Multibrowser – Uma óptima ferramenta para a web

21 Comentários

Quem desenvolve páginas ou serviços web sabe bem do problema que existe entre os diferentes browsers. Cada um tem uma interpretação particular dos diferentes atributos e elementos que compõem essas páginas e isso dificulta o processo de desenvolvimento. A cada alteração que é produzida ou nova funcionalidade é necessário testa-la em todos os browsers disponíveis e nas suas diferentes versões.

Esta tarefa tende a ser facilitada com o surgimento de ferramentas que incorporam em si os diferentes motores dos diferentes browsers e que permitem ver na hora todas as alterações feitas numa mesma plataforma. O Multibrowser é uma dessas ferramentas, preparadas para permitir uma muito mais eficiente forma de trabalhar.


Na verdade o Multibrowser é um pouco mais do que um simples visualizador de páginas em diferentes motores de renderização de conteúdos. Ele permite que alterem de forma rápida os conteúdos destas, por forma a que possam testar.

Na construção do Multibrowser foi tomado como o exemplo o Firebug, alargando-o a outras plataformas que não apenas o Firefox.

Our inspiration was the Firebug, which is distributed as a supplement to the Firefox Internet browser. Since it is very widespread and its use is easy and intuitive, we have tried to adapt the Multibrowser’s behavior and control as much as possible.

A interface do Multibrowser permite que tenham em visualização uma página nos browsers que entenderem. Actualmente o Multibrowser suporta os seguintes browsers:

  • IE (7, 8 e 9)
  • Firefox (3.5)
  • Chrome

O Multibrowser tem três interfaces distintas que permitem funções distintas. A primeira, Design Mode, permite que usem o Multibrowser como um editor gráfico de HTML onde podem construir as vossas página. Esta zona está fornecida com ferramentas que permitem validar todo o código que escreverem e observar os objectos que forem criados.

Existe uma segunda zona onde, Compare Mode, onde podem comparar de forma directa as vossas páginas entre os browsers que pretenderem. Basta escolher os browsers pretendido e eles vão ser mostrados lado a lado.

Por fim existe uma terceira zona, View Mode, onde podem verificar em pormenor as páginas que construíram. Podem ser aí visualizadas diferentes páginas.

O Multibrowser tem algumas características que o tornam único. Entre elas destacamos um validador de HTML, a possibilidade de alterar o CSS das páginas, um editor de HTML embebido e a possibilidade de integração com outras ferramentas externas de construção de páginas. Existe ainda suporte para vários monitores e podem assim distribuir as diferentes ferramentas do Multibrowser por estes.

 

O Multibrowser é um excelente auxilio para quem desenvolve páginas web. É de fácil utilização e permite que tenham a percepção do comportamento dos diferentes browsers em relação às páginas que criaram.

Para descarregarem e usarem o Multibrowser devem efectuar um registo no seu site.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos:
Download: Multibrowser 1.0 Beta [27.30MB]
Homepage: Multibrowser

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marcos

    Realmente dá muito jeito…

    Mas dava me mais jeito se fosse para Mac OS x 😀

  2. Avatar de Rui Costa

    Ora aí está algo que se funcionar em condições será uma mais-valia para o meu trabalho. Obrigadão.

  3. Avatar de rodasp
    rodasp

    assim não tenho que andar com 5 browsers abertos ao mesmo tempo

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Só faltava mesmo o IE6.. Infelizmente é um browser que ainda é utilizado principalmente por empresas, logo novos desenvolvimentos para estas têm de ser suportados pelo ie6..

    Ás vezes é complicado..

    1. Avatar de Emprego

      Se todos deixarem de desenvolver para o IE6 era melhor para todos e obigava a actualizarem os browsers.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Se te pagam para o que desenvolves funcione no IE6, o que podes fazer?

        Mas a culpa disto tudo é que existe ainda alguma inercia no mundo empresarial em abandonar o XP, que vem por defeito com o ie6, e muitos dos utilizadores que nem sabem instalar um programa, não actualizam os browsers.

  5. Avatar de Joao
    Joao

    a Microsoft tem uma ferramenta que faz isto!

    (esqueci-me do nome) eheh

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Existe a maquina virtual XP MODE.. Que rica solução.. :\

    2. Avatar de neon
      neon

      Microsoft Expression Web SuperPreview

    3. Avatar de neon
      neon

      Mas o melhor mesmo mesmo mesmo mesmo é: http://browsershots.org/

      1. Avatar de RukkA

        Muito boa esta solução. É o que utilizo normalmente também.

    4. Avatar de neon
      neon

      Já agora deixo uma lista:
      #1 — Xenocode Browser Sandbox
      #2 — CrossBrowserTesting.com
      #3 — IETester
      #4 — BrowsrCamp
      #5 — Litmus
      #6 — NetRenderer
      #7 — BrowserShots
      #8 — Adobe MeerMeer

      1. Avatar de Pedro Mendes

        O IETester é bastante válido para testes entre IE6 e IE8.

  6. Avatar de Gabriel Queiroz

    eu faço diferente, so testo pros bons navegadores, Mozila e opera os outros q se lasquem

    1. Avatar de Pedro Mendes

      E quando os teus clientes exigem que desenvolvas com compatibilidade para os “maus navegadores”? =)

      1. Avatar de Gabriel Queiroz

        oq custa eu instalar o mozilla no pc do cliente?

        1. Avatar de Marcos

          Acho que não podes pensar assim…

          O cliente fica contente com um browser novo e o site a funcionar 5*.

          Mas os clientes dos teus clientes que usam IE ou outro, ficam a ver navios.

          Eu penso assim, quando me pendem um website, não pedem para que browser. Pedem um site que seja acessível e com interacção para englobar todo o tipo de utilizadores.

  7. Avatar de RukkA

    Grande ferramenta.
    Thanks.