      Faz isto, Clique com o botão direito do rato, depois clicas em “Editar Preferências do Sítio”, clicas na aba “Ligações”, em baixo tens “Identificação do Browser”, e selecionas como queres identificar o browser. Dica de algum comentário na discussão sobre outro assunto, tentei encontrar o comentário, mas não fui bem sucedido. Quem quer que tenha comentado isso, agradeço, e que se revele se quiser.

  4. Avatar de .q¹
    .q¹

    Para quem quiser a funcionalidade das extensões do Firefox mais usadas como por ex: Adblock, NoScript, Flashblock

    Eis como:

    Adblock: Fanboy’s Adblock List for Opera

    NoScript: BlockIt UserJS

    Flashblock: Flashblock for Opera

  5. Avatar de Narc
    Narc

    Já uso o Opera desde a versaõ 7. Já experimentei diversos browsers, mas contino a cosiderar este um dos melhores, senão o melhor da actualidade.

  6. Avatar de Paulo Nunes
    Paulo Nunes

    Uso o Opera desde há alguns anos e não pretendo substituir (embora já tenha sido muito tentado pelo Firefox, mas acabo por voltar para este).
    Mas nem tudo é perfeito. Apesar de ser um excelente browser, a versão que utilizo (9.64) tem algusn problemas de compatibilidade com alguns formatos web, pelo que nestes casos utilizo o Firefox (acho que este é mais abrangente no que respeita à compatibilidade). Em casos raros aparece uma página com formato específico IE que não abre nem num nem noutro e lá tenho que ir para o IE. Mas é raro.
    Estou curioso sobre a versão 10.0 (ainda não testei, mas de certeza que pretendo utilizar, mas vou esperar que saia a versão final).

  7. Avatar de Yuy
    Yuy

    Ainda deve estar para vir o dia em que a Opera faz um browser que funcione como deve ser, quer dizer, que mostre os sites sempre como deve ser… e não digo apenas um ou outro mas todos… porque quase nunca exibe tudo como deve ser. Pode ser o melhor quando os sites cumprem as regras de formatação a rigor, mas como isso não acontece em absoluto sempre… seja por erro, ou por necessidade, acho que o Opera ainda tem de evoluir bastante.

    1. Avatar de .q¹
      .q¹

      Concordo contigo que alguns sites de facto são exibidos com layout diferente, umas vezes por culpa do próprio browser, outras por culpa dos web designers que enviam código diferente se o Opera é detectado, por isso ficamos nos 50/50 nesse argumento, agora afirmares que são todos isso já é perseguição.

      Por acaso sabes que o novo IE8 tem uma lista de mais de 2400 sites incompatíveis por não respeitarem as normas?
      Eles próprios tem que resolver o problema da mesma maneira que o Opera faz há muito tempo, através de patches ou javascript.
      A diferença aqui é que a Microsoft tem o nome que tem e se contactarem os webmasters para resolverem as incompatibilidades, muito provavelmente estes irão resolvê-las.
      O Chrome há algum tempo atrás recebeu um patch para aceder ao Hotmail porque era bloqueado, reclamaram que era má prática da Microsoft, o que não deixa de ser irónico uma vez que a Google sempre complicou a vida aos utlizadores do Opera ora bloqueando o browser ou criando imcompatibilidades.

      Alguns links informativos:

      Opera’s site patching

      Microsoft’s IE 8 incompatibility list: 2,400 major sites (and counting)

      Just The Facts: Recap of Compatibility View

  8. Avatar de André T.
    André T.

    Wow, já se começam a notar alterações na interface. Espero bem que desta vez, consigam corrigir o maior nº possível de bugs e glitches na interface, assim como no resto do browser. XD

  9. Avatar de Ryan
    Ryan

    Um excelente browser que apenas peca pela falta de marketing mais agressivo. Bastante bom mas precisa de ter mais espaço para os web designers que fazem tudo para firefox ou IE. De resto é sempre o meu browser de socorro quando o FF não funciona como deve ser. No Ubuntu peca por não ter uma interactividade com flash.

