Office da Microsoft? Chegou o LibreOffice 6.0

55 Comentários

O Libreoffice é uma suite de produtividade que tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores. Esta suite tem ganho muitas novas funcionalidades e, digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio e até oferece algumas características avançadas.

Hoje foi lançada a versão 6 do LibreOffice.


A Document Foundation anunciou hoje a disponibilização do novo LibreOffice 6.0. Esta versão está disponível para Windows, Linux, macOS e também na Cloud, trazendo um conjunto de funcionalidades interessantes. Destaque para as melhorias ao nível da segurança, simplicidade, interoperabilidade com outras plataformas de produtividade, etc.

Todas as novidades do LibreOffice 6.0

Uma das funcionalidades em destaque é a Notebookbar, que está agora também disponível nas versões Grouped Bar Full para o Writer, Calc e Impress e Tabbed Compact no Writer. A caixa onde encontramos os carateres especiais foi redesenhada, com a adição de listas para carateres recentes e favoritos, juntamente com um campo de pesquisa.

A caixa de diálogo Personalizar foi também redesenhada e está agora mais moderna e intuitiva.

No Writer, foi adicionado um menu Formulário, facilitando o acesso a um dos recursos mais poderosos – e muitas vezes desconhecidos – a capacidade de criar formulários e criar formulários PDF compatíveis com padrões. A barra de ferramentas Localizar foi melhorada. Um novo estilo de tabela foi adicionado, juntamente com uma nova coleção de estilos de tabela.

A função de “Mail merge” sofreu também alterações, e agora é possível usar um documento do Writer ou um ficheiro XLSX como fonte de dados.

No Calc, foram adicionadas as funções SEARCHB, FINDB e REPLACEB compatíveis com ODF 1.2 e que melhoram o suporte para o formato ISO. A interface da Ajuda foi também alterada, possuindo agora novos conteúdos e é também responsiva.

No Impress, o tamanho padrão do slide foi alterado para 16: 9. Foram adicionados 10 novos modelos Impress, e alguns modelos antigos foram atualizados.

Ao nível da segurança, as chaves OpenPGP podem agora ser usadas para assinar documentos ODF em todos os sistemas operativos Desktop.

A classificação dos documentos também foi melhorada e permite múltiplas políticas (que agora podem ser exportadas para ficheiros OOXML).

Além destas novidades, está também prevista a app LibreOffice Viewer para Android. Esta ferramenta deverá chegar no primeiro trimestre de 2018.

Escolha aqui a sua versão

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de shopshoi
    shopshoi

    A moça da fotografia, apesar da foto não ser de corpo completo, conquistou-me.
    Vou ja instalar a suite.

    1. Avatar de Carlos Antunes
    2. Avatar de NoFait
      NoFait

      That sideboob though….. :3

    3. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      +1 deste lado!! 🙂

    4. Avatar de pois.....
      pois…..

      tanto virgem 😀

    5. Avatar de maxim
      maxim

      assim valia a pena adquirir este office, é o único argumento para preferir este ao da M$. Mas agora a sério, porque insistem em por gajas na publicidade, eu fico com uma imagem mais negativa das empresas/marcas que usam essa abordagem. Eu se quiser ver gajas tenho 1001 sites, meanwhile…. office como deve ser continua a ser só um.

    6. Avatar de Alc
      Alc

      Não te metas com a minha namorada….

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        Ui Ui Ui que isto tá bonito, tá…

  2. Avatar de Humberto
    Humberto

    Eu pessoalmente prefiro continuar usando o WPS Office mas de qualquer forma essa atualização tem novas funcionalidades interessantes.

    1. Avatar de Luís Francisco
      Luís Francisco

      Não conhecia mas já estive a pesquisar e parece-me interessante!
      Vou dar uma vista de olhos.

