OfficeTab – Tabs para o Office

53 Comentários

Uma das grandes inovações que o Firefox “trouxe” (popularizou) para os nossos PC’s foi o conceito de Tabs (separadores). De tal modo foi inovador que depressa todos os browser passaram a ter essa funcionalidade.

O facto de podermos ter as diferentes páginas Web todas arrumadas numa aplicação e num local apenas veio alterar, para melhor no meu entender, a forma de trabalharmos e de navegarmos na Internet.

Mas e que tal alargar essa funcionalidade a outras aplicações? Pois hoje é a vez do Office da Microsoft.

officetab_1


O OfficeTabs vem então implementar de forma identica ao que já é usado nos browser’s. Passamos a ter apenas uma janela de Excel, Word ou Power Point e ai dentro os diversos documentos arrumados de forma simples e limpa.

Munido de uma completa zona de configuração onde podemos definir diversos parâmetros que podemos alterar para o ajustarmos à nossa vontade.

officeTab_small

De salientar os seguintes parâmetros ajustáveis (e a cada uma das 3 aplicações de forma distinta):

  • Activar o OfficeTabs
  • Tamanho da tab
  • Aparência (forma da tab com base num conjunto de 11 prédefinidas)
  • Cores a usar nas tabs
  • Posição da tab na janela da aplicação

Depois de instalada a aplicação deve ser feita uma configuração para que fique ao nosso gosto.

officetab_excel_small

A partir desse momento e sempre que abrirmos um novo documento ou quando criarmos um novo, ele passa a estar disponível na barra de tabs para que possamos navegar comodamente entre os diferentes documentos abertos. Infelizmente ainda não se consegue ter todos os diferentes tipos documentos integrados numa aplicação única pelo que cada tipologia junta-se aos seus “familiares”!

Refira-se que esta aplicação integra-se perfeitamente com o Office 2007 e com o 2003, pelo que consegue abranger a maioria das instalações existentes.

officetab_word_small

O OfficeTabs no meu PC veio para ficar, nem que seja para ter a casa arrumada e ter a barra de tarefas minimamente desocupada!

Apenas uma nota, se alguém conseguir entender o que quer que seja do site ajude os restantes. É que Japonês (parece-me) não é o nosso forte!

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: OfficeTab 1.20
Homepage: OfficeTab

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Romão
    José Romão

    conheço uns meninos que trabalham mto com office que vao ficar malucos com isto 😀

    tks

    1. Avatar de MC
      MC

      EU… e todos na empresa… e vários clientes meus…!!!!

  2. Avatar de ozie
    ozie

    viva

    uma observação se me permitem

    o tabs nao surgiu no firefox mas sim no opera

    1. Avatar de killer
      killer

      Exactamente era isso mesmo que ia dizer!

    2. Avatar de Vítor M.

      Sim sim é verdade, provavelmente o que o Pedro Simões quis destacar foi o impacto que teve o aparecimento das mesmas no Firefox,.

      Esta funcionalidade de navegação por separadores apareceu em 1994 com o InternetWorks depois em 1998, introduzidas pelo NetCaptor (uma shell para o Internet Explorer), mais tarde em 1999 o Ibrowse adicionou este suporte que permite ter na mesma janela várias páginas carregadas.Seguiram-se o myIE2 e o MultiZilla, que era uma extensão para as suites Mozilla. Em 2000 o Opera dá um ênfase maior e é nesta altura que se dá alguma importância a este conceito. Seguem-se o Konqueror, Safari em 2003 e em 2006 o IE 7….

      Continua no comentário abaixo 😀

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Em rigor, MDI (multiple document interface) ja existia no Office nas versoes que existiam por altura do Windows 3.1 (e se calhar antes). A ideia que cada documento deve estar maximizado no Office veio mais tarde.
      O standard das aplicacoes para Windows sempre foi haver um menu File, um Edit, um Help e um menu Windows com “arrange all” “tile” “arrenage horizontally”, etc. Se no tempo em que o ecran tinha 640x480px isto servia, hoje em dia deveria funcionar ainda melhor.

  3. Avatar de rui

    Óptimo artigo!

    Já conhecia este “addon”
    http://pplandtek.blogspot.com/2009/08/abas-no-office.html
    mas é sempre bom “recordar” e dar a conhecer a outras pessoas!

  4. Avatar de Pedro Leitão
    Pedro Leitão

    Desapontam-me cada vez mais.

