NTFS no Mac

38 Comentários

Quando comprei o meu mac, e por muito que goste do sistema operativo da Apple, continuei a utilizar windows noutras máquinas. Como todos sabemos, estes sistemas operativos não são iguais, nem mesmo o seu filesystem. Enquanto o Windows utiliza NTFS, em mac temos HFS+. O que vamos apresentar  hoje é uma aplicação que torna compatível o sistema de arquivos Windows (NTFS) em Mac.

Imaginemos que eu tenho um disco externo que serve para guardar dados e fazer alguns backups de documentos importantes. Esse disco estava no formato NTFS (que é, como sabem, o sistema de arquivos utilizado em windows), e, apesar de poder aceder a toda informação se o ligasse ao Mac, não poderia modificar nada que tivesse no disco. Sabendo que eu quero aceder ao disco como a um disco normal e não como se de um CD ou DVD se tratasse, tenho duas opções:

  • Formatar o disco em FAT32 para ter compatibilidade de ambos os sistemas;
  • Arranjar maneira de conseguir compatibilidade total em NTFS.

Como formatar o disco estava fora de questão nesta situação, fui à procura e encontrei várias opções, mas apenas uma é estável e compatível com o kernel de 64 bits do Snow Leopard.

Chama-se NTFS for Mac OS X e é da Paragon Software. Está actualmente na versão 8.0 e funciona a partir do OS X 10.4.6+.

O programa em si é bastante simples: quando instalado, utiliza um plug in open source chamado MacFUSE, que funciona em conjunto com a aplicação da Paragon. Depois de instalado funciona sem darmos por ele, de uma forma mais natural possível.

Para além da feature principal, quando instalado em Windows este programa permite ler os dados (não escrever) de uma partição formatada em HFS+.

Quanto ao preço, são $40, mas se aproveitarem a promoção são apenas $20. Acredito que possa parecer muito para aquilo que faz, mas para quem utiliza muitos discos formatados em NTFS vale a pena.
Entretanto nos comentários espero pelas vossas alternativas grátis.

Licença: Shareware
Sistemas Operativos: OS X 10.4.6+
Download: NTFS for MAC
Versão trial (10 dias): NTFS for MAC
Homepage: Paragon Software

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco Patrício
    Vasco Patrício

    NTFS-3G:
    http://macntfs-3g.blogspot.com/

    Suporte nativo do 10.6 :
    http://www.macosxhints.com/article.php?story=20090913140023382

    Pessoalmente uso o Paragon NTFS e até hoje nunca tive problemas. 😉

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      sim o Paragon NTFS é porreiro também o utilizo e gosto … não me dá chatices.

    2. Avatar de David Costa
      David Costa

      Gostei disso do suporte nativo. Sou capaz de experimentar e quem sabe talvez faça uma app para montar a drive em ntfs automaticamente. =)

    1. Avatar de a Friend®

      Já agora, basta só instalares o NTFS-3G que já incluí o MacFuse.. antes não incluia.

      1. Avatar de Mondrulho
        Mondrulho

        Uso o NTFS-3G e McFuse e nunca tive chatices…

    1. Avatar de lordnins
      lordnins

      o Tuxera é a versão paga do NTFS-3G.

  2. Avatar de Bruno Gomes
    Bruno Gomes

    Há uma “incorrecção” neste artigo.

    O “Paragon NTFS for MAC” não utiliza nada Open-Source nem tem funcionamento semelhante ao MacFuse (tirando o facto de permitir ler/escrever em NTFS).

    É uma solução muito mais rápida e “transparente” do que o MacFuse, o contra é ser paga.

  3. Avatar de Manel
    Manel

    Eu prefiro fazer ao contrário. Tenho todos os meus discos formatados em HFS+ e uso o Macdrive para os usar no Windows.

    1. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      que por sua vez é pago!…

      1. Avatar de Manel
        Manel

        Como é também o software apresentado neste post..

  4. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Eu tb uso o NTFS-3G

  5. Avatar de Filipe Santos
    Filipe Santos

    Não é por acaso que nem Windows escreve em HFS, nem o MacOS escreve em NTFS. Quando comprei o Mac, utilizei um ou dois softwares para o efeito, e rapidamente desisti da ideia, porque perdi dados, enquanto escrevia em NTFS, apartir do Mac OS. Criei sim, uma partição extra em Fat32 para troca de dados.

