Nexus 9.12 – Uma Dock com personalidade

45 Comentários

O Windows, desde que o conhecemos, tem um formato muito próprio de disponibilizar os ícones e atalhos no ambiente de trabalho. A barra de tarefas, menu iniciar e ambiente de trabalho, são os locais disponíveis para que o utilizador possa criar as portas de acesso aos programas, documentos e serviço. Mas e para quem não gosta de confusão nesses locais quando iniciamos o Windows?

Para quem não gosta de ter o ambiente de trabalho pejado de ícones, como é o meu caso, o Windows importou de outros sistemas operativos as docks. Filosofia que esconde ou minimiza o local onde se concentra os atalhos para pastas, programas e ficheiros.

Há imensos, como todos sabemos, mas o Nexus é um dos melhores.

Nexus é uma dock, um local onde se podem situar os programas e documentos para lhes acedermos de forma rápida. Esta ferramenta mostra os ícones num formato grande e com animação, quando lhes apontamos o rato.

Clicando sobre um ícone este abrirá o que estiver a representar, estas são as “grandes” diferenças para a tradicional barra de tarefas.

Depois de instalado e carregado, ao usarmos pela primeira vez, vemos um série de ícones predefinidos, como um relógio analógico, um ícone que mostra o consumo de memória e a carga no processador o ícone do Windows que atalha o menu iniciar num formato compacto, veja logo aqui a qualidade dos ícones!

Mas a ideia é termos a dock personalizada, com os nosso ícones. Simples, apenas removermos os que lá estão arrastando para fora da barra (ou usando o menu de contexto sobre a barra) e para incluir novos, basta arrastar para a barra os ícones dos nosso programas ou documentos.

É tudo fácil e intuitivo: pode arrastar para cima da barra os seus atalhos, pode remover/incluir/alterar personalizar com o menu de contexto em cima da barra, pode personalizar o idioma colocando o português e pode alterar os temas da dock.

A aplicação de mais opções, permite que ajuste os efeitos e ajuste o tamanho da barra no seu sistema. Aumente os tempos de respostas, defina o tamanho dos ícones, o espaço entre eles e dê alguma transparência à barra.

Além destas opções, o utilizador tem um manancial de opções que afectam o desempenho da dock em termos de efeitos visuais, em termos de efeitos sonoros da barra. Pode mesmo activar o processador de voz e ter as horas repetidas numa voz feminina ou masculina.

O Nexus traz uma colectânea de temas para a dock muito interessante mas pode importar mais, através da página da da aplicação. O utilizador terá uma ferramenta com consumos moderados e com efeitos e acções muito equilibrados mesmo integrado no novo Windows 7.

Pode parecer incrível, mas os consumos de recursos do Nexus são muito baixos, na ordem dos 20MB quando temos os ícones activos com todos os efeitos ligados. Se a este rendimento adicionarmos a qualidade de opções e o suporte para múltiplos ecrãs, estão podemos dizer que estamos perante uma, se não a melhor, dock disponível!!!

,

Neste pequeno texto não consegui falar nem em metade das funções, mas também quero deixar ao utilizador o prazer de descobrir o potencial efectivo desta dock e de a adoptar como a principal porta de acesso aos programas e documentos existentes no seu sistema. O Nexus apresenta-se num formato gratuito e serve sistemas a 32 e 64 bits.

Aplicações alternativas:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
Download: Nexus 9.12 [15.95MB]
Homepage: Winstep

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LMSS
    LMSS

    Sabem-me dizer se o Winstep Xtreme já tem tradução Portuguesa?

    1. Avatar de Jorge Coelho [Winstep]

      O componente WorkShelf (Nexus + tabbed dock + Desktop widgets) na versão 9.12 beta já tem tradução em Português. Quanto ao componente NextSTART, acabei agora mesmo a nova Interface do Utilizador com suporte multi-lingua para o mesmo, de forma que uma tradução para Português deverá estar disponível brevemente.

