OpenShot 2.4.0: Um dos melhores editores de vídeo

35 Comentários

No mundo Open Source é verdade que não existem assim tantas ferramentas de referência para a área da multimédia. No entanto, há apps que marcam a diferença como é o caso do OpenShot que é direcionada para a edição de vídeo.

Recentemente foi lançada a versão 2.4.0 do OpenShot que está disponível para GNU/Linux, Windows e macOS.


O OpenShot é uma ferramenta de referência no segmento dos editores de vídeo. Muito usada em sistemas GNU/Linux, o OpenShot está também disponível para Windows e macOS.

Esta nova versão foi lançada recentemente e teve como principal foco a estabilidade. Jonathan Thomas, programador principal desta ferramenta, revela que além da correção de vários bugs foram também incluídos novos menus para acesso às funcionalidades de Zoom assim como melhorada da funcionalidade undo/redo e ainda a inclusão de novas traduções.

Como instalar no Ubuntu?

Para instalar no Ubuntu basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos.

sudo apt-add-repository ppa:openshot.developers/libopenshot-daily
sudo apt-get update
sudo apt-get install openshot-qt

Também pode fazer a instalação via PPA – ver aqui.

Quem precisar de um editor de vídeo gratuito e com as funcionalidades essenciais então a nossa sugestão vai para o fantástico OpenShot. Esta nova versão está muito mais estável

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Obrigado, nao conhecia.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Como alternativas open source para as várias plataformas também há os:

    https://kdenlive.org/

    https://www.shotcut.org/

    Ambos bastante capazes e estáveis, talvez mais que o openshot.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado. Um conhecia, outro não 🙂

    2. Avatar de João
      João

      Para mim, dos opensource o melhor/mais completo é o KDENLIVE

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Muito interessante, são várias as vezes que penso e gostava, de conhecer uma suite opensource capaz de fazer sombra à Adobe… não para uma vertente profissional, mas, para um power user.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Não. Teoricamente isso é impossível.
      uma coisa é uma empresa como a Adobe que se faz pagar bem pelos seus equipamentos, que tem equipas grandes a desenvolver para cada aplicação, que tem profissionais da área a colaborar na evolução do software, onde tens muitos fabricantes de hardware a trabalhar proximamente com a Adobe, etc.
      Outra coisa é eoluires software sem grande apoio – aliás, muito deste software é desenvolvido por colaboradores da Adobe que tentam novas ideias no opensource e depois se a coisa pega e não tiver na Adobe, a ideia segue para a Adobe para ser trabalhada para níveis superiores.

      Resumindo: esquece isso, não existe e dúvido que alguma vez vá existir.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        * bem pelos seus equipamentos, = bem pelos seus produtos

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      É basicamente por isso que também não tens concorrência para o MS Office.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Exato, é bom ter um opensource para fazer pequenos projetos em casa sem ter necessidade de comprar software profissional. Mas claro, o software profissional tem equipas sempre dedicadas a lançar atualizações, logo teoricamente é melhor.

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      DaVince Resolve. É uma suit proficional gratuita da blackmagic. Tem uma versão paga que praticamente só acrescenta edição de video 3d. Basicamente é uma aplicação que junta o premiere e o after efects num só.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Só não é open source mas não deixa de ser gratuita.

  4. Avatar de bola
    bola

    O Blend é muito bom também…

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Para edição de vídeo 3D alguém conhece algum programa open source?

    1. Avatar de Somebody
      Somebody

      Não sei se é isto que pretende mas o Blender é uma ferramenta de criação 3D open source

  6. Avatar de L_730
    L_730

    Já usei este editor há uns dois anos e é muito bom e simples.

  7. Avatar de Allez
    Allez

    Licença GPL!!!
    É talvez preferível utilizar o ppa estável no ubuntu: ppa:openshot.developers/ppaLicença GPL

  8. Avatar de pois.....
    pois…..

    ainda precisa de comer muita papinha para chegar ao nível de outros softwares pagos 🙂
    é bom para free

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, por isso uns são pagos e outros são grátis. Quando há receita (money) é mais fácil fazer tudo.

