Notepad++ 5.9.1 – Provavelmente o melhor editor de texto

36 Comentários

Além de ser um poderoso editor de ficheiros txt e outras extensões, o Notepad tem agora também como missão ajudar o planeta.

O Notepad++ é um poderosíssimo editor de texto que combina uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de qualquer pessoa que trabalhe com texto digital. É bastante leve, reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação (C, C++, HTML, XML, ASP, JAVA, SQL, Perl, Python, HTML5, CSS entre outras com sistema syntax highlight, excelente para programadores).

 

Baseado no Scintilla, poderoso componente de edição, o Notepad++ foi escrito em C++ e usa API Win32 puramente, isso garante execução em alta velocidade e um pequeno  tamanho de programa. Optimiza rotinas tanto quanto possível for, sem perder a facilidade de utilização.

 

“O Notepad++ tem tentado reduzir a emissão de dióxido de carbono no mundo, uma vez que requer menos (poucos) recursos a nível de CPU o que significa uma menor  potência de consumo por parte do PC, resultando assim num ambiente mais verde”. (Informações do próprio site).

Outras funcionalidades:

  • WYSIWYG (What you see is what you get)
  • Permite ter mais do que um ficheiro aberto
  • Suporte para tabs – suporte para plugins
  • Zoom in/Zoom out – Bookmark
  • Suporte para expressões regulares
  • Suporte para drag n’drop de ficheiros
  • … entre outros.

 

alt

Desde a primeira utilização que fiquei “viciado” e aconselho-o a todos aqueles que nunca o usaram pois é a alternativa perfeita para o vulgar notepad que vem com o Windows.

Alterações na versão Notepad++ v5.9.1:

  • Actualização do Scintilla da versão 2.21 para a 2.25
  • 3.  Adicionada a opção de Copy/Cut/Paste de conteúdo Binário.
  • 4.  Adicionados os comandos “paste HTML content” e “paste RTF content”.
  • 5.  Corrigido o bug de inversão dos títulos e mensagens de algumas caixas de mensagem.
  • 6.  Adicionada o comando para remover linhas não marcadas.

Podem ler aqui todas as novidades desta nova versão.
altLicença: GPL
altSistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/7
altDownload: Notepad++ 5.9.1 [5.3MB]
altDownload: Notepad++ 5.9.1 Portable [7.6MB]
altHomepage: Notepad++

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blizard

    PsPad para mim é ainda superior

    1. Avatar de roger
      roger

      Mas pooode ser superior, mas é feio demais!!!

      e parece ser a mesma coisa, sou mais esse notepad+++

      so de ver o outro ja deu dor de cabeça de tao feio….deveria ser usado so no lixo do LInuXO

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    Sugiro que teste o editor PSPad como alternativa. http://www.pspad.com/en/

  3. Avatar de José Pires
    José Pires

    Actualizado.

  4. Avatar de BMJ
    BMJ

    Adoro este notepad++ mas no linux uso o Geany que não fica nada atrás

    1. Avatar de Mandrake

      Eu uso o Gedit lotado de Plujgins. =D
      Mas mesmo assim queria o Neotepad++ versão linux.

      Vou testar o Geany vlw pela dica.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ainda é pior que o GVim \m/ http://www.vim.org

    1. Avatar de lmx
      lmx

      por isso é que o notepad++ de foi basear no scintilla, muito usado em linux e não no lixo do windows ;)..

      cmps

  6. Avatar de Steve

    Comprem um mac e usem o textMate

    1. Avatar de Marco Monteiro

      Isso sim 🙂 uso e abuso 😉

      mas olha de o Coda também tem as suas coisas boas 🙂

    2. Avatar de Luís

      Já experimentaram o SubEthaEdit? Até colaboração em tempo real tem 😉

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Kod: http://kodapp.com/ -> Apesar de ainda estar a dar os primeiros, é bastante porreiro. Este projecto promete! 🙂

  7. Avatar de Nelson Roque
    Nelson Roque

    Este programa pode substituir o Word 2010? Ou o Word é melhor?

    1. Avatar de camurso_
      camurso_

      Nunca na vida este programa pode substituir o word em termos de processamento de texto. Este programa é um editor de texto no formato “text-plain”, não sei como se diz esse termo em Português….

    2. Avatar de Mandrake

      Notepad é para editar texto puro sem formatação.
      O Word já formata e talz, são programas com alvos distintos.

      O Word é para documentações, trabalhos e etc, o Notepad para programação edição de arquivos de configuração entre outros.

      Abraço.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Notepad++ é para programar, não é para escrever a dica da semana –‘

        1. Avatar de Nelson Roque
          Nelson Roque

          Não vejo onde está a piada para ser a da semana, és obrigado a saber tudo?

        2. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Eu uso o notepad++ em vez do notepad.
          Uso para tudo. Incluindo para escrever a dica da semana.

        3. Avatar de Mandrake

          Eu utilizo para editar textos simples tmb não só pra programar.

          oO”

    3. Avatar de LeonelF

      Claro que pode! Até é mais barato!
      Não tem é corrector Português Europeu.

  8. Avatar de Nelson Roque
    Nelson Roque

    Ok, obrigado pela resposta.

    Como falava em editor de texto e não percebo muito de programação e como também não conheço o programa tinha de perguntar.

  9. Avatar de André Moreira

    Para GNU/Linux recomendo o Bluefish Editor http://bluefish.openoffice.nl/index.html // Esse é realmente muito bom!

    1. Avatar de MRodrigues
      MRodrigues

      Também há a versão WINDOWS

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Komodo Edit!

    1. Avatar de Luís

      Experimentei esse durante umas semanas, é dos piorzinhos que anda por aí. Lento como tudo, não compensa, comparando com outros, como o PSPad.

      1. Avatar de noi
        noi

        nao o uso mas conheço programadores que gostam bastante dele

  11. Avatar de NeMewSys
    NeMewSys

    Este não é para aí o n-ésimo artigo a este editor? XD

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Bom dia pessoal,
    alguém sabe se já existe algum plugin de jeito para o notepad++ que dê suporte sftp?
    Para edição remota de ficheiros

  13. Avatar de JSLindo
    JSLindo

    Pspad

    Sem sombra de duvida superior, nomeadamente para trabalho tecnico.

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    O melhor é o emacs. Desde sempre….

    1. Avatar de lmx
      lmx

      para edição remota???usas sftp,ssh…vi, nano,etc

      cmps

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Yep!
        gnu.org/software/libtool/manual/emacs/Remote-Files.html

  15. Avatar de Afonso Filipe

    Alguem sabe o atalho para auto-comentar o texto seleccionado em php?

  16. Avatar de Pedro Martins (Rechousa)
    Pedro Martins (Rechousa)

    Olá,

    De todos os editores de texto que experimentei, a minha preferência vai para o UltraEdit.

  17. Avatar de Nany
    Nany

    Olá, instalei, ok. Mas não aparece a janela ‘puglins’ para eu usar o ftp, como faço?

    Obrigada