  10. Avatar de clinis

    “O mundo não gira em torno do Firefox e do Internet Explorer, há mais qualidade para lá dos muito publicitados browsers.”

    “Faça como eu, dedique algum tempo a explorar este browser, dê algum tempo para se habituar e depois nunca mais quererá nenhum outro, nem mesmo os mais famosos e publicitados.”

    Está tudo dito… xD

    Uso o Opera sobretudo em Ubuntu e o único problema que tenho é ao usar o flash (ai tenho de recorrer ao FireFox)

  11. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    É um excelente browser sem dúvida! Não dá nenhum problema na programação web e os 100% no acid3 dizem tudo!
    Comporta-se muito bem, acho-o mesmo muito bom, mas em javascript é mais lento que o Firefox e Safari.

    1. Avatar de Hell_Shoot
      Hell_Shoot

      Caso não saibas, a equipa do Opera está a trabalhar num novo Javascript Engine, o Carakan que vai substituir o Futhark existente na actual versão do browser.

      Em conclusão, é mais lento porque esta não é a versão final, ainda está em fase Alpha.

      1. Avatar de .q¹
        .q¹

        O Carakan ainda está a ser desenvolvido e se for incorporado na versão 10 há-de ser só por volta das versões 10.4 ou 10.5 ~1 ano

  12. Avatar de Diogo
    Diogo

    Boas,

    A snapshot mais recente não é a 1456 (de 30/04/2009) mas sim a 1491 (de 08/05/2009).

    O link para a versão mais recente é:
    http://snapshot.opera.com/windows/o100s_1491m.exe

  13. Avatar de Helvio
    Helvio

    Não vai sair do alfa não???? até quando???

    Opera e Chrome: bons, mas sem evolução que possa se sentir

    1. Avatar de Hell_Shoot
      Hell_Shoot

      Desculpa por responder à tua pergunta com outra pergunta.

      Preferes um browser com actualizações constantes devido a bugs e outras coisas, ou preferes que quando saia seja seguro?

      Por alguma coisa é que o Opera detém o titulo de Browser mais Seguro.

  14. Avatar de Helvio
    Helvio

    Sinceramente? prefiro que saia seguro de uma vez (como IE8)

    Não sou contra atualizações constantes, sou contra o excesso de versões alfa, que são muito instáveis.

    Concordo que o Opera seja o mais seguro (e não apenas isso: mais estável, mais leve, mais bonito), mas é a primeira vez que vejo um software ser lançado tantas vezes em versões instáveis.

    Lança a versão beta então !!! vale lembrar que o Firefox não lança alfas públicos

    Para não dizer que a série 9.x estacionou na 9.64

    1. Avatar de .q¹
      .q¹

      alpha = instável
      Quem gosta de experimentar software sabe perfeitamente disso e só usa quem quer.

      O Opera 10 por enquanto está repleto de bugs, por isso acho bem que demorem a lançar a versão beta.
      Se já o tivessem feito, agora teríamos imensa gente a queixar-se de instabilidade.
      Sendo alpha, todos sabem o que esperar…

      “vale lembrar que o Firefox não lança alfas públicos”
      Não? Tens a certeza disso?

      Pre-Releases, Nightlies

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      O que a Opera está a fazer com esta versão do Opera 10 é o mesmo que a Mozilla faz com a versão 3.6 do seu Firefox ou o Chrome faz com a sua versão 2.

      Lançam em fóruns / sites específicos, builds (diárias, semanais ou outras) que nada mais são que versões Alfa dos seus próximos produtos.

      No caso do FF as builds são diárias e algumas vezes saem duas builds num único dia porque a 1a build tinha erros graves que nem deixavam usar o browser.

  15. Avatar de vitor
    vitor

    o opera aceita addons? usei o opera em tempos. voltava para ele se existisse addons tipo o greasemonkey.

  16. Avatar de LuísG
    LuísG

    Não será esta “build” a 1491? 😉

    o/