  9. Avatar de ricardo
    ricardo

    Que espetáculo!!
    Super útil, muito obrigado por dar a conhecer esta alternativa.
    O interface é a “cara” do Camtasia Studio.

    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É verdade, ainda tem pinta.

  10. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Mas entre o Blend, Shotcut, Openshot e kdenlive, qual o melhor?

    1. Avatar de João
      João

      Na minha opinião, eu voto no KDENLIVE.

      É o mais completo, mas talvez isso traga uma curva de aprendizagem superior

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Obrigado pela dica

        1. Avatar de João
          João

          O KDEnlive, do meu ponto de vista, tem a qualidade de um software profissional – ja o usei várias vezes em projectos muito grandes e nunca me deixou mal… tem imensos recursos que faltam nos outros e uma interface intuitiva.

          No entanto, tambem há o lightworks para grandes produções (estou a falar de filmes de Hollywood, por exemplo ). Mas a interface e mais estranha (para mim, claro)

  11. Avatar de Sandro Garcia
    Sandro Garcia

    Um dos melhores? Conseguia fazer-vos uma lista de melhores editores de vídeo, antes de chegar até esse : conseguia ainda acrescentar uma alternativa gratuita, que tenho a certeza ser melhor : Hitfilm.

  12. Avatar de Allan Brazute
    Allan Brazute

    Esse OpenShot é uma piada. A versão 1.x é até boa, mas a 2.x é pura perda de tempo. Kdenlive, Shortcut e provavelmente qualquer outro vai ser melhor que o OpenShot 2.4. Não percam seu tempo!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Allan Brazute olha que a versão 2.4 está muito fixe. Vou escrever sobre os outros dois.
      TEmos aqui alguns: https://pplware.sitedev.pt/linux/5-fantasticos-editores-video-linux/

      PP

  13. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Boas, para edição de Time-Lapse video alguns dos programas mencionados dão conta do recado ?

  14. Avatar de Jorge António
    Jorge António

    Desculpem a pergunta, possívelmente parva, mas…
    Alguém me sabe dizer se este software permite captura de K7´s miniDV através de ligação à câmara? Ou seja, se reconhece uma câmara DV ligada por firewire por exemplo?

    1. Avatar de telmo
      telmo

      O OpenShot não sei, mas podes fazer a captura com o WinDV (descontinuado).
      http://windv.mourek.cz/

  15. Avatar de Gilito
    Gilito

    Não é opensource, mas podem sempre utilizar o Blackmagic DaVinci Resolve 14.

    https://www.blackmagicdesign.com/products/davinciresolve/

    É 100% gratuito, tendo apenas algumas limitações ao nível de funcionalidade muito mais avançadas. Este software é mesmo profissional e utilizado por inúmeros estúdios de Hollywood, principalmente para color correction/grading.

    Uma vez que necessita muitos recursos, principalmente memória, pode não ser alternativa para toda a gente. Eu já fiz uma série de filmes e nunca tive problemas.

    Se decidirem experimentar, caso o áudio do vosso vídeo seja gravado em MP3 (ou formato semelhante com muita compressão), o software irá ignorá-lo… Terão que utilizar uma ferramenta externa para converter o som para WAV (por exemplo) ou outro formato melhor e adicioná-lo manualmente.

    Para além do Resolve, eles oferecem também uma aplicação chamada Fusion que é um alternativa ao Adobe After Effects e que também é free. Em relação ao Fusion, não posso dizer grande coisa… instalei, mas nunca cheguei a usar.

    Fica a dica! Bons filmes!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Sinceramente a meu ver é a melhor suite de edição de video que existe. combinando o premiere e o after efects, e sinceramente acho que também é mais leve.

  16. Avatar de Anderson Pessoa
    Anderson Pessoa

    Considero o Flowblade muito melhor que o Openshot, uso e recomendo, pena ele não ser muito divulgado.

  17. Avatar de Thesimplet
    Thesimplet

    Boa tarde,

    estou a tentar utilizar est editor de video, mas é erro atras de erro, gostaria de usar os titulos animados, mas nem são animados e dão me erro na saida, de não foi encontrado nenhuma imagem de saida no blender.

    já instalei o blender e o inkscape, ja meti os caminhos e nada feito, estou a usar o windows 10 alguém tem alguma solução