  2. Avatar de Dornellas

    Agora com windows7 realmente não vejo mais utilidade pra essas docks.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      já ouviste falar em stack docklets. O 7 nem imagina o k isso é. atenção eu adoro o 7, mas ao nivel de docks não tem nada

  3. Avatar de TiagoKito
    TiagoKito

    Concordo com o Dornellas… No 7 não proposito para voltar as docks, porque a dock de origem da bem pos gastos =)

  4. Avatar de luis
    luis

    E possivel ter 2 barras, por exemplo uma de cada lado?

    1. Avatar de Jorge Coelho [Winstep]

      O Winstep Xtreme (o irmão maior do Nexus) é shareware, mas permite, entre muitas outras coisas, ter tantas barras quantas quiserem e, também, multiplos níveis de sub-barras (ícones em barras que abrem uma sub-barra quando se clica neles), permitindo categorizar os vossos programas.

  5. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Parece bastante completa!

  6. Avatar de zp
    zp

    já testei quase tudo em docks e o objectdock é o que consome menos memória e recursos. A versão gratuita é muito completa! Façam as vossas experiências e comentem, mas a mim ningém me convence a mudar. É uma ferramenta óptima para deixar o ambiente de trabalho limpo e organizar os atalhos!

    1. Avatar de Melech
      Melech

      O Launchy também.

  7. Avatar de zp
    zp

    Tenho objectdock com 50 atalhos e extras e só consome…5Mb e não 20Mb como o Nexus!!!!

    1. Avatar de 3biz
      3biz

      lol 5 megas ou 20 megas.
      quem quer saber? o que é isso 20 megas?

      1. Avatar de ElComandante

        É só 400% a mais…

        Independentemente do abusivo valor de RAM que agora os PCs tenham, não deixa de ser uma enorme diferença.

        1. Avatar de luis
          luis

          e possivel ter 2 barras no nexus?

          1. Avatar de Mooshd
            Mooshd

            Não. Só na versão superior – Winstep Xtreme

  8. Avatar de João Xará
    João Xará

    Eu desde sempre usei o Rocketdock e nunca tive razões de queixa.

    Estou bem servido.

    1. Avatar de bruno martins
      bruno martins

      és tu e eu.. já pelo menos há 3 anos que uso o rocketdock, nunca me deu um único problema, já o usei no xp ( quando comecei a usar) depois no vista e agora no windows 7

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eu considero a RocketDock a melhor dock da actualidade. Muito menos pesada no sistema, mas atraente (tb com vários skins), muito simples de configurar e funciona de forma perfeita.

      Já experimentei a Nexus, mas desinstalei-a passada algum tempo, pois considero a RocketDock bem mais funcional e prática.

      1. Avatar de Matias
        Matias

        Rocketdock..! o resto é (tentativa de) imitação.

    3. Avatar de Tipsy
      Tipsy

      eu nao conheço esta dock..sera que vale a pena??

      uso e abuso da RocketDock ja ha uns tempos..comecei como o @bruno martins, 1º no xp, depois no vista, agora no 7…realmente nao dispenso a dock, se uso outro pc ja me faz impressao…estou muito satisfeito e digo que a RocketDock na minha opiniao esta perfeita…

      mas de vez em quando gosto de experimentar outros softwares, pois sao criados para isso..mas realmente seria so testar porque a RD tem feito o seu serviço perfeitamente 🙂

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        é possivel ter 2 RocketDocks abertos ao mesmo tempo?

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ai ai mania de kerer imitar a dock do mac os x, paciencia.

    1. Avatar de bruno martins
      bruno martins

      as boas ideias usam-se, abusam-se e melhoram-se.. 😀

  10. Avatar de Tito
    Tito

    Boas ppl, em termos de recursos usados este tipo de software ocupa mais ou menos que ter atalhos na barra de tarefas do proprio SO.

