Nexus 9.5 Beta – A dock que faltava no seu Windows!

56 Comentários

O Windows, desde que o conhecemos, tem um formato muito próprio de disponibilizar os ícones e atalhos no ambiente de trabalho. A barra de tarefas, menu iniciar e ambiente de trabalho, são os locais disponíveis para que o utilizador possa criar as portas de acesso aos programas, documentos e serviço. Mas e para quem não gosta de confusão nesses locais quando iniciamos o Windows?

Para quem não gosta de ter o ambiente de trabalho pejado de ícones, como é o meu caso, o Windows importou de outros sistemas operativos as docks. Filosofia que esconde ou minimiza o local onde se concentra os atalhos para pastas, programas e ficheiros. Há imensos, como todos sabemos mas o Nexus é um dos melhores.

Nexus é uma dock, um local onde se podem situar os programas e documentos para os acedermos de forma rápida. Esta ferramenta mostra os ícones num formato grande e com animação, assim que os apontar com o rato.

Clicando sobre um ícone este abrirá o que estiver a representar, estas são as “grandes” diferenças para a tradicional barra de tarefas.

Depois de instalado e carregado, ao usarmos pela primeira vez, vemos um série de ícones predefinidos, como um relógio analógico, um ícone que mostra o consumo de memória e a carga no processador o ícone do Windows que atalha o menu iniciar num formato compacto, veja logo aqui a qualidade dos ícones!

Mas a ideia é termos a dock personalizada, com os nosso ícones. Simples, apenas removermos os que lá estão arrastando para fora da barra (ou usando o menu de contexto sobre a barra) e para incluir novos, basta arrastar para a barra os ícones dos nosso programas ou documentos.

É tudo fácil e intuitivo: pode arrastar para cima da barra os seus atalhos, pode remover/incluir/alterar personalizar com o menu de contexto em cima da barra, pode personalizar o idioma colocando o português e pode alterar os temas da dock.

A aplicação de mais opções, permite que ajuste os efeitos e ajuste o tamanho da barra no seu sistema. Aumente os tempos de respostas, defina o tamanho dos ícones, o espaço entre eles e dê alguma transparência à barra.

Além destas opções, o utilizador tem um manancial de opções que afectam o desempenho da dock em termos de efeitos visuais, em termos de efeitos sonoros da barra. Pode mesmo activar o processador de voz e ter as horas repetidas numa voz feminina ou masculina.

O Nexus traz uma colectânea de temas para a dock muito interessante mas pode importar mais, através da página da da aplicação. O utilizador terá uma ferramenta com consumos moderados e com efeitos e acções muito equilibrados mesmo integrado no novo Windows 7.

Pode parecer incrível, mas os consumos de recursos do Nexus são muito baixos, na ordem dos 20MB quando temos os ícones activos com todos os efeitos ligados. Se a este rendimento adicionarmos a qualidade de opções e o suporte para múltiplos ecrãs, estão podemos dizer que estamos perante uma, se não a melhor, dock disponível!!!

,

Neste pequeno texto não consegui falar nem em metade das funções, mas também quero deixar ao utilizador o prazer de descobrir o potencial efectivo desta dock e de a adoptar como a principal porta de acesso aos programas e documentos existentes no seu sistema. O Nexus apresenta-se num formato gratuito e serve sistemas a 32 e 64 bits.

Aplicações alternativas:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
Download: Nexus 9.5 Beta [12.33MB]
Homepage: Winstep

Partilhar:
Tags:

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Stênio
    Stênio

    Brilhante antes eu usava outro, mas depois que conheci esse num largo mais.

    1. Avatar de Stênio
      Stênio

      Até que fim, fui o primeiro a postar.

      1. Avatar de Joana
        Joana

        yah. postar primero é uma coisa mesmo importante

        1. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Há os que adoram postar “First”.. depois há os que lhes imediatamente seguem a criticar 😛

          Eu já tentei usar uma dock. O Fedora até tem aquela coisinha de mostrar as janelas quando vou ao canto superior direito. Mas os meus cantos tão ocupados :S
          O iniciar no inferior esquerdo, o relógio no direito e o botão de fechar lá em cima, restando o superior esquerdo que ninguém se lembra de usar lol.

