Network Indicator 1.3 – ícone e estatísticas de rede

10 Comentários

As novas versões dos sistemas operativos trazem sempre novidades. Algumas boas, outras menos boas. Exemplo disso, desde o Windows Vista, é o desaparecimento do ícone de actividade de rede de barra de tarefas.

Esse ícone, que nos dava o estado da nossa ligação de rede, não se limitava a ser estático. Dava-nos informação preciosa sobre a actividade da rede. O piscar de luzes era o indicador de tráfego. Conseguíamos saber por ai se para além de ligados estávamos a receber/transmitir pacotes de/para a rede.

E que tal se pudéssemos trazer de volta esse ícone para a barra de tarefas? Usemos então o NetworkIndicator para o fazer.

Esta pequena aplicação volta a colocar na barra de tarefas o antigo ícone com o tráfego trocado com a rede. E que jeito isso nos pode dar. Extremamente pequena e com um consumo de memória pequeno é uma grande aplicação. Ainda para mais porque as mais recentes versões do Windows deixaram de trazer esse indicador.

Através do ícone que fica residente na barra de tarefas temos possibilidade de ver dados estatísticos das nossas interfaces de rede e qual o tráfego que está a passar, com maior detalhe. São duas janelas que se abrem e que nos dão informação estatística sobre o tráfego trocado com a rede.

A interface de configuração é extremamente simples e podemos decidir através dela que tipo de tráfego queremos que seja apresentado.

  • TCP
  • UDP
  • ICMP (ping)

Podemos ainda definir qual os ícones a usar e se queremos que ela seja lançada no arranque do Windows.

Se tem saudades do Windows XP ou se pretende saber de forma visual como está a sua rede a portar-se aconselhamos a que use esta aplicação. Até porque é uma aplicação portátil e não requer instalação. Basta colocá-la numa pasta e corre-la. Se indicar que pretende que ela se execute no arranque do Windows ela trata de tudo sozinha.

O software necessita em média de 4 Megabytes de memória RAM do computador, o que é aceitável. Além disso, é possível fazer download do código fonte em C++ aqui.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista /Win7
Download: NetworkIndicator 1.3 [74KB]
Homepage: Network Indicator

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bruno martins
    bruno martins

    ah, que saudades disto.. 😀 será que sou só eu que ligo a este programa e que realmente achava isto útil?

  2. Avatar de Dr.Shue

    Eu vou até mais longe e uso tb o NetWorx.

    1. Avatar de bruno martins
      bruno martins

      bom, era os 2 num só.. isso é que era.. 😀

      1. Avatar de Dr.Shue

        NetWorx + Network Indicator + NetLimiter = Isso é que era!

        1. Avatar de bruno martins
          bruno martins

          era bom que alguém fizesse isso.. 😀 com uns icones mais bonitinhos.. 😀
          nunca é demais sonhar… eheheh

  3. Avatar de BMJ
    BMJ

    Eu na minha area profissional tenho de configurar algumas vezes várias VPNs em clientes que não vêm nada de informática, e este ícone era fantástico pois os clientes sabiam que tinham de fechar as VPNs. No Vista/7 isto não existe e eles chegam a estar o dia inteiro com a VPN ligada e a queixarem se que a net está lenta 😉

    1. Avatar de bruno martins
      bruno martins

      omg.. 😀 no windows 7 ( e penso que também no vista) se carregar no ícone de rede dá para ver se a vpn está ligada ou não.. omg..

  4. Avatar de CapitaoLuso
    CapitaoLuso

    Se não estou errado foi apenas a partir do Windows 7. No Windows Vista, a animação dos 2 computadores a piscar consoante o tráfego continua igual ao XP apenas acrescentaram o Globo… Se clicarem com o botão direito do rato no ícone, existe uma opção chamada “Activar animação de actividade” ou “Desactivar animação de actividade” caso o ícone esteja estático. Agora as estatísticas e outra info aí sim mudaram, é necessário abrir o Centro de Rede e Partilha e escolher “ver estado”.

  5. Avatar de softclean
    softclean

    Pequena correcção, no Vista esse ícone existe, e é de facto, muito útil ver o ícone a piscar para ver a actividade de rede. No entanto, não dá tanta informação como a aplicação que sugerem, bom achado. 😉