      1. Avatar de Andre Ferreira Andrade
        Andre Ferreira Andrade

        Muito bom o WPS Office… ja uso ha 2 anos e sem problemas ( versao free ). Contudo este libreoffice é igualmente bom.

        1. Avatar de asd
          asd

          o WPS já foi bom quando era totalmente gratuito, agora é só publicidades a aparecer e a chatearem para adequirir a versão premium…
          e para uma copia barata do Word, Excel e Powerpoint, até é caro… obviamente tem funcionalidades interessantes, como o armazenamento cloud e tal, mas os ads sempre a melgar para comprar premium… já não me convence…

          estou atualmente a usar o Libreoffice com a nova interface BETA e com os paineis esqerdo para pesquisar o documento pelos mais diversos elementos de texto, imagens, tabelas, etc (mais como um super indice) e o painel esquerdo, que é como se tivesses a aba do Word “Formatar” num painel, o que para mim é muito melhor que ter a porcaria de uma caixa de combinação a tapar-me o texto todo…

          mas pronto, são opiniões, cada um tem as suas e deve-se respeitar as opiniões dos outros.

  3. Avatar de Ruaben
    Ruaben

    Qual é a vossa opinião sobre o onlyoffice? Parece interessante ao meu ver. E tem versão desktop.

  4. Avatar de censo
    censo

    Não faço conta de usar. Office é Office, o resto é paisagem.

    1. Avatar de anjodefogo
      anjodefogo

      Desde que o pagues… é livre de pagar e usar o que quiseres….

      1. Avatar de João
        João

        Eu acho que toda a gente que defende o MS Office devia ser OBRIGADO a pagar por ele!!!

        1. Avatar de pois.....
          pois…..

          se não tens 70€ para pagar por ano pelo office, é porque também não precisas dele 😀

          1. Avatar de Hugo Gomes
            Hugo Gomes

            70€ ta caro paguei 34€ pelo 2016 pro

          2. Avatar de censo
            censo

            Nunca paguei tanto por uma versão. Pago menos.

          3. Avatar de Luís
            Luís

            Eu então não pago nada (desde q a empresa onde trabalho migrou td para o 365)
            Mas já paguei em anos anteriores e não me arrependo

        2. Avatar de António Fagundes
          António Fagundes

          Hoje em dia a empresa para por ele e deixa usar em casa, grande maioria das empresas migrou de exchange para office365 e com ele o licenciamento de office, que por licença de utilizador dá direito a instalação em 5 devices. Eu tenho instalado no meu pc da empresa, no pc da minha mulher em casa, no meu mac, no iPhone e no iPad, 5 instalações sem mais custos para a empresa e completamente de borla para mim.

          1. Avatar de António Fagundes
            António Fagundes

            Ah, e com a vantagem de ter Onedrive com 1 TB.

          2. Avatar de Luís
            Luís

            +1
            com updates certinhos e 1tb de OneDrive para cada conta…
            Que mais poderiamos crer?

      2. Avatar de Victor
        Victor

        O problema nao é pagar. O problema é pagar mais por isso. Enquanto o office ms for caro, vai continuar sendo pirateado. Uso o libreoffice atualmente, o melhor free. Mas a superioridade do office ms é espetacular. Chega a ser ridículo comparar.

    2. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Este também é Office, só que se chama Libre…
      Presumo que te refiras ao Office da Microsoft.

  5. Avatar de gil
    gil

    Para quem e usuario assiduo do Libre sabe que ele e melhor do que o Office eu acho que e uma questao de tempo. so podemos comparar com o que era o simbian e o android a 10 anos atras.

    1. Avatar de MJSantos
      MJSantos

      Oh rapaz, larga a droga, a sério. Por muito que o LibreOffice evolua, dificilmente se conseguirá comparar com o Microsoft Office.

