OfficeSIP – Aprenda a criar um servidor VoIP (Parte I)

29 Comentários

…com suporte para mensagens de texto e audio

Actualmente o que não faltam por aí é ferramentas de comunicação apetrechadas das mais diversas funcionalidades. No entanto e tendo como base a confidencialidade, procurei em tempos uma solução que fosse controlada e gerida localmente e que permitisse aos funcionários da minha Instituição comunicarem entre eles,dentro da Instituição e não só,  através de texto ou áudio.

Depois de algumas pesquisas, descobri o OfficeSIP que me permite criar um autêntico servidor de comunicações, baseado no protocolo SIP e disponível para Windows.

voip00

O OfficeSIP é uma solução de comunicação, direcionada para LAN’s, que recorre ao protocolo SIP (Session Initiation Protocol) – um protocolo de sinalização para iniciar, gerir e terminar sessões multimédia em redes de dados, tipicamente usada nas soluções VoIP. Um exemplo popular da utilização do VoIP é o skype.

Como instalar/configurar o servidor OfficeSIP?

O servidor OfficeSIP servirá para iniciar, gerir e terminar todos as comunicações. Além disso, podemos facilmente criar utilizadores e até acrescentar contas de ISP para que seja possível a comunicação com o exterior. Para instalar/configurar o servidor OfficeSIP basta seguir os seguintes passos:

Passo1 – Uma vez que o OfficeSIP funciona em Windows, a instalação é relativamente simples. Primeiro fazemos o download do ficheiro aqui e depois Next, next… até acabar a instalação.

sip_00

Passo 2 – Depois de instalado, vamos ao diretório que foi definido para a instalação e executamos o ficheiro ControlPanel.exe

sip_01

Passo 3 – Depois de basta carregar em Connect (Isto porque ainda não temos nenhum utilizador criado).

sip_02

Passo 4 – Criação de utilizadores

Para criarmos utilizadores, basta aceder a .csv File

sip_03

A criação de utilizadores é bastante simples. Para criar um utilizador basta indicar o username, Display Name, Email e definir uma password

sip_04

(De referir que o OfficeSip Server inclui suporte para Active Directory)

sip_05

Depois de instalado o servidor, num próximo artigo iremos ensinar a ligarem os clientes através dos mais diversos softwares. O OfficeSIP Server é sem duvida uma excelente plataforma de comunicações uma vez que é bastante simples de implementar e também muito simples de configurar e gerir.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2000 / XP / Vista / 7 / 8
Download: officesip-server-3.3 [2,8 MB]
Homepage: OfficeSip

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JORGE
    JORGE

    Tenho usado o serviço de um fornecedor que pago uma mensalidade a verdade é que de vez em quando deixa-me ficar mal. O que quero perguntar é : Existe players no mercado que estão a fornecer um serviço miserável nesta área? O serviço de voip de qualidade, a ligar para um tlm, funcionaria como as chamadas de skype para skype ? É que estou a pensar deixar de usar o voip porque tem havido falhas, fico na duvida se será do fornecedor ou da tecnologia em si. Alguem tem implementado esta tecnologia na sua empresa com sucesso e sem contratempos?

    1. Avatar de Baltazar
      Baltazar

      Sou responsável de SI de uma empresa e utilizamos VOIP diariamente (a empresa tem cerca de 100 pessoas) e funciona bem. A velocidade da Internet conta MUITO. Com ADSL tínhamos muitos problemas, mudamos para o 4G e os problemas desapareceram.

      1. Avatar de JORGE
        JORGE

        Usam o Voip para ligar para telemóveis? Eu tenho adsl 24 mb, parece-me suficiente para funcionar bem. Eles recomendam 2 mb. A verdade é que as vezes noto delay e algumas vezes nem consigo ligar. Desconfio que seja da operadora que fica sub carregada.

        1. Avatar de Baltazar
          Baltazar

          Para telemóveis para já não fazemos, mas para o inicio do ano quero também ativar os telemóveis. O delay noto que por vezes demora mais tempo a ligar, mas a falar não há problemas.

        2. Avatar de Rui Costa

          Boa tarde,

          Utilizamos na empresa voip e temos algumas soluções implementadas em clientes.

          No início houve alguns problmas derivado a utilização de codecs e aplicações voip. Hoje em dia temos uma solução estável quer entre utilizadores voip, quer entre voip/telemóveis/telefnes fixos.

          1. Avatar de Baltazar
            Baltazar

            Qual o nome da solução (se puder dizer)?

            Obrigado.

          2. Avatar de Rui Costa

            Elastix. Se necessitar de apoio, contacte-nos.

