Mozy – Backups online

30 Comentários

Ao longo destes vários anos, temos falado em muitos serviços que de uma forma geral ajudam a melhorar a nossa performance tecnológica. Uma das vertentes a que demos particular atenção foi à segurança dos dados. Falámos em muitos serviços de backup, principalmente backup offline. Hoje queremos deixar-vos uma sugestão online.

Mozy
Basicamente, o serviço Mozy actua como se fosse um serviço externo à máquina onde estão dados importantes, passiveis de cópia de segurança.

Além do utilizador fazer uma cópia de segurança para um dispositivo externo, ou para uma máquina ao lado, sugerimos que faça uma cópia de segurança para um servidor remoto.

Existem serviços como o TeamDrive ou mesmo o Adrive, que disponibilizam espaço remoto, serviço de backup e dispositivos de encriptação para protecção de dados, mas ambos são complicados e em modo Free oferecem pouco espaço de armazenamento.

Mozy é mais fácil. Registe-se, crie uma conta MozyHome e descarregue a aplicação que fará a ponte entre a sua máquina e os servidores online da Mozy, depois de se autenticar já pode usufruir dos seus 2GB de espaço de backup.

Faça o login e online veja os seus dados, a consistência dos mesmos e o espaço restante. Na sua máquina, junto ao relógio na barra de tarefas, verá o ícone do MozyHome que lhe permite configurar quais as pastas e dados a serem enviados para o serviço remoto, qual o espaço que irá ocupar e que tipo de encriptação o utilizador quer aplicar.

Teste a velocidade e envie os dados. Posteriormente, caso seja necessário, o utilizador pode restaurar para os exactos locais de recolha, os dados salvaguardados no Mozy.

O espaço não é muito, é uma verdade, mas o utilizador poderá fazer o upgrade à conta, comprando planos profissionais.

A ideia é parametrizar na sua máquina rotinas automáticas de cópias de segurança, para que não fique preso às cópias em locais físicos, passiveis de roubo ou dano. Já viu se num incêndio ou mesmo em caso de roubo, perde os seus dados?

Este é um serviço profissional, seguro e de fácil integração. Para uma utilização profissional, o plano necessário será o MozyPro, que custa cerca de 3 euros por mês para um espaço online de 50GB.

Para finalizar, quero apenas referir que este serviço guarda 30 dias as versões enviadas para o servidor online, isto é, se eu enviar uma base de dados com informações até à data de hoje e nos dias seguintes for enviando a mesma base de dados mas com os incrementos de cada dia, durante 30 dias posso ter acesso à mesma base de dados mas com esta data de hoje. Este recurso está activo também nesta versão free.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac
Download [win]: MozyHome 1.14.1.6 [9.20MB]
Download [mac]: MozyHome 1.3.2.4 [5.38MB]
Homepage: Mozy

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de xptonix.wblogin.com

    Muito bom para Mac e Windows.

    1. Avatar de Vítor M.

      Este serviço é muito utilizado para backups profissionais. A qualidade e velocidade de serviço, são cartões de visita do Mozy.

      Pessoalmente e porque tive conhecimento há relativamente pouco tempo, não fazia ideia que era uma solução tão requisitada para backups online.

  2. Avatar de Helder
    Helder

    Penso que é muito idêntico ao Dropbox, que conheci aqui também no Pplware: https://www.getdropbox.com/referrals/NTkxNTUwNzk

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Repeti o comentário porque o 1º não apareceu de imediato, desculpem 🙂

      1. Avatar de Vítor M.

        No problemo…. mas é um pouco diferente principalmente e segundo vejo, na velocidade de transmissão de dados.

        Este será “mais profissional”, mais talhado para cópias e não para puro alojamento de conteúdos online para partilha.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Ah sim? Isto é uma sub-empresa da EMC, os “pros” do alojamento online, mas nunca usei. A funcionalidade que apresenta de snapshots, ou “previous versions” é também muito interessante a este nível.

  3. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    E a versão grátis é quanto espaço?

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Também tive essa dúvida, mas no site está esclarecido, são 2GB.
      Cumps.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Dispenso, prefiro usar o SkyDrive da Microsoft, tem 25 GB e é grátis, apenas basta ter uma conta do Windows Live.

        É o que tenho usado, no meu SkyDrive tenho desde de fotos, até backups de um Server meu.

        1. Avatar de Vítor M.

          O problema é o nível de serviço comparado com este. é tudo uma questão de garantias de serviço.

          este não é um serviço avulso, um live qualquer coisa. É um serviço que nos dá garantias e fiabilidade, afinal estamos muitas vezes a falar da vida activa de empresas, guardada em base de dados.