      1. Avatar de asd
        asd

        alguma vez vai alguém na sua perfeita consciencia pagar tanto dinheiro pelo MS Office?

        o Word, trabalhar nele? brincadeira só pode, não suporta muitos dos arquivos usados por profissionais, tens RTF por exemplo, e só isso… o resto que se fod*… depois é desroganizado, mete-te caixas de combinação em cima do documento, e bla bla bla… posso continuar a escrever por 15 anos…

        o Acess é pior que vomitado para fazer bases de dados, vai lá fazer uma base de dados para um site com Acess vai, e os seus gigantes 10Mb de espaço máximo, vai lá adicionar uma tabela ao Acess e ser obrigado a reescrever 60% das consultas e formulários que já tinhas feitos… e além disso são bases de dados SQL… queres fazer BD noSQL no Acess? ardeu, não consegues…

        honestamente quando a empresa me deu o curso fiquei ilosionado e fui logo comprar office… foram os 65€ mais mal investidos da minha vida, quando cheguei à nova empresa via os meus colegas, ali com programas tipo o Adobe InDesign, a usar o PostgreSQL e eu ali, com tretas da microsoft…. e o pior de tudo foi que no meu caso foi pegar ou largar: ou aprendia a usar os programas que eles usavam ou era despedido, porque o meu chefe não queria “estudantes” a trabalhar para ele, palavras dele proprio.

        mas o LibreOffice é igual, é mais avantajado em alguns aspetos mais necessários, tipo tamanho máximo de documentos, mais organizado, etc, mas também não serve para trabalho…

        eu posso dizer que se troco o InDesign por um processador de texto, seja Microsoft, Libreoffice ou WPS office, o meu trabalho ia demorar umas 3x mais tempo a ser finalizado…

        1. Avatar de MJSantos
          MJSantos

          Comparares o word com o InDesign, é no mínimo, uma desonestidade intelectual, pois são produtos completamente diferentes. Se quiseres comparar algum produto da Microsoft com o InDesign, experimenta comparar com o MS Publisher e poderás ter uma grande surpresa

  6. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Podiam fazer um comparativo entre este, o WPS e Office da MS, principalmente na compatibilidade entre formatos.

    Como sabemos a maioria das instituições, congressos etc usam da MS, o que acontece se levo um PowerPoint feito nos outros?

    1. Avatar de Faustino
      Faustino

      Podes sempre levar um libreoffice portable na pen em que levas a apresentação feita.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Na maioria dos congressos tens que enviar o ficheiro ou dar uma pen para copiar a apresentação para o PC “da casa”. Eles não te vão correr nenhum EXE que possa comprometer o PC deles …

          1. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            Pdf suporta efeitos de transição, modo de apresentação e notas (só no teu ecrã) e meter vídeos? As tuas apresentações devem ser de escola porque no mundo empresarial e científico PDF nem é hipótese.

          2. Avatar de Luís Silva
            Luís Silva

            Já vi usarem web pages para apresentações, PDF sim e até já vi uma feita em documento de texto! E sim, em ambiente empresarial….
            Na escola é que usava as animações de aviões e coisa que tal!

            Obviamente que ninguém está aqui a dizer para não usarem o MS Office… cada um usa o que quer! Apenas a dar alternativas..

            Já agora, se o meu comentário o ofendeu, peço desculpa!

    2. Avatar de asd
      asd

      powerpoint nos outros?
      esquece lá isso, o MS Office não suporta OpenDocument (formato padrão do LibreOffice) e muito menos o WPS suporta o Libreoffice.
      ambos Libreoffice e WPS suportam documentos MS Office, mas o MS office não suporta os da concorrência.
      para não falar que no MS Office Só grava em extensões proprietárias da MS, como a Docx, doc, docm, etc… No excel ainda podes gravar em CSV para poder exportar, mas tens de re-organizar a info toda outra vez, criar o template novamente, etc… por isso é que é muito dificil para uma empresa sair dos produtos MS e usar outras coisas…

      1. Avatar de MJSantos
        MJSantos

        Não tens mesmo usado o MS Office. É claro que o Word pode ler e gravar em formato odt.