        2. Avatar de Stênio
          Stênio

          Certamente é. 😀

        3. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          Não percebes, é coisa de homem 😉

  2. Avatar de MrTEK
    MrTEK

    Tretas para meter o windows mais lento ainda.

    enfim.

    ————————–
    http://www.win7.com.pt

    1. Avatar de sergio
      sergio

      nem por isso..

    2. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      De facto, bom bom é não usar programas nenhuns para não sobrecarregar o Windows. Eu normalmente fecho o explorer e todos os serviços do sistema para não gastar recursos nenhuns. Como ainda assim continua a gastar energia, eu normalmente desligo da corrente e retiro a bateria.

      1. Avatar de sergio
        sergio

        nao percebi muito bem a parte de desligar da corrente e retirar bateria.. nao acho esta app gastar assim tanto e qualquer pc normalmente tem 2 gbs de memoria da pa muita coisa

        1. Avatar de Toni Almeida

          Sérgio, conheces a ironia?
          Até me fizeste rir um bocadinho Ecchin LOL

          1. Avatar de sergio
            sergio

            lol pk?

      2. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        Eu costumava fazer isso para não crashar – era remédio santo…

  3. Avatar de Seu Madruga
    Seu Madruga

    Eu uso o objectdock, mas depois eu testo esse aí.

  4. Avatar de Simao
    Simao

    parece ser um utencilio impecavel! vai me dar um jeito enorme! 😀

    tenho o ambiente de trabalho a deitar icons pelos pixeis! :/

    obrigadissimo vitor! ;D

    1. Avatar de delaorden9.com

      Simão , amigo, na boa e sem querer ofender mas ajudar…

      utencilio não utensilio ok

      valeu my friend 😉

  5. Avatar de NastyTribe
    NastyTribe

    Como em tudo, cada pessoas tem a sua forma de ver as coisas… Eu no meu caso, acho esta uma aplicação completamente dispensável, principalmente para Windows 7. A nova barra de tarefas do 7 permite-nos organizar os atalhos para as pastas, ficheiros e programas de forma simples e “limpa”.
    Para além disso, é só mais uma aplicação a “comer” recursos.
    Fiquem bem.

    1. Avatar de Seu Madruga
      Seu Madruga

      Isso para o WIndows 7, por que para quem tem o XP, isso é fundamental, na minha opnião.

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Bem visto. E no Vista e 7, com a barra de procura no Iniciar, eu desenrasco-me bastante. Os meus programas usuais, tenho-os no menu iniciar.

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Até bem pouco tempo utilizava windows vista, que vinha com o portátil, mas enchi me e mudei po windows xp novamente 😛 Instalei uma dock e utilizei prai durante 2meses, depois enchi-me porque como disse o NastyTribe, eh mais uma app a comer recursos :\

  7. Avatar de Pedro

    Esta dock parece interessante. Eu uso actualmente a RocketDock. Será que esta é melhor que a RocketDock.

    Cumps,
    Pedro
    http://www.portal-sites.net

  8. Avatar de arkan
    arkan

    Trava muito e consome mais recursos q o rocket dock e o stardock 2.0 beta preview

  9. Avatar de sergio
    sergio

    ta mt boa a aplicação so que o tema leopard nao fica conforme apresentado nas imagens e nao consegui modificar!

  10. Avatar de sergio
    sergio

    afinal ja consegui! bom era ter uma aplicacao que escondesse a barra do windows, sem que por engano aparecesse caso o rato passe por lá!

    1. Avatar de Pedro Rodrigues
      Pedro Rodrigues

      Boas.. já agora qual é essa aplicação que faz esconder a barra do Windows ?

      1. Avatar de sergio
        sergio

        eu tenho uma taskbarhider mas nao sei se é para o 7

      2. Avatar de sergio
        sergio

        nao da para win 7

    2. Avatar de Jorge Coelho

      O Nexus tem mais de 80 ‘comandos internos’. Um deles permite esconder a barra de tarefas do Windows.

      Ia dizer ‘leiam a documentação’ mas lembrei-me agora que no beta 1 ainda não está traduzida para Português. 😛

      Adicionem um novo item à doca e seleccionem ‘Comando Interno’ no tipo de item. Depois é só escolher. 🙂

    3. Avatar de João Faria
      João Faria

      Em cima da barra botão lado direito, propriedades, ocultar automaticamente a barra de tarefas.