  6. Avatar de transik

    João Campinhos , OBRIGADO!!! era mesmo isso o que eu hoje procurava e foi exactamente o paragon que encontrei como a melhor solução!

  7. Avatar de Alfa

    Paragon sem dúvida… nem dá chatice.

  8. Avatar de Luís
    Luís

    O Snow Leopard tem suporte de escrita em NTFS, não vem é activado.

    Podem usar o terminal ou um utilitário como este:

    http://www.mediafire.com/download.php?pu6vuv4q5g5cf72

    É só montar, clicar em activar, reiniciar o Mac e já está 🙂

    1. Avatar de transik

      obrigadao ) funciona por enquanto 5****

  9. Avatar de Silva Pacita
    Silva Pacita

    Quanto a vocês não sei, mas uso o macfuse e a transferir dados para um disco externo com sistema ntfs, demora uma eternidade… tentei passar um filme hd (cerca de 11 gigas) e demorou cerca de 1 hora e meia! Por favor digam-me que estou a fazer alguma coisa mal e que este sistema é rápido… queria mesmo que isto funcionasse bem (e rápido)!

    1. Avatar de Bruno Gomes
      Bruno Gomes

      Não fizeste nada de errado, o MacFuse é bastante mais lento comparado com o Paragon NTFS for MAC.

  10. Avatar de André

    Excelente dica, é uma alternativa muito útil.

  11. Avatar de Luis Portela
    Luis Portela

    Boas,

    Como utilizador mac, quando mudei para o SL e activei a kernel a 64bits o macfuse e o NTFS-3G deixaram de funcionar, pois não estão compilados nem preparados para esta plataforma.

    Como prefiro sempre alternativas opine source e livres decidi arranjar-me de outras formas. Encontrei muitas dessas alternativas em cima descritas mas nenhuma me agradou. Para isso removi o macfuse e o NTFS-3G e compilei o core do macfuse para 64bits, instalando novamente o NTFS-3G free para manter as tools na command line e ser possível formatar a pen através do disk útil.

    Isto não resolve o problema de suporte de escrita em NTFS, mas como referiram o SO já o traz só é necessário activá-lo.

    Para isso usando o terminal:

    1º – mudei o nome do mount_ntfs do mac para outro:
    comando: sudo mv /sbin/mount_ntfs /sbin/mount_ntfs.orig

    2º – criei um script para forçar o SO a montar o dispositivo NTFS com rw usando as option do mount_ntfs nativo
    comando: sudo nano /sbin/mount_ntfs
    onde inseri o seguinte conteúdo:
    #!/bin/sh
    mount_ntfs.orig -o rw “#@”
    para quem não tiver a PATH do sistema correcta terá de substituir a linha mount_ntfs.orig -o rw “#@” por /sbin/mount_ntfs.orig -o rw “#@”

    salva-se o script carregando em ctrl+alt+X seguido de Y e enter

    3º – Para garantir que as permissões ficam correctas é necessário alterar o dono e grupo do ficheiro bem como as permissões do dono, grupo e outros:
    comando: sudo chown root:wheel /sbin/mount_ntfs
    comando: sudo chmod 755 /sbin/mount_ntfs

    4º – Como sempre que apple lançar um update ao SO este ficheiro criado irá ser substituído pelo original é recomendado fazer um backup e depois restaurá-lo após o update do SO, e para isso:
    comando: sudo cp /sbin/mount_ntfs /sbin/mount_ntfs.bkp
    após update:
    comando: sudo cp /sbin/mount_ntfs.bkp /sbin/mount_ntfs

    5º – inserir a pen.

    Como muitos utilizadores tem o hábito de retirar a pen sem usar o remover com segurança do windows, quando as pen’s tem o sistema de manter dados em cache activo o mount do mac para rw não é bem sucedido. É aí que entram as tools na command line do NTFS-3G.

    Com o comando: sudo ntfsfix /dev/disk[1 ate ao infinito e mais alem]s[particao] consegue-se contornar este incomodo.

