Notepad++ 5.8 – Provavelmente o melhor editor de texto

25 Comentários

Além de ser um poderoso editor de ficheiros txt e outras extensões, o Notepad tem agora também como missão ajudar o planeta.

O Notepad++ é um poderosíssimo editor de texto que combina uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de qualquer pessoa que trabalhe com texto digital. É bastante leve, reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação (C, C++, HTML, XML, ASP, JAVA, SQL, Perl, Python, HTML5, CSS entre outras com sistema syntax highlight, excelente para programadores).

notepad_00

Baseado no Scintilla, poderoso componente de edição, o Notepad++ foi escrito em C++ e usa API Win32 puramente, isso garante execução em alta velocidade e um pequeno  tamanho de programa. Optimiza rotinas tanto quanto possível for, sem perder a facilidade de utilização.

notepad_01

“O Notepad++ tem tentado reduzir a emissão de dióxido de carbono no mundo, uma vez que requer menos (poucos) recursos a nível de CPU o que significa uma menor  potência de consumo por parte do PC, resultando assim num ambiente mais verde”. (Informações do próprio site).

Outras funcionalidades:

  • WYSIWYG (What you see is what you get)
  • Permite ter mais do que um ficheiro aberto
  • Suporte para tabs – suporte para plugins
  • Zoom in/Zoom out – Bookmark
  • Suporte para expressões regulares
  • Suporte para drag n’drop de ficheiros
  • … entre outros.

notepad_02

alt

Desde a primeira utilização que fiquei “viciado” e aconselho-o a todos aqueles que nunca o usaram pois é a alternativa perfeita para o vulgar notepad que vem com o Windows.

Alterações na versão Notepad++ v5.8 final:

  • Actualização do  Scintilla para a versão 2.21
  • Correcção de alguns bugs

altLicença: GPL
altSistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
altDownload: Notepad++ 5.8 Final [3.93MB]
altHomepage: Notepad++

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Dias
    João Dias

    Já suporta HTML5 e CSS3?

  2. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    vim \m/ 😛

    1. Avatar de Richard Stallman
      Richard Stallman

      emacs \o/

  3. Avatar de l3gion
    l3gion

    “Provavelmente o melhor editor de texto”…

    Provavelmente..mas em Win..

    Textmate Rocks.. 😛

    1. Avatar de Luís Nabais
      Luís Nabais

      E em Windows: e-texteditor Rocks (Textmate-based), até usa os repositórios do Textmate e tudo 😉

      1. Avatar de Pedro Marques
        Pedro Marques

        x2 🙂
        e-text é fantástico! muito leve e poderoso, quem conhece o textmate não vai notar diferenças.

  4. Avatar de alberto
    alberto

    Alguns destes editores free tem opções de refactoring? Como alterar sozinho o nome de todas as ocorrências de uma variável? tks

    1. Avatar de António
      António

      para java tens o Eclipse ou o comunity edition do intellij idea (melhor no que toca a refactoring)

      1. Avatar de alberto
        alberto

        Obrigado, seria muito bom se um editor “simples” como Notepad++ adicionasse isso.

    2. Avatar de Mário Monteiro
      Mário Monteiro

      Não tem ‘localizar/substituir tudo’?

      1. Avatar de lmx
        lmx

        claro que teem isso é basico

        cmps

  5. Avatar de Willian

    Sem dúvida é um excelente editor!
    Faz um bom tempo que só uso ele como editor.

    vlw!

  6. Avatar de João Henriques
    João Henriques

    Nem lá perto anda. EMACS all the way.

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    Usei o Notepad++ durante anos, mas tenho que admitir que embora mais pesado, depois de usar o aptana studio 3 não quero outra coisa 🙂

  8. Avatar de Courela

    Eu comecei a usar o Notepad2 porque não é preciso instalação. Agora já existe o Notepad++ portable, mas como o outro é simples e serve…

  9. Avatar de Miguel Pereira

    Já passei (e ainda passo) muitas horas com ele.. é um grande amigo! eh eh ehh 🙂

  10. Avatar de lmx
    lmx

    Boas não sei se será o melhor mas, se não fosse o objecto c++ em que ele é baseado que é o Scintilla, este editor era uma bosta tal como muitos outros que se baseiam neste objecto.
    Mas pronto, ainda bem que as coisas boas se juntam e criam coisas ainda melhores, que é o que parece com este editor, embora ache outros (linux) melhores sobre o ponto de vista organizacional das opções e plugins.

    cmps

  11. Avatar de PS
    PS

    Para mim, apenas tem um defeito: abrir ficheiros de log de grande dimensão (Gigas), a versão que utilizava não permitia, não sei se já o faz – voltei ao preferido: UEdit32.

  12. Avatar de Jorge

    Também recomendo, utilizo quase todos os dias!

    Agora não estou a ver o que tem de WYSIWYG ? Alguém pode esclarecer ?

    Jorge

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Ia perguntar precisamente isso!

  13. Avatar de Richard Stallman

    “Provavelmente o melhor editor de texto”

    Provavelmente… não.