OpenOffice.org 3.0.0 Final – Português

31 Comentários

O OpenOffice.org é um uma suite completa de escritório comparável com o actual Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision e posteriormente adquirida pela Sun Microsystems. Esta actualização vem no seguimento da saída da versão 3.0 em português de Portugal e Brasil.


O OpenOffice tem sofrido um grande desenvolvimento graças às contribuições que chegam, não só da Sun Microsystems, mas também de comunidades espalhadas pelo mundo. Actualmente o OpenOffice.org representa um excelente substituto ao Microsoft Office.


Aspecto do Writer

O OpenOffice suporta nativamente o formato aberto OpenDocument que permite aos utilizadores trocar documentos, folhas de cálculos, cartas, memorandos, bases de dados, entre muitos outros. Esse padrão foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e é baseado no formato XML tendo sido aprovado como um padrão ISO/IEC em Maio de 2006 (ISO/IEC 26300).


Aspecto do Calc

Do pacote de aplicações o utilizador poderá usufruir do Writer, uma versão na peugada do Word, do Calc, em alternativa ao Excel, Impress para PowerPoint, Base para uma aproximação ao conhecido Microsoft Access e ainda do Draw, um editor de imagens, e do Math, editor de fórmulas matemáticas.

Todas as funcionalidades e últimas alterações aqui neste link.

Licença: LGPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [win]: OpenOffice.org 3.0.0 – Final pt-pt | pt-br | en-us [114.90MB]
Download [linux]: OpenOffice.org 3.0.0 – Final pt-pt | pt-br | en-us [130.86MB]
Download [mac]: OpenOffice.org 3.0.0 – Final pt-pt | pt-br | en-us [161.61MB]
Homepage: OpenOffice.org

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno

    Ficou muito bom mesmo está última versão. Acho que o avanço deles está muito bom, nessa versão já conseguiram passar do M$ Office XP, mas eu só queria que eles melhorassem o sistema de manipulação de dados. Por exemplo, eu preciso muito mesmo que o calc tivesse mais de 65000 entradas, mas não, tenho que usar o writter(Que demora pra gerenciar todas essas páginas, sendo que o 2007 faz como se tivesse 10 páginas), dividir e depois devolver pro calc, sendo que no excel é como se eu tivesse posto uma pequena frase no ctrl+v.

    Mas eles ainda estão na versão 3, lembro-me muito bem do excel e do word quando ainda não havia nem o pacote office, que ridículo era!! Então, meus parabéns para toda a equipe da Sun.

  2. Avatar de marco
    marco

    o link win n worka

  3. Avatar de Miguel Jeri

    Já experimentei e recomendo, a distância para o MS Oficce está cada vez menor.

  4. Avatar de Joao

    Da força que a Microsoft tem isto só vai chegar a ser um susto para acordar a Microsoft. Depois disto a Microsoft vai fazer como no Internet Explorer, vai entrar com toda a força.

  5. Avatar de Diogo Matos
    Diogo Matos

    Boas .
    Mas em termos de ocupação de memória RAM ele não ocupará mais que o MS Office porque lembro-me que instalei a versao beta e ela ocupava em utilização 110Mb ao passo que o Word 2007 ocupava 30mb.
    Por isso qual a maior vantagem de trocar do Office para o OpenOffice, fora o caso de ser free 🙂

  6. Avatar de Bruno

    É como eu disse: A parte da memória realmente é muito debilitada, eles não sabem gerenciar direito, mas pelo tempo de desenvolvimento e por ser free, é inacreditável,.

    Daqui alguns anos vamos ver quem vai ser melhor, a não ser que a microsoft leve esse susto ao extremo:)

  7. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Começo mal com isto! Por mais dicionários que instale, aparece sempre Inglês (África do Sul) configurado. E daqui não saio e daqui ninguem me tira!!!! Quanto ao resto, largos furos abaixo do Office 2003 que actualmente tenho instalado e não troco por este OOo…. para já.

  8. Avatar de Gabriel

    Porra
    acho que esta mesmo muito bom
    nao vou esperar mais para o actualizar eheh

    ___________________
    http://www.ntelemoveis.com

  9. Avatar de aver
    aver

    Gostava de saber a origem desta versão em português. A verdade é que não encontro a versão 3.0 em PT na página oficial.
    http://download.openoffice.org/other.html#en-US

  10. Avatar de STK
    STK

    O Open Office vai no bom caminho, mas por muito que eu goste de projectos Open Source (e realmente adoro), tenho que reconhecer que o Open Office pode até estar perto de um Office 2003, mas ainda está muito longe do 2007.
    Penso que foi uma boa aposta por parte da microsoft. Aliás, o word 2007 está tão intuitivo e a pelativo, que à primeira vista parece material da Apple. Claro que para tirar partido do Office 2007 existe uma curva de aprendizagem, mas que penso ser bastante pequena. A ver vamos o Open Office 4.

