Notepad++ 5.7 Final – Editor amigo do ambiente

17 Comentários

Além de ser um poderoso editor de ficheiros txt e outras extensões, o Notepad tem agora também como missão ajudar o planeta.

O Notepad++ é um poderosíssimo editor de texto que combina uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de qualquer pessoa que trabalhe com texto digital. É bastante leve, reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação (C, C++, HTML, XML, ASP, JAVA, SQL, Perl, Python, HTML5, CSS entre outras com sistema syntax highlight, excelente para programadores).

notepad  _00

Baseado no Scintilla, poderoso componente de edição, o Notepad++ foi escrito em C++ e usa API Win32 puramente, isso garante execução em alta velocidade e um pequeno  tamanho de programa. Optimiza rotinas tanto quanto possível for, sem perder a facilidade de utilização.

notepad  _01

“O Notepad++ tem tentado reduzir a emissão de dióxido de carbono no mundo, uma vez que requer menos (poucos) recursos a nível de CPU o que significa uma menor  potência de consumo por parte do PC, resultando assim num ambiente mais verde”. (Informações do próprio site).

Outras funcionalidades:

  • WYSIWYG (What you see is what you get)
  • Permite ter mais do que um ficheiro aberto
  • Suporte para tabs – suporte para plugins
  • Zoom in/Zoom out – Bookmark
  • Suporte para expressões regulares
  • Suporte para drag n’drop de ficheiros
  • … entre outros.

notepad++_46_1_small

Desde a primeira utilização que fiquei “viciado” e aconselho-o a todos aqueles que nunca o usaram pois é a alternativa perfeita para o vulgar notepad que vem com o Windows.

Alterações na versão Notepad++ v5.7 final:

  • Actualização do  Scintilla para a versão 2.12
  • Adicionada a funcionalidade “Inverse bookmark”
  • Adicionada algumas Keywords para HTML5 e CSS
  • Correcção de alguns bugs

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
Download: Notepad++ 5.7 Final [3.8MB]
Download: Notepad++ 5.7 Portable [5.62MB]
Homepage: Notepad++

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de faviouz
    faviouz

    Sem palavras. É um excelente editor de texto para qualquer tipo de uso.

    Só tenho pena é do ícone do programa, fica feio na barra de tarefas. 🙁

    1. Avatar de Zznh

      Já pensas-te em alterar?

    2. Avatar de Matias
      Matias

      Clicar no botão direito do rato > propriedades > na tab atalho clicar em “Alterar Icon” > escolher icon > ok

      ..!

    3. Avatar de bolota
      bolota

      Altera-o com o Resource Hacker é o que eu faço, e meti um ícone também para as extensões abertas com o programa…

  2. Avatar de Shiryu

    O melhor dos melhores! Descobrio-o há uns valentes anos atrás ainda na faculdade e nunca mais quis outra coisa. =)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sem dúvida…sem palavras! É fabuloso

  3. Avatar de Fábio Rocha
    Fábio Rocha

    Leve e funcional! Para mim, o melhor!

  4. Avatar de César Couto

    Este é o editor que uso para programar e montar websites há muitos anos já… the best 🙂

  5. Avatar de josé romão
    josé romão

    dos melhores programinhas que anda prai =)

    1. Avatar de Tiago Carvalho
      Tiago Carvalho

      Concordo e subscrevo.

  6. Avatar de Marcio Merlone

    Esqueceram de citar que ele também possui editor de colunas… o único free que conheço com este recurso.

  7. Avatar de Courela

    Costumo usar o Notepad2, mas neste momento já é mesmo por resistência à mudança, na altura o Notepad++ não tinha a versão portable e tinha de ser instalado.

  8. Avatar de Jose
    Jose

    Uso e abuso.

  9. Avatar de Juliano
    Juliano

    É, falta algo similar para Mac… Há outros como o TextMate, mas é pago =(

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Essencial 🙂

    Uso já há alguns anos, e um é dos primeiros programas que instalo num pc para trabalho.

  11. Avatar de Brucetuga
    Brucetuga

    sim, do melhor que há. E através de algumas alterações pode mesmo substituir o Notepad.
    Eu já fiz isso e resulta na perfeição.
    Disse adeus ao Notepad básico à muito tempo … 😉

  12. Avatar de Jose Lindo
    Jose Lindo

    È um dos que uso tb com muita frequencia.
    Além deste uso tb um outro que é o PSPAD

    Algumas das falhas existente no Notapad++ são contenpladas no PSPAD.