    Para quem quiser o core do macfuse e o script já preparado tenho podem fazer o download através do link:

    http://rapidshare.com/files/408300116/ntfs_mac_rw.zip

    Sinceramente como nunca utilizei o paragon ou tuxera não me posso pronunciar sobre isso mas sim deve ser mais lento o ntfs nativo do mac. Penso que não seja muito pois já testei passar no windows 7 do pc dum amigo para a pen e depois da pen para o meu mac e a diferença foram 2 minutos. O tolal de ficheiros era 1GB cada um entre os 30MB e 80MB.

    1. Avatar de Victor Rego
      Victor Rego

      Seria possivel disponibilizar outravez o core do macfuse e o script já preparado, é que já não está disponivel (tenho o Os Lion). Obrigado.

    2. Avatar de Victor Rego
      Victor Rego

      Seria possivel disponibilizar outravez o core do macfuse e o script já preparados por ti, é que já não está disponivel (tenho o Os Lion). Obrigado.

  12. Avatar de joao
    joao

    offtopic
    alguem me poderia dizer se é possível instalar o OSMac em um portátil AMD??

    1. Avatar de Bruno Gomes
      Bruno Gomes

      Depende do AMD … mas é ilegal.

  13. Avatar de LMSS
    LMSS

    Campinhos mékie tu não pagas nada de software 😛

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    Existe uma solução gratuita que funciona muito bem: SL-NTFS (Snow Leopard NTFS) e pode ser encontrada aqui 🙂

  15. Avatar de Alex

    Belo post e ótimo pra quem está entrando no mundo Mac agora, eu tb já me deparei com esse problema de ter o #macbook com o excelente Mac OS X e precisar gravar em HD externo no formato NTFS, utilizo o MacFUSE, além de open source muito bom, até escrevi sobre no meu blog.

  16. Avatar de Rafael
    Rafael

    Olá,

    Muito interessante o artigo. Ainda assim fiquei com uma dúvida e espero que me possam ajudar. Tenho um MacBook Pro e comprei um My Passport Essential SE da Wstern Digital e, até onde sei, está formatado para Mac porque o desktop que tenho em casa é XP e não reconhece o disco.

    Que programa devo usar para poder passar dados que tenho no meu desktop (windows) para o meu disco externo? É que segundo entendi os programas que vocês apresentam são para poder usar discos formatados em NTFS e poderem ser lido/escritos em OS X, não é?

    Eu sou um pouco leigo na matéria e por isso gostava que me ajudassem!

    Muito obrigado a todos

  17. Avatar de sonrisal
    sonrisal

    eu baixei um arquivo de 5.5gb no meu lap windows e precisava desse arquivo no meu imac.
    no pen drive a principio nao rolava, pois como era fat32 nao aceitava arquivos maiores que 4.3gb.. Formatei o pendrive em NTFS normalmente, no windows.
    Transferi o arquivo, aceitou normalmente.

    Pluguei o pendrive no imac, leu, reconheceu, transferi o arquivo e instalei o programa. normalmente. de NTFS do pendrive, pro mac.

  18. Avatar de FaroBarros

    Devo Instalar o Paragon NTFS for Mac
    a partir do MAC ou do Windows?
    Pois partilhei o disco em 500+500
    e uso os dois sistemas.

  19. Avatar de hugo silva
    hugo silva

    Boa tarde, acabei de instalar um disco novo num imac, mas o disco nao me aparece ao premir a tecla alt…
    se eu formatar o disco para FAT32 o problema fica resolvido?
    Aguardo resposta se possivel…

  20. Avatar de Anderson Silva
    Anderson Silva

    Recomendado o ntfs for mac os x ;D

  21. Avatar de Vasco
    Vasco

    Alguma solução free para maveriks?

  22. Avatar de Ricardo Mestre
    Ricardo Mestre

    Eu tou a usar Tuxera_NTFS_2013.2, funciona na perfeição na versão OS X 10.9.3, a mais recente! Tive problemas com o paragon NTFS for mac e entretanto encontrei este no kickass torrents!

  23. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Para mim o melhor é o Tuxera. Comprei-o há uns aninhos e é muito bom.