    “Uma das grandes inovações que o Firefox trouxe para os nossos PC’s foi o conceito de Tabs (separadores). De tal modo foi inovador que depressa todos os browser passaram a ter essa funcionalidade.”

    Sejam sérios, por favor.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é verdade?

      Esta funcionalidade de navegação por separadores apareceu em 1994 com o InternetWorks depois em 1998, introduzidas pelo NetCaptor (uma shell para o Internet Explorer), mais tarde em 1999 o Ibrowse adicionou este suporte que permite ter na mesma janela várias páginas carregadas.

      Seguiram-se o myIE2 e o MultiZilla, que era uma extensão para as suites Mozilla. Em 2000 o Opera dá um ênfase maior e é nesta altura que se dá alguma importância a este conceito. Seguem-se o Konqueror, Safari em 2003 e em 2006 o IE 7.

      Por último o google Chrome em 2008 (dentro dos grandes browsers).

      No entanto o grande expoente desta funcionalidade é sem dúvida no Firefox, até essa data todos os outros browsers tinham valores residuais de utilização.

      Foi mesmo um dos grande trunfos da Mozilla na apresentação do Firefox.

      Isto é tudo muito vago, pois podemos “colar” o que temos hoje ao “Tabbed document interface” que como o Nuno em cima referiu apareceu nos anos 80. Enfim…

      Reitero que o que temos agora foi popularizado e tornou-se uma ferramenta obrigatória pela mão do Firefox.

      Fica aqui um pouco de história para que possam criticar mas com conhecimento de causa… há sempre oportunidade para aprendermos algo. 😀

      1. Avatar de Hell_Shoot
        Hell_Shoot

        Quando li no feed reader fiquei um pouco indignado porque tinha a impressão que não tinha sido o Firefox o primeiro a utilizar o sistema de tabs, por isso fui “googlar” e encontrei essa informação, depois vim aqui ao site e vi que a frase já tinha sido rectificada, para ficar mais esclarecedora.

        Para quem quiser ver a fonte dessa informação fica aqui o link: Tabbed Document Interface

        PS: Tenham certeza do que estão/vão dizer antes de dizer asneiras. 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Ó… não se disse uma asneira, não sejam mauzinhos 😀

          Apenas se deu a importância à altura mais popular dos separadores. É como se a roda fosse polida e parecesse nova. Uma expressão para dar ênfase aos separadores como utilidade.

          A atitude mais “miudinha” embora correcta, obrigou a esmiuçar a história do aparecimento dos separadores… com a importância relativa que isso tem para os dias de hoje.

          Apenas abomino atitude de mal dizer do tipo “Desapontam-me cada vez mais” enfim… mentalidades!

          1. Avatar de Hell_Shoot
            Hell_Shoot

            O que eu estava a referir-me é que antes da frase ser corrigida não se percebia a intenção original da frase. Parecia que estavam a dizer que o Firefox tinha inventado o sistema de tabs.

            Depois a informação que eu estava a referir-me foi a que explicas-te, e que as pessoas deveriam obter mais informações do que estão a falar antes de fazer comentários como o Pedro Leitão fez, ou seja, o que eu queria dizer com “Tenham certeza do que estão/vão dizer antes de dizer asneiras.” era simplesmente para fazer uma pesquisa para fazer um comentário com argumentos, assim como tu o disseste nesta frase “Fica aqui um pouco de história para que possam criticar mas com conhecimento de causa… há sempre oportunidade para aprendermos algo.”, e não fazer comentários do género: “Aldrabões”;”Desapontaram-me outra vez”, etc. Em suma, era uma critica em relação aos comentários sem sentido e não ao artigo escrito por vós.

            Espero ter-me feito entender.

    2. Avatar de Sky
      Sky

      hhehehehe
      Sejam sérios! Gostei!
      Então quando deves falar de política e dos políticos matas logo uma pessoa.
      Cumprimentos.

  5. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Fantástico, isto vai-me ser bastante útil para os trabalhos e relatórios.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Meus caros, em vez de andaram a discutir se as abas/separadores/tabs nasceram aqui ou ali, experimentem o software e deliciem-se !!! Isto é um achado !!!

      1. Avatar de Ricardo Fernandes
        Ricardo Fernandes

        Concordo contigo, andar a discutir coisas inúteis é bastante tristes! Parecem crianças a discutir quem nasceu primeiro, o ovo ao a galinha?