    ABC

  11. Avatar de Pois
    Pois

    pois concordo com os “colegas” aí em cima que usam a rocket dock já uso á varios anos usei no xp no vista e agora no 7 sempre sem problemas…

  12. Avatar de Sato
    Sato

    E temas para a dock??
    Onde se arranjam ?

    1. Avatar de Jorge Coelho [Winstep]

      O Nexus é compativel com os temas de todas as outras docas (mas convém ler a documentação incluida). Para além disso, nas Preferências do Nexus, a página onde se aplica os temas tem lá um botão para ir buscar mais.

  13. Avatar de Stoich
    Stoich

    Boas ppl, eu tambem usava a RocketDock mas fui experimentar a Nexus e achei-a mais completa e com funções que a Rocket não tinha ou melhor era necessário instalar um programitas extras como por exemplo reservar o espaço da dock quando se maximiza os programas o agrupar e listar programas ou janelas do mesmo do mesmo genero, etc.
    A nivel de consumos penso estar ela por ela, isto nao tendo em conta estarem todos os efeitos activados que no caso da Nexus existem bastantes, alguns com utilidade outros nem por isso.
    A nivel de desing penso que Nexus esta uns pontos a frente, consegue fazer miniaturas das janelas dos programas que estao e execução e ainda acrescentar o icone do mesmo que tambem pode ser configurado por nos.

    Eu estou bastante satisfeito com esta ferramenta.

    1. Avatar de Jorge Coelho [Winstep]

      Obrigado pelos bons comentários, Stoich. 🙂

      De notar igualmente que o RocketDock não tem nenhuma actualização desde há dois anos para cá (tal como o ObjectDock), enquanto que o Nexus está em constante desenvolvimento.

      1. Avatar de zp
        zp

        Pois é Jorge, na minha opinião, o objectdock está perfeito e quando um programa atinge o estado da arte, não são necessárias as actualizações 😉

        1. Avatar de Jorge Coelho [Winstep]

          Conheço uma quantidade enorme de utilizadores do ObjectDock que, nos fóruns da Stardock no Wincustomize, não partilham da mesma opinião. 🙂

          Mas é verdade, para algumas pessoas resistentes à mudança o ObjectDock será mais do que suficiente. 😛

          1. Avatar de zp
            zp

            Jorge, estive a experimentar o teu Winstep (acho que com um tema teu) e dei comigo a dizer WOW!!! é que mudou mesmo muita coisa, é bastante leve e configurável. Contudo, o meu interesse é exclusivamente ter uma dock para limpar o ambiente de trabalho sem grandes configurações por isso escolho a versão leve e gratuita da stardock. Para mim melhor…só mais leve 🙂

          2. Avatar de Jorge Coelho [Winstep]

            Fico contente que tenhas gostado, Zp. 🙂

            Atenção que, por baixo da ‘pele bonita’ do Nexus, está muita – mas mesmo muita – funcionalidade “escondida” (a maioria das outras docks preocupam-se mais com o aspecto do que com a funcionalidade). Claro que para descobrir este lado do Nexus será necessário usar o mesmo durante uns tempinhos. 🙂

  14. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Alguém sabe se é possível substituir o system tray por algo nesta dock?

    1. Avatar de Jorge Coelho [Winstep]

      De momento não. A tecnologia para isso já existe e está aplicada no NextSTART (que é uma das aplicações do Winstep Xtreme) pelo que a capacidade de substituir o system tray deverá ser brevemente adicionada ao Nexus também.

      Só ainda não decidi se reservo esta funcionalidade para a versão shareware do Nexus (Winstep Xtreme) ou não.