        2. Avatar de Ana Narciso

          Outro problema é a compatibilidade restrita a Windows. Isso é muito limitativo para imensa gente.

  4. Avatar de Paulo Ribeiro

    ora ai está um bom servidor para hackear….

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Força! Tens a minha benção!

  5. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Freeware? Como?

  6. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Parece muito bom. E a velocidade de transferência é boa?
    http://www.cidadeviseu.com

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, esse é um dos grandes trunfos e quando falamos em transferências de dados ao nível profissional, a velocidade é um factor primordial.

  7. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Já estou a testar e parece-me bastante interessante. Tão interessante que o vou utilizar para fazer backup´s online no meu serviço, sobretudo para bases de dados.
    A Telepac também tem um serviço do género mas os preços que praticam são de susto….
    Vejam só quanto cobram por mês!!!! Competitividade…o que é isso!

    Telepac Backup Online – 250MB €5
    Telepac Backup Online – 1GB €10
    Telepac Backup Online – 4GB €20
    Telepac Backup Online – 10GB €42

  8. Avatar de Phill
    Phill

    “Para finalizar, quero apenas referir que este serviço guarda 30 dias as versões guardadas, mesmo nesta versão gratuita.”

    Isto quer dizer que os nossos backups só ficam guardados por um período de tempo limitado e que depois não podemos aceder aos mesmos?
    Se for o caso perde um pouco de interesse.

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Penso que não será isso, a menos que eu esteja enganado.
      Ou seja, se por exemplo editarmos um documento qualquer que esteja numa pasta incluída no backup online, ao longo dos tempos o mesmo documento vai ter várias versões. O que este programa faz (se não estou em erro) é só guardar as versões dos últimos 30 dias, mas a última versão do documento está sempre guardado no servidor deles.

      1. Avatar de Vítor M.

        Exactamente. Peço desculpa por não ter sido claro a explicar, mas de facto, durante 30 dias, podemos ver as várias alterações a um ficheiro que tenha sido alterado e enviado para o Mozy.

        ex. hoje envio uma base de dados com informações até dia 02-07. Amanhã e nos seguintes dias, vou enviando a mesma base de dados mas com acréscimos de dados. Se daqui a 29 dias, precisar de restaurar a base de dados com dados até dia 02-07, ainda o posso fazer.

        Passados 30 dias, os ficheiros antigos com gravações posteriores desaparecem.

        Penso que fui mais explicito agora.

  9. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    ja conhecia;)

    em tempos usei, e é realmente bastante bom para alguma documentaçao de caracter mais importante.

    cumps;)

  10. Avatar de UKN
    UKN

    Eu também tenho usado o Skydrive da MS … 25GB de espaço.

  11. Avatar de Emerson_
    Emerson_

    Olha, Vitor, estou vendo seu entusiasmo com isso, então estou com um pouco de vontade de experimentar.

    Agora, uma pergunta: esse programa deve ficar ligado o tempo todo, e se eu colocar um arquivo (ficheiro) novo dentro de uma pasta, esse arquivo será automaticamente mandado para o servidor deles?

    1. Avatar de Vítor M.

      Exacto. Se definires que dentro de determinada pasta, deverá haver permanente atenção e colocação online, o serviço fará isso.

  12. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Como disse que eu acharia, achei mesmo muito interessante o serviço. Ótima velocidade na transferência dos arquivos. Só 2gb free mas já é um bom espaço para um backup importante.
    Agradeço a indicação Caro Vitor.

    Abraço

    Iv@n

  13. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Tantos problemas com a segurança e vão alojar a informação em sites web que não conhecem, não controlam nem sabem quem acede. Depois queixem-se!

  14. Avatar de Harlis
    Harlis

    Usei durante muito tempo o Diino que, infelizmente, deixará de ter a opção free de 2gb a partir do dia 1/08. Serviço excelente, porém agora somente pago. Migrei então para o Mozi e não tenho o que reclamar. Recomendo.

  15. Avatar de ex0
    ex0

    numa palavra: UAU!!!
    Vítor, mais do q nunca estou eternamente grato.
    se dependesse de mim, já tinhas uma estátua ou uma rua c o teu nome 😉

  16. Avatar de pedro
    pedro

    mudar até mudava… e onde é que vou arranjar um serviço que substitua a minha dropbox de 23gb? 😛

  17. Avatar de pedro
    pedro

    já agora… já ouviram falar em Carbonite http://www.carbonite.com/ 59USD por ano com espaço ilimitado… não experimentei, mas pelo preço… é um serviço bem competitivo