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          A questão está em ser rigoroso na informação que se presta. Num site como este seria de esperar esse tal rigor e, infelizmente, isso nem sempre se verifica.
          Agradeço os programas que dão a conhecer, as análises e tutoriais que vão fazendo, mas gostaria de ver mais rigor no que escrevem.

      2. Avatar de Sky
        Sky

        @Pedro Pinto
        Com o devido respeito uma boa discussão é sempre bem vinda, principalmente quando não temos nada que fazer 🙂

  6. Avatar de Bernardo Lopes

    Sinceramente, quando uso o Notepad++ não gosto dessa função. Talvez por não estar habituado. Mas no FF já estou habituado e não era capaz de usar um browser sem separadores.

    1. Avatar de Martins
      Martins

      Alguém conseguiu baixar a aplicação? Não consigo acessar .exe nem o site…

      1. Avatar de Pedro Simões

        Tenta agora que eu acabo de testar e está disponível, quer o site quer o download!

  7. Avatar de Fábio Fontes
    Fábio Fontes

    A funcionalidade de ‘tabs’ é fantástica e sou um viciado (o meu browser nunca passa sem 7 ou 8 tabs abertos).

    Quando a este OfficeTabs, é pena que não permita a existência de Tabs de Word e Excel numa mesma janela – isto sim seria útil em relatórios e trabalhos que exijam folha de cálculo e escrita.

    Mas sim, não deixa de ser útil…

    1. Avatar de Ricardo Fernandes
      Ricardo Fernandes

      Pois, é uma pena que não dá para por Tabs de Worl e Excel numa janela!

    2. Avatar de Burgada
      Burgada

      em resposta ao comentário do Fábio Fontes…

      Experimenta o “IBM Lotus Symphony”…vais ficar muito surpreendido…e tem exactamente o que pretendes…

      Abraço

  8. Avatar de AquiVaiDisto
    AquiVaiDisto

    Sim o Photoshop cs4 é um dos implantou agora o sistema de separadores, que sem dúvda alguma vem ajudar e bastante 😉

    Quanto a abas para o Office, ainda vou ter de me abituar, mas é capaz de ser interessante .

  9. Avatar de José
    José

    cmg não funcionou. alguem pode ajudar?
    Instalei e apenas mudei o formato dos tabs, mas nao me aparecem tabs em lado nenhum nem no excel nem no word 🙁

    1. Avatar de Pedro Simões

      Criaste ou abriste mais do que um ficheiro, verdade?

  10. Avatar de José
    José

    Ups já está a funcionar precisei de abrir o excel/word directamente no shortcut da aplicação e começou a funcionar.
    Antes estava a abrir vários documentos já existentes e ele abria sempre os mesmos em novos documentos.

    obrigado de qualquer maneira

    1. Avatar de Oink
      Oink

      Viva!

      Excelente aplicação! Vai dar imenso jeito no Excel.

      Não csg por a funcionar em Word, não percebo porquê.
      Alguem com o mm problema?

    1. Avatar de Ricardo Fernandes
      Ricardo Fernandes

      Exactamente!

  11. Avatar de rojas
    rojas

    A página está em chinês e não em japonês.

    A versão mais recente: aqui

  12. Avatar de Frigo
    Frigo

    podiam ter publicado isto há um mês….agora que tenho a tese quase pronta…

    mesmo assim, vai dar muito jeitinho.

  13. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Desta vez o pplware quase falhou. Já tenho esta funcionalidade instalada há mais de uma semana, sem que o pplware se manifestasse sequer sobre sua existência.
    Contudo, a demora foi compensada pelo breve tutorial!
    Abraços a todos!

  14. Avatar de Joao Santos
    Joao Santos

    Boas pplwarianos

    Mais 1 programa instalado q eu tibe conhecimento aqui neste site informativo e sem pretensoes algumas…

    Ok senhor “Felipe Rei”?

    Ja agora, ele simplesmente nao me esta a funcionar no “Excel”, independentemente das opçoes q eu escolha… Sugestoes agradecem-se!!

    Abraço e bons naveganços

  15. Avatar de mig_L
    mig_L

    Uma verdadeira pérola 😀

    Já está disponivel a versão 1.21
    http://files.cnblogs.com/wangminbai/OfficeTab_v1.21.zip

  16. Avatar de Leandro Grião Barbosa

    Nesse mundo nada se cria, tudo se transforma.
    O artigo é interessante, apesar de não gostar do Firefox.
    Só acho eu o que ele falou sobre as Tabs um equivoco muito chato.
    Agradeço ao Vitor M. pelo esclarecimento.