    2. Avatar de Jorge Coelho [Winstep]

      Como pode ver pelo comentário abaixo, agora já é possivel. 🙂

  15. Avatar de Luquinhaas
    Luquinhaas

    Meeu, vi em imagens que tem como colocar 2 docks no nexus, se isso é verdade eu nãoo seei, eu li os comentários e tal’s. Mas memso assim tenho duvida, pq aparecia 2 docks em algumas imagens que vi na net ? tem como ou não colocar 2 docks ?

    1. Avatar de Luquinhaas
      Luquinhaas

      E por que ?

    2. Avatar de Jorge Coelho [Winstep]

      Tem: adquirindo o Winstep Xtreme ou a versão Basic do Winstep Xtreme. Dessa maneira poderá ter tantas docks como que quiser, e tantos níveis de sub-docks quantas quiser.

      Esta semana saiu também uma versão nova do Nexus (10.3) que permite colocar o system tray (àrea de notificação do Windows) na dock, entre muitas outras novidades.

      Se adquirir o Xtreme poderá também configurar os ícones do system tray e colocar o mesmo em menus, sub-docas, na Shelf (tabbed dock), no Ambiente de Trabalho, etc…, enfim, onde quiser. 🙂

  16. Avatar de Vinícius

    , gent’ adoreey o Dock, mas a qualidade dele seey laa, os icones ficaam feeio.
    os icones do Rocket Dock sãao praticameent’ em alta definisãao.
    Se vooc’s achaarem um Dock, com as funçõoes do XWindows e com a qualidade do Rocket Dock, me aviseem
    v_santos1994@hotmail.com (MSN/EMAIL)

    1. Avatar de Jorge Coelho [Winstep]

      Oh Vinícius, a qualidade dos ícones é a mesma para todas as docks e depende unica e exclusivamente dos ícones que a aplicação que puseste na dock fornece. Se os ícones da aplicação forem de baixa resolução, a unica coisa que necessitas de fazer é substitui-los por uma imagem PNG de alta resolução da tua escolha. E é muito fácil de o fazer no Nexus: basta arrastar a imagem PNG para o ícone na dock e largar!

  17. Avatar de j0TTa bE
    j0TTa bE

    Dock bastante atraente e funcional, pesadita q.b., mas feita ‘cá dentro’, vai dai que há que louvar as ‘nossas’ investidas.

    Penso que um pouco mais de projecção nacional na mesma não seria má ideia, quanto muito para que a etiqueta ‘PORTUGAL’ não esteja só associada a aspectos negativos como aqueles que nos vão sendo ‘imputados’ com uma cadência acelerada a cada dia que passa.

    Actualmente em fase de testes no meu PC, já lhe detectei dois bugs:

    1. A informação da data (quando visível) ao passar com o ponteiro do rato em cima do icon do relógio não está correcta: hoje é quinta-feira, 6 de Janeiro de 2011 e a data que nos é indicada é ‘quarta-feira, Jun 1 2011’

    2. Optei por uma voz feminina a informar-me as horas de quarto em quarto de hora… das vezes que lhe prestei atenção, ao ‘ler’ a hora certa lê os ‘zeros’ como sendo centenas (ex: 17h00 -> ‘The time is seventy hundred hours’ – :)))

    1. Avatar de Jorge Coelho [Winstep]

      Olá J0tta!

      Obrigado pelo comentário. Quantos aos bugs:

      1. De facto havia um bugzito aí, que já foi corrigido na proxima versão: podes descarregar um actualização para corrigir este problema de

      http://www.winstep.net/nexus-exe.zip

      2. Isso não é um bug. Por algum motivo alteraste o formato da hora falada para o ‘Formato Militar’. Abre o ecrã de configuração do relógio, clica no botão ‘Configuração’ e desliga a opção ‘Anunciar a hora no formato Militar’.

      1. Avatar de j0TTa bE
        j0TTa bE

        Obrigado pelo feed-back.
        Bug corrigido.
        Leitura da hora ‘normalizada’ 🙂
        Dock poderosa!
        Parabéns pelo empenho!
        Continuação de bom trabalho!