MyPaint – Uma aplicação para quem gosta de desenhar

24 Comentários

Uma das coisas que muitas das crianças (e não só) gostam de fazer é desenhar. Pega-se numa folha, num lápis/marcadores e toca a produzir uma obra de arte. Durante esta semana verifiquei que tenha saído uma nova versão do MyPaint. Para quem não conhece, o MyPaint é uma aplicação fantástica para quem gosta de desenhar…desta forma usando o computador.

Interessante? Bem, antes de lerem o resto do artigo vejam aqui as obras de arte que foram produzidas usando este software.

mypaint_00

 

O MyPaint é uma editor open-source destinado aos utilizadores que gostam de pintar. Esta aplicação oferece um conjunto de ferramentas de nível profissional, como por exemplo com um conjunto de pincéis (mais de 100), carvão, tintas, escovas…etc, que permitem de certa forma representar o mundo real.

mypaint_01

Principais características do MyPaint
  • O MyPaint está disponível para Windows e GNU/Linux
  • Interface simples e minimalista
  • Canvas ilimitado
  • Suporte para camadas
  • Disponibilização de vários pinceis
  • Selecção avançada de cores

mypaint_02

Como instalar no Ubuntu?

Para quem pretender instalar facilmente no Ubuntu, basta introduzir via terminal os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:achadwick/mypaint-testing 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install mypaint

O MyPaint é sem duvida uma excelente ferramenta para desenho. Certamente que no meio de milhares de leitores do Pplware haverá autêntico génios da arte do desenho. Será que alguem conseguiria fazer um desenho para o Pplware? Fica o desafio!

Licença:GPLv2
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: (Windows) MyPaint 1.0 [8,6 MB]
Download: (Linux) MyPaint 1.0 [8,6 MB]
Download: (Outros) Veja aqui outras versões
Homepage: MyPaint

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de clica aqui =D

    Deve ser um bocado complicado desenhar usando o rato…

    1. Avatar de Tiago Cruz
      Tiago Cruz

      Há situações em que mais vale estar calado, esta é uma delas…

      1. Avatar de :)
        🙂

        Existem situações em que mais vale mesmo falar… esta foi uma delas… loooool

        1. Avatar de pedro
          pedro

          ehehe. Não sejam tão mauzinhos.

      2. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Já que és tão bom diz lá porquê…

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Este tipo de aplicações é feito para ser usado com mesas digitalizadoras (calculo que tablets também sejam adequados), com rato dificilmente tens sensibilidade suficiente para conseguir desenhar adequadamente.

      Equipamento, exemplo wacom cintiq -> http://www.wacom.eu/index2.asp?pid=90&lang=en

    3. Avatar de Rafael Pires
      Rafael Pires

      existe uma coisa chamada tablets pc / mesa grafica 🙂

  2. Avatar de esqueci
    esqueci

    programa muito bom para desenhar. para quem nao quiser grandes complicações este programa é excelente.
    pena estar com um bug ao usar o tablet como modo rato, ele nao detecta a posicao exata para que aponto. tenho de usar modo caneta.

  3. Avatar de VGama
    VGama

    O Photoshop não faz isto tudo?

    1. Avatar de Tiago Cruz
      Tiago Cruz

      O photoshop não se paga?

      1. Avatar de VGama
        VGama

        Claro que se paga………………….

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Quem é que paga?

      2. Avatar de Vieira
        Vieira

        as vezes fica melhor esclarecer as pessoas nas suas duvidas.. esse tipo de arrogância Tiago pode ser usado em ti noutras situações =)

        1. Avatar de Tiago Cruz
          Tiago Cruz

          Em parte tens razão, mas acho que há perguntas que são de resposta obvia :s

          1. Avatar de Pedro A.
            Pedro A.

            Como tu próprio disseste acima “Há situações em que mais vale estar calado, esta é uma delas…”

    2. Avatar de Oziel Pereira
      Oziel Pereira

      Photoshop é pago, e disponível apenas para Windows e Mac.
      .

  4. Avatar de serva
    serva

    O Photoshop não é um programa de desenho .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de zé

      ahahaah é o que ? informem se andes dizerem parvoeiras….

      querem la ver que isto foi feito no paint !!!

      http://www.youtube.com/watch?v=ssOJQXdwmrI

      1. Avatar de Tiago Cruz
        Tiago Cruz

        Still, photoshop não é um programa de desenho. o Serva tem toda a razão…

      2. Avatar de Olly

        O serva tem razão. o Photoshop é um programa de edição de imagem não de criação de desenho. A diferença está no tipo de ferramentas que cada um do software disponibiliza. Em termos de comparação, o MyPaint é um CorelPainter free.

        On topic:
        Já instalei para testar e está a agradar bastante.

        1. Avatar de zé

          Metam se na droga é o melhor

          1. Avatar de Olly

            Eu por acaso insultei-o?
            Apenas o informei que são dois programas com “targets” completamente diferentes. Se pode fazer o mesmo com o Photoshop que faz neste MyPaint, isso é outra história, mas não junte alhos com bugalhos e muito menos insulte quem apenas quer ajudar!

          2. Avatar de Pedro A.
            Pedro A.

            Isto aqui anda demasiado povoado com gente parva!

  5. Avatar de Gakno
    Gakno

    MyPaint é suposto ser muito bom para digital pintura e sua que artistas digitais mais eu sei que uso e recomendo .
    Eu uso essa mesa digitalizadora com tela XP-Pen Artist 12 Pro ( https://www.xp-pen.pt/product/697.html ) para MyPaint e chega-me bem, mas eu sou amador no assunto. Mil vezes melhor que o rato e a pressão dá bastante jeito.