Omemo 0.28 – O novo conceito P2P!

24 Comentários

Um dia desta semana estava eu a fazer zapping pelos tristes canais do serviço analógico da TVCabo quando passo pela TVE Internacional e vejo um documentário sobre um novo conceito de P2P, o Omemo.

Omemo


Infelizmente apanhei o documentário no fim mas ainda me apercebi que poderia ser interessante para eu investigar o que é realmente e para falar aqui no nosso querido Peopleware, por isso apontei logo o nome num papel.

Omemo é um dispositivo virtual de armazenamento social criado por espanhóis, é um grande disco rígido virtual que se cria graças à partilha de espaço livre por parte dos utilizadores. O software Omemo, de código aberto, permite o acesso anónimo ao disco rígido virtual criado pelas partições dos utilizadores usando a tecnologia P2P.

Todos os utilizadores do Omemo podem adicionar conteúdos ao disco e aceder ao resto dos conteúdos publicados nele. Mediante um sistema de votos, os utilizadores decidem que conteúdos desapareçam do disco e quais serão colocados em destaque.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista
Download: Omemo 0.28 beta [4.69 MB]
Código Fonte: Omemo 0.28 beta [3.07MB]
Homepage: Omemo

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de D. Carreira

    Parece-me uma boa ideia. Vamos lá ver se este projecto se destaca dos outros.

    Cumprimentos, David Carreira

  2. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Alguém experimentou? É bom? E velocidades?

  3. Avatar de Preto
    Preto

    A experimentar depois digo qualquer coisa.

  4. Avatar de sayer
    sayer

    nao vale nada

    experimentei e nao gostei

  5. Avatar de Xinadas
    Xinadas

    instalei mas nao abriu o browser do localhost como supostamente deveria abrir

  6. Avatar de Jorge Matias

    nd como os torrents pa files grandes e recentes e a mula pas velharias e coisas pequenas cm musicas……

  7. Avatar de Rafael Slam
    Rafael Slam

    Olha, acabei de baixar, ainda não fiz nenhum download… mas o sistema de busca e o upload são bem rápidos, apesar dos resultados serem ainda quase que nulos… tem muito pouca coisa, o interessante é muita gente começar a usar e rolar uma divulgação do programa pra ele ficar popular.

    O que salva os P2P as vezes não é nem a velocidade e sim a popularidade e disponibilidade de arquivos.

  8. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    @Jorge Matias

    X2

  9. Avatar de Luís Alves Pinto
    Luís Alves Pinto

    Boa ideia, isto? Então se todos os serviços e programas de P2P andam há séculos a lutar para descentralizar a informação, fazendo com que os ficheiros não estejam realmente alojados em lado nenhum a não ser nos nossos computadores, vêm estes gajos agora criar um disco gigante?? Isto é meio caminho andado para daqui a duas semanas a polícia espanhola ir à bater à porta e perguntar que festa é aquela.

    Palavra de honra.

    Ou então não percebi o conceito.

  10. Avatar de renanpauperio
    renanpauperio

    O senhor Luis Alves Pinto têm a sua razao quando fala no disco gigante com policia a porta.

    Ou entao, somos dois a nao compreender o conceito. Mas claro, acredito que quêm criou uma coisa destas, está muito bem planeada.

  11. Avatar de Sílvio Horta

    Já conhecia o contexto. Penso que existem outros programas que fazem o mesmo…

  12. Avatar de vdias

    Nada de novo… apenas mais uns gaijos a querer ganhar algum $$$ com ideias antigas e pouco funcionais…

  13. Avatar de Antonio Aguiar
    Antonio Aguiar

    Lol , sem desmerecer o trabalho dos outros , mas deve-se apanhar uma boa quantidade de “chatos” nesse tipo de partilha , onde qq um pode loadar o que lhe apetecer…

  14. Avatar de Cubillas
    Cubillas

    Com o Emule a sacar a mais de 200 é dificil aceitar outros P2P.

    O Emule ainda que necessite de uma configuração mais esclarecida por parte do utilizador não dá chances a nenhum outro.

    Vou ler os seguintes comentários e depois vejo se vale a pena experimentar.

    [[]]

  15. Avatar de Nastase

    Concordo num ponto: emule + torrents é a combinação pura e simplesmente imbatível (por enquanto – mas não me parece que este conceito venha fazer muitas cócegas)

    ————————————
    http://www.revolucaodigital.net

  16. Avatar de Filipe YaBa Polido

    o conceito em si está interessante e recorda-me o conceito da FreeNet… cada nodo “empresta” uma quantidade (a definir pelo utilizador) de espaço no disco.
    E a informação em cada um dos discos, dos nodos é distribuida.
    Mas a questão realmente, coloca-se em termos de segurança… o que me impede de colocar lá worms, spyware, virus, etc ?!!?
    Deixa a desejar, por não ter um método de classificação de ficheiros, onde cada utilizador pudesse testar o ficheiro em si, e deixar um coment, se é fake, virus, etc…

  17. Avatar de Paulo Ribeiro

    no fundo é P2P… muda a abordagem à ideia da partilha mas vai a dar ao mesmo, nao é reinventar a roda

  18. Avatar de Kiko Nascimento
    Kiko Nascimento

    “Luís Alves Pinto e renanpauperio”….vocês não entederam a abordagem da matéria.
    Este disco grande criado, é VIRTUAL. Ou seja, criado a partir das partições de nossos HDs. Nenhuma polícia terá como bater na porta porque esse pseudo “disco” está espalhado em toda parte do mundo.
    Entenderam,?

  19. Avatar de Joshua
    Joshua

    @Cubillas

    E que tal partilhar com a comunidade a configuração mais esclarecida do Emule?

  20. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Alguém conhece ou usa o DC++. Gostaria de arranjar um tutorial sobre isso. Até podiam postar aqui no pplware!

  21. Avatar de Kiko Nascimento
    Kiko Nascimento

    Bons esclarecimentos de emule na internet no http://emulebrasil.ning.com/

  22. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    @EspoG

    Muito Obrigado! 😉

  23. Avatar de IB
    IB

    Deixei de usar emule e torrents.

    Saco tudo de Rapishare.com

    Muito melhor e por cerca de 7€ por mês!

    Assim em 25 minutos saco arquivos de700Kbs e não tenho que me chatear com ataques constantes na rede assim como correr o risco de IP’s menos desejáveis se ligarem a mim.

    Desde que comprei uma conta premium em rapidshare, nunca mais liguei o utorrent e muito menos a mula, nem sei como é que alguem ainda usa a mula… nunca vi nada tão lento!