Notebook – Um notepad com pinta!

25 Comentários

O Windows Vista trouxe o Aero que nos veio dar melhorias visuais. O Windows 7 trouxe ainda mais melhorias que tornaram o ambiente gráfico muito apelativo.

Com essas alterações, diversas ferramentas viram a sua imagem alterada e mais apelativa. Desde o Office ao Paint diversas ferramentas estão diferentes, fazendo uso da interface Ribon. Uma das que ainda não foi mexida e já merecia é o Notepad. Existem inúmeras alternativas, mas a ferramenta do Windows ainda atrai muita gente.

Mas hoje apresento-vos um editor de texto minimalista com um design que o Notepad pode vir a ter! Falo-vos do Notebook. Assim a Microsoft o queira.

notebook1_small


A sua janela leva o conceito de Aero ao limite. Toda ela é transparente. O que dá um efeito engraçado.

De resto é todo ele um editor de texto normal. Com todas as funções do Notepad. Nada mais e nem nada menos.

Pode ser alterada a cor de fundo e a cor das letras, mas na verdade o que melhor lhe fica e mais graça dá é a transparência que vem de início.

notebook2_small

Pena é não ser possível definir qual o nível de transparência a aplicar. Desta forma os nossos olhos agradeciam após estarmos a usar esta ferramenta durante largos minutos.

Esta é uma ferramenta portátil e por isso podemos levar na nossa pen para impressionarmos os nosso amigos.

Por ter sido escrita em C# requer que esteja instalado o .NET Framework e que seja executada em Vista ou Sete, com o Aero activado.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista e Sete
Download: Notebook
Homepage: Notebook

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eurico Leite

    Continuo a preferir o Notepad++ 🙂

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Notepad2 .. mais rápido a abrir e… melhor!
      É o verdadeiro substituto do Bloco de notas e dá para quem quer trabalhar com ficheiros de código.
      Também é imbatível a remover indentações, linhas em branco, quebras de linha erradas, etc.
      http://www.flos-freeware.ch/notepad2.html

      1. Avatar de softclean
        softclean

        Pode ser mais rápido a abrir, mas as funcionalidades que o Notepad++ oferece nem tem comparação.

        Para além do mais, não é assim tão lento ao abrir…

  2. Avatar de A friend
    A friend

    É daquelas coisas que são muito giras de se ver à primeira vista, mas depois em termos práticos é para esquecer… isso para lixar a vista do pessoal não há pior…

    Caso para dizer: “Se vai teclar, não beba” 😀

  3. Avatar de lder
  4. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Notepad++

  5. Avatar de Helder Pinto
    Helder Pinto

    Bahh… Não gosto!
    Até é bonitinho, mas é um sacrificio enorme para conseguir ler alguma coisa!!

  6. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Isto é daquelas coisas à windows vista em que para ficar mais bonito se perde qualidade. Parece que estão a escrever num vidro embaciado, não melhora em absolutamente nada e até piora mas “é giro”. O que é preciso é qualidade e só depois vêm os “fica giro assim”. Foi por isso que o windows vista foi um fiasco.

  7. Avatar de Computed Life

    Notepad ++ sem duvida muito mais util. Isto é apenas mais um software bonito sem utilidade.

    Cumps

  8. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Pois, como o resto da malta já mencionou é bonita mas não é prático…
    Eu próprio já tinha alterado as definições no ubuntu para que a janela da linha de comandos ficasse com uma transparencia toda XPTO mas logo mudei de ideias…é muito confuso e caso esteja duas ou mais janelas sobrepostas ai é que não se percebe nada XD

  9. Avatar de jjoqa
    1. Avatar de mario
      mario

      subscrevo…
      fica apenas o factor “notícia” de mais uma aplicação.

  10. Avatar de Akira
    Akira

    Já usei Notepad++, mas prefiro o Notepad2.

  11. Avatar de kekes
    kekes

    Antes de criticarem deveriam esprimentar. É claro que com aquele nivel de transparecia é completamente absurdo no entanto aqui deixo para mostrar como fica no meu.

    http://img266.imageshack.us/img266/1611/greenshot20091117180126.png

    A vida é constituida por pequenos prazeres 😀 as vezes estas pequenas coisas ajudam a atenuar o aborrecimento do uso de um computador… Utilizade, teoricamente nenhuma, mas é uma alternativa bonita de vista, e agradavel de se usar, só pelo facto de se ser diferente.