  11. Avatar de A friend
    A friend

    Sempre usei o Rocketdock por ser o mais rápido e simples…
    mas agora já estou a pensar duas vezes… eheh

    Achei espetacular a integração que este tem com o Windows, e desconhecia totalmente esta Dock…tenho que fazer uns bons testes e se a funcionalidade dele se traduzir na leveza e rápidez…
    “we have a deal!” 😀

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      depois comenta algo aqui, se gostaste ou nao. Eu uso o rocketdock tambem, assim ja davas alguns pros e contras ao pessoal se esta e melhor.

      1. Avatar de A friend
        A friend

        Bom, não foi preciso muitos testes para ver a eficacia..

        É um dock muito bem construido e tem grandes potenciais, mas infelizmente a performance ainda deixa a desejar, e nota-se muitos Bugs, mas é normal uma vez tratar-se de uma beta…

        Não gostei a parte de não podermos remover o icon da Nexus…

        Resumindo, ainda não é desta que o RocketDock vai ser substituido 🙂

        1. Avatar de sergio
          sergio

          dá sim pa remover.. em aparencia e som!

          1. Avatar de A friend
            A friend

            Verifiquei agora 😉 tks

            Mesmo assim o desempenho não é ainda o suficiente…

            Já experimentei desactivar quase tudo para ver o desempelho Base e mesmo assim não chega à velocidade do RocketDock

          2. Avatar de sergio
            sergio

            de nada.. queria saber qual é o dock que depois tem uma extensao de dock.. tipo em T tás a ver? do genero clicas em office ele abre uma faixa para baixo com os icons paro o office se souber qual e esse o desempenho é o minimo a ter em conta

          3. Avatar de A friend
            A friend

            Faz abertura estilo “Grid” .. como a Dock do Mac?.. se for esse, o RocketDock na pagina deles tem uma extens
            ao para fazer isso mesmo 😉

            É uma grd vantagem do RocketDock é a possibilidade de Addons

  12. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Eu uso a Rocketdock e simplesmente adoro-a. Em conjunção com as docklets simplesmente deixei de ter icons no desktop.
    A Task Bar do Windows 7 nada tem a ver com estas docks.

  13. Avatar de SP™®

    È algo que volta e meia instalo.. depois como acabo de deixar de usar… desinstá-lo… vamos lá ver se esta fica de vez…

  14. Avatar de Carlos Suarez
    Carlos Suarez

    Eu já usei um monte de tipos de dock, desde o Objectdock(que cheguei fazer uma tradução em pt br), passei por vários até o Circledock que também fiz a tradução, mas todos(exeto o circledock) tem um problema ao se reproduzir vídeos, eles fica piscando por causa do renderizador escolhido., então abondonei. Hoje uso o ProgramLaunch, que é bem simples, consome em media 10mb, tem tradução em português e o melhor não dá problema algum com os vídeos. Apesar de não ter tanto recursos ele é bem estável e funciona bem o StandaloneStack, um programinha que pode ser usado em docks e faz abrir pastas em grade ou como o OSX.
    http://www.rodi.dk/software_pl3.php
    http://www.chrisnsoft.com/standalonestack/

  15. Avatar de Someone
    Someone

    O pplware como de costume a dar grandes dicas.
    Eu como muitos utilizo o Rocketdock, mas agora a ler sobre este decidi ver a pagina deles. Encontrei um programa que é o WinStep Xtreme, que era algo que eu queria. E pedia a pessoas mais entendidas como vocês que dessem aí um la-mi-ré desse programa s.f.f. pois engloba este Nexus. Sei que isto não devia ser aqui, no WinStep existe o NextStart mas ele dá erro e desliga-se, será que não é compatível como Vista?
    Cumprimentos e resto de grande trabalho.

    1. Avatar de Jorge Coelho

      Envia-me um email para o support@winstep.net para tentar perceber o que se passa, o Winstep Xtreme é compatível com todas as versões do Windows (inclusive o Windows 7 RC).