    2. Avatar de nando
      nando

      trafego de voz sobre IP não necessita de muita velocidade por chamada (cerca de 80 a 100 kbps usando um codec g711 = dados de voz sem compressão), mas necessita que essa seja constante (max 300 a 400 msec de round trip delay no total) e o jitter (variação de delay) não pode ser muito alto tbm (max entre 20 a 30 msec).
      Para haver essas garantias não pode haver congestão entre os dois pontos de chamada ou se deve ter qualidade de serviço (prioridade para certos trafegos sobre outros), em caso de congestão. Qualidade de serviço não exite em tráfego INTERNET (só é possivel em tráfego INTRANET ou em links dedicados) portanto de vez enquando, quando a sua ligação voip é de má qualidade, quer dizer que há congestão em algum ponto da tua ligação. Como você usa a internet para o VOIP, mesmo que você implemente QoS na sua rede local, não quer dizer que esta vá ser mantida até o tráfego chegar a pessoa que você está ligando. No máximo o que o QoS na sua rede local pode fazer é de dar prioridade sobre teu tráfego VOIp sobre outros tráfegos que você possa estar gerando (exemplo torrents). Bottom-line é que não se pode garantir uma qualidade perfeita de chamada voip usando a internet. Claro que quanto mais velocidade, menos probabilidade de que haja congestão, mas isso não é garantido

    3. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      Sou cliente da voipunify, empresa portuguesa, e funciona tudo muito bem! Telemóvel e fixos…

  2. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    Este não utiliza SIP mas permite mensagens/chamada (com possibilidade de video) na rede local. Também é Gratuito.

    http://squiggle.codeplex.com/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Interessante. Fica o registo para um próximo post

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    “Displau Nem” display name penso eu, se poderem corrigem

  4. Avatar de Interessante
    Interessante

    Interessante para a malta da fibra, agora para quem ainda esta limitado ao adsl com uploads de 512Kbs/s não é lá muito viável.

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    O tráfego neste software é encriptado?

  6. Avatar de Sergio

    Um correcção pertinente sobre o conteudo do artigo: o Skype não é SIP! Embora seja voip, nada no Skype é SIP. São protocolos distintos, sendo no caso do Skype um protocolo fechado chamado “Skype protocol”.
    Ha no entanto alguns serviços de gateway que fazem a ponte entre os 2 protocolos, permitindo a clientes SIP comunicar com clientes Skype.

  7. Avatar de Luis Rodrigues
    Luis Rodrigues

    Sou Eng. IT numa empresa internacional onde usamos SIP para comunicações de Voz quer para telefones SIP que para telemóveis internacionais através de SIP providers/ Interfaces GSM. Temos inúmeras filiais que comunicam sobre ADSL. Para resolver os problemas de latência na voz , implementamos codec G729 o que permite uma boa qualidade de voz sobre redes de baixa latência.

    Quem necessita de colocar SIP sobre ADSL , experimente este codec e os problemas desaparecem..

    Abraço a todos.

  8. Avatar de Luis Rodrigues
    Luis Rodrigues

    (Isto não dá para editar o comentário, mas onde é baixa latência, troquem por alta latência. )

  9. Avatar de Socria
    Socria

    A nossa empresa usa o sistema voip e funcionamos com gateway SPA3102 da cisco onde integramos a linha analógica e conseguimos efectuar chamadas para a rede fixa sem qualquer custo e para as redes moveis a 0,0019€ por minuto. Temos tudo integrado com uma central [3cx a funcionar num pc normal].
    A vantagem é que conseguimos comunicar entre lojas gratuito, conseguimos passar as chamadas dos clientes para qualquer posto ou loja sem qualquer problema!
    Conseguimos ao memso tempo efectuar chamadas com os telemoveis android e com o Ipad fora da empresa ao mesmo preço!

    1. Avatar de A1
      A1

      Qual é a operadora de voip. Esse é mesmo um bom preço.

      Cumps

        1. Avatar de A1
          A1

          Boas,

          Tive a ver os rates e sao mas caros do que a empresa com que trabalho.

          Coloclou um zero a mais 😀

          Penso que este deve ser dos mais baratos do merdado.
          Portugal (Landline) FREE*
          Portugal (Mobile) € 0.006
          Preços com IVA

          http://www.freevoipdeal.com

          Se alguem conhecer um mais barato diga!!

          Cumr

          1. Avatar de Socria
            Socria

            Realmente parece mais barato.
            Daqui a pouco ainda nos pagam para telefonar-mos!!

  10. Avatar de Socria

    Com a minha central telefónica é possível, ao fazer uma chamada, fazer aparecer o numero que quero (Caller ID)!
    Por exemplo, se eu quiser, posso ligar usando um numero tipo 12600, 808, etc….
    Tendo em conta que com isto é possível ligar fazendo-nos passar por outros, não devia existir uma limitação a nível internacional para que isso não fosse possível acontecer?

  11. Avatar de diego comelli
    diego comelli

    preciso de um servidor voip em um condominio fechado
    uns 600 clientes todos já ligamos via wireless.

    tem como implantar voip ? internet gvt 15mb

    preciso de um orçamento! no aguardo

  12. Avatar de Daniell
    Daniell

    Ola, gostaria de saber se é possivel o envio de sms, usando um gateway conectado ao servidor officesip??

  13. Avatar de paula
    paula

    Olá,

    Onde tem parte II deste tutorial ?

    Att, Ana Paula.

  14. Avatar de Aurélio
    Aurélio

    Faltou a parte 2 do tutorial, justamente a parte mais legal.

  15. Avatar de Cirilo
    Cirilo

    Queria implementar uma solução na rede interna para que fosse possível ligar de um telemóvel, ligado à LAN, para uma qualquer extensão interna fixa. Estas extensões internas estão ligadas a uma central convencional.
    Existe alguma ferramenta ou hardware que o permita fazer?

  16. Avatar de Justino
    Justino

    Falta a parte dois, ou o segundo artigo ja a parte de conexao com os clientes