NoSleepHD 2.0

9 Comentários

Hoje em dia é trivial a utilização de discos externos. Pelo preço e pelo tamanho, este dispositivo tornou-se num “must have” para qualquer utilizador. Estes dispositivos, alimentados pelas portas USB ou pelas portas Firewire, vêm de fábrica configurados com um tempo de espera em inactividade para se desligarem.

O desligar permite que os computadores poupem energia e protege o disco de um desgaste rápido, fruto de uma utilização desadequada.

Além da poupança energética, esta pausa no funcionamento dos discos causa lentidão no arranque dos mesmos, fazendo com que o Windows tenha também ele um abrandamento de desempenho.

NoSleepHD é uma ferramenta muito simples que pode evitar que os discos adormeçam. Basicamente o utilizador escolhe o disco em causa e clica no botão Start NoSleep mode. O software irá escreve um ficheiro vazio no disco em intervalos que o utilizador achar necessário (de 1 a 15 minutos). desta forma, o disco irá detectar actividade e não entrará em modo de descanso.

Isto apenas para utilizadores que queiram sempre os discos externos em alto desempenho. Para o utilizador comum, que não se importará com mais uns segundos de atraso da resposta, o facto do disco adormecer só é benéfico.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: NoSleepHD 2.0 [27.32KB]
Homepage: NoSleepHD

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dark
    Dark

    pois… nao é assim uma coisa util para o utilizador casual… e isto tira “vida” ao disco…

    1. Avatar de Hugo Sousa

      Não necessáriamente. No que tenho visto com desktops e servidores os discos que até hoje me deram problemas eram todos em máquinas que os deixavam desligar (seja o hdd interno ou externo).

      Um disco que está sempre a rodar, de forma estável, tem menos probabilidade de se danificar que um disco que esteja “sempre” a parar e arrancar.

      Claro que no fundo tudo depende da frequência de uso que damos ao disco… se for um disco externo que é acedido 2/3 vezes por dia, não compensa… mas se for como no meu caso, que tenho um disco externo com a minha “vida” toda sempre comigo e o uso frequentemente no trabalho, ferramentas como esta vão de certeza deixar-me mais descansado! 🙂

      Mas, e finalizando, isto no final de contas é uma questão de performance, pois um disco quando tem que dar o peido-mestre não há nada a fazer senão aplicar a regra de ouro: BACKUP!

  2. Avatar de tagravado.com

    eu não me importo que o disco adormeça de vez em qd… 😀

    http://www.tagravado.com

  3. Avatar de dajosova

    Nem de propósito…
    Comprei há pouco um Segate 500GB SP para fazer RAID 0 com outro igualzinho.
    Quando fui comprar o disco pus o PC no modo “Sleep” e quando cheguei abri o Explorador de Ficheiros e o disco externo que tenho apareceu mas quando tentei acedê-lo não arrancava.
    Isto já me aconteceu mais do que uma vez com o disco externo, sobretudo quando suspendo o pc. Tive de desligar e ligar o cabo USB.

    Mas como a ideia é ter 2 discos internos de 500GB em RAID 0 + 1TB… o quarto disco sendo externo e USB de 1TB ligarei apenas para backups! O que acham?

    Que tipo de gestão fariam no vosso PC?
    😮

    P.S.: Só vou comprar mais 1TB interno ( 3 internos + 1 ext. = 3TB ) pq um amigo arranja-me um por muito bom preço…

    ——–
    http://www.metoo.tk

  4. Avatar de mmick
    mmick

    O “problema” dos discos externos vai inteiramente para a vossa caixa externa que provavelmente é das baratuchas e para o SO que usam.

    Eu tenho um Laptop que já levou com imensos SO e discos externos USB. Os únicos que funcionavam direitinho foram um Lacie 500Gb USB e agora um espectacular Verbatim 750Gb USB. Com o Windows Vista SP1 e Windows 7 ambos “adormecem” e “acordam” sem problema algum e tardam muito pouco (1 segundo?) em aparecer no Explorer. O Verbatim é ainda melhor porque a caixa encarrega-se de desligar automatica e totalmente o disco quando nao está em uso por algum tempo e de ligá-lo mal o USB envia um sinal que precisa do disco. É um processo totalmente transparente! A nao ser que o vosso disco USB externos esteja mesmo frequentemente a ser necessário (tipo de 5 em 5 minutos ou de 10 em 10) o ideal é nao usarem este programa. Como a grande maioria dos discos externos USB sao reservatórios de filmes/música/backup o ideal é ficarem longe desta app. PS: COMO FAZEM PARA FAZER PARAGRAFOS NO POST?

    1. Avatar de Simões

      Tenho um Western Digital que faz o mesmo.

      1. Avatar de wd
        wd

        o meu wd também se desliga mas tenho de o remover e fazer varias tentativas para o voltar a ligar

  5. Avatar de dajosova

    Os meus discos externos têm sido de qualidade.
    Um Lacie ( design by Porsche ) de 500GB.
    E há uns tempos comprei outro Lacie de 1TB.
    O facto de por vezes ele não acordar depois de suspender o sistema pode ter a ver com alguma configuração.
    Desactivei o arranque do disco externo quando ligo o pc mas quando entro no Windows Explorer ele tá disponível…

  6. Avatar de nup
    nup

    Boas pessoal.
    Alguém me sabe dizer se funciona em win 2000 e 2003?
    Thanks