      Ah, e já agora, para quem não sabe, o Winstep Xtreme e o Nexus são bem Portugueses. Quem os faz mora em Cascais city (sou eu). 😛

      Portanto faz favor de apoiar a produção nacional (e as minhas bejecas) e toca a registar o Winstep Xtreme.

      Ainda por cima agora (e *apenas* até sair a nova Interface do Utilizador com suporte multi-linguagem, o que vai acontecer já no fim do mês) até está em promoção a metade do preço: é só clicar no URL do Winstep Xtreme que está na página ‘Acerca de’ das preferências do Nexus.

  16. Avatar de delaorden9.com

    muito bom. Eu estou usando o Fences by Stardock, leve e bastante prático. Se alguem quiser saber sobre ele, pode acessar aqui e ver um tutorial. Valeu. http://is.gd/18C49

    carlos rajas

  17. Avatar de delaorden9.com

    Eu uso o Fences by Stardock. É bastante leve e prático. Se quser saber mais veja aqui.
    http://is.gd/18C49

    carlos rajas

    1. Avatar de delaorden9.com

      fui mal , desculpa Vitor….

  18. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Eu tenho o Rocket Dock, qual será o melhor??
    http://www.cidadeviseu.com

  19. Avatar de MM
    MM

    Não percebo a utilidade disto. afinal só gasta recirsos.

  20. Avatar de Nazgulled

    Eu também uso a RocketDock e já tinha ouvido falar nesta, parece ter potencial. Só uma pergunta pa quem já a usou, tem algum modo de “stack” como a RocketDock com a docklet stack ou como acontece na dock do mac? Refiro ao clicar numa pasta e aparecer ali todos so conteúdos da pasta assim meio po incilinado…

    É que se não tiver essa feature não me serve de nada 😛

    1. Avatar de Jorge Coelho

      O Nexus por enquanto não tem uma versão do ‘Stacks’ própria, mas podes sempre usar o Stacks stand-alone do Chris’n’soft. Faz uma busca no Google.

  21. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Experimentei este mas pareceu-me muito lento em comparação ao RocketDock… E estou com o Win7, não sei se tem alguma coisa a ver mas se faço clique direito em alguma coisa aparecem os menus mas não há texto nenhum…

  22. Avatar de Karlus
    Karlus

    Eu também experimentei vários para o meu XP e finalmente optei pela RocketDock.
    Depois de habituar-se a usar uma dock, já não conseguimos viver sem ela. Tenho-a colocada ao lado esquerdo. Muitas vezes que mexo num PC que não é meu, quando dou por mim estou a colocar o rato no lado esquerdo para que apareça a dock… Muito prático mesmo.

  23. Avatar de Hélder
    Hélder

    Gostaria de comunicar que ao efectuar a instalação deste programa, embora para efectuar experiência, o meu antivirus tambem ele desconhecido á minha pessoa, embora afirmo que até ao momento é tão seguro como por exemplo qualquer versão do Norton, ele é o Comodo Internet security este detectou no meu Sistema Operativo Windows 7 um Vírus.Este é o nome do Vírus:

    Heur.Suspicious@24379478

    A sua localização informa que é em C:\Program Files\Winstep\is-4TFKN.tmp

    Depois disto abortei a instalação para não correr riscos.

    Contudo agradeço o excelente trabalho deste blogue.

    confiem no antivirus que mencionei pois ele é tão bom como os melhores, que custam fortunas.

    Obrigado.

    1. Avatar de Vítor M.

      Olá Hélder.

      De facto o teu antivírus é limitado e tem muitos problemas de falsos positivos. Conforme podes ver, esse Heur.Suspicious@24379478 é apenas uma “suspeita” um falso positivo, algo que o Comodo Av não conseguiu identificar, Isso deve-se ao facto dessa estrutura Av não ter monitorização em tempo real como ligação a uma BD online, sempre actualizada, por isso é gratuito.

      Mas, faz o seguinte: submete a tua máquina a um verificador online:
      http://www.eset.pt/onlinescan/

      Abraço.

      1. Avatar de sergio
        sergio

        penso que isso e uma analise profunda demais.. talvez detete virus por alterar algo no windows mas nao à problema!

  24. Avatar de Careca
    Careca

    Bom dia

    Deviam tentar colocar aqui um “plugins”, extras, de dicionário de Português!