  17. Avatar de Max
    Max

    Comecei a usar o Opera em 1998 e não parei mais. O que mais me impressionou na época eram as abas. Acho que foi na versão 2 ou 3 que inseriram. Achava o máximo não ter que abrir várias janelas. Além disso era muito rápido. Na minha opinião quem popularizou as abas foi o Opera. Os outros browsers, depois de muito tempo que copiaram esta dentre outras diversas funcionalidades deste exelente browser. Esperimentem a versão 10. Está ótima.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      O Opera que popularizou as abas(guias) mesmo. Alias, ele cria. Os outros copiam e “pegam” para si as patentes! É lamentável o que fazem com o Opera. A versão 10 Final está fantástica mesmo. Continua sendo o melhor Browser. Uso ele desde a versão 7.11(2003) e nunca mais parei.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Em 1998 não usavas Tabs no Opera… talvez em 2000 ou 2001 com a versão 4.

      Mas que é o melhor browser que existe… não tenho a mínima dúvida!

  18. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Que eu saiba as abas surgiram com o Opera. Quando comecei a utilizar o Opera ele já tinha abas e o firefox não. E realmente o Opera 10 está muito bom.

  19. Avatar de Pedro Casquilho
    Pedro Casquilho

    Era mesmo isto que eu precisava e acho que não é dispensavel !!!
    Não sei porque a Microsoft não incluiu esta facilidade no desenvolvimento do Office 2007.

    Um abraço e bom fds para tdos.
    Pedro

  20. Avatar de George
    George

    Olá caros, faz muito que me interessei por ter “separadores” para diversos arquivos abertos simultaneamente no “Office” e pois encontrei O Kingsoft, em http://www.ksoffice.net/, porém não é free e descobri que publicaram uma versão free com anúncios, inócua diria, que pode ser descarregada em http://depositfiles.com/files/6554876 apenas devo sitar que esta é a versão 2007 mas de graça e funciona corretamente. Um abraçoa todos.

  21. Avatar de Lino Oliveira
    Lino Oliveira

    Comigo, funciona perfeitamente no Excel e no Word, mas não no PowerPoint.

    1. Avatar de Martins
      Martins

      Também não funciona no Power Point. Alguém tem solução?

      Obgd

  22. Avatar de Wellington
    Wellington

    A princípio, quando instalei, funcionou muito bem, mas derrepente, não seo por qual motivo, no excel não aparece mais, já desinstalei, fiz limpeza na máquina, reinstalei e nada de voltar, só aparece no Word. Alguém sabe como posso resolver isso? Obrigado!

  23. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Não haja duvida que isto é bom. Agora digam-se se souberem como é que eu re-activo o office tab no excel? Sem querer fechei-o e agora não o consigo colocar novamente. Já desinstalei e reinstalei mas nada.

  24. Avatar de Pedro Vicente
    Pedro Vicente

    Engraçado engraçado é tentarem remover as tabs do office ao desinstalar isto…

    Experimentem…

  25. Avatar de Gilson
    Gilson

    A principio tinha gostado muito desta sugestão e do Oficetab, mas tive que desinstala-la pois a mesma começou a aparecer mensagens de erros todas as vezes que iniciava o meu Word 2007, por isso tive que desinstalar.
    Espero que eles consertem esse bug para eu reinstalar de novo.
    Obs: o problema começou a acontecer, depois que recebi atualizações para o Office 2007.

  26. Avatar de Silva
    Silva

    Boas. Já tive esta aplicação instalada e dava-me bastante jeito.

    Contudo agora mudei para o Win7 64bits e Office 2010 e quando tento instalar dá erro. O erro que dá é DLL/OCX: regsvr32 erro no código de saída 0x5. E depois aparecem 3 opções: Abortar, Repetir ou Ignorar. Já tentei todas e ele consegue concluir a instalação, mas depois não funciona.

    Será que me podem ajudar a solucionar este problema ou mesmo sugerir outra aplicação semelhante?

    Obrigado

  27. Avatar de Sheila C Ferreira Leite
    Sheila C Ferreira Leite

    Caros,

    Alguem conhece este tipo de aplicativo para o office do mac? estou procurando mas não achei.

    Grata

  28. Avatar de Sócrates (o filósofo)
    Sócrates (o filósofo)

    MUITO BOM, sao estes pequenos promenores que fazem a diferença!