    Notepad++ muito gostam de parecer intelecuais, a não ser para alguns fins, o WordPad, e o notepad fazem tudo e em alguns casos melhor, alias já veêm incluidos 😀

    É por estas razoes de gostar de por tudo abaixo que o mundo não vai para a frente 😀

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Ias bem na primeira parte da resposta. è uma questão de gosto e por isso tens de aceitar que alguém o ache piroso, inútil, etc. Como outros o acharam muito agradável.
      O artigo só falava de gosto e não de funções.

      Mas quando disseste que o WordPad e o notepad fazem tudo o que o Notepad++ faz então espalhaste-te ao comprido.

      Não sei se já reparaste mas o Wordpad é um Word rápido, nunca um Notepad evoluído!

      Aproveita e experimenta o Notepad2 e vais ver que há vida para além das aplicações padrão!

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Paulo Ferreira, eu aceito que achem piroso, que não gostem, mas tenho certeza absoluta que a maior parte do pessoal mandou boca só por mandar, como fazem a maior parte das vezes, com o dizer “isso é só para fracos, notepad++ é que é”.

        Eu conheço muito bem esse tipo de Notepads usei muitos, com muitos plugins que eles fornecem, e o notepad++ considero uma optima ferramenta de trabalho para programadores, é rapido e eficaz quando bem usado, no entanto falar do notepad aqui é quase como comparar um carro com um camiao, não tem uma função a haver com a outra, não devemos misturar as coisas, e por isso que disse o que disse não descriminando o notepad++

        Quando as aplicações padrõ… Eu uso as que acho uteis e usaveis, o Notepad e o Wordpad actualmente satisfazem as minhas necessidades e as de muitos, o wordpad se é um word rapido, OK, tens razão, mas todas ferramentas padrao quando bem usadas fazem grandes coisas. Este programa não é para substituir o Notepad++ mas para susbstituir o padrão notepad, portanto se temos que comparar com algo vamos comparar com uma coisa ao seu nivel e que compete no mesmo campeonato.

        Fica bem

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Paulo Pereira, enganei-me no nome, pensar em mt coisas ao mesmo tempo dá nisto LOL

    2. Avatar de A friend
      A friend

      Black Theme.. Nice touch! Gostei 😉

      Para utilizador “apenas Windows” até não tens mau gosto pah! 😀 eheeh…

    3. Avatar de delaorden

      @kekes… “…Notepad++ muito gostam de parecer intelecuais, a não ser para alguns fins, o WordPad, e o notepad fazem tudo e em alguns casos melhor, alias já veêm incluidos…”

      pegou pesado aí… vai lá e edita que ninguem vai notar 😉

  12. Avatar de Frigo
    Frigo

    vou criar um editor 100% transparente. letras incluídas. isso sim é cool. escrever e depois ver a porcaria que se fez sair da impressora. lol. com tanta estupidez que se vê não me admirava que tivesse hype

  13. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    A vantagem do notepad do windows é ser extremamente rápido a abrir, o que é util abrir rapidamente ficheiros TXT…

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      compara a velocidade com este
      notepad2 – http://www.flos-freeware.ch/notepad2.html

      já em funcionalidades nem se fala!

      E finalmente tens um editor de texto!!

  14. Avatar de JMCS
    JMCS

    Mais uma porcaria que não serve para nada.
    Isto é que é uma coisa “com pinta”?

  15. Avatar de CC
    CC

    Sem dúvida recomendo o Notepad2, inclusive para uso geral prefiro-o ao Notepad++
    Utilizo-o para editar diversos tipos de ficheiros: é rápido, tem diversas funções úteis e até tem transparência ;^)

    Settings > Transparent Mode (ou CTRL O)

    Pegando na ideia do Frigo: Porque não um editor 100% transparente, para depois imprimir o resultado a cor branca em papel branco….

  16. Avatar de 3biz
    3biz

    é 99% ilegivel!