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    Tem duas coisas para melhorar:
    – a interface ainda está feia em comparação ao Office 2007
    **principalmente na versão para Linux**

    -está cada vez mais pesado para carregar (a última versão aceitável é a 2.3)

    Fora estes “pequenos detalhes” é excelente, substitui bem o office ainda sendo mais FÁCIL de usar que ele

  12. Avatar de scalawag
    scalawag

    O pessoal anda desatento. Já tenho há quase uma semana. Saiu na terça ou na quarta passada. http://pt.openoffice.org/download/download.htm

  13. Avatar de Miguel Jeri

    A parte da memória pode melhorar, mas o facto de ser free (tanto no preço como no código) é uma óptima notícia para quem não queira ou não possa pagar o MS Office, incluíndo as pequenas e médias empresas, utilizadores Linux, etc, etc. Isto é muito importante.

    aver:
    Já saquei na semana passada (atenção pplware! : ) ) na altura da press release.

    http://pt.openoffice.org/download/download.htm

  14. Avatar de Canelas
    Canelas

    Pelo que vejo o pessoal não ter problemas em arranjar uma boa alternativa ao office. Espero que alcancem a interface do Office 2007.
    Só uma pergunta: consome mais recursos que MS office 2007?

  15. Avatar de Miguel Jeri

    Pode melhorar quanto à memória, mas o facto de ser free (no preço e no código) é uma óptima notícia para quem não queira ou não possa comprar o Office 07, incluíndo pequenas e médias empresas, utilizadores Linux, etc. Isto é muito importante.

    aver:
    Já saquei na semana passada (atenção pplware! : ) ) com a press release.

    http://pt.openoffice.org/download/download.htm

    (peço desculpa se o meu comentário aparecer duplicado)

  16. Avatar de Abilio Justo
    Abilio Justo

    Saudações.
    Acabo de instalar o OOo e para meu espanto a GUI daquilo está HORRÍVEL!
    Muito cinzento, muito quadrado, em nada corresponde ao tema que estou a usar no meu Ubuntu, alguém confirma isto ou fiz algo de MUITO errado?
    É que isto parece que é o OOo versão “Janelas” emulado no Wine.
    @Fernando
    “- a interface ainda está feia em comparação ao Office 2007
    **principalmente na versão para Linux**”
    Poderias descrever esse teu “feio”?
    Corresponde ao que eu aqui digo , ou nem por isso?

    Alguma sugestão seria bem vinda.
    É que já mudei de tema e isso e continuo com uma GUI que valha-me o Santo Pinguim xD

  17. Avatar de Morbus

    Estava MESMO a ver que não 😛 A sacar.

  18. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    Para quem está com problemas em instalar dicionários saiba que agora é diferente, é por extensões, um pouco como no Firefox e Thunderbird.

    Esta aqui a pagina: http://extensions.services.openoffice.org/project

    Download dicionário Português PT aqui: http://extensions.services.openoffice.org/project/ptPTdict

  19. Avatar de Fernando
    Fernando

    @Abílio

    Sim, é exatamente o que você disse:

    A GUI do Openoffice parece estar meio “integrada” ao KDE, cinzentão sem nenhum degrade como na versão Windows, está bem feia

    Parece aqueles aplicativos integrados K (kaffeine, k3b, k….)
    Já no calc abaixo da GUI os tons de azul e cinza em duas cores ficou até legal

    Infelizmente o consumo de memória está maior mesmo, parece um problema crônico sem solução: nem com 3GB de memória demora menos que 7 segundos para abrir (com java desativado e alguma outra otimização), lamentável

    Mas espera aí…. você não usa o GNOME ????

  20. Avatar de Abilio Justo
    Abilio Justo

    Saudações.
    @Fernando
    Sim uso Gnome e bem me queria parecer que aquela GUI não era um problema meu apenas. No entanto não verifico aquilo que me diz sobre o arranque. O menu inicial (aquele em que nos é pedido o que desejamos abrir, Writer, Calc, etc) demora cerca de um segundo apenas para abrir e no entanto devo dizer-lhe que não disponho de 3GB de memória.
    Quanto á integração do OOo, é de esperar que saia algo para melhorar a integração em ambientes Gnome ou aquilo só lá vai com qt4-config e afins?

  21. Avatar de rui marques
    rui marques

    agora acho que está é na altura de mudar a imagem do openoffice.

  22. Avatar de Sergio Br.
    Sergio Br.

    Enganei-me no link, este é que não dá:
    ftp://openoffice.caixamagica.pt/stable/3.0.0/OOo_3.0.0_081005_Win32Intel_install_pt.exe

    Alguém tem o link pró ficheiro?

  23. Avatar de Tuguês
    Tuguês

    Excelente!!!

    Estou há espera desta versão há meses.
    É pena de momento o link não estar funcional.

  24. Avatar de Tuguês
    Tuguês

    Fixe! Já estou a sacar do site do instituto do prior ténico.

    Thanks Kyzo! 😉

  25. Avatar de Sergio Br.
    Sergio Br.

    Obrigado pelo link Kyzo 🙂

  26. Avatar de emannxx
    emannxx

    O blog parou! Não foi actualizado uma unica vez hoje!

  27. Avatar de J0n
    J0n

    Fabuloso, mas… e os sinónimos há alguma coisa a fazer? Obrigado por tudo.

  28. Avatar de Kyzo
    Kyzo

    sempre às ordens 😉

  29. Avatar de aaomr
    aaomr

    Como activar a verificação ortográfica? instalei mas ele não me sublinha os erros, nem corrigi. Agradecia ajuda