  7. Avatar de pedro
    pedro

    é sempre bom existirem alternativas (gratis), mas o MS Office é imbatível …..

  8. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Parabéns a toda a equipa!

  9. Avatar de Kn0xx
    Kn0xx

    Prefiro o WPS Office, no entanto, em ambiente profissional ( com VBA ) o MS Office é imbatível.
    Tenho pena do WPS office não ter alternativa ao Outlook …seria um ms office killer.

  10. Avatar de arc
    arc

    LibreOffice, sempre no seu melhor, para as minhas necessidades diárias.

  11. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    se tivesse um look Ms Office 2013 …batia o wps.

    1. Avatar de asd
      asd

      Carlos Fernandes
      e tem, basta ativar as ferramentas de desenvolvedor, depois clicas ALT, menu ver, e depois podes mudar a interface… se não me engano o LibreOffice tem 3 ou 4 interfaces diferentes… uma delas não deixa o Libreoffice exatamente como o Office 2013, mas deixa-o bastante parecido na minha opinião…
      olha o screenshot da interface: https://imgur.com/a/eIfer

      1. Avatar de arc
        arc

        Aí está a Grupedbar Full em acção e ainda podes integrar (para quem gosta) os Elementary Icons, etc., etc.

  12. Avatar de Feliciano Cunha
    Feliciano Cunha

    Tenho o Libre ofifce instalado, e já utilizei a folha de cálculo acho muito bom, já experimentei o Writer, mas tem uma falha porque escrevi texto e quando o justifiquei houve uma letra que ficou separada do resto da palavra, pode ser que com esta actualização tenham corrigido esse problema, por enquanto utilizo o Office Online

    1. Avatar de asd
      asd

      Feliciano esse problema apesar de não parecer lá muito bem no computador, quando o manda imprimir esse problema desaparece e a letra aparece juntinha ao texto.

  13. Avatar de Luiz
    Luiz

    visuais de parte e percebendo o que se faz com ele, ninguém usa a totalidade das potencialidades do MS Office, será mesmo de pagar por uma ferramenta quando para o básico se tem um que é livre. Somos todos endinheirados, certo? Esta versão tem muita fluidez mesmo em máquinas antigas. Uma vez que se criem ficheiros nesta suíte não ficamos dependentes de software proprietário para aceder aos nossos conteúdos. Usar código aberto é ser livre

    1. Avatar de arc
      arc

      @Luiz, um ponto de vista de análise bem interessante da sua parte e de enorme relevância. Open Source, sempre.

  14. Avatar de Correia
    Correia

    Só dá para instalar em versões windows 7 ou superior, não conhecia esta nova faceta da Document Foundation. Tristes

    1. Avatar de arc
      arc

      Vejamos…o anterior foi o Windows Vista (antes dos Windows 7) e o primeiro foi o Windows 1, lançado em Novembro de 1985. Já agora…qual deles está a usar em 2018, nas suas máquinas?

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Achas mesmo que vão estar sempre a pensar no XP ou vista? O Windows já passou por 3 grandes versões depois dessa…

  15. Avatar de vector
    vector

    Nem por acaso, esta semana precisei instalar um Office, lembro me que dantes a malta usava o OpenOffice e fui à procura de Suites do género e instalei um tal de SoftMaker FreeOffice , parece porreiro, deu para fazer o que necessitava!

    1. Avatar de arc
      arc

      Bons tempos o do OpenOffice e antes ainda com o StarOffice.

  16. Avatar de z/OS
    z/OS

    Ah, ah, ah. Com o office 2016 na net a 30€ porquê investir tempo a reaprender a utilizar estes sucedâneos do Office?

  17. Avatar de Lucas
    Lucas

    Unica coisa que poderia melhorar é a interface do libreoffice no windows, sem condiçoes do jeito que ta, parece que foi desenhada no Paint. Em linux a interface é muito bonita.